Esqueça-me-não: como é e como crescer?

Contente
  1. Características principais
  2. Tipos populares
  3. Características de pouso
  4. Regras de cuidado
  5. Métodos de reprodução
  6. Doenças e pragas
  7. Uso em paisagismo

Os miosótis florescentes são capazes de encantar à primeira vista com sua graça frágil e beleza delicada. Com a ajuda deles, você pode decorar com eficácia os cantos não apresentáveis ​​do jardim, decorar os espaços vazios do jardim de flores, equipar bordas luxuosas e canteiros de flores de primavera. Que tipo de miosótis são populares entre os jardineiros e paisagistas, e quais são as características do cultivo dessas flores?

Características principais

Forget-me-not é um gênero de herbáceas anuais e perenes da família Borage, com mais de 60 espécies. Seu habitat natural é o território da Europa, EUA, Austrália, Nova Zelândia, África do Norte e do Sul, Ásia.

A maioria dos membros do gênero são plantas compactas, de pequeno ou médio porte, cuja altura pode variar de 5 a 40 centímetros. Os caules da planta são ramificados, eretos ou ascendentes, pubescentes ou lisos. As folhas basais são geralmente espatuladas ou ovóides. As folhas do caule são oblongas, lanceoladas ou estreito-lanceoladas, pontiagudas, esmeralda escura ou verde-acinzentada.

As flores são pequenas, geralmente atingindo 0,7-1,1 centímetros de diâmetro, coletadas em cachos ou racemos. A cor das flores pode ser azul celeste, rosa claro ou profundo, branco leitoso. O coração da flor é amarelo dourado. O sistema de raízes da cultura é raso, subterrâneo raso. O início da floração na maioria das espécies ocorre em maio-junho. O tempo médio de floração é de 35-45 dias.

Os miosótis preferem crescer em solos bem úmidos e soltos, mas algumas espécies prosperam em solos arenosos e até rochosos.

Na jardinagem ornamental, essas plantas são comuns devido à sua incrível durabilidade, despretensão, floração relativamente longa e espetacular.

Tipos populares

Os cientistas conhecem mais de 60 tipos de miosótis, muitos dos quais são cultivados por jardineiros como belas plantas ornamentais. Deve-se notar que não apenas as espécies selvagens de miosótis se espalharam no projeto paisagístico, mas também suas formas culturais e variedades criadas por criadores. Um exemplo notável de uma forma culta é jardim não-me-esqueças com grandes flores azul-celeste, apreciadas pelos jardineiros pelo cuidado despretensioso e pela resistência aos patógenos.

Daremos uma descrição de alguns outros tipos de cultura.

Esquece-me-não rastejando - uma espécie selvagem de plantas perenes herbáceas encontradas nos países do Norte e Leste da Europa. A altura das plantas depende das condições de crescimento e pode variar de 7 a 45 centímetros. Caules ramificados, ascendentes, ligeiramente pubescentes. As folhas basais são largas, lanceoladas, e as folhas do caule são estreitas, com ápice pontiagudo. As datas de floração vão de junho a julho. As flores do rastejante não-me-esqueças são numerosas, simétricas, pequenas, de cinco pétalas, de cor azul claro e com o miolo amarelo.

Campo miosótis (campo) - uma espécie de herbáceas anuais e bienais encontradas na Europa, Ásia, Norte da África e nas Ilhas Canárias. Os representantes desta espécie são cultivados como plantas que servem como fonte de matéria-prima medicinal. A altura da planta é de 40-60 centímetros.Caule único, ascendente, coberto de pêlos curtos e esparsos. O período de floração vai de maio a setembro. As flores são pequenas (cerca de 3 milímetros de diâmetro), de cor azul claro, unidas em pequenos pincéis soltos.

Floresta esquece-me-not - uma espécie de belas bienais e perenes, que tem muitas variedades com flores de cor branca como a neve, azul e rosa pálido. As plantas atingem uma altura de 35-38 centímetros. Os caules são altamente ramificados, pubescentes e ascendentes. As folhas basais serão elípticas, reunidas na base em uma roseta. As folhas do caule são lanceoladas, alongadas. As flores são azuis brilhantes, com um núcleo branco-amarelo, atingem 1 centímetro de diâmetro e são coletadas em cachos exuberantes.

Pântano miosótis - um tipo de cultura típico encontrado na Ásia Oriental, Europa Ocidental e na parte europeia da Rússia. A altura média das plantas é de 30-35 centímetros. Os caules são solitários, ascendentes, cobertos por grandes folhas alongadas. As flores são de cor azul profundo com núcleo amarelo dourado, atingindo 1-1,3 centímetros de diâmetro.

Carvalho esquece-me-not - uma espécie de plantas perenes herbáceas selvagens, que se espalhou pela jardinagem ornamental. A altura dessa planta de flores pequenas e despretensiosa varia de 20 a 40 centímetros. Os caules são solitários, verde-claros com um tom acinzentado, eretos ou ascendentes. As flores são pequenas, de cor azul claro, unidas em pequenas inflorescências.

Floração esquece-me-não-rara - uma espécie de herbáceo anual, comum na Europa Oriental e Central. A altura média das plantas é de cerca de 20 centímetros. Os caules são suculentos, frágeis, ramificando-se na base, caídos ou eretos. As folhas são alongadas, lanceoladas, pubescentes. As flores são solitárias, pequenas, localizadas em pedicelos finos. A cor das pétalas varia do azul claro ao quase branco.

Miosótis alpino - uma espécie de belas plantas perenes herbáceas, encontradas principalmente na Europa Central. Na natureza, ela cresce em encostas rochosas e arenosas. Dependendo das condições de cultivo, a altura das plantas pode ser de 5 a 30 centímetros ou mais. As flores são numerosas, pequenas, de cor azul claro ou azul-celeste.

Este perene não-me-esqueças é caracterizado por maior resistência, despretensão e despretensão às condições de crescimento.

Turfy não-me-esqueças - uma espécie de plantas perenes baixas, comum na Eurásia. As plantas crescem principalmente em prados e pântanos úmidos, bem como ao longo das margens de lagos e rios. A altura média das plantas é de 20-30 centímetros. As flores são pequenas, coletadas em inflorescências racemosas. A floração começa no final de maio e termina em setembro.

Características de pouso

A despretensão e a resistência dos não-me-esqueças permitem que você os desenvolva tanto em casa quanto em campo aberto. No entanto, em ambos os casos, o florista deve seguir uma série de recomendações simples sobre as características e época do plantio.

Antes de plantar miosótis em campo aberto, você precisa encontrar um local adequado para eles no local. Um canto sombreado de um jardim com solo solto, úmido e moderadamente fértil é o ideal. Não é permitido plantar essas plantas com flores em áreas com altos níveis de lençol freático.

Antes do plantio, o solo é cavado no local escolhido, onde é introduzida uma mistura de húmus e turfa. Após a escavação, a superfície da terra no local de pouso é cuidadosamente nivelada.

O plantio de mudas endurecidas em terreno aberto geralmente é realizado no final de abril ou início de maio. As plantas são plantadas a uma distância de 10-20 centímetros umas das outras. Ao plantar, não é recomendável enterrar profundamente os arbustos no solo. A semeadura em estufas frias é realizada em maio ou junho. Mudas cultivadas podem ser transplantadas para um local permanente no início de setembro ou na próxima primavera.

Ao cultivar miosótis em casa, é permitido plantar plantas em vasos em qualquer época do ano. Porém, os floricultores recomendam realizar esse procedimento no outono, quando as plantas não precisam mais gastar energia no desenvolvimento dos brotos e das folhas. Nesta época do ano, os arbustos Miosótis são plantados em casa em vasos ou recipientes com uma mistura de solo que consiste em 2 partes de gramado, 1 parte de húmus e 1 parte de areia limpa. Após o plantio, as plantas são colocadas em local fresco durante o período de adaptação às condições ambientais.

Regras de cuidado

Miosótis são plantas muito despretensiosas, resistentes a fatores ambientais negativos. O principal cuidado para com eles é a rega oportuna e a alimentação ocasional.

Rega

Miosótis, sendo plantas que amam a umidade, toleram dolorosamente a falta de água no solo. A rega irregular pode afetar negativamente não só a qualidade da floração, mas também a saúde geral dessas plantas.

A rega deve ser realizada regularmente, evitando o ressecamento da superfície do solo ao redor das plantas.

Ao regar, um jato d'água deve ser direcionado para a base de cada arbusto, tomando cuidado para não molhar os caules, folhas e flores.

Fertilizante

Jardineiros experientes argumentam que os miosótis não têm uma necessidade especial de alimentação. No entanto, a introdução de fertilizantes antes e durante o período de brotação das plantas melhorará significativamente a qualidade de sua floração. Para cobertura, qualquer fertilizante complexo à base de fósforo e potássio deve ser usado.

Não é recomendado alimentar os miosótis com fertilizantes contendo nitrogênio, pois isso pode estimular o crescimento intensivo de massa verde.

Transferir

Essas plantas floridas e despretensiosas têm um sistema radicular superficial, o que facilita e simplifica muito o seu transplante. Na maioria das vezes, os jardineiros transplantam plantas jovens e adultas no outono, tentando recuperá-las antes do início da geada.

Vale ressaltar que os miosótis podem ser transplantados durante a floração. As observações mostram que o transplante praticamente não afeta o processo de formação dos botões.

Antes de plantar as plantas, covas rasas são organizadas em um novo lugar. Em seguida, os arbustos selecionados são escavados com cuidado no local antigo, com cuidado para não danificar os caules e raízes superficiais fibrosas. As plantas extraídas são colocadas nos buracos, as raízes são cobertas com solo fértil e regadas.

Métodos de reprodução

Para a propagação de miosótis, jardineiros use os seguintes métodos:

  • seminal;
  • vegetativo (estacas, estacas).

Sementes

Para obter brotos precoces, é recomendável semear em recipientes no início de março. Não há necessidade de polvilhar as sementes com areia ou enterrá-las no solo. As sementes são semeadas em sulcos rasos pré-fabricados (até 0,5 centímetros) e depois regadas abundantemente. Em seguida, o recipiente com as colheitas é colocado em um saco plástico transparente ou coberto com vidro. Antes da emergência, as lavouras são ventiladas regularmente e borrifadas com água de um borrifador. Os tiros geralmente aparecem entre o 6º e o 14º dia.

Quando um par de folhas verdadeiras é formado nas mudas, as plantas jovens podem ser plantadas em vasos separados com uma mistura de solo solta. Antes do plantio em campo aberto, as mudas são endurecidas colocando-as durante o dia em local fresco (na varanda). 2 semanas após o plantio em terreno aberto, as plantas são alimentadas com fertilizantes minerais leves.

Estacas

Para cultivar miosótis com mudas de topo, é necessário colher o material de plantio de maio a junho. As estacas são cortadas de arbustos adultos saudáveis, separando a parte apical com cerca de 5 centímetros de comprimento de seus caules.

Antes de plantar as mudas, recomenda-se colocá-las em copos com solução de um estimulador de formação de raízes ("Kornevin") por várias horas.

As estacas colhidas são plantadas em pequenas estufas, onde é mantida a constante umidade do ar e do solo.Antes que o material de plantio se enraíze, as estufas são mantidas à sombra, protegidas da luz solar direta. Todos os dias, os recipientes com estacas são ventilados e o solo é borrifado com água de um borrifador.

Delenki

A resistência do sistema radicular dos miosótis perenes torna mais fácil criá-los ao dividir o arbusto. Este procedimento é realizado no início da estação de crescimento (início da primavera).

Para obter material de plantio, plantas adultas fortes são retiradas do solo e cada arbusto é dividido em dois. Em cada parte (divisão) deve haver um número suficiente de raízes e rudimentos de brotos jovens.

Se durante o período do procedimento persistir a ameaça de geadas noturnas, é melhor plantar o delenki em uma estufa temporária aquecida. Quando os brotos começam a crescer e a se desenvolver, as plantas podem ser plantadas em um local permanente no jardim.

Doenças e pragas

Miosótis são considerados plantas resistentes, raramente são expostos a doenças ou pragas. Na maioria das vezes, esses problemas surgem quando as regras da tecnologia agrícola não são seguidas e as recomendações para o cuidado das plantas são violadas.

Uma das pragas mais comuns das plantações de flores de jardim são os pulgões. O fato de que os miosótis sofriam desse parasita é evidenciado pela inibição do crescimento dos ramos, ressecamento e enrolamento das folhas. O arbusto afetado parece enfraquecido, letárgico. O parasita pode ser detectado examinando-se o lado interno e as axilas das folhas, onde colônias inteiras de pulgões costumam se acumular.

O principal método de controle é tratar a planta com inseticidas ("Fufanon", "Actellik", "Fitoverm").

Secagem de plantas, enrolamento de folhas e tingimento de brotos - sinais característicos de infestação de ácaros... Além disso, pequenos aglomerados de teias de aranha branco-acinzentadas nas folhas e caules dos miosótis indicam sua presença.

Você pode se livrar da praga tratando o arbusto afetado com água e sabão e Fitoverm.

A rega inadequada e o espessamento excessivo das plantações podem ser os motivos desenvolvimento de oídio em miosótis... Esta doença é caracterizada pelo aparecimento de manchas cinzentas e castanhas sujas nas folhas das plantas.

Para eliminar o problema, recomenda-se tratar os arbustos afetados com fungicidas (Fundazol, Topázio).

Irregularidades de irrigação e estagnação de água no solo muitas vezes tornam-se as razões para o desenvolvimento da podridão radicular... Com esta doença perigosa, as plantas começam a ficar cobertas por manchas cinzentas, amarelas sujas ou castanhas enferrujadas. Freqüentemente, um odor pútrido desagradável começa a emanar das flores afetadas.

O tratamento das plantas doentes envolve a sua remoção do solo, seguido de um tratamento cuidadoso com preparações fungicidas. As partes afetadas das raízes devem ser completamente removidas durante o tratamento.

Uso em paisagismo

Os miosótis são capazes de se encaixar organicamente na atmosfera de qualquer jardim de flores ou jardim. Eles podem ser usados ​​para decorar os limites de reservatórios artificiais no local, para criar canteiros de nascentes pitorescos e jardins ornamentais.

Miosótis de crescimento baixo serão uma excelente decoração para um escorregador alpino elegante. Além deles, pode-se plantar flox estolífero lilás, púrpura ou branco, que vão enfatizar a unidade da composição e torná-la mais brilhante.

Miosótis vão bem com outras culturas decorativas que florescem na primavera. Portanto, tulipas escarlates, açafrões brancos como a neve, narcisos ensolarados, quionodoxos brancos de porcelana e muscari roxos se tornarão vizinhos ideais para eles.

Com a ajuda de miosótis, pode diversificar o relvado mourisco, reviver os espaços vazios à sombra das árvores do jardim. Eles também podem ser usados ​​como cobertura do solo, o que irá mascarar os desníveis do terreno no local.

Miosótis são combinados com sucesso com samambaias esmeralda e coníferas decorativas nobres: thuja, zimbro.Eles também parecem interessantes em plantações em grupo, junto com hospedeiros monocromáticos e variegados, roxo-rosa ou lilás-lilás rapado, sinos brancos baixos e roxos.

Não se esqueça de que essas flores requintadas podem ser usadas na jardinagem em vasos. Com o cultivo de miosótis em recipientes móveis, você pode facilmente fazer experiências com a aparência do seu jardim.

Para o cultivo de não-me-esqueças, veja o vídeo a seguir.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário