Liatris: descrição, reprodução, regras de plantio e cuidados
Embora a liatris seja uma planta relativamente nova em nosso país, ela já conquistou o amor de muitos jardineiros. A flor é despretensiosa em relação às medidas de tratamento e também é resistente a influências externas adversas, o que é muito popular entre os jardineiros novatos. Leia em nosso material uma descrição do Liatris, uma variedade de variedades, os segredos do cuidado com as plantas, as sutilezas da reprodução, as regras de plantio e cuidado, bem como o uso de uma planta no paisagismo.
Descrição
Liatris é uma planta pertencente à divisão Compositae. A flor cresce não só em casa, mas também na natureza. Então, a planta pode ser vista nos países da América do Norte (em particular - no México e nas Bahamas). Apesar do nome botânico da flor ser liatris, ela é popularmente apelidada de "estrela em chamas". A gama de aplicação humana da planta é bastante ampla. Portanto, na maioria das vezes, as perenes são usadas em projetos paisagísticos, bem como na confecção de buquês. Além disso, a liatris serve de alimento para alguns insetos (larvas, lepidópteros e assim por diante).
Uma flor perene tem inflorescências que lembram o formato de um disco. As cabeças das flores também são dotadas de flores de raia. Em geral, o liatris é um arbusto. Em altura pode atingir 150 cm (com altura mínima de 30 cm).
Porém, ao manusear uma flor, você deve ter muito cuidado, pois ela possui espinhos que podem ser pintados de branco ou roxo. As folhas da flor têm uma tonalidade esverdeada.
Espécies e variedades populares
Hoje existe uma grande variedade de variedades e tipos de liatris de jardim. Além disso, a planta contém variedades brancas e lilases. Considere as variedades de liatris mais populares e favoritas dos jardineiros.
- "Kobold". Esta variedade Liatrix é adequada para áreas de solo seco. Em altura, atinge o indicador de 70 cm e, de acordo com as características botânicas, pertence à categoria das plantas espiguetas. As flores da variedade "Kobold" são bastante pequenas em tamanho, reúnem-se em inflorescência, que pode ser colorida em tons de vermelho e púrpura. "Kobold" é uma variedade que adora luz, por isso deve ser cultivada em áreas bem iluminadas. O período de crescimento é de cerca de 4 anos.
- Floristan Violett. Uma planta perene pode crescer até 80 cm de altura. Ele difere de outras espécies em espiguetas fofas em sua textura, que têm uma tonalidade lilás. Os caules da planta são eretos. A época de floração cai em meados do verão.
- "Picador". A altura mais alta da planta é de 0,5 metros. Além disso, as flores são coloridas em diferentes tons de vermelho e roxo. As folhas estreitas do Picador Liatrix são coletadas em uma roseta. O processo de floração ocorre em meados do verão e dura de 1 a 1,5 meses.
- Flamingo. Uma flor lilás perene pode atingir 70 cm de altura, ao mesmo tempo que o diâmetro das inflorescências imediatas varia de 20 a 30 cm. Popularmente, a variedade Flamingo era apelidada de língua de veado (devido à cor incomum da planta).
- "Spikata". A altura dos representantes da variedade varia de 40 a 80 cm. A floração da variedade Spikata começa em junho ou julho e pode durar até outubro. O processo de floração é bastante incomum - ocorre de cima para baixo.
Importante! Hoje existe uma grande variedade de variedades de Liatris. Apesar de sua semelhança geral (isto é especialmente evidente em relação às propriedades botânicas da planta), cada espécie possui características externas e internas individuais.
Características de pouso
A forma tradicional de plantar e cultivar Liatris é o método de sementes. Nesse caso, os jardineiros usam métodos com e sem mudas. A segunda opção é mais popular. Isso se deve exatamente às propriedades da própria planta. Então, Liatris é resistente a temperaturas ambientes desfavoráveis, é pouco exigente e tenaz. O procedimento direto para semear sementes de plantas em solo aberto deve ocorrer no final do outono ou início da primavera. Mas antes de embarcar neste processo, você precisa preparar as sementes. Portanto, eles precisam ser colocados em uma solução humate por 12 horas.
