Roxo digital: descrição de variedades e segredos de cultivo

Contente
  1. Descrição
  2. Visão geral das variedades
  3. Regras de plantio e cuidados
  4. Métodos de reprodução
  5. Doenças e pragas

Uma planta grande e exuberante com flores que parecem sinos vai decorar qualquer canteiro de flores, espaço ao longo das cercas. É sobre roxo dedaleira. Que tipo de planta é, como cuidar adequadamente dela, como propagá-la - isso será discutido no artigo.

Descrição

Dedaleira roxa é uma planta da família norichnik, ou banana. O segundo nome é digitalis (que significa “dedo” em latim). Esse nome se deve às peculiaridades do aspecto da corola - as flores são semelhantes a dedais. A cultura é anual e perene. Basicamente, esta é uma criança roxa de dois anos, no primeiro ano jogando uma roseta de folhas, no segundo - um pedúnculo. A dedaleira tem um caule estável, cuja altura chega a 120-150 cm, algumas variedades crescem até 200 cm, o caule parece fofo devido aos pelos que o cobrem.

As placas foliares basais, atingindo 30 cm de comprimento, formam uma roseta luxuriante. As folhas são ovais-lanceoladas verde-escuras. Ao olhar para as folhas, parece que são bicolores. No entanto, isso se deve ao fato de que na parte inferior das folhas as placas apresentam pubescência com brilho prateado. As folhas inferiores da dedaleira têm pecíolos, enquanto as folhas do caule são pecioladas.

O período de floração ocorre em junho-julho, as flores se distinguem por uma variedade de tons de pétalas. Na faringe existem manchas ou pêlos de cor contrastante em relação à tonalidade principal. As flores assentam em taças verdes macias, com dentes afiados, coletadas em inflorescências abundantes. Após a floração (por volta de setembro), o fruto é formado - uma caixa marrom escura cheia de sementes.

Em um canteiro de flores, a planta parece um acento brilhante; em canteiros de flores, é frequentemente usada como uma imitação de ervas silvestres. No entanto, a dedaleira não é cultivada em crianças e instituições públicas - suas folhas contêm substâncias perigosas que retardam o trabalho do coração. Ao mesmo tempo, possui propriedades medicinais - as folhas são utilizadas em farmacologia. Os apicultores plantam a planta por suas qualidades melíferas.

A Ásia Central e o Sul da Europa são considerados o berço da cultura.

Visão geral das variedades

O gênero inclui 18 espécies de dedaleira, os mais famosos dos quais são:

  • flor grande - planta com altura de 1 m, inflorescências grandes de cor amarela cremosa;
  • enferrujado - a planta atinge 1,8 m de altura, as inflorescências são marrom-amareladas;
  • cor de rosa;
  • roxa.

Entre elas, as variedades mais populares são Elsie Kelsey (tipo exclusivamente decorativo, caracterizado por inflorescências brancas com centros roxos), "Camelot" (tem flores rosa brilhante com pontos brancos), "Sutton Apricot" (caracterizado por um tom delicado de flores de pêssego). Normalmente, a planta atinge uma altura de 100-130 cm durante o período de floração, com a maior parte do caule sendo uma inflorescência exuberante. No entanto, também existem variedades subdimensionadas, por exemplo, "Thumbelina"... No pico do crescimento (e este é o período de floração) atinge uma altura de 40-45 cm. Floresce abundantemente e por muito tempo, a gama de cores pode ser diversa.

A variedade "Red Dwarf", cuja altura é de 30-35 cm, pode se orgulhar de um tamanho ainda mais compacto, floresce com grandes sinos vermelhos brilhantes de julho a agosto.

Se você gosta de plantas altas, deve prestar atenção à variedade "Gigante Manchado"... Encanta com sua aparência gigantesca - cresce até 1,5-1,7 cm e floresce com flores espetaculares.Estas são pétalas brancas cobertas com toques de cereja. Grandes botões abrem lentamente, resultando em um longo período de floração. As flores são adequadas para o corte e ficam bem em um vaso.

Uma das variedades comuns de dedaleira - "Musa"... Esta planta atinge uma altura de 120 cm, sendo que cerca de 80 cm é ocupada por inflorescências. Eles são representados por grandes sinos, cujas pétalas são pintadas em vários tons de lilás e são adicionalmente decoradas com manchas multicoloridas. Ela floresce por muito tempo - de junho a agosto.

Regras de plantio e cuidados

Digitalis é exigente quanto à composição e qualidade do solo. É necessário um solo bem cavado com um pH ligeiramente ácido ou neutro. A presença de uma camada de drenagem é obrigatória - ela é colocada no fundo da cova durante o plantio. As raízes são esticadas, polvilhadas com terra e calcadas. A planta é bastante despretensiosa, mas não tolera água estagnada, portanto, na primavera é imperativo garantir a drenagem da água derretida - caso contrário, as raízes simplesmente apodrecerão.

No entanto, e falta de umidade afeta negativamente a planta, especialmente durante o período de floração... Nesse caso, as inflorescências ficam menores e caem rapidamente, às vezes não tendo tempo para se abrir totalmente. É melhor regar a planta à noite. Se a planta receber umidade suficiente, ela florescerá mesmo em um local escuro. Além de regar, é necessário remover ervas daninhas e afrouxar o solo, e os fertilizantes devem ser aplicados 2 a 3 vezes por temporada. Se no final da temporada as raízes estiverem à mostra, isso não precisa se assustar, isso acontece.

No entanto, certifique-se de borrifá-los com uma camada densa de solo, caso contrário, eles congelarão.

Métodos de reprodução

Você pode cultivar uma planta a partir de mudas ou sementes. O último método é mais comum porque as sementes germinam bem. São semeadas na primavera, as sementes são resistentes ao frio, não caprichosas. Vale ressaltar o baixo custo desse método, além da preservação da germinação das sementes por até 3 anos. Você pode obter as sementes da planta esperando que os frutos da planta amadureçam. Isso ocorre no segundo ano de cultivo de digitálicos. Eles são coletados em caixas, secos e peneirados. Seque-os em local fresco e bem ventilado com um nível de umidade de 10%. As sementes podem ser cultivadas como mudas com posterior transferência para o solo ou diretamente no campo aberto. No primeiro caso, são semeadas já no início de março, usando solo comum para mudas ou flores de interior. As sementes são colocadas nas linhas, não é necessário polvilhar com terra, basta humedecer com um borrifador e cobrir com vidro ou filme.

Periodicamente, você precisa ventilar e umedecer o solo, e depois de cerca de 10-14 dias os primeiros brotos aparecerão. Depois disso, o filme é removido e as folhas do cotilédone devem aparecer. Durante este período, as linhas são diluídas. Quando as mudas crescem e adquirem 5-6 folhas, são transplantadas para recipientes separados. A partir de meados de abril, as sementes podem ser semeadas ao ar livre. Para fazer isso, você deve primeiro cavar o solo e adicionar húmus (4 kg por 1 sq. M). Isso é feito cerca de 2 semanas antes do plantio das sementes.

As sementes são plantadas em fileiras, mantendo-se a distância entre cada fileira de 45 cm, podendo ser pré-embebidas em soluções que melhoram a germinação. Você não deve polvilhar os grãos com terra (eles são pequenos demais para romper a camada do solo), você pode polvilhar um pouco com areia e umedecer. Caso contrário, o cuidado não é diferente do que é feito no cultivo de mudas. Após o surgimento das mudas, elas são desbastadas, após algum tempo estão assentadas.

Para propagação por processos basais, o caule deve ser cortado. Após cerca de 3 semanas, 6-8 rosetas basais com pequenas folhas são formadas sobre ele. Eles precisam ser separados da base e enraizados no solo. Isso é feito em maio, até o final do verão elas criarão raízes, ficarão mais fortes e poderão hibernar junto com as plantas adultas. E no próximo verão eles florescerão.

Doenças e pragas

Digitalis tem uma imunidade bastante forte.O aparecimento de um fungo ou infecção bacteriana geralmente está associado a cuidados inadequados ou condições climáticas adversas. Assim, a alta umidade pode provocar a formação de mofo cinza e oídio, cujos principais sinais são manchas acinzentadas e placa nas folhas. No início, é melhor usar fungicidas especiais borrifando as plantas com eles. Se a doença também capturou as raízes, a planta deve ser destruída com urgência antes de infectar o resto.

Das pragas, a dedaleira é mais frequentemente atacada pelo pulgão de jardim. Pequenos parasitas podem ser encontrados no caule, a parte inferior das folhas. Sua atividade vital torna-se a razão pela qual a planta murcha e, eventualmente, morre.

Drogas especializadas ("Fufanon", "Fitoverm", "Iskra") ajudam a destruir os inimigos sugadores de sangue.

No próximo vídeo, você encontrará informações úteis sobre semeadura, plantio e cuidados com a dedaleira.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário