Tudo sobre tunbergia

Contente
  1. descrição geral
  2. Tipos e variedades
  3. Aterrissagem
  4. Cuidado crescente
  5. Reprodução
  6. Doenças e pragas
  7. Aplicação em paisagismo

Você pode descobrir tudo sobre a tunbergia se ler atentamente o material proposto. É muito importante prestar atenção ao louro e à tunbergia alada, a outros tipos de flores. É muito importante estudar o plantio por sementes em campo aberto e em casa, as peculiaridades do cuidado no cultivo.

descrição geral

Thunbergia é um gênero inteiro de plantas com flores, que faz parte da família dos acantos da ordem das flores lacustres. É encontrado naturalmente em áreas tropicais. Basicamente, estamos falando sobre:

  • regiões continentais do continente africano;

  • Madagáscar;

  • áreas tropicais quentes da Ásia.

A cultura recebeu o nome de Karl Thunberg, um proeminente naturalista da Suécia que estudou a vida selvagem em regiões exóticas do mundo.

O gênero Tunbergia inclui variedades anuais e plurianuais... Sua forma de vida típica é a grama comum. Algumas espécies são encaracoladas, mas também existem arbustos perenes. A altura da tunbergia geralmente não é inferior a 2 nem superior a 8 m.

A folhagem é sólida ou lobulada. Por padrão, ele se desenvolve de forma oposta nas plantas. As flores bissexuais da tunbergia são predominantemente afuniladas; podem ser únicas ou agrupadas. A diferença de outros representantes da família do acanto é o cálice reduzido. Sua função é, na verdade, assumida pelas brácteas.

Na própria família dos acantos, não existem “parentes” da tunbergia amplamente conhecidos por não especialistas. No entanto, estão na ordem da floração clara, e acima de tudo estamos a falar de Saintpaulia e da alfazema, da manjerona e do tomilho, da erva-cidreira e da salva. E também este número inclui:

  • cinza;

  • Oliva;

  • sésamo;

  • Snapdragon;

  • digital;

  • banana da terra;

  • verbena.

Tipos e variedades

Em primeiro lugar, uma planta como a tunbergia com folhas de louro se destaca. Pode florescer de maio a setembro. É caracterizada por uma cor branca ou azul. Outras características:

  • altura de 1,8 a 3 m;

  • desenvolvimento em solo neutro solto;

  • o berço da cultura é o arquipélago malaio;

  • Flores de 5 pétalas colocadas em racemos axilares;

  • um grande número de rebentos nus filamentosos;

  • comprimento de até 2-3 m.

No jardim, um cipó alado também pode ser um hóspede agradável. Em muitos países ao redor do mundo, ela é mais conhecida como Black-Eyed Suzanne. Um "olho" escuro se desenvolve no meio de uma flor ricamente colorida. O nome da espécie está associado a estípulas emparelhadas, que, de fato, parecem asas. A altura pode chegar a 1,5 m, quando cultivada em um suporte - 2 m.

Existem muitos troncos de escalada. Eles podem crescer até 1 m de largura. As folhas verdes suculentas lembram visualmente um coração ou uma lança. Um ligeiro serrilhado se desenvolve nas bordas da folhagem. As flores axilares se desenvolvem individualmente; na Rússia, essa safra é cultivada anualmente.

Notável é a tunbergia de flores grandes, também grandiflora, que se enrola intensamente e tem brotos quase nus. A folhagem tem uma estrutura dissecada a dedo. Seu comprimento varia de 12 a 20 cm e os brotos são serrilhados uniformemente. A largura das flores é de 7,5 cm, o comprimento é o mesmo; flores isoladas são menos comuns do que aquelas coletadas em inflorescências.

A variedade ereta, ou seja, Erekta, é capaz de florescer abundantemente e por muito tempo. Ele cresce muito rapidamente. Os rebentos flexíveis e encaracolados podem atingir 200 cm. Esta não é uma forma de arbusto totalmente crescida, claro, é bastante correcto considerá-la uma meia cipó.E, no entanto, tal planta forma, de fato, arbustos fortes e graciosos.

Se você plantar em terreno livre, é provável que cresça mais de 1,5 m.

Vale a pena considerar as opções de criação individuais para tunbergia. Variedade Manto do rei (em outra grafia do Manto dos Reis), é lindo e é facilmente formado. Essa planta é capaz de florescer perfeitamente em uma sala. A altura não excede 1 m. Os ramos finos são cobertos por folhagem ovóide.

Tipo de Susie o amarelo pode enrolar sobre o suporte. E também é usado como uma cultura diversa. Peculiaridades:

  • folhagem na forma de um coração estereotipado;

  • excelente percepção em potes e gavetas em varandas;

  • flores grandes em forma de funil com seção transversal de até 5 cm;

  • cílios de até 250 cm de comprimento.

Thunbergia Bicolor É um arbusto que se espalha com 1,5 m de altura e os ramos facetados são relativamente finos. As folhas têm 7 cm de comprimento e as flores são coloridas de forma incomum e com bom aspecto. A corola é de tom amarelo, e as pétalas são de cor azulada com borda branca.

Aterrissagem

A semeadura das mudas é feita no final do inverno ou no início da primavera. O transplante de mudas maduras cultivadas a partir de sementes para campo aberto em casa é realizado aproximadamente de 14 a 30 de maio. A seleção de áreas parcialmente sombreadas é recomendada. Tanto um sol forte quanto uma sombra profunda dificilmente são adequados para o desenvolvimento da tunbergia. A escolha de um solo nutriente com um nível decente de drenagem é necessária.

Um solo químico neutro contendo cal é recomendado. A planta é cultivada exclusivamente com sementes. É aconselhável processar as sementes com "Fumar" ou "Epin". A semeadura é realizada em solo úmido. Sua variante ideal inclui:

  • solo de grama;

  • turfa;

  • areia.

Outra opção envolve o uso de uma mistura de areia com húmus e solo frondoso.... Recomenda-se polvilhar as sementes com uma fina camada de substrato. As colheitas são regadas com muito cuidado. Os recipientes são cobertos com papel alumínio ou vidro. Eles são mantidos nesta forma em um peitoril de janela, que é bem iluminado, mas exclui a luz direta muito forte.

O substrato nos tanques deve ser constantemente umedecido. A velocidade ideal de desenvolvimento da muda é alcançada em uma temperatura de 22-24 graus. Com uma abordagem competente, o sucesso pode ser esperado em 5 a 7 dias. Assim que os brotos aparecerem, você pode remover o abrigo imediatamente. É aconselhável cortar mudas muito densas para que as plantas não interfiram umas nas outras.

O desbaste é realizado assim que 2 folhas verdadeiras são formadas... As mudas mais fracas são removidas completamente. Você pode aumentar os ramos e a densidade dos arbustos beliscando depois de atingir uma altura de 12-15 cm. As mudas precisam ser alimentadas com uma mistura de nitrogênio a cada 7 dias.

Semear em taças de turfa, 3 sementes por 1 recipiente, ajuda a eliminar os picaretas.

Cuidado crescente

Rega

A irrigação da tunbergia tanto na varanda quanto na cultura ao ar livre requer o uso de água morna e macia... Faça isso quando a camada superior da terra secar. No verão, a necessidade de rega ocorre duas ou três vezes por semana. No outono, a intensidade do consumo de água é reduzida. Com o início do inverno, a rega é feita duas vezes ao mês, o líquido não deve entrar em contato com as flores.

Top curativo

Misturas minerais complexas são colocadas várias vezes por mês. Recomenda-se dissolvê-los em água para maior efeito. A primeira vez que o fertilizante é usado em abril, e em setembro, a frequência de fertilização é gradualmente reduzida a zero. Misturas de nutrientes são colocadas em solo úmido, caso contrário uma queimadura das raízes é inevitável. Os fertilizantes líquidos são freqüentemente recomendados.

Amarrando

As variedades de tunbergia encaracoladas costumam ser cultivadas em vasos normais ao ar livre ou em vasos especiais. Uma solução alternativa é usar suportes verticais... Redes de pesca, escadas de plástico e grades de aço ou madeira estão envolvidas.

Com essa abordagem, os brotos são distribuídos uniformemente. Isso evita confusão de ramos.

Wintering

Somente os espécimes que foram cultivados em vasos de flores ou recipientes poderão passar o inverno em casa. O tanque é trazido para a sala, sujeito a aparar os brotos. Os locais das incisões são borrifados com permanganato. Em seguida, a planta é mantida em condições frias, a 14-15 graus. Durante o inverno, o solo é ligeiramente umedecido duas ou três vezes; se a planta for cultivada em canteiros de flores, eles não são adequados para o inverno.

Reprodução

Na maioria das vezes, a tunbergia é propagada por estacas. É possível usar estacas verdes ou lignificadas. Esse material de plantio é enraizado na água em 2-3 semanas. Além do enxerto, você também pode usar sementes para propagação. Eles são colhidos imediatamente após as cápsulas atingirem a maturação, sem esperar que amadureçam.

Doenças e pragas

Thunbergia é freqüentemente afetada por pulgões, moscas-brancas, cochonilhas e ácaros-aranha. O crescimento de fungos indica muita irrigação. Qualquer estresse, incluindo uma mudança repentina de temperatura, afeta negativamente a videira. Com pouca iluminação, a decoratividade da cultura se deteriora.

Se uma planta é atacada por um ácaro-aranha, é necessário tratá-la com medicamentos protetores o mais rápido possível; em casos simples, uma solução de sabão é usada, em casos negligenciados, meios especiais são usados.

Aplicação em paisagismo

Thunbergia é bem utilizado no projeto de espaços verticais dentro de canteiros de flores e jardins. Redes e treliças são freqüentemente usadas. Em muitos casos, a planta é usada para decorar paredes e outras barreiras verticais. E também é adequado para o projeto de arcos e tigelas, nichos de pedra. O pouso sem nenhum suporte permite que você faça curvas ao longo do solo, que também parece original.

Thunbergia pode ser um complemento visual para várias outras cores. Uma boa opção é criar um par de colunas de flores nas bordas dos canteiros. E também esta planta é mascarada por montes de composto e outros objetos de aparência desfavorável. Tunbergia será uma excelente decoração para colunas, gazebos, e as formas cacheadas vão melhorar a aparência das cercas. Por fim, essa cultura é uma excelente opção para decorar ambientes.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário