Maiô europeu: descrição, ajuste e cuidado

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Como plantar corretamente?
  3. Como cuidar?
  4. Reprodução
  5. Doenças e pragas
  6. Uso em paisagismo

O maiô europeu pertence à família do botão de ouro. Na Rússia, pode ser encontrado na natureza em clareiras e prados florestais, onde a umidade é abundante. Contudo, cresce no deserto e na tundra, nos territórios subalpinos e alpinos.

A flor parece brilhante em qualquer clima e em qualquer zona climática, mas atrai especialmente os olhos contra o fundo do céu azul e em áreas costeiras de água. 7 variedades e 19 espécies desta planta perene crescem na Rússia.

Peculiaridades

O nome do maiô europeu vem do alemão Trollblume, que significa "flor de troll". Na tradução, troll significa uma bola - essas são as inflorescências de Trollius europaeus. A planta também tem nomes populares próprios, eles dependem da região em que é cultivada, mas kupava e trollius tiveram sua origem nas versões oficiais do nome.

Existe uma bela descrição da lenda associada a uma das versões do nome desta flor. - quando os residentes de verão descobrem sobre ela, eles definitivamente querem plantar em seu jardim. Há uma crença de que durante o período de floração do maiô ao amanhecer após a lua cheia no meio da flor você pode encontrar um troll adormecido que adormeceu após uma noite difícil. Mas outro nome vem do período de floração no feriado de Ivan Kupala e no dia de Agrafena, a Senhora das Banhos.

A raiz do maiô é venenosa, e a parte do solo não é apenas esteticamente atraente, mas também útil para o gado como ração e é usada na medicina popular. Nos tempos antigos, os tecidos eram tingidos com seu suco amarelo. Trolliuses crescem em um arbusto exuberante de 60-90 cm de comprimento, no qual dezenas de inflorescências duplas de até 8 centímetros de diâmetro podem florescer ao mesmo tempo. Cada flor é composta por 20 sépalas. Eles atraem as abelhas com seu cheiro agradável. O banhista é considerado uma boa planta de mel.

Uma característica do crescimento desta planta do prado é o clima temperado.

Dá cor no final da primavera - início do verão, principalmente em tons de amarelo e laranja combinados com verde.

Como plantar corretamente?

Agosto é um mês adequado para o plantio de kupava. Pertence a plantas resistentes à geada, mas se não tiver tempo de criar raízes antes do frio, ela murchará. Mas é necessário transplantar o kupava em julho, após seu desaparecimento total. Este é um momento favorável para tais eventos, uma vez que a planta está em um período de dormência.

O processo é bastante simples.

  1. Faça um furo em um novo local.
  2. O arbusto é escavado com cuidado, sem sacudi-lo do chão, para não afetar o delicado e fino sistema radicular e para evitar que resseque.
  3. Uma planta é colocada no buraco, com solo solto, a drenagem pode ser dispensada. Em outros casos, é feito a um nível de 10 cm.
  4. As raízes adormecem, a nova plantação é regada.
  5. Após 3-5 dias, verifique se a planta criou raízes.

Se seguir todos os pontos agrotécnicos, os canteiros com a flor transplantada irão deliciá-lo com uma floração brilhante na próxima estação.

Como cuidar?

O maiô europeu não vai demorar muito para cuidar dele. Em tempo hábil, é preciso arrancar as ervas daninhas, soltar o solo e hidratar a planta. É melhor cobrir o solo; húmus ou turfa são adequados para isso. A cultura não pode ficar sem água, ela adora água, por isso deve ser regada até o outono.

Rega

No período de calor e seca, a flor vai precisar de muita umidade, isso deve ser monitorado regularmente. A cobertura morta ajudará a manter o solo úmido por mais tempo, mas a estagnação da água subterrânea pode levar ao apodrecimento das raízes.Portanto, será necessário encontrar aquele meio dourado que ajudará a proteger o trollius da doença da parte subterrânea e garantir seu desenvolvimento normal.

As mudas jovens de uma planta no primeiro ano de vida são especialmente sensíveis a erros de rega. No outono, a quantidade de água é reduzida à metade para permitir que o banho se prepare para o sono de inverno. Para o crescimento e desenvolvimento normal do maiô, será necessário um suplemento de nutrientes.

Top curativo

Trolliuses crescem melhor em solos enriquecidos e úmidos, é desejável que contenha argila, que irá reter água por mais tempo. A turfa é misturada ao substrato na proporção de 2: 1. A alimentação na primavera com nitrogênio tem um efeito benéfico no desenvolvimento dos arbustos e, no outono, superfosfatos são introduzidos no solo e enriquecidos com cinzas. Recomenda-se que as bases das hastes sejam regularmente polvilhadas com húmus.

A cada 4 anos, fertilizantes de fósforo e potássio são aplicados ao solo onde esta planta perene cresce.

Essa alimentação ajudará a formar grandes botões chiques, que levarão a uma floração abundante. E em cada estação, as seguintes opções de receita ajudarão a manter as inflorescências em boa forma:

  • uma solução de 1 colher de chá de nitrofosfato em um balde de água;
  • 1 colher de sopa de uréia por 10 litros de água;
  • fertilizantes complexos para plantas com flores.

Recomenda-se que este curativo de cobertura seja realizado no final da primavera, com um intervalo de várias semanas. As medidas para o cuidado do maiô europeu incluem a poda das cabeças desbotadas, necessária para a floração secundária. A planta é resistente à geada, nenhuma medida especial precisa ser tomada para o inverno. Num local pode crescer até 10 anos, após os quais é aconselhável encontrar outro local para a cortina.

Reprodução

O maiô europeu se reproduz de duas formas: por sementes e por divisão no mato.

Sementes

Semeie-os no outono, imediatamente após a colheita. Se você fizer isso mais tarde, as mudas podem não ser vistas. Para uma melhor germinação, as sementes são colocadas em areia umedecida, é criada a temperatura de ar adequada - dentro de 5 graus Celsius. Aí eles fazem pequenas depressões em campo aberto, espalham a semente, depois de regar cobrem com terra, socando levemente o solo com a mão.

Eles são deixados sem abrigo para hibernar. Os rebentos aparecem na primavera. Se necessário, eles são diluídos. Os banhistas cultivados dessa forma florescem apenas no terceiro ano, portanto, esse método não é usado com frequência.

Ao dividir o arbusto

Isso é feito no início da primavera, antes da floração, ou no início do outono, no início de setembro. Acredita-se que neste último caso seja ainda mais eficaz. Furos são feitos e o arbusto é dividido de tal forma que há botões em cada parte. O plantio é feito levando-se em consideração que o colo da raiz penetra alguns centímetros no solo.

Depois disso, é imprescindível recomendar cobertura morta e, somente então, água. Após 3-4 dias, os fertilizantes são permitidos.

O banhista europeu é uma daquelas poucas plantas que não necessita de cuidados especiais, razão pela qual gosta tanto dos jardineiros.

Doenças e pragas

Uma kupava forte e viável raramente fica infectada com doenças e praticamente não é atacada por pragas, no entanto, os problemas podem ser de um fungo. Aqui você precisa entender que é quase impossível derrotar a septoria e a obscenidade e, portanto, a melhor maneira é a prevenção. Para evitar doenças fúngicas, é necessário remover as folhas mortas de vez em quando, o que é especialmente importante no outono. Durante a poda, as plantas afetadas são removidas.

As cinzas de madeira também ajudam a enfrentar o problema: são borrifadas com arbustos durante a limpeza das folhas velhas no outono e, no início da primavera, o solo é tratado com cinzas. No início da floração, recomenda-se pulverizar a flor com solução de Epin.

Uso em paisagismo

Apenas trajes de banho europeus são usados ​​como decoração em paisagismo, onde grandes manchas brilhantes precisam ser enfatizadas. Trolliuses também são usados ​​em várias composições na forma de associações livres pictóricas.

Eles vão se destacar em locais abertos elevados, nas bordas onde a luz incide. Kupava se sente bem ao lado de uma rocha nas colinas alpinas. Os buquês decorativos exclusivos de um maiô podem durar muito tempo, as flores são adequadas para qualquer composição pitoresca.

Para mais informações sobre o maiô europeu, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário