Tudo sobre a planta mesembriantemum

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Tipos e variedades
  3. Aterrissagem
  4. Cuidado
  5. Reprodução
  6. Doenças e pragas

Sabendo tudo sobre a planta mesembriantemum, os jardineiros só se beneficiam. Ao mesmo tempo, eles terão que descobrir os detalhes de como plantar margarida dorotheanthus e cuidar dela em campo aberto. Atenção especial deve ser dada ao cultivo de flores em canteiro, principalmente as variedades "Sparks" e "Arlequim", outras subespécies.

Peculiaridades

A palavra "mesembriantemum" soa misteriosa e encantadora, quase como um feitiço. No entanto, esse nome complexo é revelado de forma bastante simples e significa literalmente "flor do meio-dia". O nome "dorotheanthus" é um sinônimo completo para os dois nomes dados. O mesembriantemum é originário das regiões do sul da África. Essa cultura é usada nas versões anual e bienal.

A botânica refere-se a esta planta suculenta como pertencente à família Aiz; diferentes tipos do gênero são:

  • arbustos atarracados;
  • plantas rasteiras;
  • coberturas de solo rastejantes.

Para o mesembriântemo, as folhas predominantemente verdes são típicas. Eles estão localizados em um padrão regular próximo ao topo das hastes e em um padrão oposto na parte inferior. Os crescimentos na superfície lembram gotas de orvalho. Por causa dessa propriedade, surgiram os epítetos "grama de cristal" e "camomila de vidro". As corolas desta planta são semelhantes em tamanho e forma geométrica às que se desenvolvem nas margaridas.

Mas, por outro lado, eles são muito mais diversos em suas cores. Existem espécimes bicolores, brancos e carmesins, e até amarelos brilhantes. A colocação das inflorescências é característica tanto em pincéis quanto isoladamente. Como outras suculentas, dorotheanthus tolera bem os dias quentes e secos. Com céu nublado, e ainda mais com tempo chuvoso, as corolas não abrem.

Este gênero de plantas foi descrito em 1684. A altura dos mesembriantemums chega a 15 cm. Algumas espécies podem arbustos. A aparência de hastes reclinadas, principalmente retas, é característica. As flores são denominadas de tipo duplo, a floração ocorre do início do verão a meados do outono, quando começa a esfriar.

As pétalas são encontradas em grande número e são relativamente estreitas. O fruto do dorotheanthus é classificado como uma cápsula. Ele contém pequenas sementes dentro. Na paisagem, essa cultura se combina perfeitamente ao lado de muitas flores altas. Rosas e sinos são bons companheiros para ela.

O brilho do mesembriântemo permite enfatizar visualmente as linhas de fronteira, emoldurando outras flores. Mas você pode fazer uma monoclumba com ela, da mesma cor ou de cores diferentes. O chá da tarde é em muitos casos usado como uma cultura de cobertura do solo. Sua flor brilhante e exuberante pega a batuta do grupo bulboso. Mesembriantemum também será um bom recheio para jardins ornamentais, porque fica bem entre as pedras.

Mas em jardins de pedra, este tipo de flores decorativas se manifesta do melhor lado. É aí que as cores invulgarmente graciosas irão imediatamente atrair a atenção. Esta cultura é frequentemente plantada na encosta sul. É apropriado tanto na margem de um lago quanto como disfarce para uma cerca feia. O mesembriantemum é frequentemente cultivado em vasos e potes, que são colocados em varandas, terraços e dentro de casas.

Essas plantas têm usos quase ilimitados em projetos paisagísticos. Você só precisa lembrar que uma iluminação decente deve ser mantida. Praticamente não há requisitos de solo. Mesmo a seca e a salinização do solo quase não têm efeito sobre o cultivo.

Tipos e variedades

O maior tamanho é típico para mesembriântemo de Barclay... Ele só tem uma folhagem enorme.Na natureza, essa planta se desenvolve no sudoeste da Namíbia e nas regiões noroeste de Namaqualand. Lá ele habita as planícies cobertas de areia. Com expectativa de vida de até 2 anos, a altura pode chegar a 1,5 m.

Esta espécie começa a se desenvolver com a formação de uma roseta foliar. É complementado por ramos com floração lateral. O próximo passo é alongar os entrenós da roseta, que formam novas rosetas e entrenós. Os caules são tipicamente quadrangulares, atingindo uma seção transversal de 4 cm. Outras características:

  • variando a forma da folhagem de ovóide a triangular, com diferentes ondulações nas bordas;
  • florindo de setembro a novembro, quando as flores aparecem com uma seção transversal de 40-60 mm.

Mesembryanthemum aitonis - um "pioneiro" típico (habitar áreas com vegetação perturbada). Pode ser de um ou dois anos em termos do ciclo de desenvolvimento. É uma planta rasteira ou ascendente. Forma caules redondos ou redondos angulares, nos quais se desenvolvem folhas planas em formato de pá. A seção transversal das flores varia de 5 a 20 mm, são pintadas de branco, em alguns casos nota-se uma tonalidade rosada.

O visual vigoroso também merece atenção. Esta planta perene forma um “tapete” característico. É curioso que, no início de sua jornada, esse mesembriantemum fosse uma cultura puramente hortícola, emprestada do sul da África, mas que depois formou matas selvagens no Novo Mundo. A altura das plantas não ultrapassa 12 cm, formando rebentos abertos, de até 60 cm de comprimento. Folhas ovais lisas de uma rica cor verde com uma largura de até 2,5 cm aparecem nos caules; flores únicas, dividindo-se em um grande número de pétalas, têm o mesmo diâmetro.

As flores começam a crescer nos seios das folhas. Tons vermelho-púrpura são típicos deles, enquanto os centros são laranja. A planta adora a luz solar. Ele permanece fechado no tempo escuro e nublado.

A floração começa na primavera e termina no outono; vale a pena considerar que se trata de uma espécie invasora que suprime muitas outras plantas, principalmente em áreas úmidas.

A variante de pólen amplo é uma das suculentas rastejantes. Forma folhas planas, dispostas de forma oposta, de um tipo com bordas inteiras. As flores são sempre solitárias e se formam nas axilas dos ramos. O fruto de tal dorotheanthus é uma cápsula, dentro da qual existem 4 sementes comprimidas. Deve-se notar que esta espécie em si é rara e habita planícies rochosas secas.

Cristal

Esta espécie tem um nome latino Сrystallinum... Na vida cotidiana, é chamado de mesembriantemum de cristal ou grama de gelo. Este tipo se parece com um grande anuário, formando uma "esteira" original e dando hastes extensas. Os epítetos exóticos são atribuídos devido à aparência única das lâminas das folhas e caules, que parecem estar cobertos por um grande número de membranas. Essas membranas formam formações cheias de suco; são eles que brilham quando vistos de longe como cristais de gelo.

No mesembriântemo cristalino, desenvolvem-se folhas em forma de ovo e em forma de espátula, que em última análise se assemelham a uma gota com uma borda de formato não uniforme. As folhas velhas perto do topo desbotam. Para a folhagem, um arranjo simples, oposto ou alternado é típico. Ele pode ser agrupado em clusters com densidades diferentes. As folhas colocadas no fundo são muito grandes e agrupadas em grandes grupos.

As flores são formadas separadamente. Eles contêm muitas pétalas delicadas. A flor contém 5 sépalas e um grande número de estames curtos. A seção típica de uma flor varia de 3 a 5 cm, podendo ser pintada de rosa, branco ou roxo. Os pedicelos são suculentos, os cristais podem ter cores diferentes, inclusive dependendo da localização.

Os frutos cristalinos são formados um de cada vez. No entanto, cada um deles contém uma grande quantidade de sementes. A cultura vai germinar com o início das primeiras chuvas.Entre as variedades desta espécie está "Sparks" (em outra grafia - "Iskra"). Típicas são as lâminas de folhas branco-amareladas e flores de cores variadas com uma seção transversal de cerca de 4,5 cm.

A variedade "Arlequim", também pertencente ao tipo "Cristalino", também se distingue pelas suas cores vivas. A planta atinge uma altura de 30-50 cm. Este é um típico anual. A floração ocorre de junho a outubro. A temperatura ideal é de 25 a 35 graus.

Outra variedade dentro desta espécie é o Limpopo. Parece muito gentil. A planta forma um arbusto largo e extenso com uma secção transversal de até 15 cm e a folhagem verde pálida de tamanho médio tem uma forma oval. A seção das flores varia de 3 a 4 cm; a variedade é considerada uma planta que ama o calor e a luz.

Cereal

Em latim, esse tipo é chamado de gramineus. Típico para ele são placas de folhas planas e suculentas de até 75 mm de comprimento. As flores são de cores muito diferentes, existem até espécimes de lavanda e laranja. Em qualquer caso, centros mais escuros aparecem no meio desta coloração. Os caules vermelhos, desenvolvendo-se em grande número, formam um interessante "tapete".

A superfície do caule é composta por pêlos. As folhas carnudas são lineares. A floração em massa ocorre de julho a setembro. A cor avermelhada do centro é freqüentemente observada. Ela é acompanhada por pétalas amarelas.

Margarida

É um típico anual. É caracterizada por uma haste rasteira de espessura considerável. As pétalas ovais da flor são cobertas por vilosidades. Outros recursos padrão:

  • abertura de botões apenas em tempo claro;
  • folhagem verde claro ou verde claro;
  • a seção dos botões é de cerca de 5 cm;
  • comprimento da folha - até 8 cm.

Nebuloso

Esta planta corresponde às expectativas. Em qualquer caso, é realmente favorável ao tempo nublado. Tal mesembriantemum tolera facilmente geadas e períodos de seca. Suas flores únicas lembram visualmente margaridas. A planta também apresenta folhagem verde clara, brilhante e com 4 cm de comprimento, que se torna vermelha no início do outono.

Glazkovy

Este tipo é valorizado por sua expressiva beleza visual. Sua inflorescência é próxima a uma simples camomila. O interior da flor é vermelho. O comprimento da folha chega a 4 cm. As pétalas são em sua maioria amarelas, mas às vezes há flores com pétalas brancas ou rosa.

Aterrissagem

É necessário plantar mesembriantemum em um jardim de flores em campo aberto em uma data bastante precoce. No entanto, você deve esperar até que o calor esteja firmemente estabelecido e o risco de retorno do gelo desapareça. Em quase todas as regiões ao norte da faixa do meio, as condições necessárias são criadas na segunda quinzena de maio. Recomenda-se escolher um recanto bem ventilado no jardim, mas ao mesmo tempo isolado das correntes de ar penetrantes, totalmente iluminado pelo sol.

Especialistas experientes dão preferência ao lado sul das parcelas. Ao preparar um local permanente, eles formam um solo arenoso ou rochoso. Deve ser completamente drenado. Antes do desembarque, a terra é desenterrada, acrescentando-se argila expandida e areia. Seria tolice tentar plantar um mesembriante próximo a plantas que amam a umidade - lá ele apodrecerá intensamente.

Para obter mudas, você precisa cavar buracos onde possa transplantar mudas junto com o complexo da raiz. A distância entre os furos deve ser de no mínimo 15-20 cm, recomenda-se o uso de solo solto e permeável à umidade. A área com as plantas plantadas é levemente compactada e regada. O cultivo direto de sementes em um canteiro de flores só é possível nas regiões do sul da Rússia.

Os formulários anuais não precisam de transplante. Em campo aberto, o plantio é simplesmente renovado a cada ano. As amostras bienais devem ser deixadas para o inverno em vasos. O patamar novamente no canteiro é realizado após o fim do perigo de geada. Deve haver um espaço de 15-30 cm entre as plantas.

Cuidado

Rega

O cultivo correto de flores de mesembriântemo só é possível com irrigação moderada.Deve ser feito em tempo hábil. Umedecimento do substrato é realizado com sinais evidentes de dessecação. Na época das chuvas, recomenda-se cobrir o território com uma película para evitar a flacidez do solo. Se a chuva for moderada, a irrigação deve ser reduzida ao mínimo ou totalmente eliminada.

Top curativo

Para cultivar Dorotheanthus em casa, você terá que colocar fertilizantes nutritivos a cada 2-3 semanas. A melhor opção são complexos de alimentação para suculentas. Outros fertilizantes devem ser usados ​​com cuidado.

Cultivadores experientes apontam que a dosagem deve ser a metade do que está no rótulo.

Wintering

Com a aproximação do poro frio, o mesembreanthemum deve ser cavado e suas raízes devem ser libertadas do excesso de terra. Deve ser armazenado em 10-12 graus. As estacas são realizadas na primavera. Os cortes resultantes são enraizados em iluminação difusa brilhante. A rega da planta durante este período deve ser esparsa.

Reprodução

Para reprodução, é aconselhável usar o método de sementes. Em casa, também recorrem a mudas. Eles recolhem as sementes com as próprias mãos, quase não adianta comprar na loja. O material de plantio é armazenado por anos. A escolha é feita no meio ou no final da primavera, novamente com o início de um clima quente e forte.

Deve haver um espaço de cerca de 15 cm entre os arbustos. Os cortes são realizados principalmente no outono. Para este procedimento, use os brotos fortes mais frescos. Esse material de plantio deve ser mantido em 10-15 graus.

Importante: os brotos são cuidados para que se enraízem adequadamente.

Doenças e pragas

Esta planta é considerada resistente a insetos nocivos e patologias. Mas ainda sofre em caso de violação do regime de detenção. O excesso de umidade é o mais crítico. Na sombra, o dorotheanthus vai se esticar fortemente e parecer dolorido. O perigo para a cultura é representado pelos ácaros-aranha, que são suprimidos com a ajuda de "Aktara", "Fitoverma" ou "Aktellika".

Contra o pano de fundo da umidade estagnada, pode aparecer podridão da raiz. Nesse caso, os segmentos de raiz afetados geralmente são cortados e as plantas são pulverizadas com fungicidas. Mas, em muitos casos, isso também não ajuda.

A prevenção é muito mais importante do que remediar. E se seguir as recomendações, você pode contar com sucesso.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário