Briozoário: descrição das espécies, regras de plantio e cuidados
Parcelas de jardins modernos diferem das hortas populares mais recentemente pela presença de um gramado. O belo design do local agrada muito mais se houver uma grama limpa e bem cuidada. O relvado é um local ideal para a criação de composições decorativas, instalação de parque infantil, zona de lazer. Para decorá-lo, muitos jardineiros escolhem o briozoário. Também é freqüentemente chamado de musgo irlandês. Esta planta macia não é muito caprichosa, forma um efeito decorativo original do envelhecimento, pelo qual se tornou tão popular.
O que é isso?
Historicamente, esta planta pertence à espécie irlandesa, onde a erva briozoária adorna as lendárias colinas, iluminadas pelo sol forte. Era uma vez a grama que cobria pastagens e servia como alimento para animais domésticos. O nome é traduzido do latim - "comida". O segundo nome comum para o briozoário, musgo irlandês, não tem base adequada. A descrição botânica dessas plantas é diferente.
Briozoário pertence a plantas perenes herbáceas perenes. Este gênero está diretamente relacionado à família dos cravos.
A cultura assemelha-se a uma cobertura contínua de relva em forma de almofada, cuja altura máxima é de cerca de 10 cm.O caule tende para o solo bastante baixo, macio. Esta cobertura gramada dá a impressão de uma superfície sedosa.
Descrição externa do briozoário:
- os rebentos têm folhagem pequena;
- a cor das folhas é verde esmeralda, o tamanho é cerca de 1 cm;
- a forma da placa lembra uma agulha, afiada;
- as folhas são colocadas frente a frente;
- os rizomas são poderosos, bem desenvolvidos, mas com a condição de que a grama seja semeada;
- se a reprodução for vegetativa, o capim é mais suculento, com ramificações pronunciadas;
- a floração do briozoário ocorre em épocas diferentes - no verão, no outono, não floresce abundantemente;
- as inflorescências são brancas como a neve, pequenas, até meio centímetro;
- tem um aroma delicado.
Na paisagem, o briozoário é mais frequentemente usado como cobertura de gramado, a planta é capaz de criar uma atmosfera fabulosa, embora seja bastante contida. Uma grande vantagem desse tipo de cobertura natural é a ausência da necessidade de corte de cabelo. Uma floração espetacular adiciona expressividade e realça as propriedades decorativas da planta.
Espécies e variedades populares
O briozoário é um representante comum da flora. No total, existem cerca de 50 variedades e variedades; na Rússia, não mais do que 12 são cultivadas, três das quais são as mais populares.
- Bryozoan. A capa é bastante espessa, a planta tem brotos ramificados, a cor das folhas é verde claro. Eles são duros na estrutura. Ela cresce lentamente, floresce em junho, há uma dispersão branca de pequenas flores. A inflorescência possui 5 pétalas ovais.
- Mentindo. É também chamado de midge midge. É uma planta perene com caule curto e folhas pequenas, a altura média é de 9 cm.Tipo de auto-semeadura, ideal para criar composições com diferentes plantas. A estrutura da raiz é fina, os caules são rasteiros, a cobertura é fina. Cor - verdes claros. A folhagem é pontiaguda. As flores são pequenas, com quatro pétalas, com cerca de 4 mm de tamanho.
- Subulate. A variedade mais popular em nosso país, ótima para gramados, pois a grama fica mais densa com a caminhada, não desmorona. Os brotos têm formato pontiagudo, que se assemelha a um furador, daí o nome. As folhas são bastante brilhantes, de tom verde rico.Tem um sistema radicular do tipo superficial, bem como caules rastejantes e ramificados. A flor é em forma de sino, com aproximadamente 55 mm de diâmetro. Floresce em meados do verão, floresce até o outono. A taxa de crescimento é muito rápida.
Na Rússia, o chamado musgo irlandês também tem várias variedades bastante populares.
- Musgo verde - grama de tom esmeralda, floresce todo o verão, fica bem tanto como gramado quanto como decoração para escorregadores alpinos, composições de pedra, jardins japoneses. A floração é branca como a neve, as folhas são pequenas.
- Limoeiro - aqui a folhagem tem um tom de limão, a cultura floresce todo o verão. Tem uma capa curta e rasteira do tipo almofada, a folhagem é pequena. A planta se distingue pela forte imunidade, adequada para troncos de árvores, jardins ornamentais, jardins japoneses, plantio em recipientes.
- "Surpresa" parece um travesseiro grosso, altura máxima - 8 cm A folha é pequena, floração abundante, até o outono, fica bem em jardins de pedra, na decoração de caminhos, jardins japoneses.
- Áurea - a variedade mais clara de todos os representantes do gênero, tem uma tonalidade amarelada, os verdes são muito claros. Esta variedade é mais frequentemente plantada junto com o briozoário subulado - em combinação, essas safras têm uma aparência espetacular e formam um belo carpete contrastante.
Como plantar?
Em primeiro lugar, deve-se lembrar que solo seco não é um local adequado para o plantio, o solo deve ser bem umedecido. No entanto, a rega excessiva também é prejudicial ao briozoário, ele começa a piorar, o sistema radicular apodrece. Para que a planta seja saudável e se desenvolva bem, o plantio é realizado da seguinte forma:
- conectar parte da areia, parte do solo drenado e duas partes de turfa;
- esta mistura de solo é colocada em uma camada de cerca de 20 cm sobre o solo, é assim que se forma uma vazão de umidade;
- antes do procedimento, recomenda-se introduzir um balde de composto para cada metro de plantio;
- se o solo for denso, deve-se diluir com areia, cascalho;
- no início, o solo requer afrouxamento regular, remoção de ervas daninhas, mas a erva daninha não consegue mais romper a cobertura de um briozoário maduro;
- frequentemente, argila é usada para o plantio, mas sua capacidade de reter umidade é muito grande, então essa opção não é lucrativa - manchas calvas podem aparecer.
É importante escolher um bom local de plantio. A área ideal será ensolarada ou ligeiramente escurecida. O briozoário cresce bem à sombra, mas a cobertura não é tão densa quanto com luz suficiente. O musgo irlandês é despretensioso no cuidado, mas requer atividades regulares e simples.
Regras de cuidado
Cultivar briozoários em casa não é difícil, mesmo para jardineiros novatos. Uma grande vantagem da planta é que não há necessidade de cortes regulares de cabelo. A maioria das variedades cresce rapidamente e é extremamente importante organizar a umidade com eficiência e competência. A rega raramente é necessária, em nenhum caso o solo deve ficar estagnado.
Os briozoários toleram mais facilmente a aridez do que o alagamento. Nos verões quentes e secos, a irrigação por chuva é realizada no máximo 3 vezes por semana. Se o briozoário estiver localizado sob a luz solar direta, a rega é transferida para a noite, caso contrário, queimaduras na grama por meio de gotas não podem ser evitadas.
Para que a planta se desenvolva mais ativamente, a alimentação deve ser organizada:
- todo mês o briozoário é fertilizado com complexos do tipo mineral, a área é completamente pulverizada com o agente;
- cinzas, as misturas secas são igualmente úteis - estão espalhadas na quantidade de 60-70 g por 1 metro quadrado.
Infelizmente, em qualquer cobertura de solo, podem se formar manchas calvas, que são mascaradas por transferência. Obras deste tipo são realizadas ao longo da temporada em temperaturas acima de zero. O briozoário é resistente ao inverno, mas para resistir bem às geadas precisa de neve.
Se o inverno estiver nevando, a planta sobreviverá bem a quaisquer indicadores negativos. Em áreas com pouca neve, deve-se providenciar abrigo. Para fazer isso, use ramos de abeto, serragem, folhas secas, qualquer material não tecido.
Opções de criação
Briozoário é propagado principalmente por dois métodos:
- vegetativo;
- seminal.
O método vegetativo é chamado de divisão do gramado de outra forma, é muito fácil e não é difícil mesmo para jardineiros inexperientes.
O algoritmo de ações é o seguinte:
- os briozoários emitem feixes por toda a cobertura, capturando a camada de solo;
- em seguida, eles são sentados em lugares pré-selecionados;
- para isso, é formada uma depressão de 15 a 18 cm;
- os feixes são colocados nas reentrâncias e borrifados com terra;
- deve ser mantida uma distância de pelo menos 20 cm entre as vigas, o intervalo máximo é de 40 cm;
- os briozoários podem ser propagados dessa forma no outono, mas a época ideal é a primavera, então, no final do verão, será possível ver os resultados do trabalho de parto.
Se não houver necessidade de plantio em áreas específicas, pode-se dar à planta a oportunidade de se reproduzir de forma independente, ou seja, pelo método de auto-semeadura. Mas quando você planta um briozoário pela primeira vez, use o método da semente. É permitido semear imediatamente o material em terreno aberto, mas pode-se pré-formar as mudas. O segundo método exigirá tempo, mas a taxa de germinação será maior.
O algoritmo de ações é o seguinte:
- é necessário levar recipientes para o plantio e colocar solo neles, inclusive areia e turfa;
- as sementes são plantadas, o recipiente é coberto com polietileno;
- é necessário manter a temperatura pelo menos +18 graus;
- o plantio de mudas ocorre no início da primavera;
- após cerca de 7 dias aparecem os rebentos, é necessário deixá-los crescerem mais fortes;
- após a formação das cápsulas pequenas, os rebentos são colocados em recipientes separados;
- após o aparecimento dos primeiros brotos, é feito um mergulho;
- o pouso em terreno aberto ocorre em maio;
- o intervalo mínimo entre arbustos é de 10 cm;
- primeiro, o cascalho é despejado nos fossos e o composto é introduzido.
Depois disso, o plantio precisa ser umedecido diariamente para um crescimento e fortalecimento mais ativo.
Algoritmo do Método Semente:
- as sementes são semeadas antes do inverno ou início da primavera;
- formar buracos, injetar húmus;
- coloque sementes, polvilhe com terra;
- uma camada de drenagem de areia também será necessária.
O crescimento excessivo e a floração ocorrerão em cerca de um ou dois anos.
Doenças e pragas
O briozoário é resistente a doenças e ataques de insetos, e seu sistema imunológico é bastante forte. Se você não permitir o alagamento, que causa o apodrecimento, a planta raramente fica doente. Se isso acontecer, você deve cavar as áreas podres e tratar o solo com compostos fungicidas. O tempo vai passar e as carecas crescerão sozinhas.
Dos insetos, os pulgões costumam ser prejudiciais aos briozoários. Neste caso, a cobertura é tratada com composições inseticidas: "Aktellikom", "Karbofos".
Uso em paisagismo
O briozoário é uma planta insubstituível no campo, no jardim. O gramado formado com sua ajuda ficará uniforme e bonito. É muito importante não permitir uma superabundância de vegetação, porque as composições lacônicas parecem muito mais espetaculares do que os matagais caóticos exuberantes.
O briozoário é bom para decorar encostas, composições de pedra, como decoração de caminhos.
Erva daninha não pode crescer com musgo irlandês, mas flores em canteiros de flores combinam perfeitamente com uma planta.
Este representante da flora é perfeito para parques infantis, áreas de lazer, desenho de bancos.
Além disso, o briozoário é um excelente pano de fundo para canteiros de flores e plantações de coníferas. Adequado para a decoração de jardins japoneses, jardins ornamentais.
Para o cultivo de briozoários, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.