Liatris spikelet: descrição de variedades, plantio e cuidados
Spikelet liatris é uma bela planta que não é encontrada nas latitudes russas, mas é ativamente usada na jardinagem cultural. Suas delicadas inflorescências lilases adornam canteiros de flores, mixborders. Liatris "Alba" e Kobold, Floristan Violett e "Blue" são populares entre os residentes de verão e profissionais de paisagismo. Daremos uma descrição das várias variedades, daremos conselhos sobre como plantar e cuidar de uma planta ao ar livre.
Descrição
Spikelet liatris é uma planta perene e é cultivada em todo o mundo, mesmo em climas temperados. Esta é uma cultura herbácea que possui um rebento em vez de uma raiz regular. Spikelet liatris, como essa espécie também é chamada, pertence ao gênero Liatris, famoso por suas flores incomuns em forma e sombra. Na natureza, esta planta é encontrada no leste do Canadá, México, Bahamas e outros estados do sul dos Estados Unidos.
Liatris spiciata é um membro da família de plantas Astrovian. É caracterizada por caules eretos, atingindo uma altura de 60 a 100 cm (menos frequentemente até 200 cm). As folhas do rebento são linear-lanceoladas, sem serrilhas nas bordas. As flores são tubulares, coletadas em cestos de 5-14 unidades, formam uma inflorescência em forma de espigão. A altura da "panícula" chega a 35 cm, sua cor é lilás-púrpura, mas há subespécies brancas, rosas e até vermelhas.
Observa-se que as flores de espiguetas de liatris florescem de cima, não de baixo, o que é bastante incomum. Frutos púberes, em forma de aquênios alongados, com projeções nervuradas. Nas condições da Rússia central e na zona climática temperada, atingem a maturidade natural. A planta floresce em junho e julho, dura 1-1,5 meses. Spikelet liatris tem formato de raiz tuberosa.
O sistema é bem desenvolvido e poderoso. Os métodos de reprodução são generativos, vegetativos.
Revisão das melhores variedades
O cultivo cultural de espiguetas de liatris está em andamento desde o século XVIII. Durante este tempo, muitas variedades interessantes foram cultivadas.
- Alba. O tom branco incomum das flores confere a esta planta um efeito decorativo especial. A variedade é frequentemente plantada com Blue Bird e atinge uma altura de 50-80 cm.
- Pássaro azul. Uma planta compacta com uma cor azul espigão incomum. A variedade é muito decorativa, tem uma floração longa - as inflorescências azuis começam a florir em junho e decoram o jardim até agosto.
- "Sparkler". Variedade muito decorativa que forma inflorescências de tons violáceos. É considerada uma das melhores opções de plantio. Atrasada, atinge uma altura de apenas 40 cm, o que só realça a semelhança com as luzes de Bengala.
- Dicas de prata. As inflorescências de espiguetas lilases prateadas desta variedade parecem simplesmente luxuosas em mixborders e canteiros de flores. A altura do caule atinge 70-100 cm Durante a floração forma-se uma panícula luxuriante, bem visível mesmo à distância.
- Kobold. Uma bela variedade, caracterizada por um delicado tom violeta das inflorescências. A planta é subdimensionada, atingindo no máximo 40 cm de altura.
- Floristan Violett. Uma variedade de um grupo alto, o caule tem 80-120 cm de comprimento A tonalidade da inflorescência em forma de espiga é púrpura escuro, saturada.
- Flamingo. Uma das variedades mais populares. Possui uma cor rosa intenso. Ela cresce até 80 cm, tolera bem as condições climáticas adversas.
Todas essas variedades hoje são fáceis de encontrar na forma de sementes e crescem sozinhas no campo ou no jardim.
Aterrissagem
O plantio correto de spikelet liatrix não é particularmente difícil, mas requer cuidado e cálculos precisos. A germinação das sementes é baixa, cerca de 50%, ao semear diretamente em terreno aberto, você pode não obter o resultado desejado. A semeadura das mudas é realizada em março, tendo-se preparado um recipiente com uma mistura de húmus e areia fina. O material de plantio para desinfecção é colocado em uma solução de permanganato de potássio. Após 8-10 horas, os aquênios flutuantes vazios são removidos.
O material restante pode ser colocado em cima da mistura de solo preparada, previamente umedecido bem. Uma camada de cobertura morta de serragem é colocada por cima, o que reduz a evaporação da umidade. Após 7 dias, aparecerão os primeiros brotos, e o recipiente deverá ser reorganizado em um local com boa iluminação. Aos 21 dias após o plantio, é realizada uma colheita, as mudas são colocadas em novos recipientes.
Você precisa fornecer espaço suficiente para formar raízes.
O plantio em campo aberto é indicado para plantas já maduras. É efectuada em tempo seco, tendo previamente introduzido húmus no solo e cuidadosamente desenterrado. O solo é umedecido, as mudas são colocadas no solo até as folhas mais comuns, as raízes são cobertas. Os primeiros 2-3 dias são regados abundantemente.
Crescendo de tubérculos
Plantar espiguetas de liatris em tubérculos também não é difícil. O material de plantio é colhido no outono e, na primavera, quando a terra esquenta, ele é devolvido aos canteiros. Indicada para plantio de bulbos de até 2 cm de diâmetro, secos, sem vestígios de podridão. O plantio é feito em substrato de solo preparado, solto, com muito húmus. Furos são feitos no solo, as lâmpadas são colocadas de cabeça para baixo, borrifadas com terra e regadas.
Cuidado
Para que a espigueta de liatris cresça e se desenvolva bem em campo aberto, ela precisa fornecer condições decentes. Esta planta é muito sensível ao excesso de umidade, proximidade de lençóis freáticos. É imperativo garantir que o spikelet liatris seja plantado em um local seco e bem iluminado, onde a estagnação da umidade seja excluída.
Rega
A planta ainda precisa de rega regular. Na estação quente, é realizada 2 a 3 vezes por semana, dependendo da intensidade da evaporação da umidade. Se chover, você pode cancelar o procedimento obrigatório.
Afrouxamento e amontoamento
As raízes da espigueta de liatris são frequentemente expostas à influência de fatores externos. Isso não deve ser permitido, pois a planta pode morrer. Afrouxar e amontoar ajuda a salvar a situação. Esses procedimentos agrotécnicos ajudam a manter o solo respirável e a proteger as raízes. É necessário afrouxar e amontoar o solo pelo menos uma vez por semana, tentando não danificar a planta.
Além disso, a cobertura morta pode ser usada para manter um microclima ideal nas raízes.
Fertilizante
Quando chega a hora da floração, o liatra de especiarias deve prestar a máxima atenção. Na primavera, antes do surgimento das mudas, a fertilização é aplicada ao solo à base de nitrogênio. Além disso, nos meses de verão, um remédio é usado que combina complexos minerais de potássio e fósforo. Para preservar o efeito decorativo, o spikelet liatris deve ser regularmente liberado das inflorescências mortas.
Wintering
Para o plantio subsequente na primavera, os tubérculos precisam ser cavados para o inverno. Para isso, aguarde a secagem da folhagem e proceda à separação do material de plantio. Os bulbos escavados são limpos de torrões de terra. Tubérculos com diâmetro superior a 20 mm são considerados ideais para o plantio. São secos, enviados para armazenamento em local com temperatura moderada de ar.
O abrigo para o inverno é necessário em regiões onde os invernos são sem neve e gélidos, bem como nas regiões do norte da Federação Russa e na faixa do meio. Neste caso, spikelet liatris não é desenterrado, coberto com saquinho em várias camadas, cobertura morta ou ramos de abeto. No sul, há pouca necessidade de medidas de segurança adicionais.
Métodos de reprodução
Spikelet liatris oferece suporte a 3 métodos principais de criação: dividindo a raiz, tubérculos e sementes... Se houver pelo menos uma flor no jardim, você pode usar sua capacidade de brotar abundantemente. Após a formação de novos tubérculos radiculares, basta separá-los e plantá-los no local desejado. Você pode encontrar esse material de plantio nas lojas. O tubérculo selecionado é colocado em uma área preparada, enterrado 3-10 cm, com uma distância entre bulbos adjacentes de pelo menos 20 cm, regado e coberto com cobertura morta.
Ao semear sementes, o cultivo de mudas e sem sementes de espiguetas de liatris é possível. Devido à despretensão da cultura, geralmente não é necessária uma preparação preliminar longa e complexa. As sementes são colocadas em terreno aberto no outono ou primavera, recomenda-se pré-embeber o material de plantio em estimulantes de crescimento por 12 horas.
O local de plantio é desenterrado, fertilizado - suficiente 10 litros de húmus por 1 m2. A semeadura é realizada em ranhuras de até 1,5 cm de profundidade.Liatris, quando plantada com sementes, dá flores apenas por 2-3 anos. A época ideal para a semeadura em campo aberto é o final do outono ou início da primavera. Com o método de cultivo de mudas, o transplante é realizado quando a planta forma um tubérculo.
Doenças e pragas
Spikelet liatris é naturalmente bastante resistente ao desenvolvimento de várias doenças. Se as condições de cultivo forem violadas, o alagamento das raízes, a planta pode ser observada podridão da raiz atacando tubérculos rapidamente... Quando é detectado, o destino podre da raiz é cortado, a planta é desenterrada, embebida em um fungicida. O local de pouso é drenado, o regime de umidade do solo é alterado.
Entre as pragas, a maior ameaça é caracóis de jardim, ursos... Existem muitos meios para combatê-los. Um dos melhores na eliminação de pragas do jardim é considerado um produto granulado “Trovoada”. Contra o urso, eles lançam o "Medvetox" - uma isca tóxica para esse predador. Às vezes, armadilhas self-made são definidas.
Para as peculiaridades do cuidado da lyatrix, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.