Digitalis: descrição, tipos e variedades, características de cuidado e reprodução

Contente
  1. Descrição
  2. Tipos e variedades
  3. Regras de pouso
  4. Recursos de cuidados
  5. Métodos de reprodução
  6. Uso em paisagismo

A digitalis é a verdadeira decoração de qualquer jardim doméstico. Ela é despretensiosa no cuidado, resistente à geada, bonita. Tudo o que você precisa saber sobre esta planta, você aprenderá com nosso material.

Descrição

Digitalis, ou digitalis (em latim, seu nome é escrito como digitalis), é chamado erva perene pertencente à família da bananeira. Sua aparência é muito eficaz: em um caule reto e sólido, de 30 centímetros a um metro e meio de comprimento, forma-se uma inflorescência racemosa piramidal, composta por muitas flores que lembram o formato de sinos. As folhas verdes escuras formam uma roseta nas raízes. O lado externo das folhas é brilhante, lustroso, enquanto o lado inferior são felpudos, prateados fundidos.

A gama de cores dos digitálicos é extensa graças às muitas variedades criadas. As pétalas podem ser coloridas de branco, amarelo, rosa, lilás, roxo, vermelho e até pêssego. Existem também variedades de duas cores.

Sabe-se que A dedaleira é uma erva medicinal, porém seu suco em grandes quantidades é venenoso... Por isso, nas lendas da Europa Ocidental, você pode encontrar nomes como "os dedos das fadas", "dedos dos mortos", "chapéus dos gnomos", "luvas de bruxas".

A digitalis floresce no verão. Após a polinização das flores, ocorre a formação de testículos em forma de cápsula. As sementes de dedaleira são pequenas, de cor marrom. Eles podem ser colhidos manualmente para posterior semeadura, ou deixados na planta para auto-semeadura com a ajuda do vento.

Tipos e variedades

Vamos considerar com mais detalhes as variedades existentes de digitalis.

Roxa

Uma planta muito bonita e popular... O comprimento do caule chega a 150 cm, as folhas formam uma roseta nas raízes, as maiores delas ficam próximas ao solo e quanto mais "sobem" ao longo do caule, menores se tornam. Eles são em forma de ovo, verde-escuro na parte da frente e prateados no lado sujo.

A inflorescência é racemosa, muito exuberante e consiste em muitas flores em funil. Apesar de essa variedade ser chamada de roxa, a cor de suas pétalas pode ser rosada, branca como a neve, bege e lilás.

Existem manchas escuras dentro. A floração continua durante todo o período de verão.

Muitas variedades de dedaleira roxa foram criadas. Você pode se familiarizar com eles abaixo.

  • A shirley... A altura do caule é de até 150 cm, a cor das pétalas é branca como a neve, creme claro ou rosado. Flores em forma de sino são coletadas em uma inflorescência racemosa.
  • Peloric Mixed. Esta variedade é ainda maior que a anterior - 180 cm. As variedades de cores são as mesmas.
  • Alba. A altura do caule é de 120 a 150 cm, a inflorescência é espichada, as flores são brancas como a neve, há manchas escuras cor de vinho no interior.
  • Dedal de neve. As flores são brancas, o comprimento do caule chega a 120 cm.
  • Escolha de Pam... Uma variedade incrivelmente bela. Por fora, os sinos são brancos, e por dentro, vinho-bordô. Altura da planta - 100-120 cm. Uma subespécie da variedade - Pam's Choice Split Corolla - tem uma corola entalhada e se parece com uma flor de orquídea.
  • Prêmios brilhantes misturados. Altura da planta - cerca de 180 cm, as flores são grandes, coletadas em uma inflorescência racemosa. A cor das pétalas é uma mistura de branco, rosa, limão, bordô e vermelho.
  • "Champanhe Rosa". Como o nome indica, as pétalas são pintadas de uma cor rosa sólida, dentro de cada flor existem pequenas manchas escuras. Altura da planta - até 120 cm.
  • Damasco. Difere na cor incomum de pétalas de pêssego. A altura do caule chega a 100 cm. A subespécie Apricot Delight é um pouco mais alta - 120 cm.
  • "Anão vermelho". Planta em miniatura, cuja altura não ultrapassa os 35 cm, as flores são bastante grandes, em forma de sino, de um vermelho vivo.
  • Excelsior. A altura do caule é de 150 cm e as pétalas são pintadas em tons de lilás, rosa e roxo.
  • Maria Medici. A altura do caule varia de 60 a 150 cm A cor das flores é creme, roxa, rosada.
  • Berry Canary. Grau baixo - cerca de 60-70 cm A cor principal das pétalas é o roxo, também há tons de branco neve, rosa e vermelho.
  • Foxy. A altura do caule é de até 65 cm, as pétalas são pintadas de branco ou rosa com pescoços contrastantes.
  • Carrossel de prímula. A altura da planta é de 75 cm e a cor é muito interessante: amarelo claro intercalado com bordô. Inflorescência racemosa exuberante.
  • Candy Mountain. A altura do caule é de 120-150 cm. A singularidade da variedade é que suas flores são eretas e não caídas. A cor das pétalas varia do rosa claro ao roxo.
  • Raposa Prateada... Não é apenas uma planta com flores decorativas, mas também uma planta folhosa decorativa. Suas folhas são cobertas de penugem e têm uma tonalidade prateada. A cor das pétalas é branco-rosa com um tom perolado. Por dentro, as flores estão cobertas de manchas cor de vinho.
  • "Carrossel". Altura do caule - 120 cm, pétalas de cor creme.
  • "Beleza Apricot". A planta cresce até 140 cm de altura, tem uma delicada cor de pêssego nas pétalas.
  • "Ponto". Altura da planta - 90 cm, as flores são carmesim brilhante com manchas vinho-vinho.

Existem outras variedades de dedaleira roxa; acabamos de listar as mais populares.

Flor grande

Planta perene não muito alta (até 70 cm). Flores alongadas em forma de sino são coletadas em inflorescências unilaterais esparsas. A cor das pétalas é amarelo pálido, há inclusões por dentro. Sua variedade mais curta é conhecida - Carrilhão de anãoatingindo 40 cm de altura. A cor das pétalas é amarela.

Oxidado

O nome incomum é justificado por uma cor ainda mais incomum - marrom claro por fora e um pouco mais escuro por dentro. Além disso, a aparência da flor também é incomum - lembra o focinho de algum animal com a boca aberta e a língua saliente. A cor pode variar ligeiramente dependendo da variedade, por exemplo:

  • Gigantea - as pétalas são mais escuras, lembrando chá preto diluído no leite, e a altura do caule é de 150 cm;
  • Gelber Herold - as flores têm um tom amarelo-esverdeado, a altura desta variedade é de 130 cm.

Woolly

Este tipo de digital atinge uma altura de 30-80 cm, tem folhas ovóides oblongas ligeiramente pontiagudas. Pequenas folhas lanceoladas também estão presentes no caule. A inflorescência é uma grande borla densamente pubescente, as flores são castanho-amareladas com uma "língua" branca e uma corola esférica inchada.

Ciliado

Não é um tipo muito comum. A planta atinge uma altura de cerca de 60 cm, vários caules crescem de um rizoma... Folhetos ciliados digitalis são pontiagudos, suas bordas são serrilhadas. A inflorescência é muito pequena em comparação com outras variedades, as flores são em forma de sino, branco-rosa com amarelo, pequenas. A planta é considerada excelente planta de mel.

Amarelo

Uma variedade de digitalis com lindas flores. O caule da planta é carnudo, ereto, atinge 100 cm de altura e a inflorescência é piramidal, racemosa, colhida em grandes flores amarelas em forma de sino. A variedade mais popular é o “Gelb Janus” com 80-100 cm de altura e a cor das pétalas é amarelo claro.

Híbrido

Os criadores não podiam ignorar uma planta tão atraente, então muitas novas variedades foram cultivadas. Aqui estão os mais populares.

  • Excelsior Hybrids Mixed é um híbrido da dedaleira roxa. Sua altura chega a quase 200 cm, e grandes flores em forma de sino (brancas, rosa ou vermelhas) localizam-se no caule em espiral.
  • Dedaleira de morango (Merton). O "fruto do amor" das variedades de flores grandes e roxas. A cor das flores é rosa cremoso, a altura do caule é de até 80 cm.
  • Glória do Roundway. "A ideia" do digitalis amarelo. As flores deste híbrido se distinguem por uma cor muito interessante - amarelo claro na base do "funil", passando para rosa claro na borda. Existem manchas cor de vinho dentro. Altura do caule - até 120 cm.
  • Iluminação Rosa. Possui flores incrivelmente bonitas - pétalas assimétricas formam uma espécie de "capuz" na parte superior, e uma "língua" se destaca na parte inferior no centro. A coloração é incomum: por dentro - um pêssego delicado, por fora - rosa salmão e a borda da mesma cor. Este híbrido se reproduz exclusivamente de forma vegetativa, não dá sementes. A altura da planta é de cerca de 90 cm.
  • Iluminação Apricot. Outro híbrido interessante. A cor das pétalas é damasco, ao longo das bordas há uma borda laranja-avermelhada, dentro há manchas de cor bordô. A inflorescência é densa, multi-florada, a planta é uma boa planta melífera. A altura do caule é de cerca de 100 cm.

Regras de pouso

Existem duas maneiras de plantar digitalis em terreno aberto: pré-crescimento de mudas ou semear. Vamos considerar as duas opções.

Plantinha

Os animais jovens são plantados no talhão pessoal após o estabelecimento de uma temperatura média diária positiva no final de maio ou início de junho. O solo já está aquecido o suficiente neste momento, e há 5-6 folhas nas mudas.

Preferido para crescer digitalis em áreas iluminadas pelo sol, no entanto, áreas ligeiramente sombreadas servirão. O plantio sob árvores que soltam folhagem no outono não é recomendado, pois a umidade permanece nos círculos do tronco por muito tempo e os digitálicos sofrerão com o alagamento, que é repleto de falta de floração.

Regras de plantio de mudas:

  • selecione um local com solo fértil e permeável à umidade;
  • afrouxe-o com antecedência até a profundidade de uma pá de baioneta, ao mesmo tempo em que adiciona 4 ou 5 quilos de adubo composto para cada metro quadrado;
  • plantar as plantas, observando um intervalo entre elas de 15-20 cm com espaçamento entre linhas de 25-30 cm;
  • plantar transferindo mudas para covas preparadas de recipientes junto com um pedaço de terra;
  • compactar o solo, regar as mudas.

Os digitálicos florescerão apenas no próximo ano após o desembarque.

Sementes

Semear em solo aberto é feito no início da primavera - eles vão servir final de março ou início de abril.

Algoritmo de ações:

  • prepare a cama com antecedência: solte o solo, nivele com um ancinho;
  • formar linhas rasas com uma profundidade de plantio de até 2 cm e uma distância de 25-30 cm entre elas;
  • não engrosse o plantio, mantenha o espaçamento entre as sementes;
  • cobrir o plantio com terra;
  • se estiver frio lá fora, recomenda-se cobrir o leito com lutrasil;
  • após a emergência das mudas, desbaste-as, observando a distância entre as mudas de 8 a 10 cm;
  • as plantas precisam ser transplantadas para um local permanente em intervalos de 20-25 cm ou 40-50, dependendo do que se deseja obter no final: uma única plantação ou uma fileira de flores.

Você também pode transplantar arbustos adultos: o sistema radicular da digitalis é superficial, então os arbustos são facilmente escavados junto com um torrão de terra e rolados em um buraco previamente cavado. Depois de realizar este procedimento, é necessário regar.

Recursos de cuidados

Como cuidar desta planta interessante - leia abaixo.

Rega

A dedaleira deve ser regada regularmente, porém, a drenagem não deve ser esquecida, pois a digitalis não gosta de umidade estagnada. Se chover, pare de regar, e afrouxe levemente o solo próximo à superfície, mas com cuidado - o rizoma da planta está localizado horizontalmente e superficialmente, pode ser facilmente ferido.

Top curativo

Você já pode fertilizar o crescimento jovem de digitálicos no 6º dia após o desembarque em local permanente... A primeira alimentação deve ocorrer com nitrato de amônio. Você precisa diluir assim: use um balde de água com 10 ou 15 gramas da substância dissolvida nele para 1 metro quadrado de área. Para todos os curativos subsequentes, fertilizantes minerais complexos são adequados; eles precisam ser realizados 2 a 3 vezes por temporada. Não negligencie a cobertura morta, soltando o solo e amontoando arbustos adultos.

Preparando-se para o inverno

Devido à localização superficial, o sistema radicular costuma estar desnudo e, no outono, é necessário borrifar o rizoma com terra fresca para que não congele durante o inverno. Além disso, você pode cobri-lo com folhas caídas, galhos. A dedaleira não precisa de mais isolamento - é uma planta resistente ao gelo.

Métodos de reprodução

Existem duas maneiras de multiplicar digitalis.

Sementes

O procedimento para coletar as sementes é muito simples: elas são selecionadas das cápsulas maiores à medida que amadurecem. Antes de plantar no solo, eles podem ser ensopados, mas você não pode fazer isso.

Se você decidir usar sementes para o cultivo de mudas, semeie-as em caixas e cubra com papel alumínio. Não há necessidade de cavar buracos profundos - basta polvilhar um pouco as sementes com terra. Quando os brotos aparecem, eles precisam ser desbastados para que as plantas sejam fortes e grandes.

Por tiros

É assim que as variedades híbridas se reproduzem com mais frequência. Para esses fins são usados processos básicos. Deixe as inflorescências maiores para obter sementes, corte as borlas murchas de outras. Após cerca de 3 semanas, várias rosetas aparecerão na base das fatias. Quando 7 ou 8 folhas crescerem em todas, elas precisarão ser cuidadosamente separadas e plantadas em outro lugar. Durante o verão, os brotos criarão raízes, sobreviverão ao inverno e no ano seguinte começarão a florescer.

Uso em paisagismo

Digitalis é um magnífico representante de flores decorativas da flora, portanto, pode ser usado para decorar qualquer enredo pessoal:

  • altos graus são usados ​​para canteiros de flores lineares, mixborders;
  • os médios são plantados em canteiros de flores;
  • em miniatura, eles criam um enquadramento de fronteira dos caminhos.

Variedades raras particularmente atraentes são plantadas em vasos de flores e colocadas no terraço de uma casa de campo ou em uma casa de campo.

Se você não tem tempo livre para decorar seu jardim, não se preocupe - digitalis se reproduz silenciosamente por auto-semeadura, formando charmosos prados "selvagens" no local.

Digitalis também é recomendado para ser plantado junto com plantas parceiras:

  • madressilva, rosa mosqueta, rododendro;
  • prímula, captação, gerânio, dicentra;
  • peônias, íris, aquilegia, angelica.

Grandes pedúnculos paniculados são usados ​​para arranjos de buquê colocados em vasos de flores altos. Mais adequado para esses fins variedades de rosa, roxo, amarelo e bege.

A digitalis também pode ser usada em vasos de plantas caseiras. Para isso, na primavera, a flor é destilada. Eles começam a prepará-la para esse procedimento no outono e, no inverno, a planta é armazenada em uma sala fria com temperatura de + 12 ° C. Se a digitalis sobreviver até a primavera, então, no meio dela, ela florescerá.

Saiba mais sobre dedaleira no vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário