Mattiola de dois chifres: descrição e sutilezas do cultivo
Plantas florescentes e perfumadas são parte integrante de cada jardim e beco. São eles que ajudam as pessoas a aliviar o estresse e a tensão durante os períodos de trabalho intenso e também a restaurar a energia vital e o estado emocional de uma pessoa. Cada dono de um terreno pessoal tenta decorar seu território com as flores mais belas e perfumadas. O longo e esmerado trabalho dos criadores tem levado ao surgimento de um grande número de variedades que surpreendem pelo seu aspecto e cheiro.
Apesar da variedade varietal, a violeta da noite tem sido a planta mais perfumada por muitos anos., dos quais um pequeno número de arbustos conseguem preencher todo o espaço envolvente com um cheiro único. Vamos falar sobre uma descrição mais detalhada e os meandros do cultivo de matthiola bicorn.
Peculiaridades
Mattiola bicorno é uma planta ornamental anual cujas flores são perfumadas com um aroma delicado mas muito rico. Durante o dia, o perfume floral praticamente não é sentido, mas à noite e à noite o aroma intensifica-se e atinge a sua concentração máxima. Na literatura especializada, você pode encontrar outros nomes para esta flor - levkoy, noite ou violeta perfumada.
Apesar do aroma único, a violeta noturna não tem beleza externa, e seus botões fecham completamente durante o dia. Dada esta característica, os floristas recomendam o plantio de Matthiola junto com plantas com flores, que vão decorar o clube com cores vivas e ricas durante o dia.
A aparência da mattiola e sua gama de cores dependem do tipo de flor.
As hastes da planta podem ser retas ou abertas, mas em qualquer caso, você pode ver um grande número de processos nelas. A chapa de folha é pintada em uma rica cor verde e suas bordas têm uma estrutura entalhada. A peculiaridade das folhas é a presença de uma superfície aveludada. A altura máxima da planta em condições favoráveis pode chegar a 65 cm.
As flores pequenas são em forma de borla e de cor escura. O período de floração começa no início do verão e pode durar até o final do outono. Após o murchamento das inflorescências, formam-se na planta pequenas caixas, cheias de pequenas sementes, cuja germinação pode durar até 4 anos.
Variedades
Mais de 50 espécies desta planta crescem em seu ambiente natural. Matthiola bicorno é a flor mais popular, que não só é cultivada com sucesso em canteiros, mas também usada para desenvolver novas variedades híbridas. Aqui estão as variedades mais populares de violetas noturnas com dois chifres.
- "Perfume noturno" - variedade que apresenta grande número de ramos em ramos retos. A altura máxima das flores é de 50 cm. A cor das inflorescências é lilás pálido.
- "Star Light" - uma mistura de variedades com tonalidades e aromas diferentes. A altura do caule reto de uma planta adulta não excede 45 cm.
- "Violeta rosa noite" - variedade varanda, com altura não superior a 25 cm, com inflorescências pintadas de púrpura pálido e com agradável aroma adocicado.
- "Lilak" - uma variedade resistente ao frio que deve ser cultivada em áreas bem iluminadas. A peculiaridade é a presença de um aroma delicado, agradável e único.
- "Noite de Verão" - a variedade mais popular, que geralmente é cultivada por produtores de flores. A altura das plantas não ultrapassa os 50 cm. Pequenas inflorescências são pintadas em tom lilás.Característica - presença de aroma persistente.
Aterrissagem
A violeta noturna é uma planta que adora o sol e deve ser plantada em áreas protegidas de fortes rajadas de vento. O solo do canteiro de flores deve ser solto e nutritivo. Matthiola sente-se mais confortável com loams e loams arenosos com um baixo nível de acidez. É estritamente proibido plantar violeta perfumada após plantas crucíferas, cujas doenças serão necessariamente transmitidas à flor. Fazer escavações no outono é uma garantia de destruição completa não só de ervas daninhas, mas também de insetos perigosos e doenças. Desenterrando um terreno no outono, é imperativo enriquecê-lo com fertilizantes orgânicos. A profundidade de escavação ideal é de 35 cm.
Uma flor anual tem um sistema radicular fraco, então jardineiros experientes recomendam semear as sementes diretamente no solo em um local de crescimento permanente. Antes de plantar as sementes, você deve cavar completamente a área e remover todas as ervas daninhas. Os sulcos formados devem ser desinfetados com uma solução de manganês e só depois as sementes devem ser distribuídas neles. Os poços devem ser borrifados com uma fina camada de solo. Tendo experiência básica na realização de trabalhos agrotécnicos, você também pode usar o método de plantio de mudas, que irá acelerar significativamente o tempo de floração da mattiola.
Antes de plantar as sementes em vasilhames, devem ser preenchidos com solo nutritivo, que possui uma estrutura leve e arejada. Para prevenir o desenvolvimento de doenças fúngicas, os especialistas recomendam desinfetar o solo e a caixa de aterrissagem com uma solução de manganês antes do plantio. Para para que as plantas tenham um período de floração diferente, jardineiros experientes recomendam semear as sementes no final de fevereiro e início de março.
Devido ao tamanho muito pequeno da semente, ela deve ser plantada diretamente na superfície do solo. A distância ideal entre as sementes é de 40 mm. Uma pequena camada de solo deve ser colocada em cima. O estágio final do plantio é regar abundantemente o recipiente com água morna e sedimentada.
Para acelerar o surgimento das mudas, a superfície do recipiente deve ser coberta com vidro ou filme plástico, e também colocada sobre parapeito de janela quente e ensolarado.
Após o surgimento dos primeiros brotos, é imperativo remover o abrigo protetor. A temperatura ideal para o crescimento da muda é de + 15 graus. Para evitar o estiramento das flores, é imperativo instalar fontes de luz adicionais. 2 semanas após o surgimento das mudas, é necessário iniciar a colheita. Um sistema radicular frágil exige o maior cuidado no replantio, assim como a rega abundante obrigatória do solo. O cumprimento de todas as regras de transplante não garante a sobrevivência completa das plantas. Para minimizar os danos às raízes, é necessário tentar manter uma bola de terra ao redor delas. As plantas cortadas devem ser regadas em abundância e colocadas em local bem iluminado.
Os produtores experientes recomendam evitar a colheita ao cultivar mudas. Para evitar o transplante, os especialistas recomendam plantar inicialmente as sementes em recipientes separados, vários pedaços de cada vez, e após a germinação, deixar apenas as mais fortes no recipiente. O transplante de plantas para um local de crescimento permanente deve ser realizado no início do verão. A distância ótima entre os arbustos é de 25 cm Nos primeiros dias, as mudas devem ser protegidas da luz solar direta, cuja ação pode provocar o murchamento das plantas.
Cuidado correto
O cultivo de plantas ornamentais não é apenas um evento fascinante, mas também muito problemático. Para que a planta agrade com o seu aspecto e aroma perfumado, é imprescindível cumprir todos os requisitos para os cuidados após o plantio. Jardineiros experientes recomendam as seguintes medidas agrotécnicas:
- rega;
- curativo superior;
- remoção de ervas daninhas;
- afrouxando o solo;
- cobertura morta da zona radicular;
- proteção contra pragas.
Deve-se prestar atenção especial em regar a planta e alimentá-la.
Rega
Matthiola pertence a plantas que gostam de umidade, mas o excesso de água e o encharcamento do local podem provocar o apodrecimento do sistema radicular. É necessário umedecer o solo apenas na medida do necessário, levando em consideração a temperatura ambiente média diária. A hora mais favorável para regar é de manhã cedo. Jardineiros experientes recomendam umedecer o solo não em uma etapa, mas em pelo menos duas. Este truque evitará a estagnação da umidade e saturará a planta com água tanto quanto possível. Cobrir o solo com serragem ou casca picada ajudará a evitar que o solo seque.
Para evitar a formação de crosta terrestre após a rega, é imprescindível realizar a sacha regular das áreas com a eliminação simultânea de ervas daninhas, que retiram grande quantidade de umidade e nutrientes do solo. É possível diminuir a frequência de rega se, imediatamente após a floração, forem colhidas todas as flores murchas, onde não se podem formar cestos de sementes.
Top curativo
Para obter belos rebentos e cores ricas de flores violetas noturnas, os especialistas recomendam enriquecer o solo com nutrientes várias vezes por temporada. Como fertilizantes, você pode usar complexos minerais especiais para plantas com flores, que contêm todos os elementos necessários para o pleno crescimento e desenvolvimento de uma flor. A primeira aplicação de fertilizantes deve ser realizada um mês após o plantio das mudas. Além disso, este procedimento deve ser realizado durante a formação dos botões e durante o período de floração abundante.
Em regiões com solo pobre, os especialistas recomendam alimentar flores pelo menos 6 vezes por temporada.
Doenças e pragas
Matthiola dioica possui um alto nível de resistência a muitas doenças fúngicas, virais e bacterianas. Apesar dessa característica, a keela e o fusarium podem levar à morte da planta. Se a doença for isolada, você pode enfrentá-la com a ajuda de fungicidas especiais. Em caso de danos massivos às flores, os especialistas recomendam retirar todos os arbustos doentes e queimá-los. A fragrância verde da violeta noturna costuma sofrer das seguintes pragas:
- pulga crucífera;
- borboleta de repolho;
- Mulher branca;
- lagartas.
Esses parasitas podem não apenas prejudicar a aparência da planta, mas também levar à sua morte. Quando aparecerem os primeiros sinais de insetos, as camas devem ser borrifadas com preparações especiais. É possível retirar lesmas e lagartas do local apenas por meio de coleta mecânica. Essas pragas escolhem como habitat locais com alta umidade, o que deve ser levado em consideração ao umedecer o solo.
Atenção especial deve ser dada às medidas preventivas, que consistem em inspeções regulares nas instalações e no cumprimento da densidade dos espaços verdes.
Uso em paisagismo
A violeta nocturna é uma planta invulgar, de aspecto normal e com um aroma deslumbrante. Essas características devem ser levadas em consideração na escolha do local para o plantio da mattiola. Os especialistas em paisagismo recomendam plantar uma violeta noturna perto de casa, ao lado de gazebos de verão, parques infantis e também ao longo das margens dos caminhos. Para a aromatização de toda a área local, não é necessário fazer grandes canteiros e canteiros de flores, bastando plantar pequenos grupos de plantas por todo o local.
Para que os espaços verdes das violetas noturnas atraiam a atenção não só ao entardecer e à noite, devem ser combinados com outras plantas com flores que farão as delícias dos olhos durante o dia.
A planta parece especialmente impressionante junto com colheitas picantes e plantas ornamentais de cobertura do solo.
A flor combina harmoniosamente com tomilho, manjericão, sálvia, verbena, petúnia, capuchinha, bálsamo, erva-cidreira e hortelã.Gerânio, monarda, mil-folhas e margaridas ajudarão a reviver os espaços verdes das violetas noturnas. Combinar uma flor com uma rosa chá resultará em um perfume ininterrupto.
Muitos jardineiros usam a violeta noturna não apenas para fazer o paisagismo do local, mas também para decorar sacadas e galerias. Em condições de cultivo confortáveis, esta flor se sente bem em vasos de flores e vasos decorativos. Para desfrutar do aroma encantador da mattiola não só ao ar livre, mas também em ambientes internos, ela pode ser usada em buquês e arranjos de flores. As plantas, arrancadas com raízes, podem ser perfumadas por vários dias.
No próximo vídeo, você verá a semeadura da matthiola bicorn em campo aberto.
O comentário foi enviado com sucesso.