Muscari: descrição, pouso e cuidado

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Variedades
  3. Horário ideal de desembarque
  4. Como plantar?
  5. Como cuidar bem dele?
  6. Métodos de reprodução
  7. Armazenando as lâmpadas
  8. Doenças e pragas
  9. Uso em paisagismo

Uma pequena e bela flor com uma inflorescência semelhante a um cacho de uvas fascina a muitos, mas nem todos sabem que se trata de um muscari. Sua popularidade é enfatizada pelos numerosos nomes que a flor era dada pelo povo: jacinto-rato, cebola-víbora, jacinto-uva ou lilás-terra.

Peculiaridades

A planta pertence a plantas perenes herbáceas bulbosas e se distingue pela diversidade de espécies. Um grande número é cultivado como cultura ornamental, essas variedades se distinguem pelas mais variadas cores. Os bulbos de flores são bastante pequenos, de forma oval, seu comprimento é de cerca de 15–35 mm. As placas foliares basais, de comprimento atingem cerca de 17 cm, numa planta podem ter até 6 peças. Eles se formam na primavera, embora possam aparecer uma segunda vez no outono.

Em altura, o arco de víbora pode atingir no máximo 30 cm. Em um pedúnculo forte, as flores são formadas por periantos em forma de barril, cilíndricos ou tubulares, que são formados por 6 pétalas conectadas. Os estames são fixados ao perianto em 2 fileiras. O diâmetro, assim como o comprimento do botão, é de cerca de 5 mm. Sua coloração pode ter tons diferentes.

A inflorescência é racemosa, com aproximadamente 8 cm de comprimento, e é caracterizada por um odor bastante agradável. Após a floração, forma-se uma caixa de frutos com pequeninas sementes pretas, que preservam a germinação ao longo do ano. O arco de víbora pertence ao efêmero, ou seja, fica em repouso a maior parte do tempo. Os bulbos, cujas escamas externas são claras, têm a capacidade de acumular nutrientes e são consumidos no início do período de floração. Na natureza, o muscari está distribuído em vários territórios: em quase todos os países europeus, no norte do continente africano, nas regiões ocidentais da Ásia e no Mediterrâneo.

Algumas variedades de muscari vivem até mesmo nas terras altas.

Variedades

Existem mais de 40 espécies de jacinto de rato, que também diferem na diversidade varietal significativa. Este número de variedades permite a formação de touceiras coloridas, cuja floração se estende de abril a junho.

Muscari armênio

Difere na floração bastante tardia - em maio, mas dura muito tempo - cerca de 3-4 semanas. A espécie é uma das mais populares. Entre as mais belas variedades estão:

  • "Pico azul" - distingue-se pelo facto de não formar cápsulas com sementes, as flores duplas azuis formam uma inflorescência volumosa com aroma forte;
  • Criação de fantasia - os botões têm uma textura terry, logo no início da formação são pintados de verde, passando a azul brilhante;
  • "Pink Sunrise" - cresce até 15 cm, floresce com belas inflorescências rosa;
  • Safira - possui botões de um azul profundo com orlas brancas que formam inflorescências densas, a variedade tem um período de floração longo característico, sendo também detentora de inúmeros prémios;
  • Pato aes - destaca-se como uma densa inflorescência de botões de sino azuis;
  • "Azureum" - com inflorescências azul-celeste;
  • Super estrela - possui inflorescências alongadas, que consistem em um grande número de botões azul-escuros com borda branca;
  • Artista - na forma não soprada, a inflorescência assemelha-se a um cacho de uvas verdes, depois as flores tornam-se azuis com uma orla branca como a neve, também caracterizada por um cheiro muito agradável;
  • Christristmas Perl - frequentemente usados ​​para forçar, os botões em forma de barril são pintados em tons de azul-violeta, a variedade tem um prêmio internacional;
  • Hortelã-pimenta - com inflorescências-pirâmides, formadas por flores azul-claras de orla branca;
  • Grande sorriso - diferencia-se em inflorescências bastante grandes de um tom azul contido, ao longo das bordas dos botões há uma orla branca;
  • Cantab - a variedade Armeniacum muscari em tamanho miniatura, tem inflorescências azuis brilhantes, é resistente ao inverno;
  • Olhos escuros - com ricos botões azul-centáurea decorados com pontos brancos;
  • Mais saffier - um representante brilhante de muscari Armenicum, uma planta muito termofílica com flores alongadas azul-escuras que têm bordas brancas como a neve.

Muscari uviforme

O principal representante das variedades europeias. As variedades mais comuns:

  • Álbum - tem botões perfumados, que lembram muito as flores do lírio do vale, começa a florescer em abril;
  • Carneum - as flores têm um lindo tom rosa.

Muscari negligenciado

Espécie de Livro Vermelho, que se destaca pelo fato de não possuir variedades varietais. As placas de folha são em forma de cinto, as flores são pintadas em um rico tom de azul, as bordas são em cores mais claras. Os botões têm a forma de flores de lírio do vale.

A altura do arbusto pode chegar a 20 cm.

Muscari de frutos grandes

Pertence a plantas que gostam de calor. Entre as variedades, Aurea Fregrans se destaca., cujos botões não abertos têm uma tonalidade roxa, e então adquirem uma bela cor amarela com uma borda marrom. A altura é de cerca de 30 cm.

Muscari de folha larga

A descrição das placas das folhas é semelhante às das tulipas. As inflorescências são pintadas em dois tons: um topo azul celeste e um fundo roxo escuro. É diferente porque um bulbo forma vários pedúnculos ao mesmo tempo. O arbusto pode crescer até 15 cm.

Muscari Oche / Tubergena

Difere no aroma doce de botões azuis e azuis. A espécie é termofílica e precisa de cobertura morta para o inverno. A planta atinge 25 cm. Variedades famosas incluem:

  • Magia azul - os botões azul-celeste são decorados com uma crista branca como a neve, pertencem a variedades altamente decorativas e têm um aroma agradável;
  • Álbum Magicae - forma flores brancas que se reúnem em inflorescências ovóides, cresce até 20 cm;
  • Oceanus magia - distingue-se por uma cor bicolor: os botões inferiores têm um tom azul, e os superiores são brancos como a neve, flores em abril-maio, muitas vezes cultivadas para destilação.

Muscari com crista

Possui 3-4 placas de folha em forma de correia que formam uma roseta de raiz. Flores roxas brilhantes em forma de sino são coletadas em uma inflorescência racemosa solta com um tufo. O arbusto pode atingir uma altura de 70 cm. A variedade mais popular é a Plumosum. Difere em brotos ramificados, nos quais inflorescências lilases são formadas.

Muscari longiflorum

A floração ocorre no final de abril. As flores são delicadas de cor azul-celeste com brácteas decoradas com dentes brancos.

Muscari é fofo

Dissolve botões em fevereiro - março. Possui placas de folha estreitas, cujas bordas são dobradas para dentro. A altura do arbusto é de apenas 15 cm, a inflorescência é ovóide, formada por botões alongados de tom azul brilhante, os dentes são tortos e pintados de branco.

Muscari ambrosia

A variedade é caracterizada por grandes botões que se formam em um pedúnculo forte e reto. As flores têm formato alongado, estreito na ponta e crescem em pecíolos curtos. A sua cor muda: primeiro ficam de cor púrpura, depois passam a amarelo esverdeado e, no final da floração, ficam cremosos. As placas das folhas são verde-escuras, compridas, com estrias pronunciadas.

A planta não é particularmente alta - apenas 10–25 cm.

Muscari azul

Os representantes da espécie atingem 15–20 cm de altura. As pequenas inflorescências são formadas por botões em forma de sino ou cilíndricos de cor azul. Seu brilho depende da localização na inflorescência: as flores superiores são muito mais claras do que as inferiores. Durante o período de floração (abril - maio), os botões inferiores são os primeiros a florescer. Este muscari tem um aroma muito agradável.

Muscari pálido

Possui pequenos botões de sino que se formam em pedúnculos baixos. Suas cores são azuis claras. Das variedades destaca-se a “Bela Rosa Branca” com belas inflorescências rosa claro.

Muscari inconstante

Pertence à espécie resistente ao inverno. Ele floresce com botões roxos-azulados bastante escuros.

Há também uma flor, muito semelhante à cebola víbora, mas pertencente a uma família diferente, o muscari lyriope. A planta tem um rizoma com protuberâncias em forma de cones, as placas foliares são de estrutura longa e rígida, às vezes pode aparecer uma faixa amarelada sobre elas. As inflorescências são densas, com múltiplos botões em tons de branco ou roxo claro. Floresce no início do outono.

Horário ideal de desembarque

Recomenda-se plantar muscari no outono - é melhor fazer isso até o final de outubro. É possível plantar apenas as plantas que cresceram em um local por mais de 5 anos. Você pode plantar bulbos no início da primavera, mas somente quando o solo aquecer até 3-5 ° C. É necessário cavar o solo com antecedência e adicionar matéria orgânica. As flores são colocadas ao plantar em grupos.

Como plantar?

Antes do plantio, os bulbos são examinados, os podres ou danificados são jogados fora, o restante é mantido em "Karbofos" por cerca de 30 minutos, e posteriormente colocado em solução de permanganato de potássio pelo mesmo tempo.

As operações de pouso são realizadas da seguinte forma:

  • muita água é despejada nos buracos cavados com cerca de 7 cm de profundidade;
  • é colocada uma camada de drenagem (argila expandida, areia ou pequenas pedras);
  • o diâmetro das ranhuras depende da variedade selecionada, aproximadamente igual ao comprimento de 3 lâmpadas;
  • a distância entre as plantas de variedades pequenas é de 4 cm, e entre as grandes - cerca de 10 cm;
  • os bulbos são colocados em fossos, cobertos com uma camada de terra de 2 a 3 cm, umedecida com água morna;
  • não se esqueça das propriedades venenosas dos bulbos muscari, então você precisa trabalhar com luvas.

    Algumas variedades (folha larga, Osh) precisam de uma camada de cobertura morta ao redor do colo da raiz.

    Uma planta perene não requer abrigo adicional para o inverno; na ausência de neve em geadas severas, você pode cobrir os arbustos com ramos de abeto ou serragem.

    Como cuidar bem dele?

    Jacinto de camundongo é completamente pouco exigente para cuidar. Cultivá-lo é adequado até para o produtor mais inexperiente.

    Rega

    Uma planta precisa de boa umidade apenas no início da estação de crescimento e, então, freqüentemente a terra recebe a umidade necessária do derretimento da neve e das chuvas. No resto do tempo, a planta está em um período de dormência e não precisa ser regada. No caso de inverno com pouca neve ou primavera sem chuva, a flor deve ser umedecida regularmente.

    Top curativo

    Na presença de solo pouco fértil, vale alimentá-lo com matéria orgânica. No outono, quando um local está sendo desenterrado, pode-se adicionar húmus ou composto. Com essa escavação regular, a cebola víbora é perfeitamente capaz de crescer normalmente em um lugar por 10 anos. Mas depois desse tempo, ele deve ser transplantado.

    Depois da floração

    No final da floração, os pedúnculos são removidos e a planta é fertilizada com curativos de potássio e fósforo. Esse procedimento ajuda os bulbos a resistir mais facilmente ao inverno. A quantidade e o volume da rega devem ser reduzidos gradualmente, mas quando as folhas ficam amarelas e murcham, deve-se interromper totalmente. Se precisar de sementes, você pode deixar alguns caules de flores. Vale lembrar que os muscari são capazes de se auto-semear.

    Transferir

    Via de regra, os bulbos de plantas com mais de 5 anos são transplantados e esse procedimento é realizado no outono durante a escavação. Bulbos muscari dão muitos filhos, às vezes até 30 peças.Os bulbos-mãe são desenterrados, separados e plantados separadamente. Se um transplante de verão for necessário (no caso em que a flor cresceu demais e interfere no crescimento das safras vizinhas), faça o seguinte:

    • o solo é preparado com antecedência, adiciona-se matéria orgânica;
    • minar cuidadosamente os arbustos de muscari;
    • o recesso é feito de modo a colocar a planta junto com um pedaço de terra;
    • com uma pá, mova o arbusto para dentro do buraco e polvilhe-o com terra em um círculo;
    • hidratar bem.

    Se feito corretamente, o jacinto-rato florescerá na próxima primavera.

    Métodos de reprodução

    Cresce arbustos de muscari pode ser feito de 2 maneiras:

    • lâmpadas;
    • sementes.

      A reprodução dos bolbos começa em julho, para que tenham tempo de criar raízes muito antes do início do frio. Eles fazem assim:

      • após o término da floração, são feitas anotações no solo onde se encontra o arbusto (no verão não será visível);
      • cave cuidadosamente naquele local, separe os bulbos do solo e verifique se há danos ou doenças (eles são imediatamente jogados fora);
      • os bulbos são calibrados em tamanho, os pequenos podem ser plantados em várias peças;
      • recomenda-se plantar muscari em grupos, para que tenham uma aparência mais atraente;
      • sulcos ou covas são feitos na área preparada, areia é colocada no fundo e bem umedecida;
      • espalhe as cebolas, polvilhe por cima com uma pequena quantidade de composto e depois a terra.

      É preciso lembrar que o esplendor dos arbustos e a saturação de suas cores dependem diretamente do valor nutritivo do solo.

      Um grande número de variedades de cebolas víbora tende a se multiplicar por auto-semeadura. Durante o cultivo, este método raramente é usado, pois leva 4 anos para esperar a floração. As sementes maduras e colhidas são semeadas imediatamente em um terreno com solo bem fertilizado. Ao usar o método de propagação de mudas de muscari, as seguintes ações são realizadas:

      • as sementes são mantidas embrulhadas em um guardanapo úmido e depois na geladeira por 3-4 meses antes do plantio (o guardanapo deve ficar umedecido o tempo todo);
      • eles começam a fazer isso por volta de outubro, então em fevereiro as sementes podem ser semeadas em recipientes;
      • são colocados a uma profundidade não superior a 1 cm, o solo no recipiente deve ser bem fertilizado com matéria orgânica;
      • o cuidado consiste em remover ervas daninhas e moderar a umidade;
      • a partir de março, as mudas são gradualmente levadas para o ar livre e, em abril, são plantadas em campo aberto.

      Armazenando as lâmpadas

      A cebola víbora pertence a plantas perenes, em um único local pode ser cultivada por até 10 anos sem consequências para o aspecto. Além disso, a planta é resistente à geada e os bulbos não congelam no inverno. Se for necessário desenterrar as lâmpadas, você deve saber como armazená-las corretamente:

      • os bulbos secam bem por vários dias;
      • colocado em turfa ou areia (úmida) para armazenamento;
      • regularmente inspecionado para evitar deterioração;

      A temperatura ambiente deve ser mantida em 17 ° C e a umidade em torno de 70%.

      Doenças e pragas

      Muscari tem um sistema imunológico bastante forte, mas às vezes ainda pode ficar doente ou danificado por pragas. Dentre as doenças, freqüentemente se manifesta um mosaico - um vírus que carrega pulgões. A doença é caracterizada por um pequeno crescimento da planta, bem como deformação das placas foliares. Lâmpadas infectadas não podem ser curadas - elas estão queimadas. Para prevenir esta doença, é necessário prevenir o aparecimento de pulgões na planta.

      A maioria das pragas não atinge o muscari devido às propriedades tóxicas do bulbo, mas algumas ainda podem causar sérios danos à planta.

      • Pulgão perigoso porque carrega doenças que são incuráveis ​​para os muscari. Uma solução de sabão forte é usada contra ele. Se houver formigas de jardim no local, haverá pulgões, pois são eles que as reproduzem. Nesse caso, o primeiro passo é se livrar das formigas.
      • Ácaro-aranha manifestado pelo aparecimento de uma teia fina nas placas.O inseto se alimenta da seiva da planta, deixando-a enfraquecida. A luta contra ela consiste em processar a flor com preparações inseticidas "Aktofit", "Fitoverm".
      • Lesmas aparecem na planta de umidade excessiva. Retire mecanicamente e, se possível, ajuste a rega.

      Uso em paisagismo

      Muscari parecem mais vantajosos em plantações largas em um canteiro de flores. Eles também combinam muito bem com outras culturas de flores em uma variedade de mixborders e arranjos de flores. Freqüentemente, jacintos de rato são plantados ao redor de troncos de árvores. Muscari parecem extremamente bonitos e gentis ao longo dos caminhos, nas cristas e jardins de pedras.

      Eles podem ser plantados com culturas de cobertura do solo e flores grandes. Muscari vai adornar qualquer plantação e dar-lhe um aspecto mais brilhante e gracioso, mas é uma pena que não por muito tempo.

      Para informações sobre como cultivar muscari, veja o próximo vídeo.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário