Qual a aparência do lacfiol e como cultivar flores?

Contente
  1. Descrição
  2. Tipos e variedades
  3. Aterrissagem
  4. Reprodução
  5. Doenças e pragas
  6. Combinação com outras plantas

Lakfiol é uma flor muito bonita e vibrante com um perfume delicado que lembra o lilás. Apesar de a planta não requerer cuidados particularmente difíceis, hoje em dia poucas pessoas estão engajadas em seu cultivo.

Descrição

O lacfiol planta de jardim aparece sob muitos nomes - "icterícia Chery", "yellowfiol" ou "heirantus". Esta bela flor é um membro da família dos crucíferos e suas variedades podem ser anuais ou bienais. Na natureza, a planta de aparência espetacular é encontrada no Mediterrâneo, no Cáucaso e na Crimeia.

A altura do heirantus pode ser de 40 a 100 centímetros. Os caules ramificados, crescendo retos ou com uma ligeira elevação, são cobertos por um pequeno penugem. Mais perto da base, os ramos costumam ser lignificados. As lâminas estreitas e longas das folhas do lacfioli são coloridas de verde acinzentado. Assemelhando-se às folhas do lírio do vale, cobrem densamente os rebentos.

O diâmetro das flores não ultrapassa os limites de 2-2,5 centímetros. Possuem 4 pétalas, pintadas em diversas cores: branco, amarelo, laranja, tijolo ou roxo escuro. Botões simples ou duplos são combinados em grandes inflorescências racemosas. No final da floração, geralmente durando do final do verão ao outono, os frutos são formados no lugar dos botões, cheios de pequenos grãos marrons.

Tipos e variedades

É comum distinguir várias variedades de lacfioli ordinário. Por exemplo, o alpino cresce até 40 centímetros de altura, cresce com exuberante folhagem verde-escura e, durante a floração, é coberto por flores amarelas. Os arbustos da variedade Chery chegam a 65 centímetros de altura. A tonalidade de suas inflorescências pode ser dourada, marrom-clara e lilás. O híbrido Allion é caracterizado por grandes flores alaranjadas.

Os lacfioli variáveis ​​têm inflorescências amarelas brilhantes. Esse tipo de arbusto pode crescer até 80 centímetros. A variedade "Motylki" de Heirantus, no centro da Rússia, é usada como planta anual e não pode passar o inverno ao ar livre. Inflorescências densas, pintadas em tons de amarelo, vermelho ou roxo, são adequadas para canteiros de flores e plantações em grupo. A alegre "canção da primavera" atrai a atenção não só com inflorescências racemosas graciosas, mas também com um aroma doce e refrescante.

A cor das flores varia do amarelo ao vermelho brilhante.

Muito populares entre os jardineiros são as variedades de baixo crescimento, caracterizadas pela aparência de arbustos de 20-30 centímetros de altura, - Prince ou Zwerd. Isso também inclui a "Rainha da Neve", que floresce do início de junho a setembro. A altura do arbusto dessa variedade é de 30 centímetros, e as pétalas brilhantes são pintadas em uma mistura de tons.

De variedades de tamanho médio, atingindo 40 centímetros de altura, especialmente conhecido pelo fogo vermelho Fire King ou Beddercuja paleta inclui amarelo, laranja e vermelho. Finalmente, Ruby Gem com inflorescências roxas, Linnaeus creme e Goliath Treib com flores marrons são geralmente considerados altos.

Aterrissagem

A semeadura de sementes de lacfioli para as mudas é realizada no início da primavera e a planta é enviada para um solo desprotegido em algum lugar depois de alguns meses. O recipiente espaçoso está cheio de solo leve, mas nutritivo. Como o material é diminuto, é aconselhável combiná-lo com grandes grãos de areia antes do plantio e, em seguida, espalhar uniformemente sobre a superfície.

As plantações são levemente polvilhadas com terra, borrifadas com um borrifador e então apertadas com filme plástico ou cobertas com vidro. O recipiente é removido para uma sala onde a temperatura é mantida de +16 a +18 graus, e também há iluminação difusa.

Uma vez por dia, as plantações são necessariamente ventiladas e, à medida que o solo vai secando, são irrigadas com um borrifador. O surgimento das primeiras mudas da cultura é acompanhado pela retirada do filme. Quando as mudas tiverem 2 folhas verdadeiras, ela pode ser mergulhada.

É costume transferir o lacfiol para o jardim em algum lugar a partir de meados de maio, quando o ar e o solo atingem uma temperatura suficiente. Cada muda terá que ser colocada em um buraco individual, cujas dimensões permitem acomodar livremente todas as raízes. Ao preencher o sulco com um substrato, você terá que controlar para que o colo da raiz permaneça no nível da superfície do solo. É comum deixar o espaço livre entre as cópias individuais igual a 20-30 centímetros. O procedimento termina necessariamente com a irrigação dos heiranthus.

Nesse caso, quando as sementes são plantadas imediatamente em campo aberto, isso acontece do final de maio a junho. A superfície do solo é alisada e a semente é espalhada uniformemente sobre ela. As sementes devem ser enterradas no solo com um ancinho e depois irrigadas com um regador. Quando surgirem mudas na superfície, será necessário desbastar, retirando os espécimes frágeis e transportando os arbustos interferentes para outro local. Além disso, depois de esperar pelo aparecimento de 2 folhas maduras, você precisará plantar as plantas a uma distância de 15 centímetros.

A terra primeiro precisará ser desenterrada e fertilizada com fertilizantes contendo nitrogênio.

Em áreas com invernos quentes e amenos, é possível plantar a safra antes do inverno. Ao contrário, antes que o frio vire para -18 graus, a safra deve ser transferida para um vaso de flores e enviada para o inverno em um local aquecido, por exemplo, em uma estufa ou mesmo em casa.

Deve-se mencionar que é recomendado cultivar Heiranthus em áreas bem iluminadas, cercadas de correntes de ar. As áreas baixas onde a precipitação e a neve derretida se acumulam, bem como os canteiros onde costumavam viver as crucíferas, não são adequadas para a cultura. No caso de uma localização próxima do lençol freático para uma flor, será necessário construir um canteiro alto.

Solos lacfioli são necessários férteis, com capacidade de boa permeabilidade à água e ao ar. Por exemplo, podem ser solos calcários soltos ou argilosos. O pH ideal é alcalino ou neutro. 2 semanas antes da semeadura ou plantio de mudas, a terra deve ser cavada até a profundidade de uma pá de baioneta e alimentada com húmus ou composto.

Cuidado

O cultivo bem-sucedido de lacfioli a partir de sementes ou mudas em um canteiro de flores é possível se a planta for exposta à luz e à secura. Em campo aberto, a cultura deve ser irrigada regularmente, mas não com muita frequência, esperando que a camada superior da terra seque. Como o heirantus tolera bem a seca, mas não tolera a estagnação de líquidos, é mais provável que a rega excessiva seja prejudicial a ele. A rega será acompanhada por afrouxamento da superfície e remoção de ervas daninhas.

A fertilização das lavouras deve ser regular. Ao plantar, a planta requer fertilizantes orgânicos e apenas fertilizantes minerais. É costume realizar o procedimento várias vezes: depois de meio mês após o aparecimento das mudas, quando a flor mostra um crescimento intenso, e durante a formação dos botões.

Cuidar dessa flor é muito parecido com cuidar de uma petúnia. Isso significa que beliscar as partes superiores dos brotos estimulará a ramificação e a colheita oportuna de inflorescências murchas levará a uma floração mais ativa.

Um componente importante do cuidado também é a poda de folhas e brotos secos ou danificados, realizada antes do inverno.

Reprodução

Aceita-se a propagação do lacfiol apenas por sementes. Cortar, em princípio, é possível, mas como esse método é trabalhoso e ineficaz, ele é usado apenas em casos raros.

As sementes são plantadas diretamente no solo apenas nas regiões do sul e, em outras situações, as mudas são cultivadas primeiro. Há também a opinião de que o método de mudas só é adequado para variedades anuais, sendo melhor semear outras variedades imediatamente em campo aberto.

As vagens das sementes são colhidas no início do outono. Após uma completa secagem, são armazenados em caixas de papelão ou sacos de tecido.

A maioria das variedades de Heirantus também se auto-semeiam. No entanto, o material assim distribuído ou não germina de jeito nenhum, ou produz mudas sujeitas a doenças frequentes.

Doenças e pragas

A imunidade do lacfioli não pode ser considerada particularmente persistente. A planta é freqüentemente afetada pela ferrugem branca, como resultado da qual as lâminas das folhas e caules são deformados e cobertos por uma flor esbranquiçada. Para resolver o problema, as partes afetadas são removidas imediatamente e a própria planta é tratada com fungicida. Outra doença fúngica, o oídio, leva à formação de flor branca e manchas amareladas nas folhas. O tratamento da cultura é realizado de forma semelhante.

A doença da quilha causada por um fungo causa danos irreparáveis ​​ao sistema radicular da planta. O fato de o lacfiol estar no estágio inicial de infecção é evidenciado pelo murchamento e amarelecimento das folhas. Na maioria das vezes, não é possível salvar uma flor de uma quilha. Para prevenir esta doença, é realizada a calagem do solo, controlando-se o nível de irrigação e a quantidade de nitrogênio aplicada. Para limpar o solo dos fungos que passam o inverno no solo, cada estação deve ser completada com a desinfecção da terra.

Uma pulga crucífera geralmente se instala em heirantus, que só pode ser expelida com a ajuda de inseticidas.

Combinação com outras plantas

Apesar de um lacfiol de aparência espetacular ser normalmente usado para plantio em grupo em um canteiro de flores, ele também parece interessante em combinação com outras plantas. No projeto paisagístico, combinações de heiranthus com violetas noturnas, ibéricas, tulipas e papoulas são comuns. Também entre seus vizinhos estão narcisos, miosótis, alliums e heliopsis. Arbustos verdes de baixo crescimento são considerados um bom fundo para flores brilhantes.

Muitas vezes, o lacfiol torna-se parte de um jardim rochoso ou jardim de pedras.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário