Flores de jardim perenes despretensiosas e de longa floração
Existem algumas plantas perenes de floração prolongada e despretensiosas, que em sua beleza e aroma não são inferiores às variedades mimadas de flores de jardim, mas não requerem cuidados meticulosos. Eles estão surpreendentemente em harmonia com outras cores em composições para todas as estações, eles formam um bom projeto paisagístico e ficam ótimos em uma única versão. Algumas variedades começam a florescer assim que a neve derrete, enquanto outras exibem até o final do outono, até que a neve as cubra. Vamos falar sobre as flores perenes de jardim de florescência longa mais populares e despretensiosas entre os residentes de verão.
Peculiaridades
Perenes são plantas que não precisam ser plantadas anualmente. Seus tubérculos, bulbos e rizomas subterrâneos podem hibernar no solo e brotar com brotos frescos na primavera. Muitos deles se reproduzem por partes subterrâneas da planta-mãe, e alguns por auto-semeadura (usando sementes). As plantas perenes despretensiosas são altamente avaliadas pelos jardineiros por seus benefícios inegáveis:
- reproduzir facilmente, mesmo sem intervenção humana;
- têm um longo período de floração;
- despretensioso no cuidado;
- resistente à geada;
- não requer reforma e transplante até 10 anos;
- com a ajuda deles, você pode criar um canteiro de flores perene que não exija o replantio constante de plantas;
- tem uma grande seleção, há uma infinidade sem precedentes de variedades perenes.
As desvantagens das plantas perenes incluem doenças de suas partes subterrâneas, que são mais comuns do que nas plantas anuais. Além disso, a criação de um canteiro de flores exigirá certos investimentos e vários anos de espera. As flores perenes são boas porque não precisam ser plantadas e replantadas todos os anos, elas podem cuidar de si mesmas. O principal é colocá-los inicialmente de forma correta para que você não precise fazer o transplante.
As plantas perenes são muito diversas, algumas adoram luz, outras sombra, cada uma tem preferências diferentes de solo e umidade. Tudo isso deve ser considerado antes de plantar uma planta. As perenes são baixas, altas e de tipo misto, algumas crescem em arbustos largos, outras em inflorescências únicas.
Ao criar um canteiro de flores, as plantas são plantadas de forma que não interfiram umas nas outras. Por exemplo, flores altas criarão sombra, o que significa que flores que gostam de sombra podem ser plantadas nas proximidades. As plantas perenes florescem em épocas diferentes e florescem por muito tempo. Ao criar um canteiro de flores, estes termos devem ser levados em consideração para que não fique vazio por muito tempo.
Visão geral da espécie
Perenes nos deliciam do início da primavera ao final do outono, surpreendendo com uma variedade de formas e uma rica paleta. Você pode classificá-los de diferentes maneiras, em nossa revisão nós os dividimos por tamanho.
Alta
Isso inclui íris, peônias, delfínios. Elas sempre ocupam um lugar central no canteiro de flores, possibilitando colocar plantas menores em seu campo de visão. Os arcos são emoldurados com flores altas, sebes são criadas a partir delas, edifícios e cercas feias estão escondidos atrás deles. Terraços, gazebos e pérgulas são decorados com plantas altas.
Astilba
Uma flor alta da família Stonefragment, existem até 20 variedades. Cresce selvagem na América do Norte e no Leste Asiático. Astilba não tem medo de geadas, adora umidade, pode ser plantada em áreas alagadas, fica bem na sombra. Floresce profusamente, com maravilhosos pincéis brilhantes. É uma planta de verão, o seu tamanho e a época de floração dependem da variedade. Suculentas inflorescências astilbe agrada em diferentes períodos do verão, as primeiras espécies florescem no início de junho, as últimas - no final de agosto. Astilba possui variedades anãs que formam arbustos com cerca de 30 cm, e também existem as altas, que chegam a 1,5 metro de altura. A maneira mais fácil de propagá-lo é dividindo o arbusto, mas uma opção de semente também é possível. A planta tem medo da seca e precisa de regas frequentes.
Ao plantar na sombra, não se aproxime muito do sistema radicular de árvores grandes, pois elas competirão pela umidade. De resto, astilba combina-se facilmente com flores que adoram humidade e complementa perfeitamente os canteiros de flores do jardim.
Delphinium
Forma inflorescências piramidais densas, dirigidas para cima, até 60 cm de tamanho, variada a gama de cores, prevalecendo os tons de azul. Dependendo da espécie, o delfínio floresce em diferentes períodos do verão, deliciando-se com canteiros variados por cerca de um mês. É necessário cortar as pirâmides murchas, então depois de 30-40 dias pode repetir a floração. Se fizeres correctamente um canteiro de diferentes variedades, não deixará de florir do início de Junho a Setembro, surpreendendo com a variedade de cores. As variedades anãs têm apenas 30 cm de tamanho e as espécies altas podem criar sebes com cerca de 2 metros de altura. Quanto mais fértil for o solo, maior será o delfínio. Ele se reproduz dividindo o arbusto e as sementes. Deve ser plantada em local ensolarado com sombra fraca.
Rosa
Pertence aos Malvovs, cresce em estado selvagem no Norte da África, atinge um tamanho de 2 metros. Ela esconde bem velhas cercas de jardim, cria sebes. As flores da rosa-tronco são duplas ou semidobradas, a tonalidade é bem diferente. A partir do início de junho, a planta começa a liberar inflorescências fofas presas ao pedúnculo, bem no grosso caule. A floração ocorre gradativamente, de baixo para cima, algumas flores morrem, outras aparecem, tudo continua por muito tempo. O estoque-rosa começa a florescer no segundo ano de vida, mas no verão quente pode agradar com botões no primeiro ano. Preparando-se para o inverno, a planta é cortada, deixando caules de no máximo 40 cm.
Íris
Hoje, cerca de 800 espécies desse gênero são conhecidas. As variedades anãs crescem até 30 cm, mas a maioria das íris é muito mais alta, algumas atingem 1,5 metros de altura. A planta floresce de maio a julho, tudo depende das condições climáticas em que cresce, quanto mais quente o clima, mais cedo floresce. As íris podem crescer em qualquer solo e também no inverno. Por 7 anos, eles não podem ser transplantados.
Peônias
Exuberante, surpreendentemente bela, perene despretensiosa, cujo crescimento costuma chegar a 2 metros. As peônias são pouco exigentes para o solo, toleram bem a geada. Eles podem ficar em um lugar sem transplante por até 20 anos. As flores grandes esféricas têm uma variedade de cores. Dependendo da variedade, as plantas podem ser anãs, médias ou altas. Eles crescem em arbustos, criando belos matagais de vegetação e inflorescências de tons delicados. Algumas espécies apresentam um aroma agradável perceptível, mas há variedades inodoras. As peônias são usadas com mais frequência para o monoclumbus.
Tamanho médio
Isso inclui a maioria dos tipos de plantas de jardim. Em canteiros de flores, eles ocupam a segunda camada, crescem pequenos arbustos ou flores separadas com cerca de 30-40 cm de altura. Estas são plantas ideais para chalés de verão, parques paisagísticos e propriedades privadas.
Tulipas
As plantas bulbosas mais conhecidas e comuns da família Liliaceae. Eles chegam a 150 espécies selvagens, que se tornaram os progenitores de muitos milhares de variedades de tulipas de jardim. Praticamente qualquer solo é adequado para eles, eles toleram bem os invernos. As tulipas florescem na primavera, abrindo botões em hastes eretas que podem ter de 10 a 90 cm de altura, dependendo da variedade. Os criadores nos deliciam com a grande variedade dessas maravilhosas flores, suas pétalas são duplas, simples com uma superfície lisa ou com bordas onduladas. A gama de cores é infinita - branco, preto, multicolor, com riscas, salpicos e um padrão invulgar. As flores abrem totalmente durante o dia e fecham à noite. O crescimento da massa ativa da planta ocorre a partir do início de abril, e após 3 semanas os botões aparecem. Em clima estável e frio, as tulipas florescem por 15-20 dias. Em jardins, muitas vezes são plantados como grupos coloridos em um gramado verde.
Dicentro
Representa a família Dymyankov, tem cerca de 20 espécies. O herbáceo perene despretensioso cresce naturalmente na China, no Extremo Oriente e na América do Norte. É um arbusto com altura de 30 a 60 cm. O dicentro tem um rizoma profundo e ramificado, em um só lugar pode crescer até 8 anos. Seus longos caules são cobertos por flores rosas ou brancas, em forma de coração. A planta floresce em maio e agrada com sua bela aparência por um mês inteiro. Vai bem com plantas de primavera de tamanho médio - narcisos, tulipas, jacintos.
Gerânio (pelargônio)
A flor é tão bonita que as pessoas preferem cultivá-la em casa, mas no verão também fica bem ao ar livre. As inflorescências são dotadas de uma variedade de cores, podem ser simples e terry, algumas variedades parecem cachos compactos de rosas. O gerânio enraíza-se bem nas regiões do sul do país; noutros territórios, no inverno, é melhor transferi-lo para dentro de casa.
Dia-lírio
Na natureza, a flor pode ser encontrada na Europa e na Ásia, cresce em altura de 30 cm a um metro, folhas longas em forma de leque podem atingir um comprimento de 120 cm. As flores são grandes em forma de lírios, com um grande número de tons. Eles formam belos arbustos que os designers adoram usar no arranjo de jardins. Em um lugar, uma planta pode crescer até 15 anos.
Subdimensionado
Incluem plantas cuja altura não excede 30 cm, são eretas e rastejantes. A maioria das flores da primavera são de tamanho pequeno. No verão, a vegetação tende a aumentar, mas ainda existem muitas espécies compactas. Eles são bons para decorar slides alpinos, canteiros de flores de carpete, bordas de canteiros de flores, meios-fios são feitos de flores baixas. Freqüentemente, plantas de baixo crescimento são usadas como pano de fundo, preenchendo os espaços vazios entre as flores de tamanho médio.
Gypsophila
Formam um arbusto baixo, mas largo e arejado, com muitas flores pequenas de cor lilás, branca, lavanda, atrás das quais as folhas são quase invisíveis. Gypsophila é freqüentemente usada para formar buquês de noiva cheios de graça, ar e luz. A planta forma mais de 100 variedades. Ele adora o sol, solo solto, mas se sente bem em solo com depósitos de calcário. Gypsophila é usada como um complemento para espécies de flores grandes.
Muscari
A perene pertence à família Asparagus, possui mais de 60 espécies. Cresce nas bordas das florestas, nas encostas das montanhas da Europa e na Ásia Menor. A altura das plantas é de 10-25 cm, dependendo da espécie. As inflorescências parecem pirâmides em hastes densas, cada flor separadamente se parece com um minúsculo sino. Muscari são mais freqüentemente encontrados em azul, branco e azul claro, sua flor de primavera dura de 3 a 4 semanas.
Açafrão (açafrão)
Uma pequena planta de 8-15 cm de altura, a primeira a emergir sob a cobertura de neve. De março a maio, você pode ver lindas flores brilhantes de açafrão em uma floresta, parque ou jardim. A planta tem mais de 80 espécies, com base nas quais cerca de 300 variedades foram cultivadas. O açafrão adora clareiras ensolaradas ou sombra parcial. No projeto paisagístico, eles são usados para decorar colinas rochosas e canteiros de grama. Os bulbos são transplantados durante o período de congelamento da parte do solo, de agosto a setembro.
Pervinca
Uma perene rastejante despretensiosa da família Kutrov. Na natureza, ela cresce na Europa e no sudeste da Ásia. Caules longos e rastejantes podem criar raízes onde quer que o nó e o solo entrem em contato.As folhas têm um tom rico de verde escuro, as flores são mais freqüentemente encontradas em azul, azul ou roxo. A floração em massa ocorre na primavera. No futuro, até o inverno, o solo estará coberto por uma cobertura verde de planta rasteira, com rara manifestação de floração residual.
Pushkinia
Bulbo perene de longa floração da família Asparagus, encontrado naturalmente nas montanhas do Cáucaso e do Irã. As flores são coletadas em inflorescências racemosas de 7 a 17 peças cada. Floresce de abril a maio (dependendo do clima) e continua florindo por 15-20 dias. Esta pequena flor tem um aroma agradável incrivelmente delicado. Colinas alpinas e rochedos são plantadas com Pushkinia, usada como meio-fio ao longo dos caminhos. Muitas vezes são plantadas com outras flores da primavera.
Dicas de cuidados
Para não complicar o cuidado com as perenes, você precisa estudar na fase de plantio qual solo uma determinada planta prefere, seus requisitos de iluminação, umidade, proximidade com outras flores e encontre o lugar certo para cada espécie em seu jardim.
- Os amantes da sombra incluem: samambaia, pervinca, violeta perfumada, lírio do vale, anêmona, lírios, hortênsias, fúcsia, rododendros.
- Prefira a luz solar: íris, tulipas, narcisos, açafrões, prímulas, peônias, sinos, lírios, dálias, crisântemos, gladíolos, floxes, clematis.
- Eles amam a umidade: alecrim selvagem, loosestrife, muitos tipos de gerânios, íris, astilba, prímula.
- Eles não suportam a abundância de água: anaphalis, gypsophila, mexilhão pérola, alfazema, heliporto, centáurea, amaranto.
Ao plantar um canteiro de flores com perenes, as flores são selecionadas não apenas levando em consideração seu tamanho e cor, mas também com suas preferências climáticas e todas as opções acima.
Esse jardim de flores pode agradar até 10 anos sem um transplante e cuidados especiais. É apenas necessário remover os espécimes desbotados e secos a tempo e regar as variedades que amam a umidade.
As perenes mais despretensiosas serão aquelas espécies adaptadas à área, o que significa que podem ser encontradas não só no jardim, mas também no prado selvagem vizinho.
Exemplos em paisagismo
Deve ser entendido que uma planta perene plantada pode crescer em um local por até 10-12 anos, e é melhor que este local seja pensado inicialmente. Oferecemos a você para ver exemplos de jardins hipnotizantes formados de acordo com todas as regras do paisagismo com a participação de plantas perenes.
- As peônias altas estão em perfeita harmonia com os arbustos baixos, organizando um aconchegante canto de jardim.
- Arbustos delgados de íris azul coexistem com gerânios rosa.
- Uma variedade de ásteres permite que você faça incríveis canteiros de flores com eles.
- O jardim de flores da primavera é incrivelmente bonito, a combinação de narcisos com amores-perfeitos é marcada por uma profusão de cores.
- Tulipas e narcisos são materiais maravilhosos para decorar uma área de parque.
- Um belíssimo canteiro de flores com jacintos.
- A Delphinium participa da criação de um jardim de flores em várias camadas.
- Um belo canteiro de flores de três níveis, de formato irregular. Para a camada inferior, pervinca e amores-perfeitos foram escolhidos, para a camada intermediária - tulipas, para a camada superior - uma árvore de vidoeiro.
Os jardineiros sempre usam plantas perenes de longa floração despretensiosas para decorar o local. De ano para ano, tudo floresce e agrada, mas para isso não é preciso fazer nenhum esforço, o tempo livre pode ser aproveitado para descansar num jardim florido.
Para plantas perenes despretensiosas que florescem durante todo o verão, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.