Tudo sobre Mahonia
Magonia é uma planta maravilhosa do gênero bérberis. Em termos de decoratividade, não tem igual. A maioria das variedades cresce na América do Norte, no continente asiático, mas há aquelas que se adaptaram aos caprichos de um clima temperado.
descrição geral
Normalmente, em condições naturais, Mahonia é uma árvore de pleno direito, mas em um ambiente criado artificialmente, ela cresce até o tamanho de um arbusto. Às vezes é chamada de uva Oregon, que tende a se ramificar. O desenvolvimento da planta é lento: na versão média, o exótico cresce cerca de 15 centímetros por ano.
Normalmente o tronco da planta apresenta uma coloração rosa com tons de cinza, mas com o passar dos anos escurece, torna-se cinza.
As raízes de uma planta exótica são superficiais, com tendência a crescer em largura. Exot, amante do calor, adora produzir raízes densas. Se você não se livrar dele, então, gradualmente, matagais densos crescerão neste lugar.
As placas foliares com pecíolos castanho-avermelhados têm uma cor verde e uma superfície brilhante no exterior e são mate no interior. Com a chegada do outono, a folhagem fica marrom ou vermelha.
Se você planeja plantar um arbusto de Mahonia, então deve se lembrar que você definitivamente precisa de uma árvore feminina e uma masculina para a polinização completa.
Os botões aparecem em abril e, em maio, Mahonia floresce lindamente com panículas amarelas. A flor é visualmente semelhante à mimosa. A floração dura cerca de duas semanas e as bagas amadurecem apenas no final do verão. Além disso, frutas comestíveis podem pendurar nos pecíolos antes do início de verdadeiras geadas. Todo esse tempo dá para comê-los, são muito saborosos. A frutificação completa é possível a partir dos três anos.
Visualizações
Existem muitas variedades desta planta exótica. Vamos considerar apenas alguns deles.
- Mahonia tem folhas de carvalho - o arbusto mais comum. Este é um espécime perene com uma coroa expansiva de até um metro de altura. Placas de folha com segmentos em forma de lança e uma superfície brilhante.
Na primavera, flores douradas - panículas - desabrocham, e no outono amadurecem bagas azuis.
- Azevinho tem caules eretos e folhas lanceoladas com espinhos pontiagudos nas laterais. As inflorescências são grandes, de cor amarela.
- Mahonia Appolo tem as principais diferenças - uma copa densa com grande número de rebentos, inflorescências em forma de guarda-chuvas com flores douradas, folhas ovais, com presença de pequenos dentes nas bordas.
- Magonia, a Rastejante - um arbusto baixo (até 30 centímetros) com hastes rasteiras. Muitos jardineiros usam em suas plantações como cobertura do solo. As placas de folha são pequenas, pintadas em bordô, carmesim e verde.
Flores amarelo-limão aparecem no início da primavera e as bagas roxas amadurecem no outono.
- Mahonia Japonesa encontrado na Europa, América, Japão, China. Floresce do final de dezembro até a primavera. Um arbusto de altura média - até 2 metros, de forma original: ramos de um ramo sobressaem em diferentes direções. As inflorescências são amarelas, com aroma de lírio do vale.
- Magonia Bracts tem placas de folhas finas e felpudas.
Esta variedade não cresce muito em comprimento. Na maioria das vezes, é cultivado em recipientes.
- Fremonti é dos EUA, cresce até três metros de altura. As suas placas folhosas com uma tonalidade púrpura em tenra idade, mudam de cor para um verde profundo e no arbusto antigo apresentam uma tonalidade cinzento-azulada.As inflorescências são amarelas brilhantes e as bagas são vermelho-púrpura.
- Magonia Lamarielistnaya nunca cresce mais de 1,5 metros de altura. Originário da China. As placas foliares são alongadas, com pequenos dentículos nas bordas. Os pedúnculos são eretos e altos, com um aroma agradável. No território da Rússia, este é um espécime bastante raro.
- Magonia Bilya - a variedade mais alta (até 2 metros de altura). As placas das folhas são grandes, com um padrão complexo e dentes impressionantes nas bordas.
- Variedade Smaragd É um arbusto perene com folhas grandes e dentes profundos tingidos de bronze. As inflorescências são grandes, com flores perfumadas de tons amarelos.
Aterrissagem
Cultivar uma planta não causa dificuldades. E tudo porque Mahonia tem raízes bastante fortes: em qualquer caso, criam raízes rapidamente em solo bem preparado, sujeito às condições de crescimento.
Mahonia é capaz de se desenvolver bem mesmo em solo argiloso, sem a presença de um ambiente aquático próximo. Mas se houver alternativa, então é melhor enraizar as mudas em uma composição bem drenada. Recomenda-se escolher um solo ligeiramente ácido. Exot prefere sombra parcial, não gosta de ventos fortes e correntes de ar. A sombra total ou a boa iluminação não permitirão que Mahonia dê uma colheita decente, então você precisa decidir imediatamente o que é melhor: decoratividade ou rendimento.
Antes de plantar, vale a pena considerar o tipo de vedação, pois o arbusto tem capacidade para crescer ativamente. Adequado para isso: fita de jardim, escudos, ardósia.
A escolha das mudas deve se basear no fato de que para a polinização cruzada é necessário adquirir várias delas. Além disso, para criar um projeto paisagístico, eles podem ser plantados em uma ordem restrita e, se forem para a colheita, a uma distância de pelo menos um metro.
Recomenda-se plantar em terreno aberto com alto teor de húmus. Portanto, aconselhamos que você preencha o buraco com uma mistura de areia (em duas partes), húmus e turfa (uma de cada vez).
Para começar, examine cuidadosamente o sistema radicular em busca de danos às raízes por doenças e insetos, bem como seus danos. À menor suspeita, as raízes devem ser removidas. O local do corte é pulverizado com cinza ou carvão.
Antes de enviar a muda para a cova de plantio, não se esqueça da drenagem. A seguir, baixamos, endireitando as raízes no buraco, só depois preenchemos os vazios com terra. Com sistema radicular fechado, os arbustos são transplantados pelo método de transbordo. Após o plantio, é melhor compactar bem o solo, regar e cobrir o círculo do tronco com cobertura morta.
Se você plantar Mahonia em um clima relativamente fresco, é melhor fazer isso na primavera. No sul, o trabalho de plantio é feito no outono, até o final de outubro.
Atenção! É preciso lembrar um ponto importante no momento do plantio: não se pode deixar levar pelo aprofundamento do colo da raiz, senão o arbusto não criará raízes.
Cuidado crescente
É difícil cuidar de uma planta a céu aberto apenas na fase inicial: afinal trabalho de plantio ou transplante para outro local. No resto do tempo, não há problemas.
A rega contínua é necessária para os arbustos jovens na proporção de um balde de água para cada muda uma vez por semana. Uma árvore adulta não precisa disso, a exceção é um período de seca. O afrouxamento e a cobertura morta são procedimentos considerados obrigatórios, pois permitem ativar as trocas de ar, mas ao mesmo tempo reter a umidade.
Para um arbusto, basta aplicar fertilizantes até duas vezes por estação: na primavera (antes da floração ou antes da necessidade de transplantar uma árvore) e no verão (antes da frutificação). Os fertilizantes recomendados são Kemira Universal e Nitroammofoska. Uma planta adulta é adequada para cobertura morta com húmus ou composto, conforme necessário.
A poda após a floração é realizada para formar a copa correta. Embora tal procedimento não seja necessário para o arbusto. E tudo porque arbustos exóticos se desenvolvem de maneira desigual, unilateral. Portanto, eles precisam ser corrigidos.Às vezes, os designers criam uma árvore no estilo bonsai de Mahonia. Você também precisa remover ramos doentes e velhos. Mas em nenhum caso você deve cortar radicalmente. Alguns jardineiros argumentam que a poda é necessária para uma árvore com mais de 10 anos. Se você beliscar os brotos jovens, poderá ativar o crescimento dos ramos laterais.
Usualmente, Mahonia no jardim com muita neve tolera bem o inverno. Mas há regiões onde as geadas caem para menos de 30 graus e cai muito pouca neve. Portanto, neste caso, é necessário isolar o arbusto com lutrasil, e jogar turfa e ramos de abeto em volta do círculo do tronco.
Mas quanto mais velho o arbusto, menos geada é terrível para ele. Na primavera, assim que o sol esquenta, o abrigo deve ser retirado.
Reprodução
Estacas
O corte é muito mais fácil de realizar. Para isso, recomenda-se cortar as estacas do ano passado na primavera.
Observe que deve haver cinco botões bem desenvolvidos em cada estaca. Eles devem ser enterrados no solo. Durante o plantio, o solo deve estar bem aquecido.
Camadas
Esta técnica é ideal para criação de híbridos. Para fazer isso, bons brotos são levemente dobrados no chão e instilados, prendendo-os com um suporte de madeira. Como regra, a taxa de sobrevivência neste caso é muito boa.
Sementes
A propagação de sementes é um processo longo e difícil. E tudo porque o material de plantio deve ser estratificado. Além disso, é difícil comprar sementes porque a demanda é pequena - você simplesmente não consegue encontrá-las na loja. Se você plantar sementes em uma ordem independente, haverá uma grande probabilidade de que você não obtenha mais as características varietais da planta.
E, no entanto, se houver confiança no resultado, então é necessário colocar as sementes em um recipiente com uma mistura de areia e enviá-las para um local frio por três meses. As leituras de temperatura devem permanecer em torno de mais 5 graus durante todo o período.
Antes do plantio, é recomendável manter as sementes em local bem aquecido por sete dias.
Recomenda-se que a coleta de sementes seja realizada somente com o início do calor, bastando escolher os frutos maduros. Após o material da semente ser limpo do excesso de polpa, enxágue bem e seque. Perto de janeiro, começa o processo de estratificação.
Dividindo o mato
Nesse caso, o oposto é verdadeiro. As mudas de variedades criam raízes melhores de todas. Tudo é muito simples aqui: o ramo novo é cortado da planta principal com uma pá. Depois que ele for colocado em um novo lugar. Todos os procedimentos são realizados com o início da primavera.
Doenças e pragas
Mahonia é um arbusto resistente a pragas e doenças. Mas às vezes (devido à tecnologia agrícola inadequada) doenças fúngicas o compreendem. Estes incluem: ferrugem, manchas, oídio.
- Para o oídio, recomenda-se tratar o arbusto uma vez a cada duas semanas com soluções de fungicidas: "Karatan", "Topsin-M", "Fundazol".
- "Bayleton", "Abiga-Peak", "Tsineb", "Oksikhom" ajudam com a ferrugem.
- A filostictose se manifesta pelo aparecimento de manchas marrons nas placas foliares. Oxyhom, Kaptan ou Ftalan irão ajudá-lo com essa doença.
- O arbusto é freqüentemente afetado por moscas-brancas, ácaros-aranha e pulgões. Para se livrar de visitantes indesejados, produtos químicos universais como "Aktellik", "Fitoverm", "Aktara" são adequados.
Uso em paisagismo
Magonia como uma bela planta ornamental é ativamente usada no design do site, ao criar composições de design. Por exemplo, muitos profissionais o utilizam para formar uma cerca viva.
As variedades anãs ficam bem quando plantadas perto do meio-fio, em escorregadores alpinos.
Magonia é bom para pousar nos seguintes casos:
- planta de fundo;
- composição de pedra adicional;
- Árvore de plano único "arquitetônico";
- uma árvore plantada nas encostas das colinas;
- para simular um cinturão de floresta;
- como uma imitação para o gramado;
- como pano de fundo em mixborders e tênias;
- como um arbusto melífero.
Uma planta exótica combina bem com plantações de coníferas, você pode criar lindas composições em jardins de rosas. A vegetação está em harmonia com a camélia, azaléia, erica, magnólia. Mahonia é plantada junto com frutas e culturas ornamentais (marmelo japonês), arbustos de baga (maçã, irga, cotoneaster).
Ao mesmo tempo, as bagas de Mahonia são boas como um agente imunoestimulante. Eles são usados para aumentar o tom geral após os cursos de quimioterapia. Para muitos, a cultura ajuda a aliviar a condição de formas complexas de diabetes, a psoríase. O extrato das raízes ajuda a ativar o trato gastrointestinal. Mas é claro que esse tratamento não pode ser realizado sem consultar um médico.
Magonia é despretensiosa às condições de detenção, portanto, é implantada não apenas em territórios privados, mas também em parques, praças e áreas de recreação da cidade.
A combinação de Mahonia com outras plantas, árvores e arbustos confere às plantações uma sensação de exotismo, cor e originalidade.
O comentário foi enviado com sucesso.