Kufeya: descrição das espécies, regras de plantio e características de cuidado

Contente
  1. Descrição
  2. Tipos e variedades populares
  3. Aterrissagem
  4. Cuidado
  5. Métodos de reprodução
  6. Doenças e pragas

Uma planta chamada kufeya é uma representante da família Loose. Esta erva pode ser anual e perene. E também a kufeya é cultivada na forma de arbustos. O habitat natural das flores é o continente sul-americano.

Descrição

Traduzido do grego, kufeya significa "torta", acredita-se que a planta tenha esse nome por causa dos frutos, que apresentam formato curvo. Kufeya é uma planta ornamental compacta. Isto deve-se ao seu caule forte, ao qual estão presas muitas folhas pequenas, têm uma forma oblonga e sólida, e os seus topos são apontados para o bordo. O período de floração do kufei é considerado o início da primavera e dura até meados do outono. Os espaços entre as folhas são preenchidos por inflorescências chiques, que dão um charme especial à planta. Basicamente, o vaso de flores é composto por 6 pétalas, tem uma estrutura porosa. O esquema de cores das flores é bastante variado. A maioria das variedades de kufei não são repletas de tons contrastantes, mas, ao contrário, são pintadas em tons suaves.

A cultura é ideal para o plantio ao ar livre e tem uma boa aparência como planta de casa. Kufeya é geralmente cultivada como planta anual quando se trata de plantar no jardim. A planta é capaz de sobreviver ao inverno apenas se crescer na parte sul da Rússia. Algumas variedades de flores podem resistir a até 12 graus abaixo de zero. No interior, pode ser cultivado durante vários anos. A principal dificuldade em cultivar essas flores em nossa região é a natureza amorosa do kufei. É melhor cultivá-los em vasos de flores ou qualquer outro recipiente.

Na estação quente, essa planta pode ser usada para decorar um jardim ou varanda e, com o início do tempo frio, pode ser colocada de volta em um ambiente de sala quente.

Tipos e variedades populares

Apresentamos a sua atenção uma lista das variedades mais populares de kufei.

Kufea hyssopolis

A planta chegou até nós do distante México. Devido à sua extensão natural, a kufei é uma planta muito termofílica. A vantagem é que a chuva não representa uma grande ameaça para a planta. E também o kufeya tolera facilmente rajadas de vento. Esta planta ornamental é bastante compacta, geralmente cultivada em pequenos arbustos.

Em altura, os representantes da hyperella kufei não ultrapassam 50 centímetros. Os rebentos são muito ramificados e sinuosos. Normalmente cultivado dentro de casa. As folhas nas hastes são dispostas na ordem oposta e aparecem como pequenos pecíolos. As folhas lanceoladas são coloridas de verde. As flores são pequenas e crescem na parte axilar das folhas. As pétalas são pintadas em vários tons de tons suaves.

Kufeya vermelho ardente

Em altura, os representantes dessa variedade podem atingir no máximo 40 centímetros. As folhas lanceoladas do arbusto são oblongas, podem atingir 5 centímetros de comprimento e sua largura pode ser de 2 a 3 centímetros. No arranjo das folhas nos brotos, a planta tem a mesma ordem da variedade anterior de kufei. Eles são pintados de verde escuro. As flores deste kufei são pequenas, seu diâmetro atinge no máximo três centímetros.

A planta deve seu nome à cor das pétalas do botão.Eles têm uma cor vermelha ardente, sua parte curva é pintada em um roxo delicado.

Llavea

Como muitos representantes dessa espécie, a laveya gosta muito da luz do sol. Pode crescer até em desertos, pois não necessita de umidade constante e se adapta perfeitamente a regiões áridas. A origem desta espécie é natural, ao contrário de muitos outros representantes do kufei. A altura média dos arbustos pode ser de 30 centímetros.

As folhas do kufei são alongadas e pintadas em tons de verde escuro. As bordas das folhas são decoradas com pequenas vilosidades brancas. Os botões são considerados grandes, o comprimento de uma flor pode chegar a 2,5 centímetros. As flores são pintadas de um vermelho profundo e as bordas curvas têm uma tonalidade roxa.

Shriracha

Normalmente, esses representantes são coloridos em cores delicadas, como rosa, framboesa ou lilás. Os representantes desta variedade gostam muito de altas temperaturas. Os híbridos de tais kufei são considerados variedades bastante jovens. Cresce efetivamente em temperaturas acima de 20 graus. Mas os verões frescos não serão um grande problema para as flores. O tamanho dos arbustos depende em parte da área de cultivo, mas em média podem atingir 30 centímetros de altura.

Ao contrário de seus parentes, a aparência da planta não é curva, pelo contrário, esta kufeya é ereta.

Aterrissagem

Como já mencionado, quase todas as variedades de kufei gostam muito de calor. Portanto, você deve considerar cuidadosamente a escolha de um local adequado para o plantio em terreno aberto. Recomenda-se escolher um local bem iluminado. Ao contrário de muitas outras plantas ornamentais, a luz solar direta é um dos critérios necessários para o desenvolvimento normal dos arbustos. Você pode plantar kufeya em uma área ligeiramente sombreada, mas precisa entender que não haverá um desenvolvimento completo, e o crescimento irá desacelerar várias vezes. É melhor plantar a planta em altitudes mais elevadas, isso é necessário para evitar a estagnação da água, como costuma acontecer nas baixadas. Pelo mesmo motivo, é melhor recorrer à drenagem no momento do plantio. Kufeya geralmente é plantada no final da primavera.

A planta é muito bem aceita em solos férteis. Para regiões quentes, a kufeya é ideal se houver um calor anormal fora da janela, isso não prejudicará de forma alguma a cobertura do solo.

Então, vamos dar uma olhada nas regras básicas para o plantio de kufei.

  • Na primeira fase, o solo precisa de preparo. Antes do plantio, recomenda-se tratar o terreno com adubo em forma de húmus. Um balde será o suficiente. A cinza de madeira pode ser usada como um componente adicional. Você precisará de muito menos. Com tais proporções, meio copo será o suficiente. Depois disso, misturamos toda a mistura com o solo cavando e nivelando o local.
  • Existem também outros fertilizantes, graças aos quais a planta pode criar raízes firmemente no solo. A matéria orgânica deve conter componentes como potássio, nitrogênio e fósforo. Eles contribuem para o crescimento eficiente do kufei. Uma mistura à base de nitroammophoska é excelente para essas características. Uma colher de sopa será suficiente por metro quadrado de área de terreno.
  • Pequenos buracos devem ser cavados, as mudas são transportadas. A distância entre os arbustos deve ser de pelo menos 20 centímetros, e entre as linhas - o dobro.

Cuidado

Se você seguir as regras básicas de cuidado com kufei, poderá cultivar uma planta bonita e saudável.

  • Boa iluminação. Como mencionado anteriormente, a kufeya ama muito o calor e a sombra pode afetar negativamente o desenvolvimento da planta. Mas você não deve permitir uma iluminação muito grande, você precisa de um equilíbrio, caso contrário, as folhas podem ficar vermelhas. Em casa, as janelas com muita luz são escolhidas. Normalmente, eles preferem a parte oeste ou leste da casa.
  • Temperatura... Quando cultivado em ambientes fechados, é recomendável manter uma temperatura de pelo menos +20 graus. No inverno, é necessário dar um descanso à planta, por isso a temperatura deve ser reduzida gradativamente para 10 graus acima de zero.
  • Nível de umidade. Os representantes dessas variedades são muito bons com altos níveis de umidade. Por este motivo, recomenda-se pulverizar as folhas da planta com frequência, pelo menos 3 vezes por semana. A diferença na rega é bastante pequena em qualquer época do ano. A rega das flores é necessária a cada 2 dias. Você precisa encher a planta até que a água comece a escorrer pelos buracos no fundo do vaso. No intervalo entre as regas, o substrato deve secar um pouco, não se devendo deixar o solo secar. No outono, a rega deve ser reduzida um pouco. Neste caso, o solo deve ser umedecido, não deve secar.

Por falar em cultivo de kufei em campo aberto, é importante notar que mesmo apesar do alto nível de resistência à seca inerente a essas flores, a rega é necessária, pois em calor extremo os botões dos arbustos podem começar a cair.

  • Fertilizante... Antes do plantio em solo aberto, as covas devem ser fertilizadas com qualquer matéria orgânica. O estrume é freqüentemente usado. Depois que o processo de fertilização é repetido durante o período de floração, para isso você pode adquirir preparações especiais destinadas a plantas com flores. Em condições de interior, a planta necessita de componentes de reforço, portanto, o processo de alimentação deve ser realizado regularmente desde o início do período de primavera até o tempo muito frio. Uma vez a cada 2 semanas será suficiente. As misturas contendo potássio ou fósforo são perfeitas.
  • Transferir... Ao cultivar plantas perenes, é impossível fazer sem transplantar. As flores jovens passam por esse processo todos os anos. Ao transplantar de um vaso para outro, este último deve ser ligeiramente maior do que seu antecessor. Quando o diâmetro do vaso ultrapassa 20 centímetros, será possível replantar a planta com menos frequência, dependendo da intensidade do crescimento (uma vez a cada 2-3 anos). O fundo do tanque sempre precisa ser drenado.

O método de transbordo é perfeito para transplante. Após este processo, é melhor não expor as flores a correntes de ar e regas frequentes. O sistema raiz precisa de tempo para endurecer.

  • Poda... O kufeya deve ser podado todos os anos. Esse processo geralmente ocorre na primavera. Isso é feito para dar a forma desejada aos arbustos. As características de poda dependem diretamente do tipo de kufei. A variedade vermelha ígnea tende a se ramificar muito na primavera e os ramos longos são podados. Quanto à hissópolis kufei, neste caso é necessário aparar cuidadosamente para formar a coroa corretamente. No final do inverno, 70% do comprimento dos brotos é cortado.

Tal procedimento irá provocar um maior crescimento do arbusto e, em um futuro próximo, pode-se esperar uma floração abundante a partir dele.

Muitas plantas tropicais podem ser cultivadas no aquário, e essas variedades também existem entre os kufei. Nesse caso, a planta deve ser mantida em água doce e bem iluminada. E o solo deve estar saturado com um componente tão necessário como o ferro. Freqüentemente, os representantes do aquário precisam de uma dose adicional de dióxido de carbono.

Métodos de reprodução

Variedades de representantes de kufei podem ser cultivadas usando semente, mas o método deve ser mudas. No início da primavera, é realizada a semeadura do kufei. Para isso, precisamos de um pequeno recipiente, cujo fundo é preenchido com drenagem. Depois disso, você pode colocar o solo no recipiente, que é especialmente projetado para o cultivo de mudas.

Recomenda-se aprofundar um pouco as sementes no solo e pulverizá-las com um pequeno pulverizador. Recomenda-se criar condições de estufa para o cultivo de mudas. Cubra o recipiente com filme plástico.A iluminação difusa será um excelente benefício para o cultivo, as condições de temperatura devem estar dentro de 25 graus Celsius. É necessário ventilar as sementes diariamente, a rega de fundo será uma boa adição para o cultivo de kufei. Removemos a estufa quando aparecem os primeiros rebentos. Se a semente for muito grossa, é recomendável diluí-la bem. Depois de um tempo, as mudas devem ser transplantadas para recipientes diferentes.

O principal é a umidade moderada das mudas. Antes de plantar mudas em terreno aberto, é melhor levar as mudas ao ar livre uma semana antes para que possam se adaptar às condições externas.

Outra forma de propagação de uma flor é enxerto... Os cortes podem ser obtidos cortando-se os topos dos brotos do arbusto kufei. Eles estão enraizados em terreno aberto com o início do calor, enquanto a temperatura do ar deve ser de pelo menos +18 graus. Mas também as estacas podem ser enraizadas na água. Para dar forma aos arbustos, as estacas são plantadas em vários pedaços. Aperte a planta quando as folhas aparecerem.

Doenças e pragas

Uma grande vantagem do kufei é considerada uma boa resistência a várias doenças. No entanto, um carrapato pode representar um perigo específico para o kufei. Em alguns casos, a bainha também pode ser uma praga. O ácaro deixa uma pequena teia de aranha nas folhas dos arbustos. Se notar o aparecimento de um carrapato com o tempo, o tratamento pode ser dispensado lavando-o com água e sabão. Nos estágios mais graves da doença, não basta enxaguar a planta, é necessário borrifar as flores com produtos químicos que podem ser adquiridos em loja especializada.

O aparecimento de uma praga, como bainha, é fácil perceber - as folhas do kufei são preenchidas com manchas marrons convexas. Eles são as cascas de pragas. A fase inicial também não representa nenhum perigo para a planta. Para o tratamento, você precisará pegar uma escova e preparar uma solução com sabão. As folhas são lavadas de ambos os lados, o melhor é processar todas as folhas da planta. Para prevenção, você também pode tratar o kufeya com uma solução à base de inseticida.

Se você notar que manchas escuras aparecem nas folhas, e os brotos começam a apodrecer, então a planta ultrapassou doença fúngica. Em alguns casos, o kufeya pode se tornar vítima da podridão cinzenta. Se nada for feito a tempo, as folhas começarão a secar e o sistema radicular apodrecerá. Nesse caso, os arbustos são tratados com uma solução anti-cárie, é preferível dar preferência a preparações à base de fungicidas.

Para obter informações sobre como cuidar adequadamente do kufei, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário