Qual a aparência do sugarcoat e como cultivá-lo?
A Medunitsa começou a aparecer há relativamente pouco tempo nos jardins e hortas de cultivadores de flores entusiastas. Antes, ele só podia ser encontrado nas profundezas de uma floresta estacional decidual. Graças ao trabalho dos criadores, esta cultura adquiriu uma extensa classificação de espécies com características próprias. E agora esta planta ganhou grande popularidade, pois com a sua ajuda você pode facilmente transformar qualquer jardim ou canteiro de flores.
descrição geral
O pulmão comum é um representante vívido das espécies de plantas herbáceas, que possui uma série de características perceptíveis. Em primeiro lugar, essa planta é perene, tem um rizoma bem desenvolvido com escamas marrons. Os rebentos são retos e alongados, ligeiramente pubescentes. Neles aparecem folhas macias e variadas de uma rica cor verde.
Dependendo do tipo e da variedade, a altura dos arbustos de uma determinada cultura pode variar muito: de 10 a 80 cm. O mel de açúcar, por exemplo, pode crescer até 25-30 cm, e a erva-do-pulmão medicinal - apenas até 10.
O tamanho dos pecíolos depende da localização das folhas: quanto mais baixas, mais compridos são os pecíolos. E também quanto mais alto no topo dos brotos, menores se tornam as folhas. As folhas localizadas nas camadas inferiores podem ter até 60 cm de comprimento e as superiores não ultrapassam 5 cm. Nas hastes desenvolvem-se inflorescências com flores de vários tons, na base das quais, depois de esmaecidas, um preto brilhante distinto sementes aparecem.
As flores lembram a forma de sinos. Vale ressaltar que em algumas inflorescências podem haver botões de cores diferentes: roxo, vermelho, azul. A sombra depende de quão ácido é o ambiente dentro da seiva da planta. As flores mais jovens têm uma tonalidade rosada, mas à medida que amadurecem, tornam-se azuis.
A planta é uma decoração decorativa para jardins e canteiros de flores. A lungwort é altamente considerada por suas características entre muitos entusiastas da jardinagem.
Variedades populares
De acordo com a classificação existente, existem cerca de 15 espécies desta cultura, que são consideradas as principais. Além delas, podem ser distinguidas mais 20 variedades, criadas por criadores.
Vamos listar as variedades mais populares.
- Plano. Uma espécie rara que cria raízes em condições favoráveis e climas quentes. A cultura apresenta folhas largas de cor surpreendente, atingindo 20 cm de comprimento.No início do período vegetativo, as folhas desta variedade caracterizam-se por uma rica coloração verde, posteriormente começam a aparecer manchas acinzentadas, eventualmente fundindo-se num todo. . E as folhas ficam completamente brancas. Com a chegada da primavera, as flores vermelho-violeta começam a aparecer no pulmão valovídeo.
- Folhas compridas. A altura da planta pode ser de 25 cm, e o comprimento das folhas é de 50 cm. As lâminas das folhas têm uma cor incomum: as bordas verdes superiores estão salpicadas de pontos prateados, e as inferiores são totalmente pintadas de um tom verde prateado . O mês de floração é abril. As flores têm inicialmente uma tonalidade rosada, que depois muda para azul.
- Identificado. Este tipo de cultura tem outro nome - "Sra. Moon". A planta é uma planta perene cujo comprimento pode ultrapassar os 30 cm.Os caules desta espécie são alongados em comprimento, mais perto do topo começam a ramificar. Existe uma ligeira pubescência.Esta espécie é caracterizada por uma folhagem muito exuberante com muitas manchas. Em abril, a planta começa a florescer: primeiro aparecem flores roxas, que depois ficam azuis. Tolera bem a queda de temperatura e, no período primavera-verão, precisa de muita rega.
- Medicinal. Ela cresce bem em áreas arborizadas em países da Europa Ocidental e Sibéria. Pode ter apenas cerca de 10 cm de altura, sendo característica uma extensa ramificação, assim como a presença de bizarras placas foliares: em forma de coração ou ovóides. Eles são de cor verde profundo. Muitos pontos acinzentados são encontrados em sua superfície. No final da primavera, botões vermelhos começam a florescer nos arbustos, que gradualmente ficam rosa. A variedade tolera bem baixas temperaturas.
- "Leopardo". Os arbustos atingem um comprimento de mais de 25 cm. As folhas têm uma rica tonalidade verde claro, muitos pontos de luz estão espalhados em seu prato. No final da primavera, a planta adquire botões de cor roxa.
- Silverado. Uma planta perene que cresce até 25 cm. As placas foliares têm um tom opaco reconhecível, são de cor cinza claro e apresentam numerosos pontos verdes em sua superfície. Lungwort "Silverado" é capaz de manter suas folhas por muito tempo. Na primavera ou verão, as flores roxas começam a desabrochar, que depois se tornam azuis.
- O mais macio. O comprimento aproximado é de 50 cm. As folhas podem aparecer na planta ao longo da estação. A planta floresce mais ativamente na primavera, às vezes os botões podem abrir mesmo em setembro. Em seguida, botões azul-púrpura começam a florescer nos arbustos.
Assim, os produtores têm a oportunidade de escolher a planta certa para eles com base em uma variedade tão grande.
Aterrissagem
O método geralmente aceito de plantio de lungwort é o plantio dividindo o arbusto... Eles recorrem a ela no verão, quando termina a época de floração. As mudas são plantadas em uma profundidade rasa. A distância entre eles é de 15 cm.
Para seu melhor crescimento, o solo é coberto com fertilizantes orgânicos.
O método de plantio de sementes é mais utilizado por criadores cujo objetivo é desenvolver novas variedades. O resultado é uma planta sem traços maternos. Além disso, outra desvantagem deste método é que a floração ocorre muito mais tarde - apenas alguns anos após o plantio. No entanto, desta forma, a lungwort reproduz-se muito bem quando as futuras mudas são colocadas a uma distância de vários centímetros umas das outras em solo solto. Para o plantio, você precisa usar apenas sementes frescas do mesmo ano. Após os primeiros brotos, eles são sentados a uma distância ainda maior - até 10 cm.
Cuidado
Uma planta plantada em campo aberto é alimentada com composições complexas de minerais... Fertilizar a planta é preferível no verão.
A planta deve ser sistematicamente regada em abundância, mas em nenhum caso o líquido deve estagnar. A fim de garantir a ingestão ideal de umidade, você pode cobrir o solo com serragem, grama picada ou folhas, composto. Isso o manterá úmido por muito tempo.
Na primavera, as folhas danificadas ou secas são removidas da pulmonária. É proibido arrancar as folhas rudemente, caso contrário existe a possibilidade de tocar no ponto de crescimento. Quando o pulmão já desapareceu, você precisa remover todas as inflorescências. Isso é feito para não borrifar as sementes. E também pode ser útil para uma planta em germinação, já que seu crescimento e desenvolvimento após tal manipulação são significativamente acelerados.
Antes do início do inverno, o arbusto deve ser coberto para protegê-lo do gelo.
Reprodução
Essa cultura é propagada de diferentes maneiras.
- Ao dividir o arbusto. Assim, a nova planta mantém todas as características maternas. Este método é usado para plantar pulmão de folhas longas e açúcar.
- Sementes... Este método é usado com menos frequência do que outros e, na maioria das vezes, é propagado pela erva pulmonar mais mole.
- Através dos segmentos do rizoma. O método envolve a separação do sistema radicular de várias partes da planta que contém os botões. É assim que as larvas pulmonares irregulares, medicinais, de folhas estreitas e vermelhas são plantadas.
Ao escolher o último método, deve-se ter em mente que é melhor plantar arbustos a uma grande distância uns dos outros, uma vez que muitas das espécies listadas acima podem aumentar significativamente à medida que crescem.
Doenças e pragas
A maioria dos insetos nocivos não pode causar danos significativos à artéria pulmonar. Também é altamente resistente a muitas doenças comuns. Porém, se algumas regras de cuidado com a planta não forem seguidas, bem como quando a temperatura cair, ela pode ser afetada de forma significativa. Se começar um período de chuvas fortes ou se o arbusto for regado em abundância, seu sistema radicular começará a apodrecer ativamente. Com as constantes mudanças nas condições climáticas, a artéria pulmonar começa a sofrer com o desenvolvimento de processos de putrefação. O oídio freqüentemente ocorre.
As folhas danificadas por essas doenças são cuidadosamente coletadas e incendiadas longe da folhagem saudável. Este último é cuidadosamente tratado com preparações contendo enxofre.
Às vezes, com alta umidade, a planta pode sofrer os efeitos nocivos de várias lesmas e caracóis sobre ela.
Para evitar isso, é preciso monitorar constantemente a abundância de regas, além de processar o solo, retirando o mato. A própria planta deve ser desbastada periodicamente para fins preventivos.
Uso em paisagismo
Recentemente, muitos conhecedores têm voltado cada vez mais sua atenção para essa cultura. É perfeito para decorar jardins ou canteiros de flores. O favo de mel do açúcar pode ser combinado com sucesso com outras plantas ornamentais, especialmente com coníferas. E junto com arbustos de outras espécies semelhantes, lungwort forma uma bela borda ou sebe. Você pode plantar lungwort ao lado de açafrões, narcisos ou flox. É esta planta que se torna um destaque no jardim em contraste com todas as outras, devido à sua extraordinária capacidade de mudar a cor dos seus botões.
O comentário foi enviado com sucesso.