Daisy: descrição e variedades, plantio e cuidados
Flores delicadas da margarida podem ser vistas em quase todas as casas de verão. Estas flores parecem pequenos sóis brilhantes, espalhados pelo canteiro e decorando o jardim com sua variedade de cores. Essa cultura ganhou popularidade nos círculos dos produtores de flores não apenas por sua aparência atraente, mas também por seu cuidado despretensioso.
Peculiaridades
Este representante da flora é considerado uma das primeiras flores silvestres a se instalar no jardim. Já no século 16, as variedades de terry eram conhecidas - não apenas brancas como a neve, mas também vermelhas.
A planta pertencente à família Aster distingue-se pela boa resistência à geada. Sua altura varia de 2 a 30 cm. As placas foliares têm forma espatulada e estão localizadas mais próximas às raízes, de modo que o próprio caule acaba sem folhas e uma inflorescência simples em forma de cesto aparece em seu topo. O meio é sempre amarelo. O diâmetro da flor é de 1,5-6 cm, e o fruto da cultura apresentada é caracterizado por uma forma achatada.
A aparência atrai jardineiros com uma rica vegetação e a capacidade de florescer várias vezes por temporada. A primeira floração ocorre mais freqüentemente no início da primavera, e a segunda onda é geralmente observada mais perto do outono, depois que o calor diminuiu.
Tipos e variedades
Normalmente a cultura é mantida como planta bienal, mas de acordo com a descrição geral, margaridas podem ser classificados em espécies anuais (bellis annua) e perenes (bellis perennis)... O primeiro tipo é um padrão com flores brancas duplas e um centro amarelo. A floração começa em agosto e continua até o início do frio. As variedades perenes atingem o tamanho de 15 cm e apresentam folhas dentadas espatuladas cobertas por pelos. Esta flor desabrocha de maio a junho e desabrocha até novembro.
Outra classificação refere-se aos fustes de Compositae., que pode ser simples, semiduplo ou atoalhado. Dentre elas, destacam-se as variedades precoce e tardia.
As plantas também diferem em tamanho - podem ser divididas em espécies pequenas, médias e grandes. Ao mesmo tempo, lembre-se de que a variedade de flores grandes florescerá muito mais tarde, mas seu período de floração também é mais longo.
Se você classificar as variedades por cor, as mais comuns são:
- Branco;
- cor de rosa;
- vermelho;
- laranja claro.
Vamos considerar em detalhes as variedades populares.
- Bellissima. Uma variedade de pompom, a largura das flores é de 5 cm. O cesto está situado ao nível de 12 cm, o caule é caracterizado pela densidade e elasticidade. Na maioria das vezes, os produtores escolhem variedades de vermelho, rosa, branco ou de duas cores para o cultivo. A floração inicial pode ser observada já no ano da semeadura. A variedade é altamente dependente de nutrição adicional.
- Tasso Red. Esta variedade é caracterizada por pétalas tubulares, densas e fortemente dobradas. As flores não sobem muito acima da roseta - 6 a 8 cm. A variedade Tasso tem muitas cores, mas é o vermelho, o tipo vermelho, que é especialmente popular. As folhas são verdes, resilientes, formando uma roseta densa junto ao solo.
- Habanera. Esta variedade pertence às variedades de flores grandes. O diâmetro dos pompons costuma chegar a 6 cm, embora o cesto em si seja pouco denso, o que faz com que a flor adquira uma aparência de lapidação.O pedúnculo "Habanera" cresce até 15 cm, e as cores são branco, rosa, vermelho, branco com bordas vermelhas.
- "Bola rosa". A variedade é cultivada bienalmente, a altura não ultrapassa os 15 cm e forma muitos pedúnculos desfolhados e fofos. As inflorescências são terry, o diâmetro é de 3-5 cm.Como o nome sugere, as pétalas são de cor rosa, são grossas, o centro amarelo quase não brilha através delas.
Como crescer em casa?
Alguns produtores cultivam este representante da flora dentro de casa. Para que ele se sinta confortável em casa, coloque a flor em um vaso em um local bem iluminado. Para testemunhar o florescimento exuberante, você pode criar uma sombra parcial leve ou organizar uma iluminação difusa. Se você colocar o vaso em uma área muito sombreada, a cultura irá parar de crescer.
Para manter uma flor em casa, escolha um substrato que seja bem permeável e retenha a umidade. Por exemplo, uma mistura de solo argiloso com húmus é adequada. Dê preferência a recipientes largos e rasos - nesses vasos a planta vai se sentir mais confortável.
A cultura interna precisa de umidade regular e abundante. Com déficit de umidade, o jardineiro notará que o espécime cresce mal, tem flores pequenas e pouco fofas.
É sistematicamente necessário alimentar a planta, geralmente nutrição adicional é aplicada a cada 2-3 semanas. Os floristas recomendam o uso de misturas complexas ou compostos minerais e orgânicos alternados. É necessário prestar atenção especial à fertilização no início da primavera - nessa época, a planta começa a crescer.
O inverno não é um problema para uma flor que cresce no peitoril de uma janela. O crescimento dessa planta diminui e o desenvolvimento recomeça na primavera. Após 2 anos, os espécimes envelhecem e, para o rejuvenescimento, precisam estar sentados.
Mudas em crescimento
O método de cultivo desta cultura com mudas é bastante popular, vamos analisá-lo em mais detalhes.
Semeadura
Via de regra, a semeadura é feita em fevereiro-março. Recomenda-se semear as sementes em recipientes separados. Assim, potes de papel, plástico ou turfa podem ser usados como recipientes. Se 1-2 amostras eclodirem em um recipiente, então não é permitido mergulhar. Ao plantar em um recipiente grande, as mudas devem ser mergulhadas.
A semeadura é realizada em cima de um substrato umedecido a longa distância, as sementes são ligeiramente polvilhadas com terra ou areia. Ao mesmo tempo, devem ser feitos orifícios de drenagem no fundo do recipiente.
Após a semeadura, o recipiente é coberto com um filme ou tampa de vidro, criando condições de estufa para futuras mudas. Todos os dias o vaso é ventilado e, com o aparecimento dos primeiros brotos, o abrigo é totalmente retirado.
Conteúdo de mudas
Assim que os primeiros brotos eclodirem, você deve continuar a umedecer o solo e manter uma boa iluminação. Ao formar duas folhas verdadeiras, as mudas são colocadas em recipientes separados.
Certifique-se de que o solo não seque, e também mantenha uma luz do dia de 14 horas. 2 semanas após a germinação, a temperatura ambiente deve ser baixada para +15 graus Celsius, e em meados ou final de maio, ou seja, uma semana antes do transplante para o jardim, recomenda-se o endurecimento da planta.
Para isso, exponha as mudas ao ar fresco por um tempo, aumentando gradativamente o tempo em que os brotos ficam ao ar livre até um dia inteiro.
Como plantar em terreno aberto?
Você precisa plantar uma planta no local, seguindo certas regras.
Tempo ideal
É costume plantar mudas em abril-maio, depois que o jardineiro está totalmente confiante de que as geadas noturnas não são mais esperadas.
Ao semear no local, outras datas devem ser observadas. Por exemplo, se a estufa for aquecida, o plantio é realizado da segunda década de janeiro a março inclusive; Recomenda-se que a semeadura em casa de vegetação seja realizada de março a abril.Se o plantio com sementes for feito diretamente em terreno aberto, deve-se esperar até maio, começando a semear após o aquecimento do solo.
Regras fundamentais
Antes de iniciar um transplante, você deve escolher um local adequado. Como mencionado, esta é uma cultura que adora luz, então escolha um canteiro de flores bem iluminado. A flor vai se sentir bem em sombra parcial ou no círculo do tronco da árvore.
Tipo de solo favorável - solo permeável à luz, por exemplo, argiloso com acidez média. Se a crista contém um tipo de solo arenoso, você pode diluí-lo com esterco, húmus, cinzas, turfa.
O pouso é feito um mês após o mergulho. Mudas em uma horta devem ser plantadas usando o método de transbordo. Se as mudas foram cultivadas em vasos de turfa, o transplante é feito com elas. A distância recomendada entre dois espécimes é de 15-20 cm, logo após este procedimento regar abundantemente o local de plantio.
Como cuidar?
Apesar de a margarida ser despretensiosa, alguns cuidados não a farão mal.
Rega
Junto com a rega, o afrouxamento é um procedimento importante para a cultura. Assim, para ter acesso às raízes do ar fresco, o solo é solto na primavera após o derretimento da neve ou precipitação. Em dias de seca, as plantas são bem regadas, mas de forma a evitar a estagnação da umidade. A lama evita o procedimento de cobertura morta. No verão frio, a terra é umedecida 2 a 3 vezes por semana.
Top curativo
Na primeira vez após o transplante, os brotos não precisam de nutrição adicional. O primeiro fertilizante é geralmente aplicado após 1-1,5 meses; durante este período, curativos minerais líquidos são adequados. Além disso, a terra é fertilizada uma vez a cada 2 semanas, e é melhor neste momento dar preferência a misturas solúveis em água, que contêm nitrogênio. O volume recomendado é de 10 litros de água por 20 g da substância.
No segundo ano de vida, as flores começam a se alimentar no início da primavera, adicionando nutrientes a cada 2-3 semanas. Eles precisam especialmente de nutrição abundante durante o período de floração. Residentes de verão experientes aconselham alimentar a planta com matéria orgânica várias vezes por estação, por exemplo, infusão de excrementos de pássaros ou verbasco. A proporção de substância e água é de 1: 10, não mais, pois há uma chance de ferir e queimar arbustos jovens.
Wintering
Essas flores não precisam ser desenterradas para o inverno ou escondidas da neve - a planta resiste bem ao frio no solo. Quase todas as variedades são aceitáveis para o plantio na faixa do meio.
Se o cultivo for na região norte, vale a pena preparar a planta para o inverno. Para fazer isso, a cultura é batida e polvilhada com folhagem seca, você pode cobrir as flores com ramos de abeto. Alguns jardineiros preferem o aquecimento com serragem seca ou película, a agrofibra também é adequada. Se o arbusto for plantado na varanda, então é melhor retirá-lo para o inverno em um quarto escuro com uma temperatura de + 3 ... 8 graus Celsius.
Transferir
Esta cultura reage muito bem ao transplante - este procedimento serve para rejuvenescer o espécime, estimula o crescimento e o desenvolvimento mesmo na fase de floração e formação dos botões. Normalmente, o transplante é feito no segundo ano. Não se esqueça de observar a lacuna entre duas plantações adjacentes de 15-20 cm.
Métodos de reprodução
É possível reproduzir a cultura apresentada pelos seguintes métodos:
- sementes;
- estacas;
- dividindo o mato.
As estacas começam no final de maio - início de junho. Em primeiro lugar, um rebento com botões é separado de uma planta adulta, as folhas são cortadas a ½ e colocadas no solo tratado com Kornevin à altura de 1 cm. O local de plantio é constantemente abastecido com água e controlado para que a terra não secar. No final de setembro, a muda é transplantada para o canteiro acabado e isolada para o inverno. O florescimento só é possível no próximo ano.
Para reprodução por divisões, espécimes de 3 anos são adequados. Este procedimento é realizado no início da primavera ou após a floração.Primeiro deve-se cavar o arbusto, dividido em 5 fragmentos, as raízes devem ser encurtadas e plantadas nas áreas preparadas. Normalmente, cada amostra produz até 12 novas cópias. As flores e os botões dessas plantas são cortados.
O processo de propagação por sementes foi descrito acima, mas o processo de coleta de sementes deve ser descrito com mais detalhes. É colhido de plantas-mãe não híbridas, colhendo apenas inflorescências desbotadas. Em seguida, eles são colocados em uma folha de papel e deixados para secar ao sol. É muito mais fácil obter sementes de inflorescências secas. Os grãos resultantes devem ser embalados em um saco de papel, devidamente marcado e armazenado. As sementes podem ser armazenadas por cerca de 3 anos.
Doenças e pragas
Doenças e insetos perigosos costumam se tornar um problema durante o cultivo deste arbusto em miniatura. É importante perceber os sinais da doença a tempo para iniciar o combate em tempo hábil e salvar a planta. Em primeiro lugar, como medida preventiva, é importante observar todas as regras da tecnologia agrícola, para que doenças comuns contornem esta delicada flor. Tripes e lagartas afetam com mais frequência a cultura.
- Thrips. Essas criaturas preferem se esconder na parte inferior do lençol. O ataque de tripes é indicado pela coloração marrom-amarelada desigual da folhagem. Os inseticidas ajudam a proteger a planta. Neste caso, é importante processar não só o espécime danificado, mas também todas as plantações sãs vizinhas.
Uma semana após o tratamento deve ser repetido.
- Lagartas. Este é um convidado indesejado bastante frequente da flor apresentada. Você pode se livrar das faixas mecanicamente, recolhendo-as manualmente à noite. E também com essas criaturas você pode lutar com inseticidas.
Preste atenção às doenças mais comuns que podem afetar um membro da família Aster.
- Oídio. Uma flor esbranquiçada indica a presença da doença. Os fungicidas ajudam a lidar com a doença. Neste caso, é importante realizar vários tratamentos em intervalos de 1-1,5 semanas.
- Mancha marrom. Você pode reconhecer a doença pelas manchas semelhantes a pergaminhos nas placas das folhas. Normalmente, a causa é a alta umidade do solo e do ar. Recomenda-se desenterrar o espécime afetado, secá-lo completamente e plantá-lo em solo mais solto em uma área ventilada.
- Podridão cinzenta. É mais frequentemente formado no outono e na primavera. Para prevenir a doença, os residentes de verão são aconselhados a remover completamente a folhagem velha antes do inverno. Se a planta apresentar sinais de podridão, o problema pode ser eliminado tratando os fragmentos infectados com Fundazol.
Uso em paisagismo
A cultura apresentada é caracterizada por uma variedade de formas de flores e uma ampla gama de cores, portanto, pode estar presente em uma grande variedade de composições de jardim. É sempre fácil encontrar um vizinho estético para ela, mas em um único plantio essas flores parecem chatas.
Recomenda-se usá-los como um companheiro para culturas mais altas, como tulipas ou narcisos. Uma paisagem pitoresca pode ser criada plantando ásteres ao lado de prímulas, lírios do vale, jacintos e outras flores azuis ou laranjas.
Lagoas e riachos de jardim, emoldurados por flores de pompom, parecem muito bonitos. E eles também são plantados como uma cultura de cobertura do solo em gramados urbanos, mauritanos e prados. Em um plantio coletivo, o jardineiro pode recorrer às suas habilidades criativas e plantar flores que variam muito em variedade e cor, ou, inversamente, colocar botões semelhantes próximos uns dos outros. Se for uma variedade de flores pequenas, é comum usá-la para decorar bordas e slides alpinos.
Existem também variedades altas, por exemplo, variedades do Cabo. Eles podem ser plantados como pano de fundo para samambaias, hospedeiros, brunner, badans. Arbustos em miniatura ficam mais harmoniosos em vasos, vasos e vasos de cerâmica.
Crescendo e cuidando de uma margarida no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.