Mattiola: descrição, tipos e variedades, uso em paisagismo

Contente
  1. Descrição
  2. Tipos e variedades
  3. Características de pouso
  4. Regras de cuidado
  5. Métodos de reprodução
  6. Doenças e pragas
  7. Uso em paisagismo

Matthiola é classificada como planta herbácea. com floração agradável e elegante... O Mediterrâneo é considerado o berço da flor, mas no nosso clima ela criou raízes muito bem. Os floristas amam Matthiola por sua beleza, aparência espetacular e cuidado pouco exigente. A planta é plantada principalmente ao lado de terraços, gazebos, casas, cercas. Mattiola torna-se especialmente bonita à noite, porque as suas flores desabrocham neste período. Esta planta é frequentemente chamada de violeta noturno e levkoy.

Descrição

Mattiola, ou levkoy, pertence a plantas perenes da família dos crucíferos. O violeta noturno durante o dia parece modesto, lacônico, mas tem um cheiro divino. As plantas indefinidas se transformam à noite, quando chega a hora da floração. Para o aroma sutil do mattiole, sua aparência simples é perdoada.

O arbusto representativo da flora pode ser anual e perene. A estrutura do caule é reta, é muito densa e densamente ramificada. A pele que recobre o caule é a mais fina, pode ser lisa ou coberta com um pequeno cochilo.

A folhagem é lanceolada, de tipo sólido, podendo ser recortada ao longo da orla. As folhas são fofas, muito macias, no fundo na raiz são recolhidas em rosetas, que também são recobertas com penugem. No final da primavera, inflorescências em forma de escova emergem de botões padrão ou de tipo duplo.

As pétalas das flores são redondas, podem ser:

  • Branco;
  • céu azul;
  • violeta violeta;
  • lilás;
  • limão amarelo;
  • carmesim.

O perfume maravilhoso atrai insetos que polinizam a flor. Após o desbotamento da planta, os frutos são formados na forma de vagens achatadas. Eles contêm pequenas sementes.

Tipos e variedades

O gênero desta planta tem cerca de 50 ou um pouco mais espécies. Essas espécies serviram de base para a criação de mais de 600 variedades de levkoy. Essas plantas são classificadas de acordo com diferentes critérios:

  • crescimento - alto, médio, anão;
  • a estrutura da flor é simples, dupla, semi-dupla.

Entre as variedades e variedades de matthiol mais populares e exigidas, destacam-se as seguintes.

De dois chifres

É uma espécie anual que difere no caule mais fino e densamente ramificado. Como resultado, o arbusto tem a forma de uma bola, atingindo a altura de meio metro. O rebento é coberto por folhas verde-acinzentadas de forma linear. As inflorescências são formadas em meados do verão e florescem com corolas simples de 4 pétalas.

A cor varia da paleta clara à escura, a cor é principalmente rosa, lilás, lilás. O aroma é intenso, brilhante, as sementes têm forma oblonga.

Mattiola de dois chifres é conhecida como mattiola da noite, pois as flores abrem à noite. Entre as variedades mais comuns estão as seguintes.

  • "Perfume noturno" - esta variedade é muito apreciada justamente pelo seu aroma - rico, doce e picante. Arbustos com ramificações fortes, rebentos verticais poderosos. Altura - cerca de 40 cm Floração abundante, longa duração, tonalidade lilás. Cresce bem em sombra parcial.
  • "Star Light" É uma mistura de variedades, que é um sortimento de arbustos anões compactos de cores diferentes. A altura máxima é de cerca de 30 cm, tolera o frio, desde que tenha vida curta e não seja muito forte.
  • "Violeta da noite" - uma das variedades mais curtas que forma um arbusto de até 25 cm, adora luz, tolera bem a geada. A floração é muito densa, abundante, de longa duração.Um tom de lilás com uma tonalidade rosa.
  • "Lilak" - uma variedade que tolera bem o frio, que pode chegar a 50 cm e até ultrapassar essa marca. Cresce bem ao sol, os ramos são abundantemente densos, a folhagem é grande, as pontas são recortadas. As inflorescências são pintadas em uma paleta lilás claro, perto do lilás. Floresce cedo, depois de alguns meses do transplante. O período de floração é longo, o aroma é delicado, forte, mais pronunciado à noite.

Grisalho (incana)

Esta variedade não é muito densa e com ramos fortes e rebentos, a altura pode variar de 20 a 80 centímetros. O caule tem cobertura lenhosa, os ramos são decorados com folhagem oval ou linear, a pubescência é encurtada. As inflorescências são terry ou comuns, de tipo denso, localizadas na parte superior. As cores podem ser branco, roxo escuro, azul, amarelo e roxo. Ela floresce do início do verão até a geada; nas regiões do sul, pode florescer no inverno.

Entre as variedades populares entre os produtores de flores, podem ser distinguidas as seguintes.

  • "Katz" - cresce até 80 cm, flores muito precoces para esta espécie, inflorescências do tipo turco. Tolera clima quente, tons de branco, creme a suculento e brilhante - rosa, framboesa, roxo.
  • Ferro - ótimo para cortar, aroma doce pronunciado, flor grande, vários tons - de claro a rico. A folhagem é verde escura, lanceolada.
  • "Valsa" - uma planta anual, cresce até 70 cm, adequada para o corte. Os caules são herbáceos e lenhosos, a floração é longa, as inflorescências em escova do tipo turco são brancas, têm um diâmetro decente e um aroma rico.
  • "Carmen" - ideal para o corte, a tonalidade principal é o branco-neve-creme, aroma forte. Ama lugares ensolarados e drenagem de alta qualidade.
  • Opera Deborah - alto grau (cerca de 80 cm), flores por muito tempo, muitas inflorescências tipo cacho, são grandes, tipo duplo, de aroma forte. A planta adora áreas claras, adequadas para o corte.

Perfumado

Variedade subdimensionada - de variedades anãs de 20 cm a médias de 50 cm... As folhas são de cor verde escuro, a pubescência dos caules e da folhagem é ligeiramente prateada. A forma da folha é alongada, nas raízes as folhas são agrupadas em rosetas densas. Floresce no final da primavera, a inflorescência é solta, em forma de pincel, as flores são padrão, marrom-amarelado, lilás, lilás ou creme. O aroma é forte pronunciado à noite.

Fouquet é considerada a variedade mais difundida de aparência fragrante. É um arbusto herbáceo anual, de tipo caule único, de tamanho médio. As flores têm um cheiro muito forte, a cor é lilás com matiz lilás, as inflorescências têm a forma de pincel. A planta adora luz, tolera bem o frio.

Outono

O ciclo de crescimento desta variedade é longo, é excelente para cultivo em campo aberto, para canteiros de flores, canteiros de flores, cresce bem em estufas. Floresce em julho, a floração continua até o outono. As cores são geralmente amarelas em tons diferentes.

Terry

É fácil distinguir um look terry de uma flor simples - pelo tipo de inflorescência. Existem variedades de variedades anãs e médias. As variedades de terry mais espetaculares:

  • "Vintage" - arbustos fortes e densos com cerca de 45 cm de altura, inflorescências de tipo denso, com terry, visto que existem muitos rebentos nas laterais, a floração é renovável, mas curta - até um mês e meio;
  • "Cinderela" - uma variedade anã com cerca de 25 cm de altura, altamente decorativa, com flores duplas, viçosas, rosadas, com tonalidade roxa, tons amarelos, branco-neve, lilases-framboesa.

Verão

Floresce quase todo o verão. Um brilhante representante da variedade - variedade "noite de verão"... Uma planta anual que cresce até meio metro de altura. O aroma é muito forte, envolvente, flores de aspecto delicado, em forma de borlas, pouco soltas. Flor à noite, cheira mais forte durante este período.

Altura - cerca de 45 cm, arbusto extenso, com ramificações poderosas.A cor das pétalas é variada - lilás, lilás-carmesim, pêssego com uma borda rosa.

Características de pouso

Matthiola é plantada principalmente pelo método de sementes, além disso, nas regiões do sul, isso pode ser feito diretamente em solo aberto. Para aumentar a germinação, recomenda-se a utilização do método de plantio de mudas. Neste caso, a planta florescerá mais rápido e a floração será mais abundante.

É muito importante escolher o local de pouso correto, determinar o momento e preparar o solo. Se a planta for plantada imediatamente em terreno aberto, as sementes são semeadas nas ranhuras, previamente combinadas com areia.

Antes do plantio, as mudas devem ser levadas para fora para o endurecimento.

Cronometragem

É possível plantar matthiola diretamente em terreno aberto apenas no sul. Para fazer isso, escolha área aberta com luz solar direta e pousar em novembro ou abril. Em outras regiões, as mudas começam a ser plantadas em março e são transplantadas para solo aberto no final de abril ou um pouco mais tarde, quando as geadas abaixo de 5 graus negativos não são mais ameaçadoras.

Seleção de assento

A zona de pouso deve ser cuidadosamente selecionada. Mattiola é uma planta extremamente amante da luz, que se desenvolve mal em sombra parcial e sombra... Portanto, você deve escolher uma área sob luz solar direta. O segundo pré-requisito é um bom solo. O ideal para este representante da flora será um solo nutriente do tipo leve, bem drenado.

A drenagem garante o escoamento da umidade, que, se estagnada, pode danificar as raízes da planta... Com relação à composição do solo, é preferível um tipo neutro, podendo haver um baixo percentual de álcali. Os jardineiros consideram franco-arenosos e franco-arenosos como o tipo de solo ideal.

O solo empobrecido deve ser alimentado com minerais e matéria orgânica antes do plantio.

Esquema

As sementes são semeadas aleatoriamente nas ranhuras e os rebentos são semeados em covas separadas. Se os brotos forem cultivados em vasos individuais, o plantio é feito de acordo com um determinado esquema. Inicialmente, as plantas em vasos são regadas, forma-se uma cova, que é um pouco maior que um recipiente com mudas, também é umedecido. Um torrão úmido de terra é removido junto com o broto o mais cuidadosamente possível e colocado em uma cova úmida. O solo é polvilhado por cima e ligeiramente compactado.

O esquema de plantio depende da variedade:

  • plantas com baixo arbusto requerem uma distância entre as covas de pelo menos 15 cm, 20 cm - o recuo máximo;
  • variedades de um tipo de arbusto alto e extenso são plantadas com um recuo mínimo de 30 cm, um pouco mais é possível.

Regras de cuidado

Para que a Mattiola se desenvolva bem, floresça abundantemente e não adoeça, deve ser devidamente cuidada. Apesar de as atividades não serem muito onerosas, alguns procedimentos devem ser realizados regularmente.

Rega

A rega bem realizada é uma das condições necessárias para o correcto desenvolvimento da planta. Mattiola não tolera solo seco, o sistema radicular começa muito rapidamente a secar e entrar em colapso... Ao mesmo tempo, a estagnação da umidade nas raízes não é menos prejudicial. Se o solo estiver encharcado, as pequenas raízes começarão a apodrecer. Tudo isso afetará negativamente a saúde e a aparência da flor.

Se o verão não for seco nem chuvoso, rega regularmente sem inundar o solo. Durante os períodos de seca, a umidade é aumentada, durante os períodos de chuvas, ela é reduzida.

Top curativo

Nunca use estrume - é contra-indicado para mattiola, pois aumenta o risco de doença de fusarium. Do orgânico é melhor escolher composto, cinza de madeira. O solo ao redor dos arbustos é borrifado com cinzas, depois é solto para uma melhor mistura. Os complexos minerais são aplicados de acordo com um certo esquema - na primavera, oligoelementos com nitrogênio, e durante o período de floração, você pode fertilizar com compostos de potássio, fósforo.

Afrouxamento

Este evento deve ser realizado após cada umidificação - planejada e natural, ou seja, após as chuvas.

É aconselhável acompanhar o afrouxamento com a sacha para livrar a planta das ervas daninhas que lhe tiram as forças.

Métodos de reprodução

Matthiola é cultivada em casa de duas maneiras, e ambas são sementes. As sementes podem ser colhidas por você ou compradas na loja.

Vale ressaltar que o material adquirido apresenta maior porcentagem de germinação.

Aterrissando no chão

A semeadura é realizada diretamente no solo externo. Quando plantar depende da região, no sul pode começar em abril, nos climas mais severos em maio. Recomenda-se que a sementeira seja repetida após um curto período de tempo para que a floração dure mais.

Método de muda

Realiza-se em março para gozar a floração já no início do verão. O algoritmo de aterrissagem é o seguinte:

  • uma mistura de solo de grama e areia é colocada em um recipiente na proporção de 3 para 1;
  • as sementes são plantadas, cobertas com uma mistura de areia e terra por cerca de meio centímetro.

Antes que os brotos apareçam, a umidade não é produzida, leva cerca de 3-4 dias. Em seguida, os recipientes são colocados em uma sala com temperatura na faixa de 10-12 ° C. A iluminação deve ser boa o suficiente. Após 14 dias, as mudas mergulham em vasos individuais. A essa altura, apenas os brotos realmente fortes e saudáveis ​​permanecerão. As mudas são plantadas em terreno aberto após o endurecimento.

Doenças e pragas

Matthiola não é muito suscetível a doenças, mas cuidados inadequados ou condições de cultivo desfavoráveis ​​podem provocar o desenvolvimento de várias doenças. Na maioria das vezes, a planta sofre de uma praga - uma pulga crucífera. Para evitar que isso aconteça, você não pode plantar uma flor nos lugares onde qualquer representante do gênero crucífero foi cultivado ou ainda está crescendo.

O primeiro sinal de infecção são pequenos orifícios nas folhas. Você pode lutar contra a pulga com uma solução de cinza de madeira. Para um copo d'água, pega-se uma colher de cinzas, amassa-se, pulveriza-se todo o arbusto, borrifam-se cinzas secas em volta da planta no solo.

A doença perigosa da quilha freqüentemente afeta esta planta.... Neste caso, as raízes sofrem em primeiro lugar, portanto, quando os sinais se tornam perceptíveis - flores raras, crescimentos nos caules - o tratamento deixa de ser eficaz. A planta é removida pela raiz.

Matthiola pode sofrer na fase de muda de uma perna preta que não cicatriza... Os brotos são simplesmente removidos e destruídos.

Uso em paisagismo

Apesar de o aroma da planta atrair os jardineiros em primeiro lugar, a decoratividade das flores também é bastante elevada, principalmente por ficarem muito tempo no corte.

Esta flor parece luxuosa em diferentes recipientes - cestos, potes.

A Mattiola, plantada ao longo dos caminhos, parece muito vantajosa.

Em um canteiro de flores, mattiola cresce bem com alfazema, absinto, mignonette, flox, tomilho, alecrim.

O cultivo desta planta perto de casas, terraços, gazebos permite que você desfrute de um aroma luxuoso.

Para informações sobre como semear mattiola, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário