Snapdragon: descrição e variedades, plantio e cuidados

Contente
  1. Flores anuais ou perenes?
  2. Tipos e variedades
  3. Tempos de plantio ideais
  4. Mudas em crescimento
  5. Pouso em terreno aberto
  6. Como cuidar bem dele?
  7. Como e quando colher a semente?
  8. Métodos de reprodução
  9. Doenças e pragas
  10. Uso em paisagismo

Uma flor com um nome original e uma aparência única conquistou o coração de muitos cultivadores de flores. Snapdragon frequentemente adorna tramas pessoais, deliciando-se com o esplendor multicolorido. Você também pode vê-lo em uma panela. Vamos conhecer as variedades mais populares dessa cultura, bem como conhecer os meandros de seu cultivo.

Flores anuais ou perenes?

Snapdragon (antirrinum) é uma planta herbácea. Pertence à família da banana-da-terra. No entanto, ao contrário da grama verde comum, a cultura parece muito impressionante. Lindas flores permitem que você crie composições de paisagens expressivas, o que explica sua popularidade.

Existem cerca de 50 variedades de antirrinum, cada uma subdividida em numerosas variedades. As plantas diferem em altura, cor das pétalas. A descrição da cultura diz que ela é perene. No entanto, no clima russo, as flores raramente vivem mais de 1 ano.

Isso se deve aos invernos rigorosos, durante os quais os delicados arbustos congelam.

As plantas têm caules simples que formam arbustos organizados. A altura varia de 20 cm a 1 metro. As folhas são púberes, estreitas. As inflorescências são racemosas. As flores têm uma forma invulgar. No auge da floração, lembram o rosto de um leão, abrindo a boca em um rugido. O nome da cultura está ligado a isso. A flor é polinizada por abelhas. Entrando na garganta, o inseto fica coberto de pólen, que carrega consigo.

As flores silvestres do campo e do prado podem ser de cores diferentes. Porém, graças aos criadores, a paleta se torna ainda mais ampla a cada dia, pois o trabalho de criação de novas variedades de cultura está em andamento. Existem tons de branco como a neve, rosa, roxo, coral, amarelo, vermelho e outras tonalidades de antirrinums. Algumas variedades combinam duas cores ao mesmo tempo. Por exemplo, a cor vermelha é incompletamente dominante sobre o branco. Além disso, além de variedades com pétalas regulares, existem variedades de terry.

Acredita-se que o Snapdragon tenha propriedades medicinais. Portanto, infusões e decocções de plantas são freqüentemente usadas na luta contra várias doenças. No entanto, a principal vantagem da cultura ainda é considerada seu efeito decorativo. Vamos considerar com mais detalhes as variedades populares de antirrinum.

Tipos e variedades

Todas as variedades de snapdragons podem ser divididas em vários grupos, dependendo da altura.

Alto

As flores grandes crescem até 80 cm, e às vezes até mais altas. Eles geralmente se parecem com pirâmides com a haste principal logo acima do resto. Estas flores são freqüentemente cortadas para buquês espetaculares. Quando cortados, permanecem frescos e atraentes por muito tempo.

As variedades mais famosas:

  • "Velvet Giant" - tem grandes flores vermelhas bordô;
  • "Vulcão" - uma variedade de cor amarelo alaranjado "ensolarada";
  • "Alasca" - uma luxuosa variedade branca como a neve;
  • "Madame borboleta" - grandes flores duplas de diferentes tons (branco, amarelo, rosa, bordô);
  • "California Color Mix" - arbustos piramidais estreitos, crescendo até 90 cm, com flores de vários tons.

Média

Variedades de altura média (de 40 a 60 cm) são particularmente esplêndidas. Essas flores são ótimas para decorar canteiros de flores. Eles também são cultivados em vasos de flores. Os mais famosos são os seguintes:

  • "Rosa Selvagem" - botões rosados ​​encantadores se juntam em inflorescências exuberantes;
  • "Monarca Dourado" - uma variedade com espetaculares pétalas amarelas brilhantes;
  • "Veludo carmesim" - lindas flores vermelhas que crescem até 50 cm;
  • "Chefe Vermelho" - uma flor de 45 cm de altura, decorada com botões aveludados vermelho-bordô.

Subdimensionado

Flores abaixo de 40 cm são consideradas raquíticas, se a planta tiver menos de 25 cm de altura é reconhecida como anã. Os arbustos pequenos são compactos, geralmente em forma de bola. Essas plantas são freqüentemente usadas para criar canteiros de flores do tipo carpete.

Eles também são plantados ao longo das trilhas para caminhada.

Entre as variedades mais populares estão as seguintes:

  • "Floral" - grupo varietal (15-20 cm) com diferentes opções de cores, adequado para cultivo em vasos;
  • "Twinny" - híbridos subdimensionados (até 30 cm) com flores duplas de cores diferentes (rosa, roxo, laranja, carmesim, etc.);
  • "Snappy" - uma série de pequenos arbustos (até 20 cm) com uma rica gama de cores (rosa, roxo, branco, amarelo, pêssego, etc.).

Ampelny

Essas variedades são usadas para decorar potes. Normalmente, as variedades de baixo crescimento são plantadas em recipientes suspensos, mas às vezes também são escolhidas opções com brotos longos e caídos. Entre as variedades ampelous, "Lampion" é a mais popular.

Tempos de plantio ideais

Se a semeadura é feita imediatamente no local, eles o fazem na primavera. O principal é que o solo tenha tempo para aquecer. Os primeiros tiros aparecerão após 2,5-3 semanas. Se o método de muda for escolhido, a semeadura em casa é feita em meados de março. O desembarque a céu aberto costuma ser realizado nos primeiros dias de junho. Você pode fazer isso no final de maio.

Alguns jardineiros gostam de semear antes do inverno. Neste caso, as sementes não germinam imediatamente. No inverno, eles permanecem no solo e são endurecidos. Na primavera aparecem plantas fortes e saudáveis. O procedimento começa no final de outubro. Se o local estiver na região sul, a melhor época para plantar é meados de novembro. Antes, não vale a pena colocar a semente no solo. O calor pode desencadear mudas. Nesse caso, as plantas jovens morrerão com o início da geada.

Curiosamente, a época de floração também depende da época de semeadura. O aparecimento mais precoce dos botões ocorre em antirrinos cultivados pelo método de mudas. Um pouco mais tarde, as plantas "podzimnye" florescem. Ainda mais tarde, as flores aparecem em espécimes semeados no solo na primavera.

Mudas em crescimento

Seleção de solo

O solo deve ser leve e solto. Você pode comprar uma composição pronta em uma loja especializada. A autopreparação da composição nutricional também é permitida. Neste caso, a terra do gramado, areia e turfa são misturados em partes iguais. Em seguida, coloque um pouco de húmus e cinza de madeira na mistura resultante.

Depois disso, a composição é bem misturada e peneirada.

Preparação de sementes

Ao escolher o material seminal na loja, leve em consideração as características necessárias (altura, período de floração). Para muitos, a cor da cultura também é importante. Você mesmo pode coletar as sementes. Nesse caso, as sementes são secas, dobradas em um saco e colocadas na geladeira. O melhor lugar seria a prateleira de baixo. Lá o material de plantio é armazenado até a primavera.

Antes do plantio direto, as sementes são desinfetadas. Para isso, uma solução fraca de manganês é usada. Meia hora de molho é o suficiente. Em seguida, as sementes são retiradas e colocadas em um guardanapo. A semeadura é iniciada somente após a secagem completa.

Semeadura

O recipiente do snapdragon deve ser alto o suficiente. O número mínimo permitido é de 10 cm. Devem ser feitos furos no fundo do recipiente para drenar o excesso de água.

Primeiro, um ralo é colocado no recipiente. Você pode usar argila expandida, vermiculita, pequenas pedras. Uma mistura nutritiva de solo é colocada no topo da camada de drenagem. Para fins de desinfecção, o solo é derramado com uma solução leve de manganês. Em seguida, o recipiente é deixado por dois dias.Só depois é que começam a semear.

A semente é misturada com areia limpa e colocada em um envelope de papel com a borda cortada. Isso distribuirá as sementes de maneira mais uniforme na superfície. Pequenos sulcos são feitos no solo. Deve ser observada uma distância de 2 cm entre as linhas.

Após a semeadura, as sementes são gentilmente pressionadas ao solo. Areia e solo fértil são despejados no topo em uma camada fina. Em seguida, as plantações são pulverizadas a partir de um borrifador finamente disperso. Depois disso, o recipiente é coberto com papel alumínio e colocado em um local bem iluminado. O nível de temperatura ideal é 18-20 C. Periodicamente, o filme é levantado para que as flores futuras sejam exibidas. Quando a camada superior do solo seca, a umidade é produzida.

Conteúdo de mudas

Quando os brotos aparecem, o abrigo é removido. Faça isso gradualmente. Eles começam com longas exibições, cada dia aumentando o tempo em 15 minutos. Após 3 semanas, você poderá ver as primeiras folhas. Quando dois pares de folhas aparecem em cada broto, uma escolha é feita.

As plantas jovens são plantadas em taças de turfa. Recipientes comuns também podem ser usados. O diâmetro de cada recipiente não deve ser inferior a 8 cm. Se for selecionada uma caixa grande, o plantio é feito no esquema 5x5 cm. Concluída a movimentação dos brotos, o solo deve ser regado.

Em seguida, os recipientes são transferidos para um local escurecido.

Este procedimento aumenta o arbusto das flores. Também para isso, aperte as pontas das mudas. Se as flores novas foram movidas para um recipiente comum, depois de um tempo, elas precisarão ser transplantadas novamente. Na segunda coleta, a distância entre os corpos de prova já deve ser de 10 cm.

A hidratação deve ser regular, mas moderada. O excesso de umidade pode causar doenças. Se uma placa suspeita apareceu no solo, é urgente processá-la. Para fazer isso, dissolva 10 gotas de "Fitosporin" em um litro de água. O procedimento pode ser concluído com a distribuição de carvão triturado sobre a superfície do solo.

Pouso em terreno aberto

Conforme mencionado anteriormente, a transferência das plantas para o local é realizada após o término das últimas geadas da primavera. As datas específicas variam de região para região. O período aproximado é do final de maio a meados de junho.

É melhor escolher um local com solo adequado. Para esta cultura, os frangos arenosos são preferidos. Para aumentar o esplendor e a duração da floração, você pode adicionar um pouco de cinza de madeira, matéria orgânica, turfa, bem como fertilizantes complexos para plantações de floração ao solo. Se houver muita areia, adicione solo preto, solo frondoso. É importante obter uma boa permeabilidade do solo. Mas, ao mesmo tempo, deve reter umidade em si mesmo.

Ao escolher um local, não se esqueça da iluminação. Snapdragon requer muita luz. A cultura não florescerá na sombra.

É melhor transplantar em tempo nublado. Se os dias estiverem ensolarados, você pode reservar um tempo para o procedimento à noite. Se várias plantas forem plantadas no mesmo canteiro, uma certa distância entre os espécimes deve ser observada:

  • para anões - 15 cm;
  • para baixo - 20 cm;
  • para médio - 30 cm;
  • para os altos - 40 cm.

    Antes de plantar mudas, você deve cavar o solo e soltá-lo. É melhor usar o método de transbordo. Isso irá minimizar o risco de lesões no sistema radicular. Além disso, não se esqueça da pré-rega. Isso manterá o pedaço de terra intacto.

    Não é necessário aprofundar profundamente as flores. Basta abaixá-los no solo até que as primeiras folhas (cotilédones). Após o plantio, o solo deve ser esmagado suavemente.

    Não é recomendado plantar variedades diferentes em um só lugar. Isso pode levar à polinização cruzada.

    Nesse caso, no próximo ano você poderá encontrar plantas completamente diferentes no site.

    Como cuidar bem dele?

    Rega

    Regue as plantas regularmente, mas com moderação. O principal é não se esquecer de umedecer o solo após o plantio de mudas e nos dias secos de verão. Após a irrigação, o solo ao redor das flores deve ser afrouxado. Também vale a pena monitorar a remoção oportuna de ervas daninhas. Mulching é uma boa ideia. Para fazer isso, você pode usar lascas de madeira, cascas de nozes, aparas de grama.

    Top curativo

    Após o plantio das mudas no local, deve-se aguardar duas semanas. Durante esse tempo, as plantas terão tempo para se adaptar a um novo local. Quando os arbustos crescerem, você pode começar a alimentá-los. Normalmente são aplicados fertilizantes minerais. Certifique-se de alimentar a cultura após a floração, pois esse processo esgota a planta.

    Durante e após a floração

    É melhor remover os botões desbotados imediatamente. Isso irá maximizar a floração e dar às suas plantas uma aparência elegante. Se a variedade for alta, o caule deve ser amarrado. O suporte ajudará os pedúnculos a se manterem retos e não dobrarem com o peso dos botões.

    Wintering

    A maioria das variedades de antirrinum não resiste às condições dos rigorosos invernos russos. No entanto, você pode tentar salvar a planta até o próximo ano. Para isso, no final do outono (antes da primeira geada), é preciso cortar o arbusto. Recomenda-se deixar o caule com cerca de 10 cm de comprimento. Então você precisa spud a flor e organizar um abrigo para ela. Faça um pequeno deslizamento de terra ao redor da cultura. Coloque ramos de abeto, folhas caídas, turfa. A espessura da camada protetora não deve ser inferior a 10 cm.

    No início da primavera, a cobertura morta é removida. Os brotos emergentes (se houver) são plantados em novos lugares ou deixados no mesmo canteiro. A floração deve ser esperada mais tarde do que para as plantas plantadas com mudas.

    Como e quando colher a semente?

    Após o término da cultura de floração, aparecem cápsulas de sementes. As sementes são pequenas e de cor preta. Espécimes fortes e saudáveis ​​são escolhidos para coletar as sementes. Não vale a pena esperar que as sementes amadureçam na planta. É necessário cortar imediatamente as inflorescências desbotadas e removê-las para amadurecer dentro de casa.

    A aparência da cápsula indica a prontidão da semente. Ele ficará marrom amarelado. As sementes devem ser coletadas e colocadas em um saco de papel. Quando estão completamente secos, são enviados para a geladeira.

    Eles podem ser armazenados lá por até 5 anos sem perder suas propriedades.

    Métodos de reprodução

    Além da propagação de sementes, existe outra maneira de obter uma nova flor de snapdragon. Isso é enxerto.

    No outono (setembro), você precisa desenterrar a planta e colocá-la nos vasos. Em seguida, você precisa cortar todos os ramos fracos e inflorescências murchas. Depois disso, a flor é removida para um local fresco. Uma loggia ou varanda envidraçada é o suficiente. O nível de temperatura ideal é de 5 graus Celsius. Periodicamente, a cultura precisa ser umedecida.

    No final de janeiro, a fábrica é transferida para uma sala aquecida e bem iluminada. Em seguida, é podada, deixando cerca de 10 cm, e novos brotos são aguardados. As estacas precisarão ser cortadas. Além disso, cada um deve ter pelo menos 2 pares de folhas. As folhas inferiores são removidas. Os superiores são cortados ao meio.

    Um corte de cada corte é imerso em Kornevin por um curto período de tempo. O carvão ativado triturado também pode ser usado. Em seguida, as estacas são colocadas em uma leve composição esterilizada de areia e turfa. As condições de estufa são criadas cobrindo o material de plantio com papel alumínio ou plástico transparente.

    O enraizamento ocorrerá em algumas semanas. Todo esse tempo, você precisa se lembrar de borrifar e arejar a planta jovem todos os dias. Quando surge um crescimento jovem, as flores são colocadas em recipientes separados.

    No início de junho, as mudas já podem ser plantadas em campo aberto. A planta-mãe também é devolvida ao local. Ela florescerá novamente e agradará aos olhos.

    Doenças e pragas

    É importante monitorar o estado da planta e, se forem encontrados sinais suspeitos, agir imediatamente. Várias doenças são mais comuns.

    • Oídio e oídio. As doenças manifestam-se por manchas claras nas folhas, sob as quais uma cor castanha se esconde.Para reduzir o risco de problemas, você deve manter a distância recomendada entre as plantas ao plantar. Para o tratamento, são usados ​​"Ridomil Gold", oxicloreto de cobre, "Fitosporin". Todas as áreas afetadas devem ser removidas.
    • Ferrugem. As manchas amareladas espalham-se com o tempo e levam à morte da flor. Trate a cultura com "Topázio", líquido bordalês. As folhas infectadas são eliminadas.
    • Podridão parda. A folhagem fica pálida, amarelece e cai. As raízes também são afetadas pela decomposição. Para manter a flor segura, não a regue com muita frequência. Ao plantar, a profilaxia pode ser realizada através da introdução de "Glyokladin" no solo. Outra opção é a solução de Fitosporina.
    • Podridão parda. Ela se manifesta por uma mudança na cor do caule na base. A pulverização de espécimes jovens com "Rovral" serve como medida preventiva. A rega com "Glyokladin" também é recomendada durante o plantio.

    Quanto às pragas, as lagartas são as mais perigosas para os snapdragons. A remoção atempada de ervas daninhas é a prevenção do seu aparecimento. Se o problema já foi identificado, o clorofos é usado.

    Uso em paisagismo

    Snapdragon fica bem em um canteiro de flores e em combinação com outras flores, e rodeado por vegetação. Variedades de baixo crescimento costumam ser combinadas com asters, phloxes, lavaters, cosmos, malmequeres, miosótis. O principal é levar em consideração as combinações de tonalidades para não tornar a composição muito variada.

    Alguns jardineiros preferem plantar vários anti-rhinums em um só lugar. Você pode combinar diferentes tons, por exemplo, branco com amarelo ou rosa. Você não deve combinar mais de duas tonalidades, caso contrário, ao olhar para um canteiro de flores, uma pessoa irá ondular em seus olhos. As plantações em grupo com botões da mesma cor não parecem menos impressionantes.

    O Snapdragon pode ser usado para decorar meios-fios, gramados, jardins de pedras, jardins ornamentais. As variedades Ampel podem decorar uma varanda, terraço ou mesmo um apartamento.

    Para obter mais informações sobre o Snapdragon, consulte o próximo vídeo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário