Miscanthus chinês: descrição e variedades, plantio e cuidados
Miscanthus, também conhecido como leque, é justamente considerado um cereal majestoso. Caules fortes com panículas luxuosas, emoldurados por folhagem igualmente bela, chamam a atenção. Devido ao seu efeito decorativo, tornou-se muito popular e apreciado por muitos jardineiros.
Peculiaridades
Miscanthus chinês - perene decorativo da família dos cereais. Descrição botânica básica: Um arbusto herbáceo com caules eretos, em cujo topo existem panículas fofas em forma de leque. As raízes são poderosas, aprofundam-se até 5–6 me crescem rapidamente. A altura total da planta varia de 80 cm a 2 m, alguns exemplares podem crescer acima de 3 m. As folhas são longas, lineares, duras e ásperas ao toque, com 1–1,5 cm de largura.
Com o início da estação de crescimento, os brotos e as folhas crescem rapidamente, de modo que no verão a planta assume a aparência de um arbusto verde brilhante coberto de vegetação.
Com a chegada do outono, a tonalidade da folhagem muda, em algumas variedades torna-se rosa-amarelado, em outras é laranja forte e em algumas é marrom-bordô. Qualquer cor de outono parece muito impressionante sem reduzir o efeito decorativo da planta.
Em julho, surgem inflorescências paniculadas com comprimento de 10 a 30 cm, longas espiguetas de tons pastéis. Dependendo da variedade, sua cor pode ser do branco ao vermelho brilhante. Ventiladores exuberantes e suaves duram até meados do outono e são atraentes.
Variedades
Uma grande variedade de variedades é conhecida. Muitos deles se enraízam muito bem na região de Moscou e nas latitudes médias da Rússia.
- Adagio. Uma variedade baixa e elegante. Altura dos caules: 1,2–1,4 m. Folhas finas, 70–80 cm de comprimento, verde prateado. Floresce em agosto-setembro. As inflorescências são rosadas, no final da floração adquirem uma tonalidade branca cremosa. Precisa de solo bem umedecido.
- Gracillimus (Gracilimus). Variedade de crescimento rápido, alta e floração precoce. Os caules atingem 2 m. O arbusto tem uma forma esférica. As folhas são verdes, estreitas, com cerca de 1,5 m de comprimento, parecendo lacrimejantes, com uma faixa branca no meio. As panículas são compostas por pequenas espigas de tonalidade púrpura prateada. Bloom abundantemente em julho e agosto.
- Zebrinus (Zebrinus, Zebrina). Miscantos altos amantes da luz. Os caules crescem até 3 m, o comprimento das folhas é superior a 2 m. Listras douradas estão presentes nas folhas verdes ricas. Floresce em agosto. As inflorescências paniculadas consistem em muitas espigas e têm uma cor lilás prateada. A casta distingue-se pela robustez, tolera com tranquilidade o inverno a baixas temperaturas.
- Krater. Variedade globular compacta. Parece espetacular em qualquer lugar do jardim. A altura não ultrapassa 1,2 m. As folhas são curvas, verdes com um brilho prateado. No final do verão, florescem inflorescências marrom-avermelhadas brilhantes; no final do outono, sua cor torna-se mais pálida.
- Zebra pequena (zebra pequena). Um arbusto baixo e espalhado, cresce de 1 a 1,2 m. Uma característica distintiva é a presença de pequenas manchas amarelas nas folhas verdes. Fazendo uma analogia com a baixa estatura e listras de zebra, os criadores deram o nome apropriado à variedade. Floresce em setembro, as panículas são de cor púrpura pálida.
- Luz da manhã (luz da manhã). Miscantos altos, particularmente exigentes com a luz do sol. Numerosos caules atingem uma altura de até 2 m, e as folhas são estreitas, com cerca de 1 m de comprimento, com listras brancas características nas bordas.Floresce em aglomerados avermelhados no final de setembro - início de outubro.
- Purpurascens (Purpurescens). Um arbusto de grama encantador, decorativo, de tamanho médio. Altura da planta de 1–1,6 m. A folhagem é verde-acinzentada e, com o início do outono, adquire tonalidades laranja-avermelhadas brilhantes. As inflorescências paniculadas são estreitas, no início da floração (em setembro) apresentam uma coloração púrpura, gradualmente tornam-se pálidas e tornam-se brancas no final de outubro.
- Strictus (Strictus). Não é exigente com o solo, pode crescer em locais secos e úmidos. Com a falta de umidade, o crescimento dos caules não ultrapassa 2 m, em áreas alagadas atinge tamanhos maiores: até 3 m de altura e cresce mais fortemente em diâmetro. Existem manchas brancas nas folhas. As inflorescências abrem em setembro e apresentam uma tonalidade avermelhada.
- Ferner Osten (Ferner Osten). Miscanthus puro de crescimento baixo. O diâmetro do arbusto é de 0,5–0,7 m, em crescimento ele está ganhando cerca de 1,3 m. Panículas de um tom vermelho brilhante florescem no final de agosto, conforme florescem, sua cor muda gradualmente: após cerca de um mês torna-se rosa, no final da floração - branco que parece luxuoso contra o fundo da folhagem laranja-avermelhada do outono.
- Flamingo (Flamingo). O arbusto cresce até 2 m de altura. Recebeu o nome pelas majestosas inflorescências rosa-alaranjadas tenras, de cor semelhante à do pássaro de mesmo nome. As folhas são verdes sólidas. Floresce no final do verão.
Aterrissagem
Plantar uma planta não é difícil. A observância das regras elementares garante um rápido enraizamento e desenvolvimento dos cereais ornamentais.
Tempo ideal
Uma condição importante para o plantio de uma planta - solo bem aquecido. Tudo depende da região. No sul, você pode começar a plantar no final de março, no centro da Rússia - no final de abril ou meados de maio.
Seleção de assento
Para um bom crescimento e desenvolvimento, Miscanthus precisa escolher uma área ensolarada e bem protegida de correntes de ar. A planta adora umidade, portanto, se houver lago no local, é melhor plantar um arbusto próximo a ele ou dar uma boa rega. Muitas variedades crescem bem em locais secos, mas seus tamanhos podem diferir ligeiramente das características varietais declaradas para baixo.
Todas as variedades de miscanthus chineses preferem solo fresco. Eles podem crescer bem em diferentes tipos de solos, exceto argila pesada e arenosa.
Instruções
Somente mudas adultas devem ser adquiridas para plantio em campo aberto. A planta tem um longo período de crescimento, e uma muda jovem não terá tempo suficiente para se aclimatar antes do início do frio. Um espécime adulto será capaz de se adaptar normalmente a um novo local e suportar com tranquilidade o inverno. Antes de comprar, você deve dar uma boa olhada no arbusto. As raízes e caules devem estar livres de danos e sinais de doenças. Regras de pouso:
- o local para os miscantos deve ser preparado com antecedência, bem desenterrado e as ervas daninhas removidas;
- imediatamente antes do plantio, é necessário umedecer as mudas com água morna;
- preparar covas de plantio com 20–30 cm de profundidade, a distância entre elas (ao plantar vários exemplares) deve ser de cerca de 1 m;
- para controlar o crescimento do mato, pode-se proteger os fossos nas laterais com ardósia ou pequenas tábuas;
- colocar composto no fundo das fossas e misturar com o solo;
- coloque as mudas nos buracos, preencha o espaço com terra e tampe levemente;
- despeje sob a raiz.
Como cuidar bem dele?
A coisa mais importante ao cuidar de uma planta é a rega oportuna, o que é especialmente importante em uma estação quente e seca. Miscanthus precisa de muita água, por isso é permitido regar pela raiz com uma mangueira. Para manter a decoratividade a partir do segundo ano, os miscanthus devem ser sistematicamente alimentados com fertilizantes contendo nitrogênio e fósforo-potássio.
A perene é termofílica, por isso é melhor cobri-la no inverno para proteger as raízes da hipotermia. Com o início do tempo frio, o solo deve ser coberto com uma camada de cobertura morta.Folhas caídas, aparas de grama, palha ou serragem são adequados para isso. A planta pode ser coberta com um material de cobertura para que o ar possa passar por ela.
Métodos de reprodução
A melhor maneira de reproduzir é dividindo o arbusto. Deve ser dividido na primavera, antes do início da estação de crescimento. Nas regiões do sul, é possível realizar o procedimento no início do outono. Para melhor enraizamento, as estacas devem ser grandes ou médias.
Outra forma de reproduzir é seminal. É melhor semear as sementes imediatamente em recipientes individuais com solo fértil em março e, com o início de dias quentes e estáveis de primavera, plante as mudas em um local permanente. Em climas quentes, as sementes podem ser plantadas ao ar livre no final do outono.
Ao escolher este método, deve-se lembrar que a planta se desenvolverá mais lentamente, e a decoratividade aparecerá somente 4 anos após a semeadura.
Doenças e pragas
Miscanthus Chinese é resistente a doenças e não é suscetível a pragas. Basta ter medo do aparecimento de podridão radicular... Para evitá-lo, as perenes devem ser plantadas em solo fresco e descansado, em nenhum caso em locais onde a batata ou o tomate já tenham sido cultivados.
Os insetos praticamente não representam uma ameaça para a planta. Em casos raros, eles podem tentar festejar ácaro-aranha. Você pode reconhecer sua aparência pela formação de uma teia fina. Neste caso, é necessário tratar imediatamente os arbustos com uma solução de sabão neutro ou um agente especial. "Bartimek".
Uso em paisagismo
Miscanthus é uma planta despretensiosa que irá adicionar charme ao jardim e irá deliciá-lo durante todo o verão. As variedades de miscanthus chinesas ficam ótimas tanto em plantações em grupo quanto em plantações individuais.
Os arbustos serão uma excelente decoração para jardins ornamentais, pois estão em perfeita harmonia com a maioria das plantas. Contra seu fundo, arranjos de flores brilhantes de rosas, peônias, ásteres e crisântemos parecem incríveis.
Vai bem com plantações de coníferas e espécies herbáceas rastejantes. A planta pode ser usada para zoneamento natural de áreas ajardinadas. Mas arbustos perenes parecem especialmente luxuosos perto de reservatórios.
Para uma visão geral do miscanthus chinês, veja o vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.