Flores perenes encaracoladas para o jardim

Contente
  1. Características das plantas trepadeiras
  2. Tipos populares
  3. O que escolher?
  4. Opções para um belo design de jardim

É difícil passar indiferentemente por um arco coberto de flores rosas de cima a baixo, ou por uma parede esmeralda, na qual lanternas roxas e escarlates - flores de trepadeira - "queimam". Imagine uma casa aconchegante, enterrada em moitas de clematis e uvas juvenis. Imagens exclusivas são criadas por trepadeiras perenes, que serão discutidas neste artigo.

Características das plantas trepadeiras

Plantar plantas trepadeiras perenes no local executa várias funções.

  1. Decoração. As plantas trepadeiras decoram bem as cercas, arcos, gazebos e paredes de edifícios.
  2. Disfarce. A tecelagem de plantas ajudará a esconder poços de compostagem, edifícios antigos e feios, barris de água de olhos curiosos.
  3. Proteção. As plantas enroladas nas paredes do edifício o protegerão da poeira e melhorarão o isolamento acústico.

Ao escolher as perenes de tecelagem para o seu site, é necessário levar em consideração que elas estão divididas em grupos: rastejantes (usadas para paisagismo de superfícies horizontais), trepadeiras (possuem ventosas especiais no caule, com as quais são fixadas em superfícies verticais) ) e apego (devem ter suportes) ...

Considere a estrutura de suporte antes de plantar. Sua força depende do tipo de flor. Para plantas com caule fino, cordões finos e redes de plástico podem ser puxadas; com um grosso - estruturas de metal ou madeira mais duráveis. Para algumas plantas, além do suporte, são necessários prendedores de roupa especiais para auxiliar na fixação dos brotos no suporte.

Tudo isso precisa ser pensado com antecedência, muito antes da aquisição de flores perenes e crespas, já que não gostam de transplantar e vão crescer no local escolhido por muitos anos.

Tipos populares

Vamos considerar em detalhes os tipos de plantas mais populares, usado para jardinagem vertical.

Rosas

Entre todas as plantas trepadeiras perenes com flores decorativas, as rosas trepadeiras ocupam um lugar dominante. Esta é uma planta totalmente despretensiosa que até um florista inexperiente pode cultivar em sua casa de campo. Uma rosa trançada se sente bem não apenas em áreas ensolaradas, mas também no lado norte dos edifícios.

De vez em quando, é aconselhável alimentar a rosa com fertilizante complexo ou infusão de verbasco, água em abundância. Antes do congelamento, os brotos muito longos são ligeiramente encurtados, enrolados em spunbond e dobrados ao solo.

Existem muitos tipos de rosas trepadeiras, diferindo em forma, cor e período de floração. Há rosas que florescem por apenas um mês, e algumas se deliciam com o florescimento desde o início do verão até a geada.

Para tecer rosas, é imprescindível instalar treliças ou arcos, amarrando os cílios a eles na posição horizontal - isso estimula a formação de mais botões.

Clematis

A clematis liana (clematis) de floração incomum, assim como as rosas, é especialmente popular entre os produtores de flores. A grande variedade de espécies e variedades de clematis inclui espécimes de flores pequenas, mas com flores abundantes, e plantas com flores grandes, às vezes do tamanho de um grande pires. Durante a floração da clematite, nem as folhas nem os rebentos da planta são visíveis por trás da exuberante massa de flores.

Clematis decora lindamente gazebos, cercas, arcos de decoração perfeita. A clematis adere-se perfeitamente com pecíolos e lâminas foliares aos suportes que lhe são fornecidos, que devem ter menos de 3 cm de diâmetro. Uma folha de clematis muito grossa para uma treliça não será capaz de agarrar.Ao pegar várias clematis pelo tamanho e cor da flor, bem como pelo momento da floração, você pode criar uma parede que floresce continuamente em seu jardim.

Glicínia

Wisteria é uma trepadeira rasteira com tronco lignificado da família das leguminosas, que veio até nós da Ásia. Apesar de ser bastante sensível à diminuição da temperatura, sulista, existem algumas variedades que suportam quarenta graus de geada. Os cílios das glicínias são muito pesados ​​e atingindo 15 cm de diâmetro, chegam a atingir 20 metros de comprimento. Portanto, suportes altos maciços devem ser feitos para esta videira.

É melhor plantar esta planta perto de fortes paredes de pedra ou em torno de pérgulas. Se a glicínia crescer ao longo da parede, pode danificar partes da estrutura do edifício. As glicínias plantadas perto de um gazebo ou pérgula criarão uma sombra espessa, e inflorescências perfumadas magníficas - escovas de até 40 cm de comprimento em tons de branco, roxo, lilás e azul que lembram flores de acácia ficarão penduradas de cima. Você pode admirar o florescimento das glicínias do início de abril ao início do outono.

Campsis

A Campsis é uma videira lenhosa de crescimento rápido. Suas raízes crescem tanto que os brotos podem surgir a uma distância de vários metros da planta-mãe. Kampsis floresce durante todo o verão com grandes flores tubulares e agrupadas em tons de amarelo, laranja e vermelho. As flores são muito perfumadas e atraem muitos insetos para o jardim. Este cipó floresce profusamente apenas em áreas ensolaradas abertas e bem iluminadas.

Como o campsis cresce muito rapidamente, ele deve ser podado ao longo da temporada. Para o inverno, ele precisa de abrigo. As raízes aéreas dos Kampsis são tão fortes que penetram facilmente na alvenaria, destruindo assim a parede. Portanto, é melhor usar esta videira para decorar cercas, gazebos, arcos.

Madressilva

Madressilva madressilva refere-se a outra opção para jardinagem vertical. É um arbusto trepador, cujos rebentos podem atingir os 8 metros de comprimento. A lâmina da folha é verde na parte superior e azulada na parte inferior. Flores de tons brancos, amarelos e vermelhos são coletadas em inflorescências nas extremidades dos brotos. Após a floração, frutos suculentos decorativos são formados. A madressilva se sente bem na sombra parcial e até na sombra, mas floresce mais abundantemente em áreas ensolaradas.

A madressilva é bastante despretensiosa, resistente ao gelo, mas não gosta de transplantar, por isso é aconselhável plantá-la imediatamente em local definitivo, tendo pensado previamente a composição com a madressilva. Não forma raízes aéreas que destroem paredes, pelo que se pode decorar com madressilva quaisquer estruturas verticais: construir paredes, vedações, gazebos, varandas, vãos de janelas, terraços.

Uvas virgens

A uva Maiden é uma videira usada com mais frequência no paisagismo urbano de edifícios. Esta planta perene de crescimento rápido e poderosa atinge um comprimento de 20 metros. Ao mesmo tempo, o crescimento anual pode ser de 3 metros. Esta liana tem ventosas e gavinhas, com a ajuda das quais "sobe" até em paredes verticais lisas. Existem variedades de uvas solteiras com folhas de cores variadas, bem como espécies que mudam a cor da folhagem no outono para amarelo-limão ou vermelho carmesim.

As uvas virgens são uma planta completamente despretensiosa: ela pode crescer em qualquer solo, sob quaisquer condições climáticas, sem cobertura. Esta videira multifuncional irá decorar todas as áreas verticais, árvores velhas, criar um bom isolamento acústico, proteger do pó e da chuva. Com a ajuda de uvas solteiras, você pode criar lindos túneis verdes, decorar pérgulas, gazebos, varandas.

As ervas daninhas não crescem sob as uvas da menina e as plantas ornamentais se desenvolvem bem. Portanto, no contexto desta liana, plantas com flores decorativas, como rosas, hortênsias, flox podem ser plantadas.

Hera

Jardim ivy (hedera) é uma escalada perene liana. Algumas pessoas erroneamente chamam de loach (trepadeira). Na verdade, a ivy pertence à família Araliev.

A hera é valiosa por sua folhagem decorativa verde e cinza com veios brancos. Existem formas variadas de hera. Dependendo do tipo, as sebes são curtas (os rebentos têm apenas 1 metro de comprimento) e altas (os cipós têm até 30 metros).

A planta não é exigente com o solo, mas não tolera secura constante. A hera é uma planta termofílica, deve ser coberta para o inverno e muitas variedades não toleram geadas, por isso precisam ser mantidas no quarto até a primavera.

A hera é amplamente usada na jardinagem vertical, plantada perto das paredes de edifícios, troncos de árvores, arcos, pérgulas e gazebos.

Saltar

O lúpulo é uma liana poderosa e de rápido crescimento, com até 10 m de comprimento, na qual a parte aérea morre durante a primeira geada. Um poderoso rizoma rastejante hiberna bem e não precisa de abrigo. O lúpulo é uma planta despretensiosa que pode crescer em qualquer solo, sob quaisquer condições, com manutenção mínima. Ao plantar lúpulo no seu sítio, é preciso lembrar que no futuro será muito difícil se livrar dele, pois a raiz penetra no solo em grande profundidade. O lúpulo é decorativo não apenas na folhagem verde-claro, mas também nos cones resultantes, primeiro verde-claro, depois marrom.

O lúpulo não precisa de liga, envolve o suporte com seu caule áspero. Roupas de mangas compridas e luvas devem ser usadas ao manusear esta planta para evitar arranhões dos brotos de lúpulo.

Na jardinagem vertical, o lúpulo é usado para esconder lugares feios no jardim de olhares indiscretos, para decorar cercas e gazebos.

O que escolher?

Ao escolher uma trepadeira perene para o seu jardim, é preciso levar em consideração as condições de detenção, a capacidade de dar suporte, as condições climáticas da região.

Para os habitantes da Sibéria, escaladas perenes são adequadas, que toleram bem invernos rigorosos.

  • Uvas virgensque cresce sob quaisquer condições sem requerer cuidados especiais.
  • Actinidia kolomiktacrescendo em florestas de taiga. É um cipó que chega a atingir 15 metros de comprimento. É decorativo devido às suas folhas que mudam de cor ao longo da estação. No início da primavera são bronzeadas, depois a cor muda para verde, antes da floração as folhas ficam meio brancas e depois da floração ficam rosadas ou avermelhadas. Actinidia fará uma excelente tela dividindo o terreno do jardim nas zonas desejadas.
  • Semente lunar dauriana - arbusto encaracolado. Durante a temporada, os rebentos atingem 4 m de altura, no inverno morrem quase até à base. Rhizome invernos bem. Após a floração, formam-se pequenos frutos pretos. A planta inteira é venenosa. Em paisagismo, é usado para jardinagem vertical de paredes de edifícios, sebes.
  • Kirkazon (aristolochia) - planta perene trepadeira. A decoratividade da aristolochia reside no arranjo incomum das folhas - elas se sobrepõem como ladrilhos, formando padrões bizarros, e flores exóticas incomuns na forma de um tubo curvo em expansão, exalando um odor desagradável e polinizadas por moscas, mosquitos e besouros. Na Sibéria, a parte aérea do kirkazon morre no inverno, mas cresce rapidamente na primavera, trançando arcos, sebes e gazebos. Aristolochia, como o nome sugere, é considerada uma planta medicinal milagrosa.
  • Asa tripla de Regel - liana decídua baixa de crescimento lento. Sua altura chega a pouco mais de 2 metros. A planta se ramifica fortemente, requer uma liga para sustentar. É melhor cobrir as mudas jovens da geada, as plantas adultas são bastante resistentes à geada. Você pode decorar uma cerca, uma varanda, um mirante com uma asa de três asas.

Opções para um belo design de jardim

Uma horta é impensável sem escalar perenes.

No portão, você pode plantar rosas trepadeiras, clematis.

A cerca será trançada por kampsis, madressilva.

As paredes dos anexos são perfeitamente decoradas com hera e lúpulo.

O prédio residencial abrigará as uvas solteiras do clima.

A jardinagem vertical é parte integrante do projeto paisagístico.

Os tipos de plantas trepadeiras são apresentados a seguir.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário