Coroa de Lychnis: plantio, cuidado, criação
Lychnis é uma cultura conhecida há muito tempo pelos produtores de flores, porque suas belas flores vermelhas ardentes são visíveis de longe. A mais popular é a calcedônia lychnis ou madrugada, mas, infelizmente, poucos conhecem uma forma como a coroa. No entanto, esta planta não tem menos vantagens. Tal como o seu parente, consegue decorar o jardim na perfeição, trazendo-lhe novidade e frescura.
Descrição
A coroa de Likhnis pertence à família do cravo-da-índia e é perene, mas em muitas regiões da Rússia não é cultivada por mais de dois anos. Lychnis cresce até 1 metro de altura, mas seu arbusto se ramifica bem em diferentes direções. As folhas do arbusto são médias, em forma de oval, de uma invulgar cor verde-prateada, que é o “cartão de visitas” da espécie. O mesmo pode ser dito sobre os caules da cultura, que também possuem um revestimento prateado espetacular.
Já as flores são redondas, cada uma com 5 pétalas, que, murchando, caem no chão. As cores são completamente diferentes: há espécimes brancos como a neve, flores de cores framboesa, vermelho, bordô. As flores bicolores são muito populares, resultado do trabalho recente dos criadores. A floração começa em junho e termina em novembro.
Todo esse tempo, a floração é abundante e bela, o que certamente fará as delícias dos jardineiros que adoram decorar o local.
Variedades
Considere várias das variedades mais famosas da cultura descrita.
- Angels Blush. Variedade baixa e muito interessante que atinge 60 centímetros de altura. Tem uma característica única: inicialmente, as flores são brancas e depois começam a ficar rosadas à medida que florescem. A desvantagem dessa variedade é que a qualidade das sementes não pode ser prevista. Muitos jardineiros dizem que compraram sementes, que deram arbustos desbotados e não muito bonitos.
- Atrosanguinea. Esta variedade chega a atingir um metro de altura, apresenta folhas púberes, verde-prateadas. Ela floresce lindamente, inflorescências vermelhas brilhantes atrairão abelhas e borboletas de toda a área. É praticamente nada exigente para a temperatura do solo e do ar.
- "Ilha Misteriosa"... Uma variedade perene com um nome interessante e pequenas flores. Suas cores podem ser avermelhadas, carmesim, rosa. Como a variedade anterior, não requer cuidados ativos, resiste bem ao frio.
Como plantar?
Ao se preparar para plantar uma planta em terreno aberto, você precisa abordar com responsabilidade a escolha de um local de plantio. A planta vai gostar de lugares abertos com muito sol, sombra parcial ou sombra não funciona - nessas condições, a floração será escassa. As correntes de ar não desempenham nenhum papel - ao contrário da maioria das culturas hortícolas, o lychnis não tem medo do vento. A planta também se destacou nos requisitos de solo. Se o solo for muito fértil, então os lychnis irão adquirir uma grande quantidade de massa verde, mas haverá poucos botões. Portanto, um solo leve e arejado é necessário.
O solo é preparado um mês antes do plantio. O local é desenterrado adicionando-se húmus, areia ou superfosfato ao solo. Dessa forma, fica a terra para que a fertilização seja processada. Depois de um mês, você pode começar a desembarcar. São feitos pequenos furos no solo, e então a drenagem é coberta com uma fina camada, por exemplo, seixos, cascalho, tijolos. De cima, a drenagem é coberta com solo, e então a planta é abaixada e coberta com terra, certificando-se de que as raízes fiquem totalmente cobertas.Terminadas essas manipulações, a terra está compactada e bem regada.
Reprodução
A coroa de Lychnis pode ser propagada usando dois métodos principais, cada um com seu próprio tempo e vantagens.
Sementes
Curiosamente, a cultura é capaz de se reproduzir mesmo sem a ajuda de um jardineiro. Isso é chamado de auto-semeadura. As sementes que caem da planta vão fundo no solo e hibernam em condições naturais para dar brotos saudáveis na primavera. Tudo o que resta ao jardineiro é escolher os espécimes mais altos e plantá-los.
No entanto, em alguns casos, os residentes de verão plantam sementes por conta própria. Eles fazem isso em abril, quando a ameaça de congelamento já passou. A temperatura do ar deve oscilar entre 18-21 graus Celsius. A semente é colocada em terreno aberto, esmagando-a ligeiramente com terra. Se, antes disso, o material de plantio não tiver passado no procedimento de estratificação, pode-se cobrir o canteiro com polietileno. Após 21 dias, aparecerão os primeiros brotos, que deverão ser mergulhados.
Além de plantar em terreno aberto, pode-se semear para mudas. Nos últimos dias de janeiro, o material de plantio é colocado na geladeira por um mês, sendo então plantado em vasilhames com solo leve e coberto, não esquecendo de arejá-lo diariamente.
Neste caso, a temperatura deve ser de pelo menos +20 graus, e as lavouras deverão ser umedecidas com borrifador. As mudas são plantadas em campo aberto no verão.
Por estacas
Lichnis pode ser propagado por estacas. Para isso, em junho, é necessário selecionar brotos de plantas fortes, de no mínimo 15 cm. As seções dos arbustos-mãe são tratadas com piche de jardim ou carvão amassado. Os brotos resultantes são colocados em solo drenado e bem regado. Esses arbustos precisam ser plantados em um lugar permanente no outono. O corte é um método de propagação menos popular, embora você possa encontrar jardineiros que o prefiram, mas o caminho da semente é ainda mais eficaz.
Cuidados de acompanhamento
Não é nada difícil cuidar de lichnis em campo aberto, você só precisa se lembrar de algumas regras.
Rega
A coroa de Lychnis não requer rega frequente, a única exceção é um verão excessivamente quente sem chuva. Se não estiver calor lá fora, é regado uma vez por semana, você precisará de cerca de um balde de água sedimentada. É preciso regar para que o líquido não entre nas flores e folhas. Na estação das chuvas, você pode passar sem regar completamente.
Lembre-se de que a umidade excessiva prejudica a saúde da colheita.
Top curativo
Como mencionado acima, apenas solo infértil é adequado para lychnis da coroa. Por este motivo, a floração deve ser estimulada com cobertura. Fertilize duas vezes: antes e durante a floração. A cobertura antes da floração é preparada da seguinte maneira: tomar uma colher de sopa de carbamida, sulfato de potássio e superfosfato, diluir em um balde de água. UMA ração de floração inclui fertilizante Agrícola e superfosfato, cada colher de sopa cada. Diluído, como no caso anterior, e depois regado na raiz.
Preparando-se para o inverno
Antes do inverno, o solo está bem solto, ao mesmo tempo que arranca as ervas daninhas. A parte superior da planta é cortada completamente, deixando um pequeno toco. Em geral, pode-se notar que a planta resiste bem ao frio, mas isso se aplica apenas às regiões onde cai muita neve. Se não for suficiente ou não for suficiente, é necessário cobrir os arbustos com ramos de abeto. Esta regra é obrigatória para variedades de terry, independentemente da quantidade de neve.
Controle de doenças e pragas
Pode-se notar que a lychnis resiste adequadamente a doenças, mas seu problema frequente é o apodrecimento do sistema radicular. Isso se deve à rega excessiva. O apodrecimento se espalha rapidamente, resultando em fungos, ferrugem e manchas. Nesta situação, é necessário ajustar imediatamente a rega e tratar a planta com fungicidas. Se não houver resultado, os arbustos doentes terão de ser removidos do solo e queimados.
Dentre as pragas, a mais irritante para os jardineiros é a curuquerê, que se alimenta do suco das folhas e dos caules. Você pode destruí-lo com inseticidas. Além disso, pulgões e ácaros, que parasitam qualquer plantação, podem causar danos consideráveis.
Inicialmente, você pode combatê-los com uma infusão de sabonete ou tabaco, mas se isso não ajudar, você terá que usar inseticidas.
Exemplos em paisagismo
A coroa de Likhnis, se devidamente plantada, enobrecerá e decorará qualquer área. Pode ser plantada com sucesso ao longo dos caminhos, decorada com bancos, uma cerca. A cultura fica linda como parte de um canteiro de flores ou de um escorregador alpino. Parece não menos elegante em plantações individuais, especialmente se várias variedades diferentes foram escolhidas. De outras culturas, pode ser combinado com sinos, margaridas, prímulas, cravos, violetas, ásteres.
Considere vários exemplos de fotos do uso de lyhnis no site.
- Aqui, a cultura é usada como parte do canteiro de flores, combinando lindamente com margaridas contrastantes.
- Uma excelente solução para áreas secas, pode ser plantada sozinha ou em combinação com outras culturas resistentes.
- Você pode decorar lindamente uma cerca, uma parede de uma casa com flores vermelhas brilhantes ou simplesmente plantá-las em qualquer outro lugar.
- Likhnis koronchaty na concepção de caminhos e fronteiras.
Veja abaixo as características de cuidar de lychnis.
O comentário foi enviado com sucesso.