Heléboro negro: descrição, plantio, cuidado e reprodução
Existem muitas plantas ornamentais famosas por sua beleza e graça. Mas você não pode se limitar apenas aos nomes mais famosos e populares. O heléboro preto pode ser uma escolha atraente, mesmo para jardineiros intermediários.
Descrição
É apropriado iniciar uma conversa sobre uma flor como o heléboro negro com uma indicação de sua origem botânica. Esta espécie é uma das plantas dicotiledôneas, faz parte da família Buttercup. Externamente, é uma erva perene com um rizoma pronunciado. As folhas na raiz podem hibernar. Eles são verdes escuros ou verdes acinzentados.
A folhagem do heléboro é caracterizada por um brasão de couro. A pubescência, ao contrário, é incomum. A folha é geralmente dissecada em folhas alongadas na forma de uma lanceta. As flores são frequentemente solitárias, em casos raros, as inflorescências são formadas, incluindo 2 ou 3 flores. Todos eles são coletados em caules fortes e carnudos, atingindo uma altura de 0,2 m.
As brácteas do heléboro negro são do tipo simples e parecem um ovo. Os perianths atingem 0,05 - 0,08 m de diâmetro em tamanho. Eles são divididos em 5 segmentos brancos. Em plantas adultas, o perianto pode ser de cor mais rosa. Ocasionalmente, áreas esverdeadas podem ser vistas na base dos lóbulos. Os frutos compostos de heléboro são formados por 5-8 folíolos crescendo juntos na base. Cada um deles contém várias sementes. Esta planta possui 32 cromossomos. Área natural - Alpes. A cultura tem grande distribuição decorativa na Europa e no continente norte-americano.
A atratividade do heléboro para os produtores de flores se deve em grande parte ao seu desenvolvimento inicial. Assim que a neve começa a derreter, a germinação da planta começa.
Foi essa propriedade que determinou o principal nome russo. Existe também um nome alternativo - "casa de inverno". A altura da cultura chega a 0,3 m. Nas condições da Rússia central, começa a florescer nos últimos dias de março.
Variedades
Uma variedade muito popular agora é o heléboro negro estrela do Advento. É uma planta monocromática com flores de 0,075 - 0,08 m de diâmetro.A floração pode começar em clima ameno já em fevereiro. O tamanho das folhas é de 0,04 - 0,05 M. É possível manter a "Estrela do Advento" apenas em penumbra pronunciada. A cultura precisa de umidade sólida e aumento da fertilidade do solo. Você pode cultivá-lo em:
alcalino;
neutro;
solo ligeiramente ácido.
Outras variedades diferem não tanto nos requisitos de conteúdo, mas na cor das flores. Assim, para "Tyrose" é caracterizado por um tom branco, e para "Sultan" - uma cor roxa. Jardineiros que plantaram "Hans Schmidt" podem contar com flor rosa. Roseus Superbus tem um efeito semelhante. Se você quiser apreciar as flores rosa claro no final do outono, deve optar pelo Praecox.
Plantar e sair
Esses dois pontos ao lidar com o heléboro negro, mesmo com o mínimo de experiência, raramente causam problemas. No entanto, é ainda mais necessário observar estritamente as regras básicas. Apenas as áreas saturadas com húmus são adequadas para o cultivo. E é melhor escolher lugares que estão sob as copas das árvores. Além disso, as árvores devem ser "envelhecidas" para que a terra tenha tempo de absorver as substâncias da folhagem em decomposição.
O heléboro não gosta do sol forte - ele tem um efeito deprimente. Mesmo uma leve sombra parcial será apenas um compromisso. Mas os lugares onde reina o crepúsculo sob a copa das árvores são apenas locais adequados.Apesar de sua resistência à geada, a flor pode ser severamente danificada por rajadas de vento e correntes de ar. A época ideal para o desembarque é a primeira quinzena de setembro.
Se você se atrasar, o heléboro não terá tempo de se enraizar e não mostrará suas valiosas qualidades. Ao avaliar as propriedades do solo, é necessário descobrir sua capacidade de reter umidade. Como outros representantes da família do botão de ouro, o heléboro não tolera a drenagem da terra. Ao mesmo tempo, áreas densas e pesadas contendo pelo menos uma pequena quantidade de argila são categoricamente inadequadas. O solo de grama é a escolha ideal. Terras ácidas, mesmo que a acidez seja baixa, precisam ser melhoradas com aditivos:
Lima;
cinza;
chá para dormir.
Todas essas substâncias devem ser adicionadas regularmente - caso contrário, o efeito não será profundo o suficiente. Em áreas com muita neve, a rega quase não é necessária.
Somente durante a seca é necessário regar abundantemente o heléboro várias vezes durante a estação de crescimento. Durante o desembarque, são formadas covas de 0,25x0,25 m, cuja profundidade deve ser relativamente pequena.
Os intervalos entre os buracos devem ser de pelo menos 0,3 m. O fundo do buraco é coberto com composto. Após o plantio da muda no recesso, as raízes são suavemente esticadas. Em seguida, a muda é cuidadosamente aspergida com terra, que deve ser um pouco prensada. O heléboro é regado imediatamente com um grande volume de água. Será necessária uma rega vigorosa, mas não excessiva, nos próximos 20 dias.
Quase sempre, as falhas no plantio de heléboro estão associadas ao uso de material de plantio de baixa qualidade. Então você precisará se engajar na alimentação sistemática. No início da primavera, são usados superfosfato duplo e farinha de osso. Quando chega o tempo quente e seco, a planta é alimentada com microelementos. Eles devem ser introduzidos pelo método foliar.
Reprodução
Para reprodução, ou arbustos de heléboro adultos são divididos ou sementes são usadas. Pode ser propagado exclusivamente em campo aberto. Não florescerá em casa. As sementes devem ser o mais frescas possível - a germinação é perdida no máximo 6 meses após a colheita. A semeadura é realizada em recipientes pré-preparados, onde solo solto úmido é colocado.
A profundidade de enterramento da semente é de 0,01 - 0,02 m. Assim que os primeiros brotos aparecem, o recipiente é movido para locais escurecidos. A planta pode ser mergulhada imediatamente. Antes de desembarcar em campo aberto, o heléboro é certamente transplantado várias vezes. O transplante é realizado em 2-3 anos, e é melhor esperar até o início do outono. Os arbustos para divisão devem ter no mínimo 3 anos. O assento é feito após a floração. Um intervalo de 0,3 - 0,4 m é deixado de arbusto a arbusto.O perigo do método está associado à toxicidade da planta. É necessário trabalhar com roupas fortes e justas.
Doenças e pragas
O heléboro é ameaçado por:
caramujos;
roedores;
lesmas;
pulgões;
ocasionalmente minhocas.
Os inseticidas ajudam a combatê-los. As folhas de heléboro podem sofrer ataque de fungos. Calor e umidade contribuem para a infecção. A folhagem doente é cortada. Certifique-se de realizar tratamento com inseticidas sistêmicos.
Variedade, cuidado e reprodução do heléboro no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.