Moliniya blue: descrição de variedades e segredos de cultivo

Contente
  1. Descrição
  2. Visão geral das variedades
  3. Regras de pouso
  4. Recursos de cuidados
  5. Métodos de reprodução
  6. Doenças e pragas

Moliniya pertence aos cereais perenes. Forma um arbusto muito exuberante e grande com folhas finas, que lembra a juba de um leão. Esta aparência da planta servirá como uma decoração espetacular para qualquer gramado.

Descrição

Em seu ambiente natural, a mariposa azul (Molinia caerulea) cresce em terrenos baldios. A altura do arbusto pode variar de 40 a 200 cm. Os caules eretos e nus formam um arbusto que se espalha, as folhas têm uma forma ligeiramente curvada para trás. As placas das folhas são alongadas, com bordas fortemente pontiagudas, ásperas ao toque. Eles crescem a partir das raízes e formam um cacho muito denso, nenhum espaço livre é formado em seu meio.

A parte do solo do arbusto é pintada de verde brilhante com uma tonalidade cinza-azulada, algumas variedades têm uma cor variegada. No outono, as folhas ficam amarelas ou marrom-avermelhadas. Flores de Molinia, pedúnculos finos paniculados apresentam-se na forma de espiguetas alongadas, com altura variando de 1 a 2,5 m. Inflorescências prateadas com uma leve tonalidade roxa são formadas em meados do verão. O período de floração dura cerca de dois meses. Em setembro, as sementes amadurecem nos pedúnculos.

O sistema radicular da planta é rasteiro, localizado próximo à superfície da terra. Moliniya não difere no crescimento rápido, no primeiro ano a perene cresce apenas até 40 cm. Tal crescimento gradual permite preservar as características decorativas do arbusto por mais tempo. A variedade azul é uma das espécies mais populares do gênero Molinia.

Visão geral das variedades

A variedade varietal de espinhos azuis é bastante numerosa.

  • Heidebraut tem caules eretos e poucas folhas, razão pela qual o arbusto tem uma forma bastante estreita. Em altura "Heidebraut" atinge 1,5 m. As placas das folhas têm uma cor verde-azulada, tornando-se douradas no outono. As inflorescências dos representantes da variedade são de cor bege acastanhada.
  • Rotschopf também um arbusto vertical bastante estreito. As placas de folha verde são decoradas com bordas cor de vinho.
  • Dauerstrahl tem dimensões amplas, que aumentam visualmente com as hastes ligeiramente dobradas para trás.
  • Moorhexe difere na densidade da bucha, mas ao mesmo tempo tem um diâmetro estreito. O "Murhex" cresce até 90 cm, os rebentos crescem verticalmente, formam-se neles panículas-inflorescências roxas. As placas das folhas são verdes brilhantes e tornam-se amarelo-acastanhadas no outono.
    • "Variegata" tem uma altura de 30-50 cm, os pedúnculos atingem 1,2 m, as folhas são verdes com lindas estrias douradas. As inflorescências são castanho-púrpura.
    • "Edith Dazus" cresce até 1 M. As folhas estreitas têm uma cor verde e inflorescências em forma de espigão de tons violeta-bege.
    • Strahlenquelle difere em uma forma de arbusto bastante largo. Os caules da planta são arqueados, de cor verde brilhante.

    Regras de pouso

    Na natureza, o raio azul cresce em solos úmidos, perto de pântanos e em áreas inundadas. Quando cultivada, a planta não é exigente quanto ao local de plantio, ela pode crescer tanto em uma área bem iluminada quanto na sombra parcial. Molinia prefere regiões de clima temperado, embora a planta goste mais de climas frios, é de cultivo quente, ou seja, seu crescimento ocorre justamente em climas quentes. Herbáceo perene é pouco exigente para o solo, mas solos úmidos ou mesmo pegajosos, ligeiramente ácidos são preferíveis para ele.O ideal é escolher um local com sombreamento, pois no sol forte a folhagem perde sua cor viva, e com um solo bem solto.

    Na presença de solo argiloso, vale a pena adicionar turfa, chernozem, húmus e areia em partes iguais. Vale a pena plantar um zíper em campo aberto no mês de maio para que a terra fique bem aquecida e evite geadas.

    A distância entre as mudas deve ser mantida dependendo do tipo de planta: para arbustos estreitos, 30 cm é suficiente, mas para os largos - cerca de 50 cm. O buraco é feito com cerca de 30 cm de profundidade, adiciona-se um pouco de composto e adubo mineral ao fundo. Se o zíper for plantado como cobertura do solo, o plantio pode ser mais espesso.

    Recursos de cuidados

    É extremamente fácil cuidar do azul-relâmpago, é totalmente não caprichoso e adaptado a quaisquer condições de detenção. Na natureza, a planta cresce em solos úmidos, de modo que tanto os arbustos jovens quanto os maduros no início da estação de crescimento precisam de irrigação regular, o solo deve estar constantemente úmido. Para plantas adultas na segunda metade da estação de crescimento, uma umidade por semana é suficiente, no tempo quente, vale a pena aumentar o número de regas. Se houver solo fértil no local, os arbustos não podem ser alimentados adicionalmente.

    Ao cuidar de um zíper, vale a pena reservar tempo para arrancar ervas daninhas regularmente, pois as ervas daninhas retiram do solo os elementos necessários para a planta e, além disso, prejudicam sua aparência. Folhas finas se recuperam rapidamente do vento ou da chuva, não precisam de liga.

    No outono, o arbusto seca, então é necessária a poda da parte do solo, embora possa ser feita na primavera. A perene é resistente à geada, mas em regiões com invernos frios, vale a pena aplicar uma camada de cobertura morta de agulhas ou folhas, e também borrifar os arbustos com neve.

    Métodos de reprodução

    Você pode gerar relâmpagos azuis por sementes e vegetativamente.

    Crescendo a partir de sementes

    O material da semente é semeado primeiro para as mudas em abril, esse procedimento é realizado principalmente nas regiões mais frias. Recomenda-se fazer isso em pequenos recipientes, para que no futuro a planta possa ser plantada no solo por transbordo (junto com um torrão de barro). É melhor levar a terra leve, levemente ácida, antes de plantar seja regada, as sementes são colocadas e levemente polvilhadas com terra. As sementes brotam muito rápido e bem, mesmo sem cobertura adicional. No final de maio, os brotos já podem ser plantados no local de crescimento. Em áreas com clima quente, as sementes são plantadas em maio ou no outono diretamente no solo.

    Ao dividir o arbusto

    Os arbustos maduros se dividem bem e toleram facilmente o transplante. O procedimento de divisão é recomendado para ser realizado no primeiro mês de verão. A planta é bem umedecida e cuidadosamente desenterrada, dividida em partes e imediatamente plantada no solo. O arbusto adquire sua forma magnífica apenas com 3-4 anos de vida. Você também pode destacar os brotos sem retirar a planta do solo, o que também permite desbastar um arbusto denso. O transplante subsequente não será necessário logo, ele é realizado quando for absolutamente necessário: com um forte crescimento de um arbusto ou uma mudança no local de crescimento. Vale a pena fazer um transplante na primavera.

    Doenças e pragas

    Molinia azul é altamente resistente a doenças e danos causados ​​por insetos. Tratamentos preventivos com fungicidas e inseticidas se tornarão uma proteção confiável da planta, pois protegerão as plantas perenes de muitos problemas. Em áreas com mudanças climáticas frequentes e chuvas regulares, vale a pena tratar os arbustos com preparações fungicidas para prevenir doenças fúngicas. Basta realizar essas medidas uma vez por mês.

    Nos períodos de calor, a planta pode ser afetada por um ácaro-aranha, o combate consiste em borrifar a planta com inseticidas, eles também tratam a planta na primavera e no outono para prevenção. Freqüentemente, arbustos não tratados danificam as larvas do besouro, bem como as conchas e os besouros de casca de árvore.

    Medidas preventivas para o tratamento de caules e partes de raízes com preparações contendo imidacloprida ajudarão a proteger o raio. Eles começam a usá-los a partir de abril a cada 1,5 a 2 meses.

    Uma visão geral do azul-relâmpago no vídeo abaixo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário