Lunnik: tipos, plantio e cuidado
Lunnik é uma planta bastante discreta, mas se encaixa harmoniosamente em quase qualquer composição paisagística presente no local. A facilidade de cuidado, bem como a imunidade à maioria das doenças e insetos, explicam a popularidade desta cultura.
Descrição
Lunnik, também conhecida como lunaria, é uma erva anual e perene, atingindo de 50 cm a quase um metro de altura e pertencente à família do repolho. O caule ereto tem poucas ramificações e uma superfície áspera coberta por vilosidades. A flor lunar cresce brilhante, com cores diferentes e com um cheiro adocicado perfumado que atrai as abelhas. Os botões são coletados em inflorescências paniculadas, pintadas de branco, lilás claro ou púrpura escuro. O lunar abre na segunda quinzena de maio. No final da floração surgem os frutos em forma de vagem, que posteriormente são utilizados para a propagação das culturas.
As folhas da fruta madura se abrem e caem, após o que há acesso a sementes planas e arredondadas. Aliás, o nome da cultura surgiu justamente pela semelhança dos frutos transparentes e da lua. As placas de folhas crescem bastante e lembram corações em sua aparência. O valor estético do Lunaria reside não apenas nas inflorescências brilhantes, mas também nas belas frutas em forma de vagem. Existem muitas maneiras de usar a cultura no paisagismo.
Usando um lunar em uma composição de grupo, é importante não esquecer que pelo menos 30 centímetros devem permanecer entre eles e o resto de seus participantes, caso contrário a planta começará a desbotar e perder seu efeito decorativo, e o número de flores diminuirá significativamente. Seria apropriado colocar a lunaria em um gramado mourisco que não seja aparado regularmente. Em um canteiro de flores, faz sentido colocar a cultura junto com absinto, áster, tomilho ou tansy, e cobrir o espaço entre eles com pedras decorativas.
Visão geral das espécies populares
Um grande número de variedades de lunárias torna possível escolher uma decoração para um local tanto para uma estação como para muitos anos.
Anuários
A altura lunar anual se estende por cerca de 60 centímetros. Em um caule ramificado, crescem folhas ovóides, sentando-se nos pecíolos. A floração, que ocorre de maio a junho, é acompanhada pelo aparecimento de botões brancos, rosa ou roxos. O aroma do lunar anual é perfumado e agradável. Embora seja comum chamar essa criança lunar de um ano, na verdade ela tem dois anos. No primeiro ano, quando as sementes germinam, forma-se uma roseta de folhas, que floresce na estação seguinte.
Quando cultivada em um apartamento, às vezes a lunária floresce no primeiro ano. As variedades anuais preferidas dos jardineiros incluem "Pearl", caracterizada pela presença de flores roxas, e "Alba", que agrada com flores brancas como a neve. Na "Variegata" os botões têm uma cor rosa-lilás e as folhas parecem variegadas. Manstead Purple é caracterizado por um cheiro forte e flores roxas.
Perene
O lunar perene, também chamado de revivificação, cresce na natureza próximo a corpos d'água ou em florestas de coníferas. Sua altura varia de 70 a 110 centímetros, e as folhas têm formato de coração ou oval com borda recortada. Erga ramos de caule no nível superior. Alguns exemplares estão prontos para florescer no primeiro ano de existência, mas a maioria deles floresce no segundo ano. A floração começa nos últimos dias do último mês da primavera e dura cerca de 4 semanas. O diâmetro do botão aberto é de 4 centímetros.
As inflorescências paniculadas roxas estão localizadas na parte superior ou entre as camadas superior e inferior das placas foliares. Os frutos atingem um comprimento de 3 a 5 centímetros e apresentam uma forma oval alongada. As sementes lunares perenes às vezes são usadas na medicina popular como sedativo ou diurético, mas na medicina oficial seu uso não é comum. Em jardins, as plantas perenes não são plantadas com tanta frequência como as anuais. Também é necessário esclarecer que, quando se discute uma lunar amarela perene, estamos falando de uma prímula noturna, que nada tem em comum com uma lunar real.
Elongata
O Elongat Lunar é bastante raro, então não pode ser chamado de jardim.
Telekiana
O rover lunar do Telekian é considerado tão raro quanto o rover lunar do Elongath. Além disso, ambas as espécies são geralmente classificadas como plantas ameaçadas de extinção e são registradas nos Red Data Books de muitos países europeus... Eles não são usados na cultura.
Aterrissagem
O plantio de mudas é escolhido apenas para lunares perenes. Primeiro, em março, sementes marrom-escuras de até 6 milímetros de comprimento germinam em um jardim frontal ou estufa e, em maio, já são transferidas para um terreno aberto. Ao planejar arbustos no local, é necessário manter uma lacuna de 30-40 centímetros entre as amostras individuais. Para sementes anuais, um intervalo de 40 centímetros também é necessário. A profundidade de plantio da semente é de 3 centímetros.
E de fato, e em outro caso, o solo deve ser necessariamente fértil. Mas, uma cultura anual para o desenvolvimento requer necessariamente raios solares constantes, mas uma cultura perene, ao contrário, começará a secar, empalidecer e murchar com a iluminação excessiva... Isso também implica que a lunária anual deve ser plantada em áreas abertas, mas as plantas perenes devem ser colocadas à sombra. Voltando ao solo, qualquer composição é adequada para um ano, mas a área esgotada deve primeiro ser alimentada com turfa, composto e complexos minerais. É melhor escolher um terreno destinado a uma planta perene que seja úmida, frouxa, nutritiva e bem permeável ao oxigênio.
Antes do plantio, a terra deve ser desenterrada com uma pá imersa a 20 centímetros de profundidade com adição de húmus, e serão necessários quase 4 quilos de substância por metro quadrado de território. Adicionar cal também será útil.
Cuidado
Lunnik não cria nenhuma dificuldade particular em cuidar dele. Um anual é capaz de se desenvolver em quase todas as condições, e um perene existe com sucesso no mesmo canteiro, se não for transplantado, já que a cultura reage mal a esse procedimento. Imediatamente após o plantio das sementes, o canteiro é abundantemente irrigado e os primeiros brotos eclodem em poucos dias. Além disso, o lunar anual é regado apenas em dias especialmente quentes e secos. A lunar perene também é bem irrigada após o plantio, então basta regá-la abundantemente algumas vezes por semana.
Novamente, em caso de seca, a frequência desse procedimento aumenta. A quantidade de umidade deve ser suficiente, pois a cultura é menos resistente à deficiência de umidade do que o excesso. No entanto, o fluido estagnado leva à podridão da raiz, portanto, essa situação também deve ser evitada. Quando os frutos da cultura estão maduros, a rega deve ser interrompida. Este procedimento deve ser efectuado sempre de manhã ou a partir das 16h00, e utilizar a água que assentou e aqueceu de forma natural. A fertilização começa no início da estação de crescimento e continua até meados de julho.Via de regra, dois curativos na forma de complexos minerais contendo potássio com fósforo, bem como sulfato de amônio, são suficientes. Uma matéria orgânica simples como o húmus também é apropriada para o lunar. Todos os fertilizantes são diluídos em água e usados para irrigação radicular.
Faz sentido amarrar as hastes em crescimento para evitar fraturas em caso de rajadas de vento fortes. Procedimentos como soltar o solo e remover ervas daninhas também são insubstituíveis. A lunária perene requer medidas adicionais antes do início do inverno - criando um abrigo contra a palha ou folhagem seca.
Métodos de reprodução
O lunar anual é geralmente propagado por sementes. São selecionadas amostras já maduras, coloridas em tom marrom escuro e atingindo um comprimento de 5 a 6 milímetros. O desembarque começa no final de maio e dura quase até meados de julho. Além disso, a lunária e as mudas se propagam. Para isso, vários brotos são simplesmente cortados e colocados na água. Quando o caule tem raízes, pode ser plantado em solo aberto.
O lunar perene também pode ser propagado pela divisão das raízes, mas é melhor fazer isso apenas em agosto. Nesse caso, um pedaço de raiz é separado do arbusto-mãe e imediatamente transplantado para o terreno aberto em um novo local. O método de sementes também será adequado, mas o plantio deve ser realizado já antes das geadas de outono com o aprofundamento das sementes em cerca de 5 centímetros. Os primeiros tiros nesta situação ocorrerão do final de abril ao início de maio. A auto-semeadura também é possível em plantas perenes.
Doenças e pragas
Em princípio, a lunária tem boa imunidade à maioria das doenças e também é resistente a insetos. No entanto, de vez em quando, pulgões, pulgas ou uma borboleta-repolho são encontrados no mato. É comum combatê-los com a ajuda de inseticidas comuns como "Calypso" ou "Signum". Isso levará no mínimo duas pulverizações com um intervalo de uma a uma semana e meia. Se a cultura for afetada por alguma doença fúngica, os fungicidas devem ser usados duas vezes, mantendo uma pausa de uma semana e meia. As peças contaminadas são imediatamente removidas e incineradas.
Também vale a pena mencionar que a lunar não deve ser cultivada nos canteiros onde outras plantas crucíferas costumavam crescer. Neste caso, estamos falando de repolho, daikon, rabanete, raiz-forte e outras culturas. Além disso, é importante evitar a estagnação da umidade do solo, contribuindo para o aparecimento de fungos.
Para obter informações sobre como cuidar adequadamente do lunar, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.