Moliniya: variedades, plantio e cuidado
Moliniya pertence a cereais perenes que são plantados para fins decorativos. Atrai os veranistas não só pela aparência, mas também pela despretensão no processo de cultivo. Os caules graciosos da planta parecem especialmente impressionantes à luz da tarde, bem como pela manhã em gotas de orvalho ou prateados com geadas. Em nosso material, falaremos mais sobre as características desse lindo cereal e as regras de plantio.
Descrição
O molin se distingue por uma densa moita de folhas, que começa imediatamente a partir da raiz. O topo é representado por caules oblongos, vazios no interior e com orelhas nas extremidades. Uma planta pode ser comparada a uma fonte quando balança ao vento. Este cereal floresce em julho, mas não se pode dizer que durante este período a aparência da planta muda visivelmente. As inflorescências Molini são pequenas, finas, não têm uma cor brilhante.
Em seu habitat natural, a planta é encontrada em locais desérticos selvagens em todo o hemisfério norte. O gênero inclui 3 espécies, bem como híbridos. Suas raízes rastejantes se escondem superficialmente, quase na superfície da terra. Arbustos exuberantes crescem 0,4-2,5 metros.
As folhas de cirro de um molde começam na base, têm uma forma pontiaguda. Sua cor é geralmente verde, mas também existem variedades com bordas coloridas.
O pedúnculo tem forma de panícula, atinge uma altura de 1 a 2,5 metros. Em setembro, as sementes aparecem em seu lugar. A taxa de crescimento do raio é pequena, por isso não precisa de processamento decorativo frequente.
Tipos e variedades
Dos 3 tipos de relâmpago, apenas 2 crescerão na faixa do meio - azul e junco. A primeira variedade é a mais popular. Normalmente, no primeiro ano, seu arbusto atinge 40 cm de comprimento, e depois chega a um metro e meio. O comprimento de suas folhas graciosas pode chegar a meio metro, enquanto sua largura não ultrapassa um centímetro. Nas pontas das folhas, existem pelos finos e prateados.
Considere os vários tipos de raios que são populares na região de Moscou e outras regiões do nosso país.
Karl Forster
A grama de junco com flores afiadas Karl Foerster é um belo híbrido. Ele pode se deliciar com sua aparência magnífica por um ano inteiro. Suas folhas alongadas para cima e ligeiramente curvadas são espetacularmente prateadas. Ama tanto o sol como a sombra, pode crescer fortemente e atingir a marca dos dois metros. Durante a floração, a cor da folhagem torna-se mais suave, outras vezes a cor muda do verde profundo para o castanho e palha.
Molinia arundinacea
A altura da variedade varia de 70 a 110 cm, e no final do verão e início do outono, as espigas tornam o seu crescimento enorme - até 2,5 metros. As inflorescências de panícula marrom não agradam com cores brilhantes, mas parecem muito elegantes. A planta fica totalmente madura após várias temporadas.
Moliniya blue "Edith Dudzus"
No início, as hastes de Edith Dudszus crescem retas, mas depois de um tempo, ela começa a espalhar as hastes em diferentes direções. A colina cresce até meio metro e os pedúnculos estendem-se até 180 cm de altura. Em setembro, tornam-se alaranjados e, em condições climáticas favoráveis, podem manter a forma durante todo o inverno.
Molinia variegado
Uma variedade baixa, que mesmo com o aspecto de espigas não ultrapassa os 40 cm. É despretensiosa e fica bem no local, combina bem com outras plantas, criando um fundo discreto para as mesmas.
Heidebraut
Os arbustos da variedade são estreitos, as folhas são esparsas e os caules estão sempre voltados para cima.
Rotschopf
Como a variedade anterior, difere em arbustos estreitos e caules retos, mas suas folhas são decoradas com uma bela borda cor de vinho.
Dauerstrahl
Possui arbustos mais exuberantes que crescem em largura e espalham os caules em diferentes direções.
Variegata
A pequena altura de até meio metro confere à variedade do cinza claro "Variegata" um efeito decorativo especial. Além disso, apresenta uma folhagem muito elegante - verde com nervuras amarelas. Esta chamada cor variegada tornou esta variedade muito popular.
Strahlenquelle
As hastes pendem do largo arbusto Strahlenquelle na forma de arcos peculiares. Este formato "choroso" dos brotos faz com que seja uma excelente decoração para o local.
Skyraser
É um representante muito alto do gênero relâmpago, podendo atingir 2,4 metros de altura. Ao mesmo tempo, as hastes frágeis da variedade "Skyracer" se destacam entre si e se quebram facilmente.
Windspiel
Ele também tem um tamanho grande - até 2,1 metros. Não é tão frágil e vibra muito bem quando o vento sopra.
A fonte
As orelhas dessa variedade pendem com eficácia em todas as direções. A altura da graciosa "Fonte" chega a 2 metros.
Staefa
Staefa é uma variedade colunar compacta com altura não superior a um metro e meio.
Transparente
Um arbusto muito grande e largo desta variedade sobe 2 metros. Existe uma distância entre as folhas e as orelhas.
Sutilezas de pouso
O molin é amado pelos jardineiros por sua despretensão. Ela cresce até 4 temporadas, após as quais não requer absolutamente nenhum esforço de crescimento. Uma exceção é a rega, pois gosta de solo úmido, e até encharcado. Este cereal é bom tanto à luz como à sombra. Molinia pertence às plantas que crescem ativamente no verão.
Claro, se o sol iluminar o local de seu crescimento durante todo o dia, então ela pode começar a secar... Em seu habitat natural, a mariposa cresce em pântanos e pântanos. Por isso, ao plantar no seu canteiro, é melhor escolher um local úmido.
Prefere terras leves e ligeiramente ácidas. Idealmente, o solo deve ser fértil, mas mesmo que não seja muito rico, a planta provavelmente criará raízes bem.
Como cuidar bem dele?
Vamos falar sobre as características do crescimento de relâmpagos em um jardim ou uma casa de verão.
Rega
Na primeira vez, o zíper precisa ser regado generosamente. Na segunda metade do crescimento ativo, não precisa mais dessas medidas.
Fertilizante
Essa grama não precisa ser fertilizada, pois as substâncias que o solo fornece são suficientes para ela. Apesar de sua forma alongada e fragilidade, o zíper pode se recuperar facilmente após ser quebrado pelo vento ou pela chuva.
Wintering
Na maioria das variedades, no final da temporada, toda a copa seca e é cortada. Também pode ser feito na primavera, especificamente em maio. É aconselhável cobrir o arbusto remanescente com as folhas caídas. Moliniya vive de 5 a 7 anos. Para que não comece a crescer sozinha no local, as sementes devem estar no outono.
Métodos de reprodução
Os híbridos obtidos pelos criadores só podem ser reproduzidos dividindo o arbusto. As plantas pertencentes a variedades também podem ser propagadas por sementes.
Em regiões de clima frio, as sementes são plantadas para mudas. Isso geralmente é feito no meio da primavera. Para isso, é preferível usar vasos separados, o que permitirá no futuro transplantar os arbustos para o campo aberto junto com um pedaço de terra.
Se você plantar sementes diretamente no solo, precisará fazer isso antes do inverno. O solo é pré-regado e a semente é espalhada na superfície. Nesse caso, eles não precisam ser cobertos com papel alumínio. No final da primavera, os brotos podem ser transferidos para seu habitat permanente.
É fácil dividir os arbustos de zíper para o plantio. Depois de cortar o arbusto, plante as partes resultantes no solo. Você pode até separar partes da planta sem desenterrá-la. O rejuvenescimento é bom para as plantas, e a mariposa não é exceção. Ao dividir, você obterá novos arbustos e diluirá os antigos.
O tamanho ideal do buraco é cerca de 30 x 30 cm. Você pode colocar composto e uma colher de fertilizante no fundo. Se decidir transplantar o arbusto com o tempo, é melhor fazê-lo na primavera.
Doenças e pragas
Como as mariposas são altamente resistentes, raramente ficam doentes ou sofrem de pragas. Somente formigas ou lesmas podem prejudicar sua saúde. Eles não são avessos a lucrar com plantas jovens, ou seja, suas raízes frágeis. Para ajudar os residentes de verão, produtos químicos como "Tamanduá" e "Slizneed" são produzidos.
Como o raio adora solo úmido, ele pode sofrer de podridão, cuja formação é facilitada pelo plantio excessivo. Se seus arbustos têm sofrido com esse flagelo, então as plantas doentes precisam ser removidas e as saudáveis devem ser transplantadas para outro lugar não tão úmido.
Uso em paisagismo
Os cereais são populares no paisagismo hoje. Apesar de toda a sua simplicidade, essas plantas são muito graciosas e podem se tornar um excelente cenário para outros moradores do jardim. O raio em si também pode se tornar uma decoração digna do local, já que tem cores interessantes e se desenvolve lindamente com o vento, lembrando uma fonte viva. E isso se aplica a variedades altas e baixas.
O famoso paisagista Wolfgang Oeme, conhecido por suas composições de um grande número de ervas, elogia muito o raio. Ele considera a aterrissagem de um raio em um fundo escuro especialmente eficaz.
Você pode plantá-la até em primeiro plano, apesar de seu crescimento, pois através dela outras plantas serão claramente visíveis - ela se tornará uma espécie de véu através do qual planos mais distantes são visíveis. A planta parece especialmente impressionante quando iluminada pelo sol poente, bem como pela manhã na geada ou nas gotas de orvalho.
Esta planta, é claro, não se torna o principal acento brilhante das paisagens, mas seu charme modesto pode ser habilmente interpretado em várias composições. Quando o raio azul, especialmente querido pelos jardineiros, lança espiguetas roxas, seu efeito decorativo aumenta. As variedades variegadas são ainda mais agradáveis à vista com sua variegação.
Lembre-se de que as plantas, como o relâmpago, precisam de espaço para realçar sua beleza. Plantados em uma fronteira mista, os arbustos ficarão bem em uma composição com plantas de baixo crescimento. Eles também ficam bem em jardins de rosas.
Um ótimo lugar para relâmpagos é um lago de casa de campo de verão. Aqui ela se sentirá em casa, mais precisamente, como em seu habitat natural. E o próprio lago, emoldurado por caules fluidos, ficará ainda mais bonito. Plante zíperes no jardim de pedras, ao longo das laterais dos caminhos do jardim. Rudbeckia, ásteres, tenacidade, helênio, pervinca se tornarão bons vizinhos nos canteiros de flores para ela.
O moliniya há muito ganhou popularidade na Europa e hoje, junto com outros cereais, é cada vez mais cultivado nas cabanas de verão de nosso país. A modesta beleza e graça de seus caules dão margem à imaginação para os amantes do paisagismo. O gênero de relâmpago inclui variedades compactas e gigantes, entre as quais você certamente pode escolher uma planta para você.
Uma visão geral do raio no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.