Flores de outono: o que são e como crescer?
A riqueza de cores e aromas das flores de outono surpreendem a imaginação. Este grande grupo inclui muitas plantas silvestres e cultivadas que são amplamente utilizadas em projetos paisagísticos e jardinagem de territórios de quintais. Que tipo de flores de outono são consideradas as mais populares entre os jardineiros? Quais são as características, época e duração de sua floração? Como cuidar das plantas que florescem no outono?
Peculiaridades
Com o início do outono, a beleza e o brilho dos canteiros e canteiros de flores do verão começam a desaparecer. Você pode reviver a paleta do jardim e adicionar novas cores ricas a ela com a ajuda de várias plantas ornamentais, cuja floração ocorre no outono.
Os jardineiros consideram a despretensão uma das características importantes das flores de outono. Esses representantes do mundo da flora ornamental são capazes de suportar a queda da temperatura do ar, o aumento do vento, a seca sazonal e outros caprichos da natureza. Ao mesmo tempo, o impacto de fatores ambientais desfavoráveis praticamente não afeta sua atratividade externa e charme.
Certos tipos de plantas de exterior (malmequeres, ásteres, crisântemos, margaridas) são capazes de resistir a uma queda da temperatura do ar para -2 ... -4 ° C, praticamente sem perder o seu efeito decorativo.
A incrível durabilidade de algumas flores de outono permite que resistam não apenas a baixas temperaturas, mas também a quedas de neve inesperadas. Além disso, muitas dessas plantas (repolho ornamental, euonymus) sob a influência da baixa temperatura do ar tornam-se ainda mais brilhantes e atraentes.
Alguns tipos de plantas ornamentais ao ar livre que florescem no outono também podem ser cultivadas em casa. Normalmente são usados para decorar varandas e galerias, onde podem florescer não só durante todo o outono, mas também durante a maior parte do inverno.
Variedades
Na jardinagem decorativa e na jardinagem de varanda, centenas de variedades de flores de outono se espalharam, diferindo umas das outras tanto na estrutura morfológica quanto nos requisitos para as condições de cultivo. A maioria dessas plantas são perenes despretensiosas, resistentes à geada e com lindas flores que não requerem cuidados específicos.
Bulboso
Colchicum - uma interessante variedade de rebentos perenes, valorizados por uma floração longa e espetacular. Em altura, esses representantes do mundo da flora de jardim atingem 18-20 cm. As belas flores em forma de sino de flores de açafrão são semelhantes às flores de açafrão. A cor das flores é rosa esbranquiçada com um delicado tom lilás.
Arcos decorativos de floração tardia - um grupo de plantas bulbosas despretensiosas muito difundidas no paisagismo. A floração dessas plantas começa em meados do verão e continua até a chegada da geada. A altura dos laços decorativos pode variar de 20 a 80 cm. As flores são pequenas, em forma de sino ou de estrela, reunidas em luxuriantes inflorescências de forma esférica ou umbelada. A cor das flores pode variar do branco simples ao lilás-lilás e roxo-rosado.
arbusto
Hortênsias - uma variedade de arbustos floridos, árvores baixas e cipós, florescendo da primavera ao final do outono. As dimensões das plantas dependem de suas espécies e características varietais. A altura média das hortênsias de jardim é 2,5-3 m.Durante o período de floração, as plantas formam muitas escamas ou panículas exuberantes, constituídas por flores frutíferas e estéreis com um aroma delicado. A cor das inflorescências pode ser branco leitoso, rosa lilás, azul brilhante, azul celeste.
Goldenrod (também chamada de mimosa de outono) - uma variedade selvagem de plantas perenes de prados, crescendo principalmente na Europa e na Ásia. A altura dos caules do goldenrod pode atingir 90-100 cm e a floração dura de maio a setembro. Neste momento, as plantas formam inflorescências amarelas brilhantes muito espetaculares e exuberantes em forma de pincel ou panícula.
Gelenium - uma variedade de plantas perenes herbáceas, apreciadas por sua floração longa e surpreendentemente bela. A altura das plantas encontradas na natureza pode chegar a 100 cm. Também são conhecidas as formas culturais de helênios, cuja altura é de apenas 10-15 cm. O início da floração das plantas cai em junho, no final - em outubro. As inflorescências são cestos compactos e simétricos, atingindo 4 a 5 cm de diâmetro. A cor das flores pode ser monocromática ou variegada.
A paleta de cores inclui amarelo-limão, vermelho-carmesim, roxo-bordô, marrom-avermelhado, laranja-escarlate e outros tons.
Para jardim
Ásteres - plantas com flores herbáceas, geralmente cultivadas por jardineiros como perenes. A altura dos ásteres depende de suas características varietais e pode variar de 15 a 100 cm ou mais. Essas plantas são amantes da luz, mas despretensiosas, resistentes a pragas e patógenos. O tamanho, a forma e a cor dos ásteres dependem de sua variedade e variedade.
A paleta de cores inclui vermelho framboesa, branco porcelana, amarelo dourado, laranja-marrom, lilás-lavanda, laranja-laranja, roxo-violeta e outros tons.
Gatsania - colheita ornamental que adora luz, geralmente cultivada por jardineiros como uma planta perene. Em altura, esta planta com flores pode atingir 25-30 cm, o que determina a popularidade da sua utilização no arranjo de canteiros baixos e bordaduras. O florescimento de Gatsania começa em junho e continua até a chegada da geada. As flores são cestos bastante grandes (até 8-9 cm), emoldurados por pétalas de um laranja vivo, amarelo dourado e vermelho carmesim.
Crisântemos - um gênero extenso, incluindo plantas com flores anuais e perenes. Na jardinagem ornamental, os crisântemos coreanos e indianos são comuns, florescendo do início de outubro ao final de novembro. As plantas atingem uma altura de 30-50 cm. Também existem crisântemos altos, atingindo uma altura de 80-100 cm. As flores são simples, duplas ou semi-duplas, camomila, anémona, pompones ou esféricas.
A cor das flores pode ser branca como a neve, vermelho vinho, laranja rico, roxo-escarlate, lilás-lilás.
Levcantemella tardia (camomila outono) - uma variedade espetacular de plantas de jardim, cujas flores se assemelham às flores da conhecida camomila do campo. Os caules são eretos, fortes e altos (até 120-150 cm de comprimento), unidos em um arbusto compacto e forte. A flor de Levcantemella começa no final do verão e continua até o início da geada.
Begônia - uma planta perene decorativa com bela floração, apreciada pelos jardineiros pela sua floração colorida e longa. Quando cultivada em um jardim, esta planta é capaz de florescer até o final do outono. A altura da maioria das variedades de begônias de jardim chega a 25-40 cm. A cor das folhas pode ser verde monocromática ou multicolorida - mármore, vermelho esmeralda, marrom prateado. A paleta de cores das flores inclui rosa-branco, coral, vermelho-carmesim e outros tons.
Rudbeckia - uma variedade de plantas com flores e despretensiosas cultivadas por jardineiros como uma cultura ornamental perene.Os caules fortes e retos dessas plantas podem atingir uma altura de 90-100 cm. Na maioria das espécies de rudbeckia, a floração começa em julho e continua até o final do outono. Flores - cestos simples e grandes, atingindo 10-15 cm de diâmetro.
A cor das flores depende das características das espécies das plantas. A paleta de cores inclui tons de amarelo profundo, laranja-laranja, laranja-amarelo e lilás-púrpura.
Para a varanda
Genciana - uma variedade de gramíneas perenes de florestas e prados (menos frequentemente anuais), frequentemente usadas por jardineiros para criar belos canteiros de flores e decorar jardins sombreados. Em casa, a genciana pode ser cultivada como planta de varanda. O florescimento da genciana dura de 2 a 4 meses. O momento do início da floração depende das características da espécie da planta.
A maioria das variedades floresce de julho ao final do outono. Nesta época, os arbustos de esmeralda da genciana são cobertos por belas flores em formato de vidro de um azul escuro ou azul celeste.
Calêndula - uma variedade de plantas anuais e perenes elegantes, amplamente difundidas na jardinagem ornamental. Dependendo das características da variedade e da espécie, a altura das plantas pode variar de 20 a 100 cm. As mais populares entre os jardineiros são as variedades de baixo crescimento e as formas híbridas de malmequeres, cultivados principalmente como meio-fio, vasos e plantas de varanda.
Na maioria das espécies, a floração começa no verão e continua até a chegada da geada. A cor e a forma das flores dependem da variedade da planta.
A paleta de cores inclui tons de amarelo limão, laranja brilhante e vermelho alaranjado.
Gemantus (flor sangrenta, florescimento de sangue) - uma variedade de plantas perenes bulbosas decorativas que florescem de meados do verão até o final de setembro. As folhas são suculentas, largas, reunidas em uma densa roseta basal. As inflorescências são grandes, esféricas, vermelhas ou brancas como a neve. Durante o período de floração, as plantas exalam um cheiro específico e não muito agradável.
Petúnias - uma das variedades mais populares de plantas ornamentais usadas para paisagismo de varandas. Estas plantas despretensiosas e graciosas, em condições favoráveis, podem florescer na varanda desde o outono até meados e até ao fim do inverno. Os mais adequados para a manutenção de interiores são arbustos em miniatura, variedades ampel e cascata de petúnias.
O comprimento de suas hastes pode variar de 25 a 30 centímetros ou mais. A paleta de cores inclui branco-amarelo, branco leitoso, lilás brilhante, vermelho-púrpura, roxo escuro, azul claro e outros tons.
Margaridas - perenes de baixa floração, adequadas para manutenção de varandas. A altura das plantas adultas pode variar de 10 a 30 cm, as folhas são espatuladas ou ovais, coletadas em uma roseta basal compacta. As inflorescências são simples, duplas ou semi-duplas, atingindo 5 a 8 cm de diâmetro.
As variedades mais populares são com grandes flores duplas de forma esférica ou pompom. Flores coloridas podem ser branco como a neve, rosa claro ou brilhante, vermelho carmim, roxo-bordô, lilás-roxo, roxo escuro.
Pelargonium - plantas perenes decorativas muito populares, adequadas para cultivo em campo aberto e em casa. Os caules são eretos ou rasteiros, bem ramificados, atingindo cerca de 35-45 cm de comprimento. Quando mantidas dentro de casa, as plantas podem florescer quase o ano todo. As inflorescências são guarda-chuvas exuberantes e arejados, localizados em um pedúnculo longo e fino.
A paleta de cores inclui branco leitoso, rosa coral, vermelho púrpura, roxo bordô, lilás lavanda e outros tons.
Lista de espécies por mês
Toda a variedade de tipos de flores de outono pode ser dividida em várias categorias com base na época de seu florescimento. Assim, os jardineiros distinguem três grupos principais de plantas ornamentais, cuja floração ocorre em diferentes meses de outono.
Mês | Espécies de plantas |
setembro | dálias, helênio, flox, anêmonas, rudbeckia, colchicum, urze, hortênsias, buda de David, ásteres, rosas |
Outubro | ageratum, ásteres, malmequeres, verbena, canna, capuchinha, helênio, rosas |
novembro | repolho ornamental, margaridas, crisântemos, alguns tipos de ásteres |
Critérios de escolha
Segundo os paisagistas, o principal critério que deve ser seguido na escolha de certas cores de outono para uma residência de verão é a variedade de suas cores. Se esta condição for satisfeita, o jardim com a chegada do outono e até o primeiro frio fará as delícias do seu proprietário com combinações de cores brilhantes, espetaculares e inesperadas.
Ao escolher flores de outono para o jardim, você deve ler atentamente as descrições das variedades e variedades que você gosta. Um papel importante é desempenhado por características de plantas como:
- despretensão;
- resistência a doenças e pragas;
- altura.
Ao escolher as plantas que florescem no outono para o seu terreno pessoal, você precisa levar em consideração a cor delas. O cumprimento desta recomendação permitirá que você crie composições originais, contrastantes e harmoniosas no futuro, evitando uniformidade de cores enfadonha.
Outro critério importante a ser considerado na escolha das plantas que florescem no outono são as condições climáticas da sua região. Portanto, para regiões com clima difícil (região de Moscou, Ural, Sibéria), é recomendável escolher espécies e variedades resistentes ao frio e resistentes e adaptadas a condições ambientais adversas.
Quando e como plantar?
A época e o momento do plantio das plantas que florescem no outono dependem de suas espécies / características varietais. Assim, as sementes da maioria das plantas herbáceas (malmequeres, petúnias, floxes, crisântemos, ásteres, amores-perfeitos) são semeadas para mudas de fevereiro a abril. Em campo aberto, as mudas de flores são plantadas em maio, quando a probabilidade de geada é reduzida ao mínimo. Em condições favoráveis e seguindo todos os cuidados recomendados, as plantas ornamentais plantadas na primavera florescem com o início do outono no mesmo ano.
