Nemophila: tipos, regras de plantio e cuidados
Qualquer pessoa que já viu uma nemophila florescer pelo menos uma vez na vida nunca esquecerá essa visão incrível e com certeza plantará uma planta em seu local. Devido às flores azuis claras, manchadas e roxas escuras com um centro característico em uma cor contrastante, Nemophila é muito procurada por proprietários de casas e paisagistas. Vamos dar uma olhada nos tipos, regras de plantio e cuidados com as plantas.
Descrição
Nemophila (do lat. Nemophila) é um gênero de plantas herbáceas pertencentes à família Aquifolia e cresce no oeste e sudeste dos Estados Unidos, México e Canadá. A planta é bem conhecida pelos fãs de flores decorativas em todo o mundo e é cultivada com sucesso na maioria dos países. Na sociedade de língua inglesa, o gênero é chamado nada mais do que olhos azuis bebês ("olhos azuis bebês"), que traduzido para o russo significa "olhos azuis de uma criança". Na Rússia, nemophila é mais conhecida como "não-me-esqueças americano". As pessoas no Japão também têm grande simpatia pela flor e se gabam do Hitachi Park, que cultiva cerca de 4,5 milhões de cópias da nemophila.
O Miosótis americano é uma planta anual com flores de primavera com hastes rastejantes de até 30 cm de altura. A flor pertence à categoria de plantas de cobertura do solo, tem folhas pinadas verdes brilhantes e flores de cinco pétalas com um diâmetro de 2 -4,5 cm. No final da floração, a planta produz sementes lisas ou enrugadas com formato ovóide característico.
Como qualquer espécie de cobertura do solo, Nemophila cobre o solo com um tapete sólido durante a floração, o que a torna perfeita para decorar áreas muito grandes, como encostas e parques naturais.
Visão geral das espécies e variedades populares
O gênero nemophila possui 13 espécies, das quais duas são as mais populares no território de nosso país - é a nemophila pintada (do latim Nemophila maculata) e a nemophila Menzis (do latim Nemophila menziesii). Ambas as variedades são plantas pouco exigentes e adequadas para iniciantes.
Nemophila manchada
A espécie é representada por plantas anuais e é caracterizada por belas flores brancas, em cada pétala das quais há um pontinho e nervuras de flores azuis escuras ou roxas. Em sua forma, lembram uma tigela redonda, o que só realça o efeito decorativo da flor. A espécie se distingue por belas folhas abertas e é considerada baixa. A altura dos espécimes adultos raramente ultrapassa 25 cm e é geralmente entre 15-20 cm .Nemophila malhada tem um período de floração muito longo, durando do início de junho ao final de setembro.
A vantagem da espécie é a boa resistência à geada, o que permite o plantio de sementes em regiões quentes no outono. Após a hibernação e o processo de estratificação natural, as sementes de nemophila surgem muito cedo e florescem na primavera. Outra característica da variedade é a capacidade dos arbustos de crescerem fortemente, por isso não se recomenda plantá-los a menos de 20 cm um do outro. Devido à relativa baixa estatura da maioria das variedades, a espécie é adequada para varandas, terraços, meios-fios e jardins rochosos.
Entre as propriedades negativas da nemophila manchada, pode-se notar a tendência de apodrecer quando o plantio é muito apertado. As variedades mais populares da espécie são "Joaninha" e "Bárbara". As primeiras florescem com lindas flores brancas, atingindo 4,5 cm de diâmetro, cada pétala com listras roxas sutis e manchas simétricas. A segunda é caracterizada por manchas de cor lilás e os mesmos veios.
Nemophila Menzisa
Esse tipo de miosótis americano é caracterizado por brotos delgados e rastejantes e pequenas folhas pubescentes. As flores têm tons ricos e suas pétalas são orladas com uma borda contrastante. A espécie não pode se orgulhar de flores grandes, na maioria das variedades, elas não crescem mais do que 2-3 cm. A variedade mais popular e exigida é chamada "Discoidalis" (lat. Nemophila discoidalis). As flores da planta são pintadas de roxo escuro, quase preto, possuem uma orla branca e o meio da mesma cor.
O "gótico" em forma de disco não é considerado uma variedade menos espetacular. As plantas possuem flores pretas com borda branca e olho branco com diâmetro de 2,5 cm, caules reclinados e ramificados e belas folhas pubescentes.
Graças à bela vegetação fluente, Nemophila fica bem não só em campo aberto, mas também em vasos de flores.
Aterrissagem
Existem duas maneiras de implantar o Miosótis nos Estados Unidos. A primeira é cultivar mudas em casa e depois transplantá-las para um terreno aberto. A segunda envolve semear as sementes diretamente em terreno aberto, ignorando o ciclo da muda.
Crescendo a partir de sementes
Este método exige menos mão-de-obra e permite semear grandes áreas em pouco tempo. Antes de começar a semear as sementes de nemophila, você precisa selecionar um local e preparar o solo. Quase todas as variedades de miosótis americanos preferem iluminação difusa., embora em uma encosta ensolarada eles se sentirão bastante satisfatórios. Além disso, de acordo com alguns jardineiros, as plantas que passam a maior parte do dia ao sol florescem um pouco mais do que seus parentes crescendo na sombra, e a cor de suas flores é notavelmente mais brilhante.
A próxima etapa importante é a preparação do solo. Nemophila não é muito exigente com a composição do solo, no entanto, sente-se melhor em solos soltos e nutritivos de acidez neutra. Se as sementes estão planejadas para serem plantadas em um pequeno canteiro de flores ou em um vaso de flores, você mesmo pode fazer o preparo do substrato. Para isso, turfa, húmus, areia de grão fino são misturados em partes iguais e um pouco de giz é adicionado para reduzir a acidez. Também é importante notar que Nemophila não tolera solos secos e pouco permeáveis e, nessas condições, pode simplesmente morrer. A planta gosta muito de substrato úmido, razão pela qual cresce na natureza ao longo das margens dos reservatórios.
Ao semear sementes de nemophila em campo aberto, as datas de plantio devem ser levadas em consideração. A época ideal para a semeadura é a primeira década de maio, desde que o solo tenha esquentado até 10 graus e não sejam mais esperadas geadas noturnas.
Se as sementes forem semeadas nesta época, o aparecimento das primeiras flores pode ser esperado já no final de junho. Se a semeadura se estender até julho, o miosótis americano não começará a florescer antes de setembro. Alguns jardineiros praticam a semeadura de outono, no entanto, a estratificação natural das sementes de nemophila é apropriada apenas em regiões com clima quente.
A tecnologia de semeadura é bastante simples. Para para evitar o engrossamento e o plantio de um grande número de sementes em um só lugar, a semente é misturada com areia... O solo é preliminarmente bem umedecido, a camada superior é nivelada e os sulcos são feitos com uma profundidade de não mais que 0,5 cm. Para tornar as fileiras retas e as flores fáceis de distinguir das ervas daninhas, jardineiros experientes puxam uma renda e uma ranhura é já colocado ao longo dele.
A distância entre filas adjacentes não deve ser inferior a 20 cm, caso contrário existe o risco de espessamento da plantação: as plantas começam a esticar para cima e perdem o efeito decorativo.Os paisagistas recomendam o plantio de sementes em lotes, em intervalos de 2 semanas. Isso permite que as plantas entrem na fase de floração em momentos diferentes. Após a semeadura, o solo é bem derramado novamente, tentando não levar as sementes da nemophila à superfície.
Método de muda
A semeadura das mudas é realizada em meados de março. Este método é utilizado nos casos em que é necessário plantar espaços não muito grandes, bem como em climas frios e com probabilidade de retorno de geadas. O primeiro passo é adquirir um recipiente adequado e preparar uma mistura de solo. Recipientes de plástico com fundo perfurado são adequados como recipientes para mudas.
Para preparar um substrato nutritivo, misture turfa, areia e húmus em proporções iguais, após o que a mistura resultante é colocada em um forno bem aquecido por 15 minutos. Se o forno não estivesse próximo, o solo é derramado com água fervente e deixado esfriar. Em seguida, o substrato é disposto em recipientes e as sementes são plantadas, aprofundando-as não mais que 0,5 cm.
O plantio é bem umedecido em um borrifador, coberto com um filme ou vidro e retirado para a germinação em um local quente e luminoso. Depois de algumas semanas, aparecem os primeiros rebentos, que crescem um pouco, após o que são necessariamente desbastados. Se isso não for feito a tempo, a muda não terá espaço e nutrientes suficientes para o crescimento e desenvolvimento adequados. Após a ameaça de geadas noturnas, e durante o dia o termômetro não cair abaixo de 10 graus, os brotos são plantados em terreno aberto a uma distância de 20-30 cm um do outro.
Se o calor não vier de jeito nenhum e as mudas já esticaram até 7 cm, pode-se usar os potes de turfa e mergulhar os brotos neles. Assim que o tempo está quente, os brotos são plantados no solo junto com os vasos. Jardineiros experientes recomendam colher as mudas fora de 10 dias antes de transplantá-las para um canteiro de flores, aumentando gradualmente o tempo de "caminhada" de 20 minutos para uma hora. Na última noite antes do transplante, os recipientes de nemophila são deixados do lado de fora, permitindo que as plantas se adaptem ligeiramente às temperaturas noturnas e, assim, reduzindo os efeitos do estresse nas plantas.
O transplante de mudas para campo aberto é feito em clima quente e sem vento, de preferência pela manhã. Após o plantio, as mudas são bem regadas e cobertas com palha, agulhas ou turfa. As primeiras flores aparecem 7 semanas após o transplante.
Cuidado
O não-me-esqueças americano é muito despretensioso em conteúdo e não requer a criação de quaisquer condições especiais. O cuidado com as plantas consiste em regar, fertilizar e remover ervas daninhas em tempo hábil.
Rega
Nemophila adora regar com frequência e precisa de um solo constantemente úmido. Em dias especialmente secos, recomenda-se regar a planta de manhã e à noite, em dias moderadamente quentes - apenas a rega à noite será suficiente. É aconselhável usar apenas água morna, pois o líquido frio pode provocar o apodrecimento do sistema radicular. Nos meses quentes, nemophila é borrifado de um borrifador, e isso é feito de manhã cedo ou tarde da noite.
Para evitar a rápida evaporação da umidade, é recomendável cobrir os troncos das árvores com serragem.
Top curativo
Nemophila cresce bem em seu ambiente natural e não precisa de alimentação especial. Além disso, em grandes áreas, muitas vezes ocupadas pelo não-me-esqueças americano, é muito problemático aplicar fertilizantes. Portanto, ao determinar um local para nemophila, é necessário escolher locais com terras férteis, e usar turfa rica em elementos úteis como matéria-prima. Se a flor crescer em um canteiro de flores ou em um vaso de flores, logo antes da floração, ela pode ser alimentada com qualquer fertilizante mineral para plantas com flores. Uma boa opção seria usar "Zircon" e "Epin".
Durante e após a floração
Para aumentar o tempo de floração, a nemophila é alimentada com fósforo e potássio, e o solo é solto e capinado. É impraticável remover ervas daninhas de grandes plantações, mas as plantas de jardim precisam ser removidas e soltas regularmente. Esses procedimentos melhoram significativamente a permeabilidade à água e ao ar do solo e preservam a estética do canteiro de flores. Por ser uma planta anual, o miosótis americano não necessita de cuidados especiais após a floração.
Se for decidido coletar as sementes, as caixas são deixadas secar um pouco, após o que são cuidadosamente coletadas e colocadas em um local quente e seco. Após 5-7 dias, as caixas são abertas com cuidado e as sementes são colocadas em uma folha limpa. Após mais 2 a 3 dias, a semente é disposta em sacos de papel ou tecido e armazenada, não esquecendo de indicar o ano da colheita. A germinação das sementes de nemophila é de 3 anos. Em seguida, eles esperam o início do tempo frio, o canteiro de flores é livre de plantas murchas e escavado para o inverno.
Doenças e pragas
O Miosótis americano é uma planta robusta e altamente resistente a muitas doenças das flores. A principal ameaça à flor é a invasão de parasitas, que adoram se deliciar com suas folhas suculentas. Grande dano à planta é causado lesmas, mosca-branca, ácaros-aranha e pulgões. Ácaro-aranha não gosta de muita umidade e prefere o ar seco. Portanto, em dias quentes, é necessário manter a umidade do solo, caso contrário, será muito difícil se livrar dos insetos. Os acaricidas destinados a matar os carrapatos apresentam bons resultados.
Quanto aos pulgões e moscas brancas, você pode combatê-los com inseticidas como Fitoverm, Iskra e Aktellik. Se o não-me-esqueças americano ocupa vastos territórios, então montar armadilhas com cerveja ou xarope doce seria uma maneira mais racional. Em canteiros de jardim ou vasos de flores, as pragas são coletadas manualmente.
Uso em paisagismo
Nemophiles são frequentemente usados em áreas de paisagismo e ficam bem na companhia de um jardim simples ou flores silvestres. Contra o pano de fundo de plantações como rosas, ásteres ou lírios, os miosótis americanos não parecerão muito impressionantes e terão a chance de se perder. Mas com sinos, ibérias, cravos chineses, gatsania e ursinia, eles estão em perfeita harmonia e só enfatizam a ternura e a estética natural dos arranjos florais. Nemophila é considerada um elemento universal do projeto paisagístico e fica bem tanto em plantações individuais quanto como um dos membros de um conjunto floral.
- Não-me-esqueças-de-americano com outras flores de jardim.
- Um tapete de flores nemophila parece impressionante.
- Graças à bela combinação de vegetação rica e flores delicadas, a planta fica bem em vasos altos e vasos decorativos.
- Nemofila se encaixa perfeitamente em jardins de pedras e adiciona naturalidade e estética natural à composição.
- "Olhos azuis" no projeto paisagístico do jardim, rodeado por esculturas de jardim.
Como cultivar boas mudas de nemophila, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.