Tudo sobre lírios do vale
Os lírios do vale são lindas flores com um aroma rico. Eles podem ser vistos em florestas na zona temperada e em canteiros de flores ou jardins. Qualquer pessoa pode cultivar essas flores em seu site.
descrição geral
Os lírios do vale pertencem à família dos espargos. Uma planta perene ornamental cresce bem na zona temperada. No entanto, algumas variedades de lírios do vale estão listadas no Livro Vermelho. E essas flores não podem ser cultivadas no jardim, bem como colhidas na floresta.
A flor tem um sistema radicular bem desenvolvido com um grande número de processos. A folhagem larga é formada a partir do topo da raiz. A altura média de tal planta perene é de 20-30 centímetros.
Os lírios do vale florescem a cada 2-3 anos. Seus botões são brancos como a neve. Eles têm a forma de um sino. As bordas de cada botão são irregulares. Os lírios do vale florescem por cerca de um mês. Neste momento, as plantas parecem muito bonitas.
Após a floração, os frutos aparecem nos caules. Eles são redondos e de cor laranja brilhante. Existem sementes dentro da fruta. É graças a eles que os lírios do vale se reproduzem na natureza.
Tipos e variedades
Na natureza, existem diversas variedades e variedades de lírios do vale.
Poderia
Essas flores crescem nas bordas da floresta. São de tamanho pequeno e têm um aroma agradável. Frutos vermelho-laranja aparecem nas hastes no outono. Seu tamanho está dentro de 10 mm.
Keiske
Flores baixas são comuns em muitos países. Eles são encontrados não apenas nas regiões temperadas, mas também nas partes mais frias do país. Esta planta tem botões grandes. Existem flores em tons de branco e rosa claro. Eles parecem muito gentis e bonitos.
Montanha
Este tipo de flor é encontrado naturalmente na América do Norte. As plantas são altas o suficiente. Suas inflorescências também são grandes. Eles consistem em 10-15 flores. Os primeiros lírios da montanha do vale florescem em maio. Eles ficam muito bonitos durante a floração.
Aterrissagem
Qualquer um pode plantar lírios do vale em sua dacha. O primeiro passo é encontrar o lugar certo para suas flores. Recomenda-se plantar lírios do vale em áreas com solo fértil e neutro. Os legumes são considerados bons predecessores dessas plantas. Eles saturam perfeitamente o solo com nitrogênio. Portanto, os lírios do vale plantados em tal local tornam-se verdes e bonitos.
Estas flores adoram sombra. A este respeito, é recomendável plantá-los sob árvores ou arbustos. É preciso lembrar que os lírios do vale não se dão bem com os “vizinhos”. Portanto, eles devem ser plantados longe de outras flores.
Os lírios do vale são plantados na primavera. As sementes podem ser plantadas em terreno aberto ou em mudas pré-crescidas. Em geral, o processo de plantio de lírios do vale consiste nas seguintes etapas.
- Para aumentar a probabilidade de emergência das plântulas, as sementes devem primeiro ser estratificadas. Isso é feito 1-1,5 meses antes do plantio.
- Você pode comprar solo para os lírios do vale em uma loja de jardinagem ou fazer o seu próprio. No segundo caso, o solo do jardim é misturado com turfa. Uma pequena quantidade de cinza de madeira pode ser adicionada ao recipiente com o substrato.
- Depois de encher os recipientes com terra, pequenos sulcos devem ser feitos. As sementes são enterradas no solo por 1-2 centímetros. Imediatamente após o plantio, o solo é borrifado com água morna de um borrifador. Isso deve ser feito com cuidado.
- Os recipientes de sementes são cobertos com uma folha transparente. Isso ajuda a acelerar o processo de surgimento dos brotos verdes.Quando as sementes germinam, o filme pode ser removido. Os recipientes de mudas geralmente são deixados no peitoril da janela. É importante que estejam sombreados.
As sementes são plantadas em terreno aberto de acordo com o mesmo princípio. Faça isso depois que o solo aquecer bem.
Cuidado
Cultivar lírios do vale em casa é bastante simples. As plantas são completamente despretensiosas. Para cultivar lírios do vale saudáveis e com uma floração bonita, o jardineiro deve seguir as recomendações a seguir.
- Rega. No processo de cultivo de lírios do vale, a rega abundante desempenha um papel importante. Sem ele, as plantas perdem seu efeito decorativo. A frequência de rega depende das condições meteorológicas. As plantas geralmente são regadas 1 a 2 vezes por semana. Em climas quentes, a rega deve ser mais frequente. Vale a pena usar água morna e decantada para irrigar o local.
- Remoção de ervas daninhas. Recomenda-se remover ervas daninhas da área após a rega. Neste caso, não se formará uma crosta densa no local. A ausência de ervas daninhas também terá um efeito benéfico no desenvolvimento das flores.
- Top dress. Recomenda-se fertilizar a área com lírios do vale com matéria orgânica. Normalmente é usado composto ou estrume podre para isso. Os fertilizantes são aplicados ao solo na primavera. Um ano após o plantio, o florista pode usar fertilizantes minerais. Eles devem ser usados de acordo com as instruções. O excesso de nutrientes afeta o estado das flores tanto quanto a falta deles.
Após a floração, as partes secas da planta podem ser removidas. Nesse caso, a área ficará mais organizada. Além disso, as flores não se auto-propagam.
Os lírios do vale não precisam de preparação especial para o inverno. As plantas são resistentes. Portanto, eles se adaptam ao frio sem problemas.
Se os invernos na região forem rigorosos, as flores podem ser cobertas com uma camada de cobertura morta no outono. Para isso, utiliza-se folhagem seca ou serragem.
Reprodução
Na natureza, os lírios do vale são geralmente propagados por sementes. Os floristas também podem usar o material de plantio coletado em sua própria área para criar suas plantas favoritas. Mas esse método não é adequado para muitos, porque as sementes de lírio do vale não germinam bem. Portanto, é muito difícil esperar que as primeiras flores apareçam.
Um método mais eficaz é a propagação do lírio-do-vale pelo rizoma. Recomenda-se fazer isso em agosto ou setembro. O processo de divisão de um arbusto consiste nas seguintes etapas.
- Para começar, deve-se desenterrar cuidadosamente um belo e saudável lírio do vale, as raízes devem ser ligeiramente sacudidas do chão.
- Depois disso, o rizoma da flor deve ser dividido em duas partes. Isso deve ser feito com uma faca ou pá afiada.
- As plantas separadas desta forma são plantadas em um novo local.
Você precisa selecionar cuidadosamente um local para plantar uma flor. Afinal, os lírios do vale não respondem bem aos transplantes. Portanto, você não pode movê-lo de um lugar para outro anualmente.
Você precisa cuidar das plantas transplantadas da mesma forma que cuida das flores adultas. Eles se enraízam em um novo lugar com rapidez suficiente.
Doenças e pragas
Os lírios do vale distinguem-se pela boa resistência à maioria das doenças. Neste caso, as plantas jovens podem ser afetadas pela podridão cinzenta. Esta doença afeta folhagens e flores. A doença se espalha muito rapidamente. Para combatê-lo, recomenda-se o uso de fungicidas comprovados.
Pequenas pragas também podem prejudicar os lírios do vale. Na maioria das vezes, eles são afetados por um nematóide. Para evitar o aparecimento dessas pragas na área com lírios do vale, vários malmequeres devem ser plantados próximos ao canteiro de flores.
Se, no entanto, os insetos se instalaram na folhagem, as flores afetadas devem ser removidas do local e destruídas. Depois disso, o solo deve ser tratado com nematicidas.
Como se livrar em sua cabana de verão?
Apesar de sua fragilidade externa, os lírios do vale rapidamente capturam novos territórios.
Para evitar a reprodução muito ativa das plantas, quando são plantadas no solo ao redor do canteiro, são enterradas lâminas de metal ou ardósia. Seu comprimento deve ser de pelo menos 30 centímetros. Nesse caso, as plantas não vão se espalhar rapidamente para as áreas vizinhas.
As plantas também podem ser cultivadas em recipientes separados, se desejado. Este método de cultivo de flores é muito conveniente, porque o recipiente com lírios do vale pode ser movido para um novo local a qualquer momento sem ferir as plantas.
Se os lírios do vale ainda capturaram a maior parte do canteiro de flores, você pode se livrar deles das seguintes maneiras.
- Desenterrando o site. Para remover os lírios do vale, você terá que cavar o local várias vezes. Isso é feito melhor em dias quentes.
- O uso de herbicidas. Essa é a maneira mais rápida de lidar com flores. Deve-se lembrar que os herbicidas são prejudiciais ao meio ambiente. Portanto, eles devem ser usados apenas como último recurso. No processo, é muito importante agir de acordo com as instruções. Do contrário, você pode prejudicar não apenas os lírios do vale, mas também a si mesmo.
- Aplicação de filme negro. Se você não precisa se livrar das plantas com urgência, cubra a área com lírios do vale com uma espessa película preta. Deve caber perfeitamente no chão. Este revestimento promove o desbotamento das cores. Ao mesmo tempo, o solo no processo torna-se fértil e solto. Portanto, qualquer planta pode ser plantada no local.
Se você cuidar adequadamente dos lírios do vale que crescem no local, eles não irão interferir com seus "vizinhos".
O comentário foi enviado com sucesso.