Quando plantadas no outono, a maioria das plantas perenes ornamentais floresce apenas no ano seguinte. Alguns tipos de plantas (hortênsia, buddley) podem florescer por 2 a 3 anos após o plantio.
Ao plantar mudas jovens (mudas ou mudas) em terreno aberto, deve-se seguir o esquema recomendado para sua colocação. A distância entre os buracos ou covas de plantio depende do tamanho das plantas na idade adulta. Portanto, plantas de tamanho baixo e médio (malmequeres, ásteres, crisântemos, bocas-de-leão, flores de açafrão) são colocadas a uma distância de 20-40 cm umas das outras. Por sua vez, as plantas ornamentais altas (hortênsias, rosas padrão) são recomendadas para serem plantadas a uma distância de pelo menos 120-150 cm umas das outras.
Mudas e arbustos jovens de plantas que florescem no outono são plantadas em terreno aberto por transbordo. Este método de plantio é considerado o mais suave, pois evita danos graves ao sistema radicular. As plantas, plantadas pelo método de transbordo, enraízam-se em um novo local com mais facilidade e rapidez, entram na fase de brotação e floração em tempo hábil.
Regras de colocação de canteiro de flores
Ao elaborar um esquema para colocar flores de outono em um canteiro de flores no campo suas características importantes devem ser levadas em consideração:
- o tamanho das plantas adultas (altura, diâmetro da parte aérea);
- momento e duração da floração.
As espécies de baixo crescimento e variedades de plantas que florescem no outono são sempre plantadas na frente do canteiro de flores, as culturas ornamentais de tamanho médio no centro e as altas no fundo. Assim, um canteiro de flores de outono, equipado de acordo com o seguinte esquema, se tornará uma decoração muito brilhante e eficaz da casa de verão:
- primeiro plano - crocus, cineraria prateada, snapdragons subdimensionados;
- linha central - malmequeres, alissum, pelargoniums, phloxes;
- fundo - dálias, hortênsias, zínias, crisântemos, rudbeckia.
Considerando o momento e a duração das plantas com flores, pode-se equipar um canteiro de flores no interior, que vai se deliciar com cores vivas durante todo o outono - até o início do frio. Em setembro, esta composição pode ser decorada com delicadas anêmonas em flor, colchicum, Virginia e ásteres americanos, em outubro - graciosas capuchinhas, helenium e malmequeres.
Crisântemos, verbena, repolho ornamental são capazes de assumir a batuta da floração em novembro.
Dicas de cuidados
A maioria das culturas ornamentais que florescem no outono não requer manutenção específica. No entanto, se seguir recomendações simples, poderá tornar a sua floração ainda mais exuberante e duradoura.
Então, em agosto-setembro, recomenda-se alimentar as plantações de perenes decorativas com fertilizantes à base de fósforo e potássio. Como cobertura, pode-se usar superfosfato e sulfato de potássio (2 colheres de sopa de cada produto por 1 metro quadrado de plantio). É permitido o uso de fertilizantes complexos prontos que não contêm nitrogênio.
Regue as plantas com flores de outono, conforme necessário. No outono seco e quente, as plantações devem ser regadas regularmente, mas com moderação. Se o outono acabou sendo chuvoso, frio e úmido, a rega deve ser completamente interrompida.
É necessário remover regularmente inflorescências e caules mortos, botões secos, flechas com flores secas e folhas de plantas. As partes mortas não apenas dão às plantas de jardim uma aparência pouco apresentável, mas também costumam se tornar um habitat para pragas e patógenos.
Todas as plantas ornamentais no jardim na véspera do tempo frio devem ser inspecionadas regularmente quanto a danos de pragas. Com a chegada do outono, muitas espécies de parasitas começam a procurar um local adequado para o inverno. Muitas vezes, as pragas escolhem acúmulos de folhagem seca sob as plantas como tais locais, bem como as axilas das folhas e botões em culturas perenes de floração tardia.
Alguns representantes do mundo da flora dos jardins continuam a florescer mesmo após o início da primeira geada (petúnias, pelargoniums, tabaco perfumado, margaridas, amores-perfeitos, crisântemos). Se desejar, eles podem ser transplantados para vasos para manutenção posterior na varanda. Neste caso, as plantas vão deliciar o seu proprietário com uma floração colorida por muito tempo.
Veja abaixo uma visão geral das flores de outono no jardim.
O comentário foi enviado com sucesso.