O que é tricyrtis e como cultivá-la?

Contente
  1. descrição geral
  2. Espécies e variedades populares
  3. Nuances de aterrissagem
  4. Recursos de cuidados
  5. Métodos de reprodução
  6. Doenças e pragas

Tricirtis é uma bela planta perene da família do lírio, semelhante a uma orquídea. O país de origem é o Japão, também cresce em todo o Leste Asiático, no Himalaia e em Taiwan. O artigo discutirá quais tipos e variedades de tricyrtis existem, bem como todas as complexidades de seu cultivo.

descrição geral

O gênero de tricyrtis não é numeroso, inclui apenas cerca de 15 espécies. Em uma tradução literal do grego, o nome do hemerocallis significa "três tubérculos" - de acordo com o número de nectários, o nome comum da planta entre os floricultores é "lírio-sapo". Também é chamada de orquídea de jardim.

A cor das pétalas é irregular, salpicada, semelhante à plumagem de um pássaro. Os caules são de forma cilíndrica, atingindo um comprimento de 50 a 80 cm, podendo ser retos ou ligeiramente ramificados na parte superior. As folhas e os próprios rebentos são púberes. Um fato interessante - as folhas de tricyrtis têm as mesmas manchas e cores padronizadas das pétalas da flor, mas menos brilhantes. A forma das folhas é oblonga, oval. O sistema radicular da planta é raso, superficial e não tolera bem o transplante.

Tricirtis começa a florescer no início de junho. As flores têm 2–4 cm de diâmetro e consistem em 6 pétalas. As inflorescências são simples ou em forma de pincel ou guarda-chuva. As flores estão localizadas no topo do rebento ou nas axilas das folhas. Suas cores podem ser completamente diferentes, dependendo da variedade e do tipo de flor - monocromática, salpicada, manchada. A peculiaridade da planta é tal que nela podem amadurecer caixas com pequenas sementes, que depois são utilizadas para a reprodução.

Espécies e variedades populares

Existem muitas espécies e variedades deste exótico hemerocallis. