Osteospermum: descrição, plantio e cuidados

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Perene ou anual?
  3. Tipos e variedades
  4. Como plantar?
  5. Como cuidar bem dele?
  6. As plantas em vasos podem ser cultivadas em casa?
  7. Métodos de reprodução
  8. Doenças e pragas
  9. Uso em paisagismo

Hoje, uma grande seleção de plantas adequadas ao cultivo decorativo para decorar territórios é apresentada a jardineiros amadores e paisagistas. Dentre as variedades disponíveis, vale destacar o osteospermum, representado por um grande número de espécies e variedades.

Peculiaridades

Em regiões com clima ameno e na via do meio em campo aberto, é cada vez mais possível encontrar uma cultura que tem vários nomes. Osteospermum ou "camomila africana", "Margarida do cabo" é uma flor que se destaca pelo seu elevado apelo decorativo. Externamente, a planta apresenta algumas semelhanças com a camomila, porém, ao contrário desta última, o osteospermum floresce com botões bastante grandes, que apresentam uma cor diferente de pétalas, dependendo da espécie e da filiação varietal. Hoje no jardim encontram-se variedades com pétalas multicoloridas e monocromáticas, existem também culturas que parecem bastante exóticas pelas pétalas enroladas em tubo, com o rebordo ligeiramente aberto. Tendo em conta a grande variedade de variedades encontradas no jardim, as inflorescências da planta podem ser simples e duplas, existem também espécies semidobradas.

Osteospermum é um arbusto que atinge uma altura de 90 a 100 centímetros em seu habitat natural. Na jardinagem ornamental, é possível cultivar uma planta com flores com uma altura de cerca de 50-60 centímetros.

Uma característica distintiva da cultura, segundo a descrição, é um delicado aroma floral que não provém do botão, mas sim dos caules e da massa verde, recoberta de ligeira pubescência.

Osteospermum entra na fase de floração em junho, decorando o canteiro de flores antes do início do frio. O diâmetro dos botões varia entre 2,5-7,5 centímetros. Eles se abrem apenas à luz do sol, que serve como uma espécie de proteção para o pólen da flor. Cada inflorescência retém seu frescor por 5-7 dias, após os quais ela desbota e novas flores se abrem em seu lugar ou nas proximidades.

Além disso, a cultura se distingue pela capacidade de suspender seu desenvolvimento durante um período de forte seca e calor, a fim de manter a viabilidade das partes já formadas. Nenhuma ação é exigida do jardineiro durante este período, uma vez que tal reação passará por si mesma assim que a temperatura do ar no jardim se tornar aceitável para a flor.

Perene ou anual?

O gênero osteospermum inclui gramíneas e arbustos anuais e perenes da família Asteraceae. As características do ciclo de vida das culturas apresentadas dependem diretamente das nuances climáticas da região em que esta ou aquela variedade é cultivada.

Tipos e variedades

De acordo com a classificação aceita, existem cerca de 70 espécies de osteospermum e suas variedades híbridas na natureza. Entre os representantes mais solicitados do gênero estão os seguintes.

    Osteospermum Eklona

    Tipo de arbusto que atinge a altura de um metro. Os rebentos da planta são ramificados, tal cultura é cultivada como anual. A massa verde é de tamanho médio, havendo entalhes ao longo das bordas das folhas. A cor das inflorescências será principalmente branca, com base em veias geralmente perceptíveis que emolduram o núcleo de uma cor escura.Esta espécie possui variedades de origem híbrida. Entre eles, os seguintes são muito populares:

    • zulu - cultura com inflorescências amarelas;
    • "Bamba" - a flor pode ser branca ou roxa;
    • "Céu e Gelo" - uma planta atraente com pétalas brancas e um núcleo azul;
    • Congo - o híbrido floresce com inflorescências rosa ou roxas;
    • "Starry Ice" - uma variedade com pétalas azuis no interior e brancas no exterior.

    Osteospermum é perceptível

    O cultivo dessa planta permitirá que você tenha uma cultura no jardim, com cerca de 50-70 centímetros de altura. A flor é procurada devido às peculiaridades das inflorescências, para mudar a cor de suas pétalas à medida que desabrocha. Entre as variedades cultivadas artificialmente em jardinagem ornamental, as seguintes estão em demanda:

    • "Soro de leite coalhado" - inicialmente os botões ficam amarelos, depois a tonalidade muda para bronze;
    • "Sparkler" - a planta floresce azul com botões brancos;
    • "Lady Leitrim" - a cultura possui núcleo escuro e pétalas lilases.

    Osteosperma arbustivo

    Esta variedade inclui variedades obtidas artificialmente pelos criadores. Uma característica notável dos arbustos ornamentais é o desenvolvimento de um grande número de inflorescências em uma planta. Entre as variedades que merecem destaque, vale destacar:

    • "Akila branco" - flores com grandes botões brancos;
    • "Paixão" - a flor forma inflorescências simples, cuja cor varia do branco ao lilás ou ao rosa, com linhas longitudinais;
    • "Double parple" - flor roxa com pétalas tubulares.

    Além dos representantes do gênero acima, os jardineiros costumam cultivar variedades ampelous, e novas variedades são adquiridas para decorar canteiros de flores e jardins frontais, como "Eclonis branco", "Akilla tons de lavanda", "Mistura de cores".

    Como plantar?

    Para ter um arbusto com flores atrativas no jardim, na hora de escolher o local de enraizamento deve-se dar preferência a áreas bem iluminadas. Em canteiros sombreados, as inflorescências começarão a encolher na flor, a própria planta se desenvolverá muito lentamente. Além disso, locais com correntes de ar devem ser evitados e as lavouras devem ser protegidas de ventos fortes de maneira confiável.

    É mais correto enraizar o osteospermum em solo leve e solto, com acidez neutra ou fraca.

    Para a autopreparação de solo nutritivo para um canteiro de flores, vale a pena usar areia fina, grama, húmus e solo frondoso, colhidos em quantidades iguais.

    O plantio das mudas de osteospermum é realizado no final de maio. Para o enraizamento de culturas jovens, são preparados orifícios de 20 a 22 centímetros. O plantio é feito pelo método de transbordo, pois para o bom desenvolvimento e adaptação da planta é importante manter o sistema radicular intacto. Se você planeja cultivar vários arbustos floridos no jardim, é necessário plantá-los nas proximidades em incrementos de 10-15 centímetros. Após o plantio das lavouras, o solo ao redor das plantas deve ser bem compactado, irrigado e também coberto com uma camada de cobertura morta próxima ao sistema radicular, o que ajudará a reter a umidade no solo. Como regra, a muda de osteospermum floresce em junho-julho.

    Como cuidar bem dele?

    No que diz respeito às medidas agrotécnicas, o "Cabo daisy" não vai causar muitos problemas ao agricultor. Para desfrutar de uma cultura florescente, basta concluir uma série de obras obrigatórias apresentadas a seguir.

    Rega

    Os jardineiros devem estar cientes de que o osteospermum é uma planta resistente à seca, portanto, o arbusto não precisará de rega frequente e abundante. Para uma flor, haverá bastante umidade, realizada à medida que o solo seca, combinando essas atividades com o afrouxamento do solo.

    Top curativo

    O cuidado com as plantas também prevê a introdução de fertilizantes adicionais. Para isso, são utilizados complexos orgânicos minerais, que têm um efeito positivo na floração.

    Recomenda-se a aplicação de fertilizantes na fase de rebentação, bem como a fertilização novamente no final do verão.

    Wintering

    Osteospermum é uma cultura termofílica que reage de forma muito sensível às temperaturas negativas do ar, portanto, os arbustos não devem ser deixados ao ar livre durante o inverno, mesmo em regiões com invernos amenos e quentes. No entanto, desde que a temperatura no inverno não desça a níveis negativos, a flor pode manter sua vitalidade. Na maioria das vezes, os jardineiros não tentam preservar a "margarida-do-cabo" no inverno, então, para a próxima estação, na primavera, eles preferem plantar uma nova planta em vez da usada.

    Se houver o desejo de crescer uma planta perene, então com a chegada do outono, o osteospermum é escavado do solo, transplantado para um vaso ou vaso de flores, arranjando uma cultura para o inverno em uma sala fria em casa, tentando manter a temperatura do ar na faixa de +7 a +14 graus.

    É importante dotar a planta de um nível de iluminação suficiente, para introduzir o adubo de cobertura e também a água. Na primavera, a flor pode ser enraizada novamente no jardim.

    Saindo na fase de floração

    A cultura merece atenção especial durante a floração. Os jardineiros são aconselhados a remover imediatamente os botões murchas ou secos da flor. Esses trabalhos aumentarão a atratividade decorativa do arbusto, além disso, em variedades com abundante formação de inflorescências, as flores murchas não interferirão no desabrochar das frescas.

    Poda

    A "camomila africana" não requer modelagem frequente do arbusto, mas a cultura pode precisar ser higienizada no outono ou na primavera. Nesse momento, é necessário retirar brotos quebrados, galhos com defeitos ou partes da planta que atrapalhem o plantio de flores em grupo. mas na fase de postura do botão, esse trabalho é contra-indicado.

    As plantas em vasos podem ser cultivadas em casa?

    Osteospermum pode ser cultivado em casa não apenas como uma superexposição temporária no inverno. A flor, com os devidos cuidados, consegue se desenvolver e florescer em casa em um vaso.

    Para manter a atratividade decorativa da cultura, recomenda-se fertilizar, não descurar a rega, e também proporcionar um bom acesso ao sol.

    Métodos de reprodução

    Os floristas praticam vários métodos eficazes para obter de forma independente uma nova planta. As opções de criação possíveis para a "camomila africana" são descritas abaixo.

    Estacas

    Se a planta perene hiberna no outono dentro de casa, o jardineiro em fevereiro é recomendado para cortar os brotos laterais da cultura, o comprimento dos quais deve estar dentro de 6-10 centímetros. Para o trabalho, você deve usar uma faca desinfetada afiada. Os pontos de corte na cultura mãe e estacas são tratados com pó de carvão, se houver massa verde nas pontas recomenda-se retirá-la. Em seguida, o material coletado é colocado em um recipiente com água morna para a brotação das raízes. Qualquer acelerador de crescimento adicionado ao líquido pode ser usado para estimular. A água do recipiente deve ser trocada regularmente, a temperatura da sala deve ser mantida na faixa de + 20-22 graus.

    Depois que as raízes aparecem, os pecíolos são plantados em vasos com uma mistura especial de solo. É mais correto cortar e germinar osteospermum em um substrato consistindo de húmus, areia fina e solo de jardim.

    Alguns jardineiros praticam o método de corte, pulando o estágio intermediário de manter as partes separadas da flor na água, enraizando os brotos diretamente em um recipiente com terra. A flor, portanto, se multiplica apenas se uma mini-estufa for criada com boa iluminação, umidade moderada e ventilação regular.

    Sementes

    Para cultivar uma safra a partir de sementes, o material de plantio é coletado ou comprado. As sementes selecionadas para mudas devem ser enraizadas no solo em março-abril. Antes de aprofundá-las, as sementes são mantidas em um pano úmido ou em um recipiente com um pouco de água.

    Para obter um bom resultado, bastará que o material de plantio fique cerca de 6 horas no líquido.

    Se você coletar ou comprar sementes frescas, é recomendável germiná-las em tabletes especiais de turfa ou em recipientes de plástico comuns. Para evitar danos às safras jovens ao plantar juntas, cada flor deve inicialmente ser plantada em um recipiente separado.

    As sementes devem ser aprofundadas no máximo 5 mm no solo, após o que o solo deve ser umedecido com um borrifador, e deve ser feita uma miniestufa com qualquer material de cobertura que permita a passagem da luz. Os cuidados com as mudas se resumem a aeração e hidratação regulares. A temperatura ideal do ar em uma sala com mudas de osteospermum será de + 20-22 graus. O filme pode ser removido das plantas quando os primeiros brotos aparecem na superfície. Além disso, as safras jovens devem crescer em uma área bem iluminada. Assim que as plantas ficam mais fortes, devem ser acostumadas gradativamente ao ar fresco, colocando recipientes com flores jovens ao ar livre por um tempo, aumentando gradativamente sua duração. O pouso em terreno aberto pode ser realizado na primavera, quando a temperatura externa não descerá abaixo de +15 graus, mesmo à noite.

    Dividindo o mato

    Osteospermum também pode ser propagado pela divisão de uma cultura adulta em várias partes. Para fazer isso, você precisa cavar uma flor do solo, dividi-la no número necessário de partes contendo as raízes. Novas colheitas podem ser escavadas no solo imediatamente.

    Doenças e pragas

    Mesmo com os devidos cuidados, a planta não pode ser totalmente protegida dos ataques de pragas de insetos. Entre as pragas que representam um perigo para a "camomila do Cabo", destacam-se os pulgões e tripes. Para destruir os insetos, os floricultores são aconselhados a recorrer ao tratamento de plantas com compostos inseticidas. Entre os meios eficazes estão "Aktara", "Fitoverm", "Karbofos".

    Erros relativos ao alagamento da planta podem levar à propagação de doenças fúngicas. Para destruir a microflora patogênica, é necessário o uso de fungicidas, que podem ser adquiridos em lojas especializadas. As drogas com alta eficiência incluem "Abiga-Pin", "Fitosporin", "Fundazol".

    Com extensos danos às plantas com uma doença fúngica, o tratamento no jardim é realizado em várias etapas.

    Uso em paisagismo

    A "margarida-do-cabo" é bastante popular na floricultura. Na maioria das vezes, a cultura pode ser encontrada ao decorar canteiros de flores de fronteira, e os arbustos também são usados ​​como plantações de flores em projetos paisagísticos como plantas ornamentais em primeiro plano em plantações de grupo. Osteospermum pode ser encontrado em jardins rochosos e jardins de pedras.

    Alguns jardineiros preferem plantar em grandes vasos de flores ou vasos, criando belos arranjos ao ar livre. As variedades altas são adequadas para o zoneamento de plantações de flores. Vizinhos recomendados para osteosperma incluem petúnia, sinos, lavanda e miosótis. As inflorescências multicoloridas combinam-se harmoniosamente com os representantes perenes da fauna de jardins ornamentais, as flores coloridas permitem criar composições atraentes com plantas formando um tapete verde em jardins frontais e canteiros de flores em locais públicos.

    Para mais informações sobre o crescimento do osteosperma, veja o próximo vídeo.

    2 comentários
    0

    Comprei em um hipermercado, em um pote para manutenção doméstica. Obrigado pela descrição detalhada do atendimento.

    O convidado 10.08.2021 08:53
    0

    Bom artigo. Muito obrigado pela informação!

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário