Mylnyanka
Mylnyanka, nome científico - saponaria, refere-se a anuais, bienais e perenes. O nome saponaria é derivado da presença da saponina nas raízes, por isso a planta era usada na antiguidade como um bom sabonete de limpeza.
Além disso, a soapwort é usada na indústria de alimentos, medicina popular, cosmetologia e paisagismo.
Descrição e habitat
São conhecidas cerca de 15 espécies de soapwort, cujo habitat é a Eurásia. Na Rússia, cerca de 10 espécies crescem, na faixa do meio, apenas uma espécie cresce na natureza: Saponaria officinalis, saboneteira medicinal. Esta planta perene alta (30–100 cm) é encontrada nas margens de rios e lagos, tem um grande sistema radicular localizado horizontalmente de tonalidade marrom-avermelhada.
Usos da cultura:
- fabricação de medicamentos para humanos e animais;
- na vida cotidiana para tirar manchas e como detergente;
- na indústria de alimentos, como um dos ingredientes para a fabricação de doces orientais;
- como um dos componentes na produção de cosméticos naturais a partir de substâncias orgânicas e vegetais.
Não largas (1–4 cm) opostas as folhas lanceoladas de 5 a 12 centímetros de comprimento têm três nervuras longitudinais, a superfície da lâmina foliar é lisa ou ligeiramente pubescente, as folhas superiores são sésseis, as inferiores estão presas a pecíolos encurtados.
Quanto à saboneteira medicinal, contém grande quantidade de vitaminas e compostos orgânicos úteis. Há muito é costume entre as pessoas preparar infusões e decocções a partir dele. Eram tomados como remédio para o tratamento do trato gastrointestinal, doenças pulmonares, como antiinflamatório e expectorante, diaforético, laxante e anti-helmíntico. Como remédio externo para o tratamento de dermatite, líquen e eczema, eles fazem mingau de folhas e raízes.
No entanto, deve-se sempre lembrar que o tratamento com remédios populares, incluindo saboneteiras, requer conhecimentos específicos - a planta é venenosa e a produção independente do remédio pode levar ao envenenamento. Antes de prosseguir com a automedicação, você deve consultar um médico.
Saponaria ocymoides é usada como espécie ornamental. A cobertura do solo não ultrapassa os 10-15 cm, e os seus rebentos elevados, muito ramificados e nodosos são coroados por pequenas a médias, não mais do que 1-5 cm de diâmetro, flores com tonalidades róseo-avermelhadas e de aroma agradável. As inflorescências são multifloras, corimbose-paniculadas, localizadas nos pedicelos encurtados, e as brácteas apresentam formato linear-lanceolado.
O cálice da flor tem formato tubular cilíndrico de cinco dentes, cujo comprimento varia de 1,5 a 1,8 cm. O corolla consiste em cinco pétalas separadas, mais longas que o próprio cálice, dez estames e um pistilo com duas colunas filiformes. A cor principal é o branco com tonalidades rosa, dos tons ricos aos pálidos, mas também existem variedades mais escuras. Os caules podem ser lisos ou bastante ásperos, cobertos com uma pubescência esparsa e áspera.
O fruto da erva-sabão parece uma cápsula oval oblonga com um ninho. Ele abre na parte apical com quatro dentes curvos. No interior, existem numerosas pequenas sementes verrucosas em forma de rim esférico de cor preta. Eles atingem a maturidade em setembro.A cultura pertencente à família do cravo-da-índia é propagada por sementes, estacas (variedades de turco) e divisão no mato. Fórmula da flor - K (5) C (5) A (5 + 5) G (2).
Tipos e variedades
O início dos trabalhos de criação com saboneteira silvestre ocorre no final do século XVII, após o que foi utilizada para decorar zonas ajardinadas como cobertura ornamental do solo. Uma característica da pedra-sabão de jardim é a riqueza de meios-tons, do branco ao rosa escuro, quase vermelho, entre os quais estão os meios-tons púrpura, creme e pulverulento. Todo esse esplendor em miniatura ostenta contra o pano de fundo de folhagem verde brilhante. Entre as variedades de jardim modernas, também existem variedades de terry, que só podem ser propagadas vegetativamente, mas a prole retém totalmente suas qualidades parentais.
- "Basilikolistnaya". Uma planta perene com abundante floração, conhecida como planta selvagem, cujo habitat se encontra no sopé dos Alpes e nas terras altas. Os rebentos rastejantes formam uma almofada baixa (até 15 cm) de espessura. As inflorescências umbeladas com fragrância avermelhada e rosa forte repousam sobre folhagem verde opaca com contornos lanceolados.
- "Inspiração". Cobertura ornamental do solo, cujos rebentos formam uma almofada densa de até 0,3 m de altura. Flores de saboneteira branca ou rosa claro no meio do verão, inflorescências perfumadas estão localizadas acima das folhas de pontas ovais em tons de verde escuro.
- Camilla. A altura da saponária subdimensionada não excede 15 cm, tem uma folhagem esmeralda escura lanceolada ligeiramente pubescente, as inflorescências consistem em flores rosa em miniatura.
- Poeira da Lua. Seu habitat de vida selvagem também está nas montanhas dos Alpes. Trata-se de uma cobertura vegetal perene, decorada durante o período de floração com uma abundante cabeça de inflorescências perfumadas de rosa escuro. A altura da cortina é de 20 cm, a folha apresenta um contorno elíptico e uma cor esmeralda escura.
- Olivana. Uma variedade de jardim criada pelo cruzamento de variedades de gramado e anão. Tem uma forma de almofada plana, folhagem verde escura e inflorescências rosa perfumadas. A altura da cobertura do solo não ultrapassa 5 cm, a largura é de 20 centímetros.
- "Sabonete comum". O habitat selvagem: Europa, Ásia, Sibéria, Cáucaso. A planta é alta (0,9 m), as inflorescências perfumadas são pintadas em uma paleta de branco puro ou rosa, a folhagem é em tons de verde escuro.
- Bressingham. A altura da cobertura do solo não excede 40 centímetros, os arbustos formam almofadas densas de tonalidade cinza-esverdeada, abundantemente cobertas por inflorescências guarda-chuva rosa escuro durante a floração. O aroma agradável contém notas adocicadas. Floração longa - durante todo o verão.
- Rosea Plena. Esta variedade distingue-se pela floração longa e abundante, nesta altura a cortina de 50 centímetros está completamente escondida por uma tampa de perfumadas inflorescências turcas com uma rica paleta de tons branco-rosa, até uma rica cor framboesa.
- "Cobertura do solo com sabão". O berço da planta é a Península Ibérica. Altura do arbusto - 15 cm, folhagem lanceolada de cor verde escura tem um brilho forte, inflorescências - tons rosa claro, um aroma agradável. A floração começa em meados do verão.
- "Gramado Rosa". Arbusto herbáceo com floração abundante de 20 centímetros com longos rebentos semi-rastejantes. As folhas verdes estreitas têm uma forma oval característica, as inflorescências umbeladas são cobertas por flores de tamanho médio rosa-avermelhado.
- "Pumila". O arbusto de 40 centímetros de altura é coberto por folhagem elíptica verde-escura e ricas flores roxo-bordô, coletadas em inflorescências umbeladas. A duração da floração permite decorar o espaço envolvente com inflorescências perfumadas durante todo o verão.
- "Sabonete perene". O arbusto não é tão decorativo como o parente anterior, mas pode desempenhar o papel de solista num jardim de pedra, desde que a sua altura chegue a 1 metro, ou com a sua ajuda pode criar grupos composicionais separados.A folhagem verde escura tem forma oblonga, as inflorescências umbeladas são brancas e rosadas. A variedade floresce a meio do verão, as flores apresentam um aroma agradável característico.
A planta é ideal para a criação de lâminas alpinas, decoração de vazios desocupados, e sua raiz e parte superior podem ser utilizadas no dia a dia.
Aterrissagem
Para saponárias, o habitat natural são solos pedregosos esgotados, o que levou à sua cobertura do solo. Existem, é claro, exceções, por exemplo, a erva-sabão perene, cuja altura chega a 1 metro. Basicamente, essas são variedades de cobertura do solo. Para sabonetes, um fator como a quantidade de luz solar é extremamente importante. Quanto mais intensa a iluminação, mais ricas as sombras, e vice-versa, a luz fraca torna a paleta desbotada e silenciada. A penumbra é possível para o cultivo completo, mas será necessário fazer mais esforço para que a erva-sabão se desenvolva com força total. Esta característica das plantas deve ser levada em consideração no planejamento do paisagismo.
Condições espartanas na natureza excluem solos férteis no local de plantio. O ideal será um solo com alto teor de cálcio, uma pequena quantidade de nitrogênio e uma camada de drenagem obrigatória para que após a rega a umidade não estagnar nas raízes. Normalmente o solo é tratado com cal e com cobertura morta, usando pedra triturada, argila expandida ou cascalho fino para isso.
Esta abordagem permite decorar o espaço livre e dar uma aparência original ao site.
- Para plantar uma pedra-sabão em seu próprio terreno, use um método de cultivo a partir de sementes ou um método de mudas, plantando estacas obtidas de um arbusto-mãe ou estacas enraizadas. As sementes requerem estratificação, por isso devem ser semeadas no final do outono ou início da primavera, mas a taxa de germinação é extremamente baixa, então os jardineiros preferem o método de mudas.
- A semeadura das mudas é realizada em meados de março. em pequenas estufas com ventilação e umidificação diárias, e não confunda rega com umidificação. Deve-se lembrar que a umidade do ar é muito mais importante para mudas tenras do que regar. Basta umedecer a terra e regá-la apenas quando ela estiver claramente secando, mas a pulverização é feita diariamente.
- As mudas cultivadas são transferidas para campo aberto após a temporada de geadas de retorno. A distância ideal entre os arbustos é de 30 cm.
Após o plantio, as plantas delicadas são regadas e protegidas dos raios do sol escaldante. Esse papel é perfeitamente cumprido por caixas de malha de plástico para frutas e vegetais. Na primeira semana e meia a duas semanas de plantio, eles umedecem todas as manhãs fazendo irrigação de superfície diretamente nas caixas. Recomenda-se remover a proteção quando as mudas crescerem.
Cuidado
Após o plantio, é necessário realizar o conjunto principal de medidas para o cultivo de uma flor, que inclui a sacha oportuna, alimentação, poda, irrigação e preparação para o inverno. Além dos procedimentos obrigatórios, é aconselhável adicionar a retirada regular das flores murchas para prolongar o período de floração. Isso permite evitar a auto-semeadura indesejada no canteiro de flores, em áreas destinadas a outras culturas. Durante a preparação para o outono, a flor é cortada até a raiz, algumas variedades de erva-sabão são reduzidas em um terço.
A planta pode ser usada como planta de interior, uma vez que se propaga por meio de estacas e cresce bem em casa.
Rega
A rega moderada é adequada para vermes. O alagamento forte e constante afeta negativamente o desenvolvimento da planta - muito provavelmente, isso levará à decomposição do sistema radicular. A planta morrerá inevitavelmente se isso for permitido. Em média, a saboneteira é regada 2 vezes por semana, mas as condições climáticas fazem ajustes e, durante a seca, a irrigação é feita com mais frequência, enquanto com chuvas prolongadas, elas param completamente. No dia seguinte, a superfície é afrouxada e as ervas daninhas são removidas.
Transferir
O cultivo da saponária perene obriga o jardineiro a realizar procedimentos anti-envelhecimento periodicamente. Até os 8 anos de idade, a saboneteira não pode ser tocada, durante esse tempo ela constrói ativamente a raiz e as partes aéreas. Em seguida, o arbusto é desenterrado e dividido, acomodando os delenki em novos lugares. Se isso não for necessário, o excedente pode ser compartilhado com os vizinhos ou vendido.
O evento é realizado no início de maio, às vezes no meio do mês.
Fertilizante
A nutrição das plantas é muito importante, especialmente se for cultivada como uma planta perene. Conseqüentemente, com o tempo, o solo fica muito esgotado e mesmo uma flor tão despretensiosa precisará de fertilizantes minerais. No início da primavera, a saboneteira precisa de fósforo e, antes do plantio, o solo é enriquecido com cálcio.
Reprodução
- Semear em terreno aberto ou mudas.
- Delenki, quando arbustos uterinos perenes são divididos em várias partes.
- Vegetativamente, isto é, por meio de estacas.
Este procedimento requer experiência ou conhecimento teórico de como fazê-lo corretamente. Para fazer isso, corte um certo número dos brotos mais fortes, corte seus topos e folhas inferiores e plante-os em solo neutro, por exemplo, uma mistura de turfa e areia. Antes disso, é aconselhável manter as mudas em estimulantes formadores de raízes. O mais popular é Kornevin.
Depois que as raízes e as folhas novas aparecem, as plantas podem ser transplantadas para um local permanente.
Preparando-se para o inverno
Para o período de inverno, é aconselhável cobrir a pedra-sabão com agrofibra e cobertura morta. Sem proteção, apenas as espécies medicinais são capazes de hibernar. Para saponárias de folhas de manjericão, temperaturas abaixo de 20 graus já são consideradas críticas e podem levar à morte.
Doenças e pragas
A planta perene se distingue pela forte imunidade e quase não é suscetível a ataques de pragas e doenças de vários tipos. E ainda, a colher de jardim e suas lagartas, que, depois de eclodirem, se alimentam de massa verde, podem ser perigosas para ele. As próprias borboletas comem as sementes enquanto põem ovos para reprodução. Na luta contra esse flagelo, os tratamentos com inseticidas ajudarão.
O alagamento constante pode provocar o aparecimento de doenças fúngicas: podridão das raízes, manchas pretas e pardas. Nesse caso, o líquido Bordeaux ajuda muito.
Uso em paisagismo
Arbustos em miniatura com cores atraentes e agradáveis criam tapetes belíssimos em escorregadores, encostas e canteiros de flores. Eles ficam ótimos ao longo dos caminhos, aos pés de gigantes do mundo das flores como drogas, dálias, bem como margaridas altas, zínias, etc.
O comentário foi enviado com sucesso.