Quando as sementes estiverem na fase preparatória, deve-se também começar a preparar o local para o plantio. Portanto, ele precisa ser desenterrado e temperado. Nesse caso, o húmus é considerado um adubo ideal (essa substância é adicionada na quantidade de 1 balde por 1 metro quadrado de solo). Em seguida, faça sulcos especiais para as sementes (deve-se observar que a profundidade não deve ultrapassar 1,5 cm).
Após 12 horas, as sementes são retiradas da solução e colocadas nos orifícios. Não se esqueça de borrifar as sementes com um pouco de terra por cima e água. Lembre-se que com esta opção de plantio, a planta florescerá apenas por 2 ou 3 anos.
Regras de cuidado
Para que o Liatris cresça e se desenvolva ativamente no seu jardim, casa de campo ou área pública, deve-se prestar atenção especial aos cuidados necessários.
Afrouxando o solo
Solo solto é um pré-requisito para o crescimento e desenvolvimento ativos da planta. Este procedimento deve ser realizado regularmente.
Rega
Liatris tem uma atitude positiva em relação à umidade e água, mas ao mesmo tempo tolera facilmente curtos períodos de seca. Deve-se notar que o excesso de água tem um efeito prejudicial na planta e pode até causar sua morte. A frequência recomendada de rega é uma vez a cada 7 dias. Se você mora em uma zona climática úmida, assim como durante os períodos de chuvas de outono, quando o solo está naturalmente umedecido, não é permitido irrigar.
Importante! Para evitar a estagnação da umidade no solo, é importante cuidar da organização de um sistema de drenagem confiável.
Preparando-se para o inverno
Para preparar a planta para o inverno, a poda é obrigatória no final do outono. Este procedimento é realizado no momento em que as folhas de lyatris começam a secar. E também turfa ou folhas secas são usadas como abrigo. Recomenda-se cobrir a planta com uma camada protetora, cuja espessura não deve ser inferior a 15 cm.
Fertilizante
A fertilização é a etapa mais importante no cuidado da planta. Os especialistas aconselham preencher periodicamente a área de solo em que o liatris cresce com uma camada de cobertura morta. Não apenas nutre a planta, mas também a protege de todos os tipos de influências externas negativas. Além de cobertura morta, complexos minerais são usados como fertilizantes. A frequência recomendada de alimentação é de 3 vezes por temporada.
Ao mesmo tempo, dependendo da estação, a composição das misturas de fertilizantes deve mudar. Portanto, no verão, a preferência deve ser dada às composições de fósforo e potássio, e na primavera - para escolher misturas contendo nitrogênio.
Transferir
O processo de transplante de liatris para outro local é realizado no outono. Além disso, este procedimento é realizado no máximo uma vez a cada 3-4 anos e somente após o florescimento da planta. Se você ouvir as recomendações de jardineiros experientes, também deve ser observado que, no processo de transplante, o procedimento de divisão do tubérculo deve ser realizado. Para mover a flor para um novo local, você precisa desenterrar completamente o arbusto e cortá-lo com cuidado em vários pedaços.É importante que o colar da raiz e os tubérculos sejam incluídos em cada parte. Ao plantar plantas divididas em terreno aberto, preste atenção para o fato de que a distância entre elas deve ser de pelo menos 25 cm. As próprias flores devem ser enterradas 15 cm no solo.
Importante! Ao transplantar o liatris para um novo local, o buraco deve ser preenchido com húmus e solo de jardim. Também é recomendável compactar bem esta mistura.
Opções de criação
Em casa, você pode propagar liatris plantando sementes várias vezes. Este processo é descrito acima.
Outra forma de reproduzir uma flor é vegetativa. É adequado para os jardineiros que já têm liatris em seu site (ou podem ter acesso a uma planta já adulta e madura). Se você não tiver Liatrix em seu jardim, você pode usar material de plantio disponível no mercado (você pode encontrá-lo em lojas especializadas em jardinagem). Ao dividir a raiz ou tubérculos, a flor é melhor propagada no período de verão-outono. (ou seja, em agosto ou setembro).
A planta se propaga de forma bastante simples. No entanto, antes de prosseguir com este procedimento, é importante selecionar o local mais adequado.
Portanto, para o melhor crescimento e desenvolvimento, o liatris deve ser plantado em uma área aberta e com iluminação suficiente (você pode até escolher áreas que estão expostas à luz solar direta).
Preste atenção às condições gerais, bem como à composição mineral do solo: deve haver uma quantidade suficiente de nutrientes, um sistema de drenagem confiável e de alta qualidade. Não se esqueça de afrouxar também antes de plantar. É estritamente proibido plantar a planta em solo úmido e pesado. O fato é que a umidade excessiva tem um efeito negativo sobre o liatris e pode levar ao apodrecimento da raiz, respectivamente, à morte da planta.
Importante! Quando propagados por tubérculos, devem ser colocados no solo a uma profundidade de 3 a 10 cm. Deve haver uma distância de pelo menos 15 cm entre as plantas.
Doenças e pragas
De acordo com jardineiros experientes, bem como cientistas botânicos, a liatris é uma planta bastante despretensiosa e resistente, que pode suportar um grande número de doenças, bem como os efeitos negativos de insetos nocivos. Ao mesmo tempo organismos como caracóis e ursos podem causar grandes danos à planta... Se você notar que sua flor está sofrendo com a influência deles, você deve iniciar imediatamente o processo de tratamento. O mais eficaz é o método popular.
Então, para preparar uma solução medicinal, é preciso pegar 0,5 xícara de cerveja e colocar esse líquido em uma garrafa. Este recipiente deve ser cuidadosamente cavado no solo em um ângulo de 45 graus. É importante que o gargalo da garrafa esteja 0,2–0,3 cm abaixo do nível do solo. Os insetos cairão nessa armadilha.
Quanto a doenças, então A doença mais comum da liatria é a podridão... Ocorre quando há excesso de umidade no solo. A primeira coisa a fazer é analisar cuidadosamente e, consequentemente, reduzir a frequência e a intensidade da rega. A próxima etapa necessária é tratar a planta com um agente fungicida. Esta doença é difícil de tratar.
Uso em paisagismo
Liatris é uma planta bastante popular entre os paisagistas. É usada para decorar canteiros e canteiros de flores, e a planta é plantada em escorregadores e jardins de pedras. Ao mesmo tempo, o liatris pode ser usado independentemente em plantações individuais ou combinado com outras plantas (por exemplo, com flores silvestres de variedades diferentes). A opção ideal é uma combinação de liatris com as mesmas plantas despretensiosas. Graças a isso, você pode dar ao seu jardim uma aparência incomum, prestando um mínimo de esforço e atenção às atividades de manutenção.
Recomenda-se prestar atenção especial às combinações de cores.Pelo fato da planta ser pintada em tons de branco e roxo, os designers recomendam combiná-la com flores amarelas e vermelho-alaranjadas. Variedades maiores de liatris podem ser usadas como a peça central da composição, enquanto as menores são frequentemente plantadas ao longo de caminhos ou na entrada.
Liatris é bastante incomum não só em sua aparência, mas também em suas características botânicas. Para nossas latitudes, esta flor é bastante nova, portanto, exótica. Se você deseja cultivar tal planta em seu local, é importante seguir todas as regras, além de seguir as recomendações de especialistas. Liatris, crescendo em seu jardim da frente, vai despertar o interesse não só das famílias, mas também dos vizinhos. Com a ajuda desta planta poderá decorar o seu jardim ou horta, conferindo-lhe singularidade e originalidade.
A seguir, veja como plantar liatris.
O comentário foi enviado com sucesso.