Por que o kobei não está florescendo e o que fazer a respeito?
Kobea é uma bela liana tropical nativa do México e da América do Sul. Ele é usado para jardinagem vertical, preenchendo arcos e gazebos com uma vegetação maravilhosa com flores em forma de grandes sinos. Mas acontece que ela não floresce. Nesse caso, muitos moradores de verão se perguntam por que o kobei não floresce e o que fazer. Existem muitas razões, vamos tentar descobri-las.
Descrição
Kobei veio para a Europa no século 18. Ela espantou os europeus com seu esplendor, mas o clima acabou longe de ser tropical, e cultivar uma liana florescendo nas novas condições tornou-se uma tarefa difícil. Na Rússia, de 9 espécies conhecidas, apenas Cobaea scandens, uma cobea trepadeira, é usada. Jardineiros domésticos o chamam de “sinos de mosteiro” por suas flores grandes e espetaculares (até 8 cm) e por sua capacidade de rastejar em suportes - “hera mexicana”.
Kobei pertence à família Sinyushnikovye... Liana Cobaea scandens cresce até 6 m de comprimento. A planta é perene, mas nas condições da Rússia central não pode ser deixada para o inverno, por isso tem que ser cultivada a partir de sementes anualmente.
Durante o verão, com os devidos cuidados, o kobei consegue dar uma vasta massa verde. Alguns jardineiros retiram os cipós dos suportes e, com um torrão de terra, são transferidos para a estufa e, em maio, são novamente plantados no solo. Mas devido às dificuldades a que o transplante está associado, poucas pessoas recorrem a este método.
Em um kobei, as folhas trepadeiras de formato oval simples com veias claramente traçadas são dispostas aos pares em um cabo longo. As flores nascem nos pedúnculos diretamente das axilas das folhas. O esquema de cores é variado, você pode ver sinos em tons de branco, amarelo, rosa, azul, roxo.
Os frutos são semelhantes a uma cápsula coriácea, mas raramente amadurecem em nosso clima. A planta tem uma raiz forte com um grande número de ramos, que segura com segurança o cipó coberto de vegetação.
Causas e soluções para o problema
Uma videira tropical, adaptada ao nosso clima, pode deliciar-se não só com o verde, mas também com as flores. É necessário apenas levar em consideração suas preferências no processo de crescer e cuidar. Os erros são cometidos pelos jardineiros em todas as fases do desenvolvimento das videiras e qualquer um deles pode causar a interrupção da floração.
-
Material de semente. Se você usar sementes de baixa qualidade, não só pode florescer, mas também não pode esperar pelas mudas. Você não pode usar sementes de sua própria coleção, em nosso clima elas não têm tempo de amadurecer. Você precisa comprar material de plantio fresco, que não tem mais de um ano. Sacos de sementes são facilmente encontrados em lojas especializadas.
-
Plantar sementes em terreno aberto. Este é o segundo erro. A Kobeya é uma planta termofílica, é plantada em solo aquecido pelo sol, quando não vale mais a pena temer as geadas, ou seja, na segunda quinzena de maio ou início de junho. Mas eles são plantados com mudas, não sementes, só então a videira consegue florescer antes do tempo frio.
-
Semeadura tardia de mudas. As mudas são semeadas em condições de estufa, o mais tardar em fevereiro. Se você está atrasado com a semeadura, você pode não chegar a tempo para a floração, a onda de frio virá antes que os botões se abram.
-
Erros ao cultivar mudas... As sementes de Kobei devem ser ajudadas a eclodir antes do plantio. Para fazer isso, eles são colocados em um ambiente úmido. Um algodão ou um guardanapo embebido em água é espalhado sobre um prato, o material da semente é escondido no meio, coberto com um saco plástico e colocado em um local aquecido. É necessário garantir que a cama não resseca, irrigando-a periodicamente com borrifador.
É impossível cultivar mudas de alta qualidade com semeadura densa, é melhor plantar imediatamente duas sementes em um copo ou diluir as mudas a tempo.
-
Lugar ruim no jardim. Para que a kobeya se desenvolva ativamente e se delicie com sua floração, você deve inicialmente plantá-la em uma área sem vento e sem sombra. A planta adora calor e luz. Se uma parede ou cerca for escolhida como suporte, ela deve ser localizada de oeste para leste. Caso contrário, na primeira ou segunda metade do dia, a edificação lançará uma sombra, o que causará uma desaceleração no crescimento e no brotamento da videira.
-
Composição do solo. Antes de semear as sementes das mudas, o solo deve ser regado com água fervente para desinfetar.
Antes de plantar mudas em terreno aberto, é necessário adicionar turfa, areia, húmus, conseguindo um solo leve e nutritivo. As mudas são plantadas a uma distância de 40-50 cm umas das outras, a terra é solta e coberta com cobertura morta.
-
Transplante incorreto. No momento do transplante para o local, as mudas podem atingir tamanhos de um metro ou mais, mas permanecem refinadas e frágeis. Nessas condições, um transplante áspero pode causar o subdesenvolvimento da planta e, como resultado, a falta de brotamento. Muito cuidado deve ser tomado ao transportar e plantar a flor no solo. O suporte já deve estar pronto neste momento.
Para entregar a flor ao local de plantio, o vaso é colocado em uma caixa e a videira cuidadosamente disposta em um círculo. Você precisa plantar com um assistente - um jardineiro aparece e o segundo segura a videira para que não quebre. A planta plantada é imediatamente amarrada a um suporte. Com o tempo, o kobei será capaz de se agarrar independentemente aos suportes com suas antenas.
-
Top curativo... Com alimentação adequada, a videira consegue crescer até 4-6 metros em três meses. No início do desenvolvimento, deve receber grande quantidade de fertilizantes nitrogenados e potássicos. Durante o período de brotação, o nitrogênio deve ser abandonado, seu excesso pode ocasionar a ausência de flores. Deste momento até o final do período vegetativo, o kobe precisa apenas de fósforo e potássio.
-
Efeito da rega na floração... Liana não deve ser seca demais ou inundada com água, mas deve sempre estar em um ambiente úmido e solto. Para tal, rega ligeira e frequente- mente a partir de regador com difusor.
-
Pragas e doenças. O desenvolvimento saudável da planta deve ser monitorado e os problemas com pragas devem ser resolvidos em tempo hábil. Por exemplo, um pulgão que ataca os botões simplesmente não permite que eles se abram. Pulverizar com preparações "Alatar" ou "Floristin" ajudará a resolver o problema.
As cinzas também devem ser adicionadas ao solo para reduzir a acidez.
-
Polinização... Se tudo for feito corretamente e os botões ainda não estiverem amarrados, o ponto é a polinização. Nas condições da Rússia central, não é fácil encontrar polinizadores adequados para kobei, porque em condições naturais, em uma pátria distante, os morcegos estão envolvidos na polinização de videiras. Mas um jardineiro teimoso também resolverá esse problema.
Siga todos os caprichos de um cipó tropical, em agradecimento ela certamente responderá com floração abundante.
O comentário foi enviado com sucesso.