Maiô asiático: características, tecnologia agrícola, criação
O banhista asiático também é chamado de luz asiática, e os habitantes de algumas regiões da Sibéria chamam esta flor de “quente”. É fácil imaginar que ele recebeu o nome de maiô por crescer em solos úmidos de prados e clareiras na floresta. A planta pertence a plantas perenes herbáceas do gênero Kupalnitsa e pertence à família Buttercup. Na natureza, ele pode ser encontrado em muitas regiões da Sibéria Ocidental, no território da Sibéria Central e Oriental, bem como nas extensões de Altai e Mongólia.
O maiô asiático cresce lindamente tanto em prados úmidos e clareiras na floresta, quanto em terras altas. Pelas suas belas flores, esta planta é barbaramente exterminada em seu ambiente natural de cultivo, mas hoje em dia, através da compra de sementes ou mudas nas lojas, o maiô asiático pode ser cultivado com sucesso em jardins.
Descrição
O maiô asiático costumava ser confundido com o maiô Kytmanov por causa da cor semelhante das flores, mas são espécies biológicas diferentes. O caule da malha asiática é reto e liso, pode ser simples ou ramificado e atingir 80 cm de altura. As folhas verdes brilhantes têm pecíolos longos e contornos de 5 lados. As folhas do caule podem ser de 1 a 5, sendo as inferiores peciolares e as superiores sésseis com placas que se tornam menores para cima. As raízes consistem em um grande número de lobos filamentosos, a raiz principal está ausente.
As flores deste maiô são grandes, com cerca de 5 cm de diâmetro. Sépalas laranja-avermelhadas no valor de 10-20 peças. As pétalas são 2-3 vezes mais compridas que os estames, também têm uma cor laranja-avermelhada e são alargadas da base para cima com uma ponta pontiaguda no ápice. A época de floração do maiô asiático é de maio a junho, ele é polinizado por besouros, moscas e abelhas, tem até 50 pedúnculos no mato. Os frutos, que amadurecem no final de junho, são folíolos de até 11 mm de comprimento, com nariz curto, dobrado para dentro na base.
Regras de crescimento
Apesar de o maiô asiático ser uma planta despretensiosa e fácil de cultivar em um terreno particular, você deve ler atentamente as recomendações de jardineiros experientes.
Localização ótima
Para um crescimento confortável, esta flor precisa de um local ensolarado ou sombra parcial leve. O solo deve ser bem drenado, pois o banhista não gosta da seca. O solo é recomendado para ser usado fértil, solto e azedo, com alto teor de húmus, a opção ideal é uma mistura de turfa, terra folhosa e areia.
Recomenda-se deixar crescer um maiô asiático em um lugar por 5-10 anos. Se várias variedades forem plantadas nas proximidades, elas podem ficar empoeiradas e um híbrido com qualidades não varietais crescerá.
Aterrissagem
Um maiô deve ser plantado ou transplantado na primavera ou no outono. A distância entre as covas de plantio deve ser de aproximadamente 30-40 cm. As plantas cultivadas a partir de mudas são plantadas junto com um caroço, as raízes dos exemplares obtidos por divisão são sacudidas, às vezes até lavadas do solo.
Rega
O maiô asiático precisa de rega regular, especialmente as plantas jovens transplantadas precisam disso. A rega abundante é recomendada para essas flores durante a estação seca.
Para a irrigação, é necessário usar água morna sedimentada e aquecida pelo sol. Após a rega, a superfície do solo deve ser afrouxada e as ervas daninhas removidas. É muito importante evitar água estagnada.
Top curativo
Ao regar, você pode adicionar uma solução de ureia (1 colher de chá por 10 litros de água). Recomenda-se o uso de preparações Agricola ou Nitrofoska para a alimentação. Com a ajuda deles, o maiô é fertilizado na hora da abertura dos botões e imediatamente antes da floração. Os fertilizantes de húmus e turfa devem ser aplicados na primavera e no início do outono.
Preparação para o inverno
O banhista asiático pertence a plantas resistentes à geada. Ela não precisa de abrigo especial contra o frio. Mas certifique-se de remover as folhas secas antes do inverno (em outubro) e deixar os pecíolos com 3 cm de altura.
Controle de doenças e pragas
Esta espécie é resistente a todos os tipos de doenças das plantas de jardim. Às vezes, um maiô pode ser danificado por doenças fúngicas (sujeira, septoria) e uma praga na raiz, como um nematóide de corpo curto penetrante. Para evitar isso, é imprescindível remover as folhas secas no outono.
Se a planta tiver sofrido muito com a infecção, então seus restos devem ser destruídos e roupas de banho próximas devem ser tratadas com fungicidas.
Quando as flores começam a desabrochar, a planta pode ser borrifada com Epin, que é um estimulante imunológico eficaz.
Métodos de reprodução
Existem várias opções de criação para a bela laranja - o maiô asiático.
Dividindo o mato
Recomenda-se que uma planta adulta com cerca de 5 anos de idade seja dividida em abril-maio ou no início do outono. O arbusto deve ser cavado, o rizoma deve ser lavado, então com uma faca limpa bem afiada, divida a raiz em vários arbustos de modo que cada um tenha 3-4 gemas. Recomenda-se cortar o corte com cinzas ou uma solução fracamente concentrada de permanganato de potássio.
As partes divididas devem ser plantadas imediatamente no solo, aprofundando o colo da raiz em cerca de 2 cm .Os maiôs assim multiplicados florescem na próxima estação.
Estacas
Os rebentos que crescem na base do arbusto são adequados para mudas. Após o corte (maio-julho), devem ser tratados com qualquer estimulante de enraizamento. Então é aconselhável enraizar em turfa, areia e perlita.
Usando sementes
É recomendável semear as sementes desse tipo de maiô assim que forem colhidas, em agosto ou outubro. Você pode semear no solo ou em uma caixa, que deve ser cavada no solo, despejando uma mistura de turfa, areia e terra frondosa.
Os primeiros brotos aparecem no final de maio, devem ser regados e protegidos dos raios solares diretos. Você deve mergulhar quando um par de folhas verdadeiras aparecer. As plantas florescem em 2-3 anos.
Uso em paisagismo
As exuberantes flores laranja de um maiô asiático parecem incríveis contra um céu azul ou um fundo de lagoa. Eles vão bem com pedras e com plantas de cobertura do solo pequenas: prateadas ou yasolka de campo, sedum híbrido.
Plantadas entre plantas perenes baixas e altas, as plantas parecem muito decorativas. Freqüentemente, o maiô asiático é plantado com lilases, sinos, spirea japonesa e magnólia de azevinho. Hosta, daylilies, siberian iris e badan também são parceiros adequados para essas flores graciosas.
Para saber como é um maiô asiático, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.