Tudo sobre a trepadeira de campo

Contente
  1. Descrição
  2. Espalhando
  3. Uso crescente e decorativo
  4. Como se livrar das ervas daninhas do jardim?

A trepadeira de campo em um terreno de jardim pode se manifestar tanto como uma erva daninha maliciosa quanto como uma planta ornamental elegante. Em qualquer caso, é útil para todo jardineiro saber como cultivar uma determinada safra e como destruí-la.

Descrição

Trepadeira de campo, cujo nome científico em latim soa como convolvulus arvensis, pertence à família da trepadeira. Uma descrição botânica de uma cultura, freqüentemente chamada de bétula, indica que a planta é uma erva daninha perene maligna. O comprimento dos brotos atinge no máximo 2 metros, embora a média seja de 30 a 150 centímetros. Com a ajuda dessas hastes finas e entrelaçadas, a trepadeira envolve seus vizinhos e os dobra no chão. A bétula tem lâminas de folhas verdes oblongas e, no segundo ano de vida, aparecem flores brancas ou rosadas com diâmetro de até 2 centímetros. Na maioria das vezes, eles crescem um a um, mas às vezes eles se reúnem em inflorescências de 3-5 peças.

Tendo estudado a fórmula de uma flor, podemos concluir que ela possui vários planos de simetria, 5 xícaras, 5 corolas, 5 estames e 2 pistilos.

A cultura tem um sistema de raízes muito poderoso. A raiz principal afunda no solo até quase 6 metros e extrai a umidade de níveis onde muitas plantas simplesmente não conseguem. As raízes laterais vivem na superfície 30 centímetros do solo e se movem 4 metros em diferentes direções durante a temporada. Nesses ramos, os botões são ativamente formados, a partir dos quais, por sua vez, os brotos eclodem - até 200 cópias em cada arbusto. É interessante que, se um pedaço de raiz de dois centímetros for colocado em um solo úmido e pelo menos um botão for encontrado nele, uma trepadeira completamente viável logo aparecerá na superfície. As características da cultura indicam que ela é propagada por sementes. Sua germinação ocorre mesmo a uma temperatura de + 4 ... 6 graus a uma profundidade de 10 a 15 centímetros. No solo, a germinação persiste por 3 anos, e nas instalações de armazenamento esse período chega a 50 anos. O material de semeadura amadurece de agosto a setembro. A trepadeira exigente é capaz de se desenvolver em qualquer solo, embora ainda adore solos soltos, nutritivos e não encharcados.

Deve ser mencionado que a trepadeira, embora tenha um aspecto bonito, é capaz de prejudicar as plantações vizinhas. Além do caule longo inclinar outras plantas ao solo, as raízes da bétula emitem substâncias tóxicas. A presença de toxinas no solo faz com que as sementes germinem pior, as mudas tenham problemas de desenvolvimento e a quantidade de colheita seja reduzida. Além disso, a cultura "esvazia" rapidamente o solo da humidade e dos nutrientes, pelo que as plantas que crescem nas proximidades sofrem com a seca e a "fome". As sementes da trepadeira, que amadurecem em frutas como uma cápsula de quatro folhas, também são venenosas. no entanto extratos da planta são usados ​​para tratar um grupo bastante amplo de doenças, e grama seca é usada como alimento de inverno para o gado.

Espalhando

O habitat da trepadeira na Rússia é considerado quase onipresente: a erva daninha pode ser encontrada no Cáucaso e na Sibéria, no Extremo Oriente e na Ásia Central, bem como em toda a parte europeia do país. A cultura cresce em quase qualquer lugar, mesmo no solo mais pobre: ​​em prados e clareiras, em terrenos baldios e à beira de estradas, em jardins bem cuidados e em áreas não cultivadas.

Uso crescente e decorativo

A trepadeira do campo, cultivada para fins decorativos, se propaga com a ajuda de sementes. A semeadura do material em campo aberto não é realizada antes de 15 de abril e, melhor ainda, em maio. Assim que os primeiros brotos aparecem na superfície, eles são necessariamente desbastados de forma que 15-20 centímetros de espaço livre permaneçam entre os espécimes individuais. Também existe a opção com o preparo preliminar das mudas: no mês de março, as sementes são distribuídas em potes, havendo vários grãos para cada recipiente.

A temperatura no local onde os recipientes estão localizados é mantida em +20 graus. As mudas são transferidas para o campo aberto em maio. O início da brotação deve ser acompanhado pela introdução de fertilizantes minerais complexos na forma líquida. Regue a cultura regularmente, mas não excessivamente, para que a umidade não se acumule nas raízes.

A irrigação geralmente começa no final da primavera e dura até setembro. A cultura costuma sofrer ataques de pulgões e ácaros. Os remédios populares ajudam a combater as pragas. Por exemplo, trepadeira é processada com infusão de dente de leão. O produto é preparado a partir de 0,5 kg de folhas recém-esmagadas e 8 a 10 litros de água morna, após o que é infundido por 3 horas. No projeto paisagístico, a trepadeira pode ser usada para organizar canteiros de flores verticais. A planta "começa" em uma cerca ou parede em vez de hera ou clematite, e também é selecionada para enobrecer rapidamente qualquer área desordenada. Para fazer com que os matagais pareçam limpos, você terá que monitorar periodicamente para que as antenas olhem na direção desejada.

A trepadeira de campo é adequada para criar composições em gramados planos, bem como decorar canteiros de flores e jardins rochosos.

Como se livrar das ervas daninhas do jardim?

Para a maioria dos jardineiros, a trepadeira, entretanto, é uma erva daninha irritante, que leva muito tempo para ser removida.

Métodos mecânicos de luta

Uma das maneiras mais eficazes de se livrar da trepadeira é considerada exaustão. A essência do procedimento é que os brotos sejam removidos precocemente, ou seja, até que fiquem verdes e abram as primeiras folhas. Você tem que agir em um período de tempo limitado - 2-3 dias após o aparecimento da planta na superfície, mas isso permite que você se livre do problema por um longo tempo. No entanto, você terá que repetir o procedimento várias vezes - aproximadamente 3-5 vezes por temporada. A eficácia da depleção é explicada pelas especificidades do desenvolvimento da trepadeira.

Um método mecânico semelhante de matar a grama requer menos esforço e não consome muito tempo. Nesse caso, primeiro, a terra é solta a uma profundidade de 7 a 10 centímetros e, paralelamente, os rizomas são esmagados em pequenos pedaços. Após cerca de uma semana, muitos novos brotos devem aparecer. Eles devem ser cortados ou aparados antes que a trepadeira atinja uma altura de 10-15 centímetros. Normalmente, este procedimento é realizado após uma semana e meia. Em seguida, a operação é repetida. É importante não permitir o supercrescimento de brotos, caso contrário a cultura adquirirá raízes laterais com novos botões, e será impossível contê-la.

Outra forma de eliminar ervas daninhas é asfixia... No início, a Terra é afrouxada a uma profundidade de até 10 centímetros, e como resultado os rizomas são cortados em pequenos fragmentos. Assim que surgem brotos abundantes na superfície, o local é desenterrado novamente, mas com o enterro da pá já a 25 centímetros.

Os movimentos devem ser feitos de tal forma de modo que a camada superior do solo fique na parte inferior. Com isso, as mudas ficarão tão profundas que não poderão mais se encontrar na superfície: a distância terá um papel importante, e o fato de que os pedaços de rizomas não serão suficientes para a nutrição.

A essência do afrouxamento profundo múltiplo é aquele 3-4 vezes por temporada, os brotos das raízes da cultura são cortados a uma profundidade de 10-14 centímetros. O resultado é que as plantas jovens aparecem em menor número e, em geral, muito mais devagar. No entanto, a eficácia deste método deixa muito a desejar: para eliminar completamente a erva daninha, várias dezenas de tratamentos têm de ser realizados, num total de 2 anos. Se você precisar salvar uma pequena cama que não esteja muito coberta de trepadeiras, basta puxar a grama com a mão e remover os rizomas. Nesse caso, a capina será necessária a cada 3 semanas para que a erva daninha não tenha oportunidade de crescer.

Um remédio eficaz contra ervas daninhas é peeling de três estágios... A primeira etapa é acompanhada pelo aprofundamento dos instrumentos em 10-12 centímetros, e a segunda - em 15-20 centímetros. No terceiro estágio, cortadores planos ou cultivadores devem ser imersos 25-30 centímetros no solo.

Devo dizer que a cobertura morta contra a trepadeira não ajuda particularmente. Uma erva daninha tenaz é capaz de se desenvolver sob qualquer material de cobertura e romper o cascalho.

Métodos biológicos

Os métodos biológicos de combate à trepadeira incluem a semeadura densa de adubo verde: alfafa, mostarda, phacelia, centeio ou mesmo girassol. Como as ervas daninhas preferem uma boa iluminação, a proximidade, acompanhada pelo aparecimento de uma sombra, afetará negativamente sua condição. Não será possível se livrar completamente da erva daninha dessa forma, mas em alguns anos será possível reduzir significativamente seu número. Ressalta-se que as lavouras plantadas nas parcelas podem atrair roedores, portanto, antes do inverno, recomenda-se que tais plantas sejam cortadas e removidas para outro local.

Uso de produtos químicos

Apesar de a trepadeira ser resistente à maioria dos herbicidas, alguns produtos ainda conseguem eliminar o problema. Então, boas críticas são recebidas por "Napalm", "Glibest", "Fighter", "Sprut Extra" - ou seja, aquelas preparações que contêm glifosato. No entanto, é preciso ter em mente que não existem produtos prejudiciais apenas às ervas daninhas e seguros para as plantas cultivadase, portanto, o tratamento com herbicidas é realizado antes da semeadura dos principais habitantes dos canteiros, ou após a colheita.

Os especialistas não recomendam envenenar a trepadeira até que ela atinja 20 centímetros de comprimento. Isso se explica pelo fato de que até esta fase há um pequeno número de folhas na planta, o que significa que ela não será capaz de absorver a quantidade necessária de veneno, e o procedimento será ineficaz.

No entanto, também não se deve atrasar o uso de herbicidas: o melhor é fazer o tratamento durante a floração da trepadeira. Alguns jardineiros, depois da colheita, até primeiro cavam, livrando-se do mato velho e, então, esperando que apareça um novo, já estão envenenando-o com herbicidas. O tratamento com produtos químicos deve ser realizado de forma que pelo menos mais um mês antes das geadas de outono. Quatro semanas serão suficientes para que as toxinas cheguem aos ramos mais distantes do sistema radicular e os destruam. Outra regra importante é use produtos químicos em um dia seco, caso contrário, as gotas de chuva simplesmente levarão o veneno das folhas para o solo.

Finalmente, a trepadeira tratada, em geral, não pode ser cortada por cerca de 2 a 4 semanas: se você cortar a parte aérea, a toxina deixará de chegar ao rizoma e a erva daninha sobreviverá.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário