Maiô: descrição e variedades, plantio e cuidados

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Tipos e variedades
  3. Como distinguir do botão de ouro?
  4. As sutilezas de plantar em terreno aberto
  5. Tempo ideal
  6. Seleção de assento
  7. Como plantar
  8. Como cuidar bem dele?
  9. Métodos de reprodução
  10. Doenças e pragas
  11. Uso em paisagismo

O banhista é uma planta perene que pode crescer até 1 m de altura, dependendo da espécie. É também chamada de trollius (ou flor de troll). Muitas vezes você pode ouvir como o maiô é chamado de rosa siberiana, kupavka. Por trás de todos esses nomes está uma planta linda e graciosa, digna de se tornar o adorno de qualquer jardim.

Peculiaridades

Pode-se contemplar esta planta de maio a junho, acontece até nos parques da cidade observar uma flor modesta mas atraente com uma cabeça esférica. É esta forma de flor que tornou o biquíni popular para cultivo no jardim. É difícil lembrar de outra planta assim, e as cores brilhantes (na maioria dos casos) adicionam pontos às perenes. Segundo as lendas escandinavas, o banhista era especialmente apreciado pelos trolls da floresta, tornando-se a flor favorita das criaturas mágicas. O nome russo está provavelmente associado ao Agrafena Kupalnitsa, protetores de corpos d'água.

A planta é uma planta herbácea perene, que pertence à família do botão de ouro. Ela cresce no hemisfério norte: nas florestas e nas encostas das montanhas, bem como nos prados e nas margens dos rios. Em seu habitat natural, você pode contar duas dúzias de espécies perenes, e os jardineiros usam muito menos. O tipo mais popular de rosa siberiana pode ser considerado o maiô europeu. Os cientistas descreveram em detalhes 29 espécies de plantas até hoje. 20 deles estão crescendo na Rússia. Para fins de decoração de jardins decorativos, foram criadas 7 variedades e mais de uma dúzia de híbridos. As variedades híbridas têm uma imunidade invejável.

A descrição do trollius é a seguinte:

  • flores laranjas grandes, amarelas e suculentas;
  • a forma esférica da flor - aberta ou semiaberta;
  • as folhas do trollius são palmas, têm a cor da grama do verão;
  • na época da floração, a rosa siberiana dilui o aroma de frescor quase imperceptível.

Você precisa saber que o maiô é uma flor venenosa. Seu suco pode causar queimaduras na pele e nas mucosas. Portanto, todo o processo de plantio deve ser realizado com luvas de proteção. Apesar de a planta ser considerada venenosa, as propriedades medicinais do maiô também são utilizadas na medicina popular, são preparadas decocções que auxiliam no combate a tumores e edema.

Tipos e variedades

Existe uma escolha, e ela atrai com sua diversidade. Nome "Cultural" combina uma série de formas de jardim e espécies perenes. Claro, os representantes varietais têm flores maiores e mais brilhantes.

A espécie mais famosa de trollius é europeu... É caracterizada por flores duplas, esféricas, de limão claro. Outro nome para a espécie é cabaça. A variedade asiática, que é uma planta perene com suculentas flores isoladas de laranja, também se espalhou. O trollius chinês possui flores expressivas de laranjeira e se distingue por sua aparência de floração tardia. Hoje essa planta está listada no Livro Vermelho, está ameaçada de extinção.

Parecido com ele Ledebour, mas suas flores são maiores. Um maiô anão, que se assemelha a um grande botão de ouro, se destaca nesta linha. Na Ásia Central e em certas regiões da Sibéria Ocidental, o maiô Altai cresce. Esta é uma das espécies perenes mais espetaculares.

E parece bastante incomum no contexto das espécies listadas maiô roxo... Flores lilases desbotadas com estames amarelos parecem delicadas e indefesas. Tal planta decoraria qualquer jardim, mas, ao contrário de suas congêneres, é muito exigente nas condições de cultivo. Ela cresce em um ambiente pantanoso, em locais onde as geleiras estão derretendo.

As seguintes variedades são consideradas especialmente populares entre os jardineiros:

  • Cheddar - flores de creme suave e estames de limão macios, uma variedade muito graciosa;
  • Alabastro - as flores são esféricas, de tonalidade creme, baixas, com folhagem densa e escura;
  • "Princesas laranja" - grandes cabeças laranja brilhantes;
  • "Pássaro canário" - flores desbotadas, quase amarelas, de forma elegante;
  • "Rainha limão" tem flores amarelas ou amarelo-limão;
  • "Rainha de Ouro" ("Golden Queen", "Golden Queen") - variedade tardia, floresce no auge do verão;
  • Lua Nova ("Lua Nova") - flores grandes, semi-abertas, de um amarelo brilhante.

Cada uma das variedades se encaixará perfeitamente no design de qualquer site, tudo depende das preferências e do esquema de cores escolhido.

Como distinguir do botão de ouro?

As flores amarelas são as mais primaveris. Pense no coltsfoot, no dente-de-leão e, é claro, nos botões de ouro. O amarelo captura o calor e melhora os processos de floração. Além disso, essas plantas "ensolaradas" atraem insetos, trabalham nas flores, estimulando a polinização cruzada. Portanto, o maiô é o mesmo mensageiro de calor, ele floresce no final da primavera, nos primeiros dias do verão (exceto para variedades tardias).Ele difere do botão de ouro, seu "parente", em tamanho. O botão de ouro é muito modesto em comparação com as bolas bastante representativas do maiô. As flores de Trollius não se abrem como botões de ouro. A diferença entre plantas relacionadas é mais óbvia nas fotos.

As sutilezas de plantar em terreno aberto

Não há maneira mais simples do que comprar mudas prontas e organizar o plantio na horta. A rosa siberiana não faz exigências especiais, mas lembre-se de que adora solo úmido. Se você plantar em um local seco, não deixe nenhuma chance para uma flor.

Tempo ideal

A melhor época para o desembarque não é a primavera e o outono, mas sim agosto. Existem também variedades de maiôs resistentes à geada, mas você não deve arriscar - plantas jovens devem crescer rizoma e ficar mais fortes mesmo antes da geada... Novamente, o que importa é de onde você escolhe fazer crescer o seu trollius. Se for de sementes, então no final do outono a semente pode ser plantada em um recipiente, mantida em uma sala sem aquecimento. Lá, durante o inverno, as plantas passam por uma boa estratificação e na primavera germinam.

O conselho ainda mais correto é mandar a semente para um saco com areia úmida despejada, levar o saco para a geladeira (no compartimento de vegetais), mantê-lo por 3 ou até 4 meses. Em março, você pode semear as sementes no substrato e esperar brotos a uma temperatura de 20 graus.

Seleção de assento

Procure um local com iluminação difusa. Uma excelente opção de maiô seria um lugar sob arbustos ornamentais altos. Adequado para plantio e deslizamento rochoso. É importante que o sol forte não brilhe no trollius por muito tempo, isso é destrutivo para uma planta perene... Você pode plantar uma rosa siberiana em um canteiro de flores aberto, mas, neste caso, a floração definitivamente terá vida curta. As flores em si não atingirão seu tamanho ideal e ficarão desbotadas. Quanto ao solo, é preferível uma composição meio argilosa. Não deve haver estagnação de água no território. Se você estiver plantando uma planta perene em uma composição arenosa, adicione musgo ao buraco para ajudar a reter a umidade. Você também pode fertilizar o próprio buraco com uma combinação de turfa e húmus, bem como 15 g de nitrophoska.

Como plantar

Você pode semear, como mencionado acima, em casa (a opção com uma geladeira é ideal). As mudas crescidas são movidas para os buracos diretamente com um pedaço de terra. Faça buracos em intervalos de 40-50 cm. Aprofunde o colar da raiz do trólio em 2 cm. Corte as folhas imediatamente para que o enraizamento seja bem-sucedido. Espere folhagem jovem 2 semanas após o plantio.Observe que o trollius não gosta muito de transplantes, portanto, não toque nele por 9 a 10 anos: ele se estabelecerá confortavelmente em um lugar e se deliciará com uma floração estável.

Como cuidar bem dele?

A aterrissagem competente em terreno aberto é apenas metade da batalha. Como o maiô vai crescer, se sua floração será longa e brilhante, depende da organização do cuidado.

Rega

É necessário regar a rosa siberiana com freqüência, mas sem abusar. A perene deve estar em solo úmido, sem água estagnada. Se você encher demais ou demais o maiô, isso afetará negativamente o crescimento da flor. É especialmente importante tratar um arbusto jovem com delicadeza - ele ainda é vulnerável e sensível. Se os verões forem secos e quentes, regue com mais frequência. Siga o esquema, não pule os "procedimentos de irrigação", não aumente os volumes de irrigação sem motivo aparente. Lembre-se de remover as ervas daninhas. Para tornar a planta mais forte, aplique cobertura morta no arbusto. A umidade da raiz não dará às ervas daninhas a chance de sufocar a planta. É verdade que, se o mulch francamente não se encaixa na ideia de design do site como um todo, desista. O solo deve ser afrouxado 2, no máximo 4 cm, não mais fundo (há risco de danificar o rizoma).

Top curativo

Grande alimentação não é necessária, a este respeito o trollius é despretensioso. Para aumentar a floração da primavera, fertilize antes de florescer. E depois de 2-3 semanas, você precisa realizar um novo curativo de cobertura, o terceiro será em outras duas semanas. Use nitrofosfato para fertilização (5 g é suficiente para um balde de água), uréia (1 colher de sopa para cada 10 litros de água). Você também pode usar matéria orgânica complexa, por exemplo, Agricole. Húmus e turfa também serão benéficos para plantas perenes.

Transferir

Como já mencionado, um trollius viverá perfeitamente em um lugar por 10 anos. Portanto, escolha um local de pouso com cuidado, percebendo que uma década inteira de mudanças não é esperada aqui. Mas também existe essa opinião: as cultivares florescem no segundo ou terceiro ano e, durante a época de floração, são transplantadas para um local permanente. Isso é feito em abril-maio ​​ou no final de agosto. Se você for compartilhar um arbusto com um transplante subsequente, não o faça antes de 6 a 7 anos de vida vegetal. Um banhista pode ficar estressado durante o transplante e, nessa idade, estará pelo menos relativamente pronto para a “realocação”.

Wintering

Trollius é considerada uma planta resistente ao frio, portanto, sobrevive com calma ao inverno no jardim sem uma camada de cobertura. Quando as folhas perenes morrem em outubro, é melhor cortá-las. Deixe apenas pecíolos alguns centímetros acima da superfície. Eles protegerão o rim, que está centralizado na saída. Este botão para o próximo ano vai dar um pedúnculo.

Métodos de reprodução

A reprodução de uma planta perene é possível dividindo o arbusto e semeando as sementes. Qualquer método pode ter sucesso. As sementes da planta amadurecem no outono. Você pode semear diretamente em terreno aberto, mas a estratificação de longo prazo fornece as melhores previsões para alta germinação. Portanto, a semeadura deve ser feita quase no inverno. Solo solto com possibilidade de penetração de ar é adequado para este negócio. A opção ideal é a seguinte: 2 parcelas de turfa, 2 parcelas de terreno, 1 parcela de areia.

Nos primeiros dias de maio, você pode esperar pelas filmagens. Se nesta época o clima estiver quente no verão, as flores precisarão de mais rega e proteção contra os irritantes raios. Quando algumas folhas maduras aparecem nas mudas, é hora de mergulhá-las. Plante os rebentos com 8-10 cm de distância. Divisão do mato:

  • No outono, o trollius precisa ser desenterrado, dividido em partes, delenki (cada um - com brotos e rizomas).
  • Cada peça é plantada em local previamente preparado. Antes da geada, os arbustos devem enraizar bem. Se você decidir começar a dividir uma planta perene na primavera, faça isso antes da fase de floração.
  • O material preparado para o plantio não deve secar. Você precisa plantar delenki rapidamente. Incorpore o colar da raiz em 2 cm.

Certifique-se de cobrir os arbustos jovens, isso fortalecerá sua taxa de sobrevivência em um novo lugar e não permitirá que morram nas primeiras semanas.

Doenças e pragas

Felizmente, o trollius é uma planta perene forte e viável que resiste bem a doenças. Os insetos raramente o invadem. E para reduzir o risco de lesões, na primavera, o maiô deve ser tratado com cinzas. Posteriormente, as cinzas serão substituídas por misturas complexas. Possíveis doenças:

  • Septoria. Manifesta-se sob a forma de manchas castanho-acinzentadas ou laranja de forma irregular com moldura amarelada. Pontos pretos podem ser encontrados nas folhas. Os verdes secam e caem antes do tempo. As hastes e placas também são deformadas. Você precisa lidar com isso assim: destruir a área afetada, tratar a planta com sulfato de cobre ou líquido bordalês. A planta pode precisar ser transplantada para um novo local. O antigo local precisa de desinfecção.
  • Smut. É manifestado por crescimentos esbranquiçados e uma desaceleração óbvia no desenvolvimento do trollius. Os medicamentos "Ferazim" e "Klad" podem ajudar.
  • Nematóides. O maiô é golpeado, e isso rapidamente se manifesta com manchas marrons, que escurecem com o tempo. As folhas morrem, o trollius fica para trás no desenvolvimento, a floração não ocorre. Você pode resolver o problema com produtos químicos como Heterofos, Fosfamida e Lindano.

De acordo com as avaliações, os jardineiros raramente encontram doenças trollius. No outono, retire as folhas velhas de uma planta perene para protegê-la de doenças fúngicas.

Uso em paisagismo

Colinas pedregosas podem ser decoradas com plantas raquíticas - a composição acaba sendo elegante e lacônica. Se você cultiva grandes variedades de roupas de banho, elas são adequadas para decorar bordas, cantos de gramado e áreas adjacentes ao lago. O banhista pode crescer sozinho - é uma planta autossuficiente. Mas ela se manifesta perfeitamente em combinação com prímula e centáurea, delfínio e íris. Quase todas as flores em tons de violeta e azul, tons de canário e laranja serão surpreendentemente combinadas com trollius.

As fotos apresentadas mostram como você pode decorar o local com um maiô.

  • A vizinhança com íris é um exemplo claro de como duas plantas, coloristicamente, se alimentam. É bom combinar íris altas com variedades de trollius menores.
  • Uma planta perto de um reservatório artificial parece muito apropriada, suave e até fabulosa. Se você não quiser uma área de condução muito heterogênea, cerque o lago com um maiô baixo e pequenas flores desbotadas em tons de roxo-azulado.
  • Um humilde trollius na exuberante floração de seus vizinhos. E uma opção tão interessante também é possível. É interessante observar essas áreas à medida que nos movemos de um objeto para outro.
  • A mesma combinação de cores popular é amarelo e azul. Em um canteiro de flores oval, duas plantas se parecerão com um tapete floral de dois tons lacônico e bem projetado.
  • Se você gosta de uma flor espessa e exuberante, esta é uma opção útil a se considerar. Pegue as variedades de maiôs altos.
  • O trollius ao redor da lagoa é uma ótima solução. Talvez a camada azul inferior de flores esteja faltando aqui, mas isso é uma questão de gosto.
  • Neste colorido desenho floral, pode haver lugar para um maiô. Normalmente eles pegam flores mais simples, mas por que não organizar um experimento botânico. Lembre-se da importância de manter as camadas de desembarque.
  • O trollius também se sente bem em pousos mono. Arbustos amarelos aparecem organicamente ao longo do caminho no jardim.
  • Plante diversas variedades de trollius lado a lado. Você pode organizar uma transição de cores elegante, mas precisa se concentrar na altura possível de crescimento.
  • Se você tem variedades de maiôs claras e creme-esverdeadas, também vale a pena plantá-las em arbustos separados. As plantas tornam o local mais macio, acrescentando o frescor da primavera a ele.

Com ousadia, plante variedades altas dispostas no gramado, e as variedades menores parecerão favoráveis ​​em grupos cercados por pedras. Adicione muscari e jacintos, anêmonas ao trollius. Além de flores azuis, roxas e amarelas, você pode adicionar plantas de tons intensos de bordô ao trollius. As flores roxas complementam melhor o delicado maiô de limão, e as variedades de plantas roxas brilhantes - laranja.

Para informações sobre como cuidar adequadamente de um maiô, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário