Plantas perenes que gostam de sombra para o jardim

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visão geral da espécie
  3. Como escolher?
  4. Dicas de cuidados
  5. Exemplos em paisagismo

Em qualquer jardim, sempre há áreas onde os raios do sol raramente penetram, e isso não pode deixar de incomodar os cultivadores de flores, porque a maioria das culturas ornamentais prefere áreas bem iluminadas. Mas não fique chateado - mesmo o jardim mais sombrio pode sempre ser decorado com lindas plantas perenes que gostam de sombra. Claro, não têm floração longa, mas têm uma aparência espetacular.

Peculiaridades

Na hora de escolher as plantas para decorar o seu jardim, um dos fatores-chave é a presença ou ausência de luz solar ao longo do dia. A maioria dos cultivadores de flores pensa que, se o local for sombreado, não haverá cultivo de flores nele, pois certamente murcharão. No entanto, esta afirmação está incorreta porque existem muitas plantas, incluindo aquelas para as quais a sombra é favorável para manter um crescimento de qualidade e um desenvolvimento saudável.

Essas plantas podem ser anuais e perenes, entre elas há gramíneas, arbustos e flores, são altas e baixas - a escolha de safras que adoram sombra para cultivo em jardins é bastante grande.

Usualmente quanto mais árvores frutíferas altas e anexos houver no jardim e quanto mais alta a cerca, mais sombreado será o quintal. As plantas tolerantes à sombra toleram o sombreamento periódico e constante e esta é sua principal diferença em relação às culturas que gostam de luz.

A baixa iluminação tem um efeito significativo em sua aparência: como regra, as plantas que amam a sombra têm folhas com dois lados, enquanto as que amam a luz têm folhas equiláteras; as placas das folhas na maioria dos casos são lisas e grandes e, em safras que gostam de luz, a folhagem costuma ser dobrada e texturizada. Seu sistema radicular é superficial, mas o rizoma em si é mais espesso.

Visão geral da espécie

Existem muitas plantas perenes adequadas para cultivo em jardins sombreados. Eles são convencionalmente divididos em arbustos, bem como flores e ervas. As primeiras podem ter alturas muito diferentes, na maioria das vezes são plantadas em forma de sebe, mas numa única plantação podem ter um aspecto muito impressionante. As flores e ervas crescem até 15-45 cm e podem ser usadas como plantio de fundo e para criar detalhes decorativos de uma composição de jardim.

Arbustos

Astilba

É um arbusto perene com cerca de 400 variedades. A floração começa em julho e dura 3-4 semanas. As flores são coletadas em inflorescências paniculadas, seus tons podem ser muito diferentes, mas na maioria das vezes os jardineiros escolhem variedades com pétalas brancas, roxas, vermelhas e rosa.

Esta cultura tolera bem a sombra, mas uma seca curta e solo pobre são perigosos para eles, portanto, Astilba precisa de rega regular (1-2 vezes ao dia, dependendo do clima) e cobertura.

Volzhanka

Um belo arbusto extenso com um grande número de inflorescências de tom branco. A floração ocorre em junho-julho. A altura do arbusto é de 1,5-2 m. Volzhanka pode crescer em áreas ensolaradas e à sombra, mas à luz se desenvolve pior e não dá uma floração exuberante.

A cultura é despretensiosa, em um só lugar pode crescer até 20 anos, sem necessidade de transplante e alimentação.

Geichera

A principal vantagem desta planta ornamental é sua ampla paleta de cores. Suas folhas podem ser pintadas em uma ampla variedade de tons - cinza, creme, vermelho, assim como roxo, marrom e branco.

Jardineiros apreciam muito a Heuchera por sua despretensão - o arbusto parece espetacular do início da primavera ao final do outono, e um bônus agradável é sua despretensão, resistência a doenças e ataques de pragas de jardim.

Hortênsia

Os jardineiros adoram hortênsias perenes tolerantes à sombra por sua bela e longa floração, que começa no final da primavera, dura todo o verão e termina no final do outono. A trama pessoal em que essa cultura cresce invariavelmente atrai a atenção das bolas florescendo ao redor., bem como a gama de tonalidades das inflorescências (podem ser brancas, bege, rosa, vermelhas e até azuis). A tonalidade da hortênsia de folhas largas não depende apenas de suas características varietais - ela pode mudar dependendo da presença de alumínio no solo e do nível de acidez do substrato.

As hortênsias de jardim atingem uma altura de 1-3 m, as lianas crescem até 30 m. Dependendo da variedade, a planta pode ser caducifólia ou perene.

Bordo japonês

Esta planta é um tipo de árvore caducifólia que costuma ser cultivada e usada em paisagismo. A pátria do arbusto é a Terra do Sol Nascente, também pode ser encontrada na Coreia do Sul. Hoje em dia, os criadores criaram muitas variedades desta cultura, cuja altura não ultrapassa os 2 m. O bordo japonês é muito apreciado por sua baixa taxa de crescimento e aparência decorativa. Suas folhas, desde meados da primavera até o outono mais profundo, permanecem com um verde rico e, no outono, adquirem tons de vermelho escuro e marrom-arroxeado.

É melhor plantar a planta em plena sombra, já que aparecem queimaduras em suas folhas com muita luz.

Flores

Astilba

Uma planta com flores perenes em que a parte do solo morre no inverno. Astilba sente-se bem à sombra e prefere solos húmidos. Existem mais de 40 variedades desta planta com uma altura de 10 cm. As inflorescências paniculadas têm uma variedade de cores, as variedades rosa, vermelha, roxa e branca parecem mais impressionantes.

Em épocas de seca, as plantas devem ser regadas de manhã e à noite - solo pobre, sol escaldante e seca prolongada podem destruir esta safra muito rapidamente.

Coleus

É uma das plantas perenes mais populares: cresce rapidamente, é muito bonita e praticamente não é afetada por pragas de jardim. Coleus se adapta facilmente a qualquer tipo de solo, mas prefere sombra e sombra parcial leve, requer rega abundante.

Coleus não é cultivado por causa de sua floração, mas pela beleza das folhas, que podem ter uma grande variedade de tonalidades: amarelo, limão, marrom, rosa, assim como todos os seus subtons. Algumas variedades são até multicoloridas, por exemplo, no centro a lâmina da folha é vermelho-púrpura e nas bordas é amarela. É digno de nota que quando aparecem pequenas folhas azuladas no colo, elas são simplesmente cortadas, pois estragam toda a impressão da planta.

Coleus não é capaz de tolerar geadas, a temperatura ideal para eles é considerada um nível de pelo menos 10 graus. É por isso que na maioria das vezes a planta é plantada em vasos e, com o início das baixas temperaturas, é levada para a sala. Na primavera, quando a ameaça de geadas recorrentes passa, eles são devolvidos ao jardim.

Não me esqueça

A solução mais simples, mas ao mesmo tempo eficaz para decorar o seu terreno será plantar miosótis. Essas flores tolerantes à sombra praticamente não requerem manutenção, você só precisa manter o solo úmido. O Forget-me-not bloom começa em maio e termina no final de junho. O diâmetro das flores não ultrapassa 1 cm, as pétalas são azuis e o meio é amarelo, semelhante ao sol. Esta combinação de cores confere à planta verdadeira ternura e encanto natural.

Miosótis são frequentemente plantados sob árvores frutíferas e ao redor de arbustos, onde criam um tapete espetacular que pode adicionar sabor a qualquer projeto paisagístico.

Quase todas as variedades de miosótis crescem à sombra, a única exceção é a Alpine, que requer áreas ensolaradas para crescer.

Existe uma lenda interessante que explica o nome da flor. Diz-se que certa vez uma jovem com seu amante caminhou ao longo das margens do rio Danúbio e viu uma linda flor azul em suas ondas. O jovem o tirou, mas não conseguiu. Morrendo, ele disse as palavras: "Não se esqueça de mim."

A propósito, foi o não-te-esqueças que há muito é um símbolo da Maçonaria alemã.

Violetas

Outra planta perene que não requer cuidados especiais é a violeta. Os jardineiros apreciam a beleza das pétalas roxas que contrastam com as folhas verdes profundas. Tudo o que um jardineiro precisa para manter a aparência decorativa de uma violeta é regar regularmente, bem como a aplicação periódica de fertilizantes orgânicos no solo.

Violetas tricolores, com chifres e perfumadas são cultivadas no jardim.

Hosta

Embora a hosta seja uma planta com flores, é apreciada pelos jardineiros por suas folhas grandes e carnudas, que podem ter uma grande variedade de tons de verde, amarelo, branco e azul. Hosta é uma cultura de baixo crescimento, sua altura não excede 20-30 cm, então muitas vezes parece que as folhas parecem crescer imediatamente do solo.

Uma planta perene é despretensiosa, cuidar dela é muito simples - você precisa fornecer uma quantidade suficiente de água. Se a terra onde o hosta cresce seca, a planta murcha e morre rapidamente. Apesar de o hosta preferir áreas sombreadas, ainda é aconselhável plantá-lo em um local onde os raios de sol incidam pela manhã.

Íris

Por falar em plantas perenes persistentes, não se pode deixar de mencionar as íris. Esta planta tem várias centenas de variedades que crescem tanto no ambiente natural quanto em híbridos geneticamente criados. As íris são populares devido à sua floração brilhante, o que não é surpreendente, porque o próprio nome "Iris" em latim significa "arco-íris"... As flores da íris podem ser laranja, vermelho, azul e muitos outros tons.

As íris não requerem cuidados especiais, mas você deve conhecer algumas regras para cuidar delas. Portanto, é desejável plantá-los com bulbos, e isso deve ser feito no início da primavera ou no final do outono. Eles precisam de rega regular. Uma atenção especial deve ser dada ao solo - ele deve ter boas propriedades de drenagem e um nível médio de fertilidade.

Apesar de esta planta ser resistente à sombra, é melhor cultivá-la em uma área onde o sol ainda brilha pela manhã. Em regiões com temperaturas extremas de inverno no final do outono, cubra as íris com cobertura morta ou agrofibra para proteger os bulbos do congelamento.

Como escolher?

Ao determinar os parâmetros básicos dos que requerem luz, geralmente são guiados pelas seguintes definições:

  • sombra - neste caso, a luz solar atinge o local 2-3 horas por dia;
  • sombra liquefeita - são zonas sob copas de árvores frondosas, em tais condições a grande maioria das flores de jardim cresce e se desenvolve com sucesso;
  • penumbra - raios de luz iluminam essas áreas por 3-4 horas por dia, geralmente de manhã ou à noite;
  • sombra profunda - terrenos perto de cercas, bem como casas e edifícios, a luz não chega aqui, o que é adequado para o cultivo de um número muito pequeno de plantas.

    Dependendo desta classificação, distinguem-se as plantas destinadas a canteiros de flores, que crescem à sombra de árvores ou perto de vedações altas. Preste atenção ao lado do mundo também. Por exemplo, se você planeja plantar plantas do lado norte, onde não há luz solar direta e ao mesmo tempo há alta umidade, a melhor solução seria plantar hospedeiros, gerânios ou samambaias.

    Para áreas sombreadas do jardim, as especificidades da própria cultura também devem ser levadas em consideração. Portanto, alfeneiro e louro não são recomendados para serem plantados em jardins, uma vez que nenhuma outra flor simplesmente crescerá ao lado deles. Isso se deve ao fato de secretarem substâncias especiais que impedem o crescimento de todos os seres vivos próximos.

    Dicas de cuidados

    A maioria das espécies tolerantes à sombra são naturalmente resistentes a ataques de doenças e pragas. Eles podem resistir a flutuações de temperatura, mas gostam de umidade e requerem boa umidade. Eles precisam ser regados principalmente no final da primavera, quando chega o tempo quente. Essas plantas precisam ser regadas várias vezes ao dia, sem esperar que murchem. Ao fazer isso, lembre-se de que a água não deve formar poças na superfície da terra. As áreas com lençol freático alto, assim como as baixadas e áreas mal drenadas não são adequadas para o plantio.

    As plantas perenes que amam a sombra requerem alimentação e fertilização regulares: é melhor usar compostos orgânicos ou preparações minerais complexas projetadas para culturas específicas. É muito importante fornecer fluxo de ar às raízes. Para fazer isso, o solo deve ser constantemente afrouxado e as ervas daninhas removidas. Nesse caso, todas as plantas em um jardim sombreado serão capazes de absorver melhor a água e receber nutrição adequada.

    Exemplos em paisagismo

    As plantas que amam a sombra geralmente são coletadas em uma ampla variedade de canteiros de flores. As plantações multinível, bem como os canteiros de flores do tipo ilha, são muito populares. Ao cultivar arbustos e flores à sombra, deve-se aderir ao esquema: não mais do que 10 arbustos de cobertura do solo, 5 plantas de tamanho médio, 7 de baixo crescimento e 3 plantas altas podem crescer em um metro quadrado - apenas neste caso a composição terá uma aparência harmoniosa e os próprios arbustos se sentirão bem.

    Perenes encaracolados parecem muito impressionantes no país.

    Os arbustos ornamentais não são de forma alguma inferiores a eles em beleza.

    As plantas que amam a sombra são muito populares entre os jardineiros. - eles animam as partes escuras e sombrias do jardim, enquanto encantam seus proprietários com cores vivas por muitos anos, embora quase não necessitem de manutenção.

    Uma visão geral das plantas perenes que gostam de sombra para o jardim no vídeo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário