Buttercup rastejando: descrição e cultivo
O botão de ouro rasteiro é uma planta brilhante e bonita, mas ao mesmo tempo bastante perigosa. É sabido que nos tempos antigos, o botão de ouro era usado por pessoas com propósitos egoístas, apenas uma pequena quantidade desta flor era suficiente para privar uma pessoa de vida. Mas também há informações de que essa planta tem muitas propriedades medicinais.
A seguir conheceremos mais detalhadamente esta planta, conheceremos a sua descrição e as subtilezas do plantio, os principais cuidados, e também consideraremos como os jardineiros utilizam esta flor na criação de paisagismo.
Peculiaridades
Buttercup rastejando ou, como também é chamado, Ranunculus repens é uma planta da família Buttercup... Ela cresce principalmente em áreas úmidas, preferindo áreas sombreadas. É frequentemente encontrado nas margens de rios e lagos, em prados e pântanos florestais. O botão de ouro rasteiro pertence a plantas herbáceas perenes, sua altura média é de 15-35 cm. O caule tem uma pubescência leve, pode ser ascendente, mas na maioria das vezes é rastejante. As flores são corretas, têm uma cor amarela brilhante nas pétalas. As folhas são verdes com dentículos pronunciados.
Os botões de ouro começam a florescer no início do verão. Acredita-se que o nome da flor vem da palavra "feroz" por causa de sua toxicidade... No entanto, compostos especiais não tóxicos também foram encontrados na composição química do botão-de-ouro. Os alcalóides presentes nesta planta podem afetar positivamente o sistema nervoso central, músculos e vasos sanguíneos de uma pessoa. Eles também podem normalizar a temperatura do corpo humano e a pressão arterial.
Além disso, esta planta é rica em várias vitaminas. Deve-se entender que a coleta do botão-de-ouro rastejante para fins medicinais deve ser extremamente cuidadosa, pois contém uma substância chamada protoanemonina, que é justamente o veneno. Embora seu conteúdo nesta planta seja pequeno, você deve ter muito cuidado.
Como plantar?
O botão de ouro rastejante geralmente é cultivado a partir de sementes. São semeados em caixas de mudas pré-preparadas. A época ideal é o final do inverno. Para plantar corretamente uma planta, você deve seguir algumas recomendações.
- É melhor semear em pequenas ranhuras até uma profundidade de cerca de 2 cm.
- É muito importante observar o regime de temperatura, que deve estar em torno de + 10 +15 graus.
- É melhor cobrir as caixas com futuras mudas com papel alumínio para criar um efeito estufa. Isso vai acelerar o processo de formação do tubérculo.
- Após algumas semanas, as caixas com sementes devem ser movidas para uma sala mais quente, onde a temperatura será de cerca de 20 graus.
- Após a formação dos tubérculos, eles devem ser colocados em água fria por cerca de 10 horas, e depois no solo preparado (para isso, devem ser feitas pequenas covas). Os tubérculos devem ser aprofundados 5-7 cm com as raízes para baixo.
- Depois disso, os buracos devem ser polvilhados com terra e regadas as futuras mudas.
Se tudo for feito corretamente, os primeiros tiros ficarão visíveis muito em breve. Normalmente, esse processo não leva mais de 14 dias, mas as flores podem aparecer após 2-3 meses.
Aplicação em medicina
Acredita-se que o botão de ouro rastejante seja usado na medicina popular. Muitas decocções e infusões de ervas são feitas a partir dele. O pedúnculo do botão-de-ouro tem propriedades curativas que podem ajudar a resolver abcessos. A planta também é frequentemente usada para tratar reumatismo e sarna. É muito importante observar que você não deve se automedicar com uma flor.
O uso a longo prazo também é indesejável na aplicação da planta na pele, pois pode causar queimaduras e alergias.
Como cuidar bem dele?
O botão de ouro rastejante é muito fácil de cuidar, então mesmo os jardineiros novatos podem cultivá-lo. O principal neste caso é seguir apenas algumas recomendações, bem como regar adequadamente e, se necessário, fertilizar a planta.
Regar e alimentar
O botão de ouro rastejante adora regas regulares e ao mesmo tempo intensas. Porém, não vale a pena derramar a planta, pois isso pode levar ao apodrecimento das raízes. Se o botão de ouro foi inundado abundantemente com água, então deve ser desenterrado o mais rápido possível., após o que as raízes devem ser tratadas com uma solução fraca de permanganato de potássio, e após o processamento é importante secá-las por várias horas. É importante lembrar que os botões-de-ouro praticamente não toleram a seca, pois suas raízes ressecam com o tempo seco e, posteriormente, morrem.
Quando os botões-de-ouro são jovens e estão se formando, eles precisam ser alimentados. Os fertilizantes com adição de nitrogênio são excelentes durante o processo de crescimento. Você também pode usar fertilizantes complexos, que podem ser aplicados a cada 2-3 semanas após o plantio. Graças à fertilização, os botões-de-ouro florescem abundantemente e crescem verdes, e também são saudáveis ao longo da estação.
Poda
A poda é recomendada para botões de ouro imediatamente após a floração. Depois que a planta está completamente desbotada, ela deve ser cortada quase até a raiz. Durante o período de floração, recomenda-se também a retirada dos pedúnculos desbotados, pois se isso não ocorrer, os novos botões não se abrirão. Após a poda das plantas, é importante prepará-las adequadamente para o inverno. Não há necessidade de desenterrá-los.
É melhor cobrir os botões de ouro com ramos de abeto ou folhagem seca.
Métodos de reprodução
O botão de ouro rasteiro é propagado usando sementes ou tubérculos. O primeiro método é bastante trabalhoso, mas a germinação das sementes, apesar disso, costuma ser alta. Se as mudas de sementes foram cultivadas em casa da maneira usual para elas, então podem ser plantadas em terreno aberto e separadas na primavera.
A reprodução por tubérculos e divisão do rizoma é considerada uma forma mais fácil. Tubérculos separados da planta-mãe devem ser embebidos em água e secos antes do plantio, e então devem ser plantados em covas rasas. Cuidado especial com as plantas jovens não é necessário no futuro, uma vez que essas flores crescem muito rapidamente. Se o botão de ouro rastejante for plantado no jardim, não é necessário propagá-lo especialmente, pois o faz perfeitamente por conta própria, crescendo na área livre sem problemas e adubação adicional.
Doenças e pragas
Buttercup rastejando é considerada uma planta resistente a várias doenças e pragas. Nesse caso, a planta não deve ser vertida, pois com umidade excessiva, as raízes e a própria flor podem infectar uma doença fúngica como o oídio... Agentes fungicidas, que podem ser comprados em qualquer loja de jardinagem, podem ajudar a se livrar dele.
Além disso, esta planta é frequentemente atacada por irritantes borboletas repolho que comem folhagens e várias lagartas. Você pode se livrar dos insetos usando inseticidas especiais ou infusões de ervas com sabão em pó ou cinza. Às vezes, o botão de ouro pode adoecer com a chamada ferrugem, na qual podem se formar buracos nas folhas que racham com o tempo.
O botão de ouro rasteiro também pode infectar nematóides, que são minhocas em miniatura que são um grande perigo para qualquer planta. Eles aparecem apenas com uma quantidade excessiva de umidade. As plantas que são atacadas ativamente por vermes morrem muito rapidamente. Para a destruição de vermes, também são usados preparações especiais introduzidas no solo.Pode-se concluir que todas as doenças do botão de ouro estão principalmente associadas a uma abundância de umidade ou seca excessiva.
Uso em paisagismo
O botão de ouro rasteiro é extremamente raramente usado em paisagismo, pois cresce muito rapidamente no jardim, cobrindo outras plantas com ele mesmo. No entanto, esta planta fica ótima tanto em clubes como em escorregadores alpinos, bem como ao lado de reservatórios artificiais. Na maioria das vezes, o botão de ouro rasteiro é plantado individualmente ou em combinação com outros botões de ouro do jardim. Com esta combinação de plantas, você pode transformar qualquer canteiro de jardim de forma muito vantajosa.
Buttercups também se dão bem com muitas outras plantas de jardim, eles ficam especialmente vantajosos com sinos e ao lado de tulipas. Se for importante que o botão-de-ouro não cresça por todo o local, então ele pode ser plantado em um vaso normal. Em geral, podemos dizer que ao plantar um botão de ouro rasteiro, basta acionar a imaginação e não ter medo de mostrar criatividade.
Como se livrar da erva daninha do ranúnculo?
Sabe-se que com solo bom, o ranúnculo rasteiro multiplica-se rapidamente e preenche todo o espaço livre, tornando-se uma erva daninha. Muitas pessoas começam esta planta sem perceber o quanto ela pode "prejudicar" o jardim ou a horta. Se o botão de ouro cobriu uma plantação de flores ou vegetais, primeiro deve ser cortado e, em seguida, completamente removido com ferramentas de jardim.
Além disso, para remover esta planta do jardim, você pode usar produtos especiais contendo os chamados herbicidas. Portanto, antes de plantar um botão de ouro, você deve pensar no fato de que na casa de verão pode haver não apenas um gramado amarelo brilhante de botões de ouro, mas também uma erva daninha irritante que será difícil de remover.
Veja abaixo para mais detalhes.
O comentário foi enviado com sucesso.