Heléboro branco: descrição, plantio e cuidados
A chegada do calor após as geadas de inverno marcará a mais bela época em que a natureza ganha vida, tudo começa a ficar verde e florido. Mais cedo do que outros, em condições naturais e no jardim, o heléboro branco floresce. Esta planta tem um aspecto interessante, uma grande variedade de cores e é adequada para a decoração de qualquer terreno ou jardim. Para cultivar uma cultura por conta própria, você precisa conhecer suas características, o procedimento de plantio, as nuances do cuidado e as opções de criação do heléboro.
Peculiaridades
O heléboro branco é uma planta que se desenvolve igualmente bem tanto em condições naturais como no jardim. Esta cultura pertence à família do botão de ouro e possui mais de 20 variedades. Como o heléboro é uma planta perene, é muito conveniente cultivá-lo no jardim, e a floração precoce torna essa planta uma das preferidas dos jardineiros.
Para conhecer melhor esta flor, você precisa estudar bem sua descrição. O sistema radicular do heléboro branco é forte, mas as raízes são curtas, as folhas estão localizadas perto das raízes e têm uma estrutura dissecada. As flores são formadas em caules, têm formato de taça, podendo ser apresentadas nas cores branca, amarela, rosa, roxa e violeta. Além disso, variedades bicolores desta planta foram cultivadas, e algumas variedades têm uma estrutura de flor dupla.
Hellebore cresce nas montanhas da Europa e da Ásia, um grande número de plantas pode ser visto na Península Balcânica, mas em nossas latitudes essa cultura é bastante difundida. Devido à sua floração precoce, bela aparência, excelente robustez no inverno e resistência à seca, o heléboro é muito procurado, mas, como outros botões-de-ouro, é venenoso.
Com os devidos cuidados e uso, esta erva medicinal traz muitos benefícios, e com o uso excessivo e descontrolado, causa consequências negativas para o ser humano.
Entre as variedades e tipos mais populares são distinguidos:
- heléboro negro;
- Oriental;
- Caucasiano.
Cada um deles tem suas próprias características, preferências climáticas e territoriais, época de floração e paleta de cores. Apesar de algumas diferenças, o procedimento de plantio e saída é semelhante.
Como plantar?
Para que o plantio do heléboro branco seja bem-sucedido, é preciso encontrar um local adequado para ele e escolher o solo certo. Essas plantas não gostam do sol e não florescem bem em áreas abertas., enquanto em áreas sombreadas, crescimento abundante e floração variada de longo prazo podem ser observados. Um papel significativo no processo de crescimento e desenvolvimento é desempenhado pelo solo em que a flor será colocada, uma área argilosa, solta e com boa drenagem pode ser considerada ótima para ela. O solo deve ser neutro em acidez.
O heléboro pertence a uma cultura perene, portanto, deve ser plantado de forma que não seja movido para lugar nenhum nos próximos 5-10 anos., já que a planta não gosta da mudança de local. Para as condições de cultivo mais confortáveis, vale a pena escolher um local para plantar entre árvores e arbustos, onde o solo será bastante úmido e as plantas serão protegidas das altas plantações.
Para plantar uma planta, você precisa escolher o momento e a estação certos; a cultura é melhor aclimatada em um novo lugar no meio da primavera e no início do outono.
Em abril, o clima já é bastante estável e geralmente não acontecem geadas, então todos os espaços verdes estão crescendo com segurança e começando a florir, e em setembro ainda é bastante quente, de modo que apenas o arbusto plantado pode criar raízes e se preparar para o inverno.
Para plantar um heléboro, você precisa cavar um buraco de 35 cm de profundidade, a largura deve ser aproximadamente a mesma. Os arbustos não crescem muito, pelo que podem ser plantados a uma distância de cerca de 40 cm entre si. O heléboro, pronto para o plantio, deve ser colocado no rebaixo preparado, bem espalhar as raízes ao longo da camada de drenagem misturando cascalho e areia. Para dar uma boa sobrevivência à cultura e ajudá-la a crescer mais rápido, o estrume é despejado no fundo da cova, que constitui quase metade do conteúdo do solo com o qual o arbusto está enterrado.
Depois de encher o buraco com esterco e solo argiloso e socar o solo, você precisa regar bem a planta e cuidar dela com cuidado por um mês após o plantio.
Se todas as ações forem feitas corretamente, a cultura vai se enraizar rapidamente e em poucos anos se deliciar com uma floração precoce e belíssima.
Como cuidar bem dele?
Cuidar do heléboro branco não é difícil, mas requer certos conhecimentos. O período mais importante quando uma cultura precisa de cuidados extras é após o plantio. Em um mês, você precisa regar abundantemente o arbusto, monitorar sua condição, remover as ervas daninhas e soltar o solo. É importante limpar o solo das folhas velhas na primavera, caso contrário, o apodrecimento pode começar no verão para fornecer rega conforme necessário e para manter o jardim limpo.
Se você fornecer solo limpo e solto, bem como irrigação oportuna, o heléboro florescerá por muito tempo e lindamente. Para tornar as plantas mais resistentes, você precisa aplicar fertilizante no solo. O mais adequado para o heléboro será farinha de ossos e fertilizantes minerais, que são adicionados ao solo 1 a 2 vezes ao longo do ano. Depois que a planta terminar de florescer, é necessário cobrir o solo ao redor, misturando-o com composto.
As folhas do heléboro aparecem apenas depois que a planta desbotada.
Para estimular o crescimento mais rápido de belas folhas coriáceas, você pode aparar os caules depois que a flor murchar. Os arbustos verdes farão as delícias dos olhos até a geada e, na primavera, precisarão ser cortados para que os novos brotos sejam mais saudáveis e bonitos.
Métodos de reprodução
Em vista da beleza e da floração precoce, muitos jardineiros se esforçam para cultivar heléboro branco em seu local. Para obter rebentos fortes e saudáveis florescendo com uma variedade de flores, você precisa ser capaz de propagar adequadamente esta cultura.
A maneira mais fácil e segura é usar sementes. Para propagar o heléboro dessa forma, você precisa coletar sementes que amadurecem entre meados e o final do verão. Para que a semente cresça rapidamente, você precisa colocá-la em um substrato de húmus.
As sementes são colocadas em solo especialmente preparado, afundando não mais do que 1,5 cm, e lá permanecem até a primavera. A partir dos primeiros dias de março, as sementes começarão a "despertar" e germinar. Assim que 2 ou mais folhas se formem nos brotos, eles devem ser mergulhados e depois plantados em um local permanente ao ar livre. Se tudo for feito corretamente, os brotos criarão raízes e crescerão rapidamente, e o arbusto terá floração somente após 2-3 anos.
Se já houver arbustos de heléboro adultos no local, crescendo a partir de 5 anos, eles podem ser propagados dividindo o arbusto. É melhor dividir o arbusto depois de terminar a floração, enquanto os cortes devem ser tratados com carvão amassado.
Na hora de escolher o momento para este procedimento, vale a pena considerar as variedades vegetais. Recomenda-se plantar o heléboro negro na primavera e o heléboro oriental no outono. Como a planta é considerada venenosa, é melhor trabalhar com luvas, caso contrário o suco liberado na separação das raízes pode entrar em contato com a pele, deixando queimaduras.
Rega
A rega do heléboro branco deve ser realizada conforme necessário. Quando cultivada em climas amenos com chuvas frequentes, não há necessidade de umidade adicional. Se a cultura cresce em uma zona climática muito quente, é necessário avaliar as condições do solo: se for macio e suficientemente úmido, não é necessário regar. O principal é evitar o aparecimento de uma crosta terrestre, que não permite que o ar passe às raízes e alimente a planta.
Dentro de um mês após o plantio em terreno aberto, o arbusto é regado com uma quantidade suficiente de água. Normalmente, um litro de umidade é derramado sob uma planta. Para que o sol não resseque a umidade e as gotículas não estraguem a folhagem, estando sobre ela durante o dia, recomenda-se regar à noite.
A necessidade de regar o heléboro estará ausente para quem vive em um clima onde cai muita neve no inverno, o que satura bem o solo de umidade. É impossível umedecer demais a cultura - isso afeta negativamente seu desenvolvimento e floração.
Fertilizante
O heléboro branco é uma planta muito despretensiosa que quase não precisa de umidade e alimentação adicional. Ele recebe a maior parte das substâncias úteis e necessárias para si mesmo do solo e da água. Se a cultura é cultivada no jardim, faz sentido potenciar a floração e ajudar no desenvolvimento da folhagem, para a qual são adicionados aditivos ao solo. É melhor adicionar farinha de osso e superfosfato duplo ao solo.
Além de fertilizar o sistema radicular, você também pode usar aditivos foliares na forma de oligoelementos, que devem ser usados em dias quentes e secos. Um arbusto bem formado com folhagem exuberante e saudável dará uma flor abundante em um ano que embelezará qualquer área.
Com os devidos cuidados com o heléboro, você pode protegê-lo de doenças e pragas, mas se elas aparecerem, é importante lidar com elas rapidamente.
Doenças e pragas
Essas pragas são consideradas as mais perigosas para a planta.
- Gastrópodes - caracóis e lesmas que absorvem as folhas da planta. Para se livrar deles, você precisa coletar pessoalmente todos os representantes dos arbustos.
- Lagartas do lúpulo, verme fino, pulgõesque prejudicam a folhagem, ameaçando a vida de toda a cultura. Você pode lidar com pragas com inseticidas.
- Camundongos comer a cultura, destruindo-a completamente. Você pode lidar com eles com a ajuda de iscas com veneno.
Entre as doenças que mais afetam o heléboro, destacam-se as seguintes.
- Local do anel - as folhas afetadas são cortadas e queimadas, e a planta é tratada com fungicidas.
- Antracnose - manchas marrom-pretas com um padrão de anel que aparecem na folhagem. Áreas problemáticas são cortadas e os arbustos borrifados com preparações contendo cobre.
- Míldio - há falta de crescimento de folhas novas, e as velhas começam a se deformar e aparecem manchas escuras na parte inferior. As áreas infectadas são cortadas e os arbustos borrifados com oxicloreto de cobre ou Previkur.
Se você cuidar do heléboro corretamente, geralmente não há doenças e pragas nele. Se aparecerem, vale a pena retirar a causa e reconsiderar a forma de cuidar da lavoura.
Para plantio, cuidado, cultivo e reprodução do heléboro, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.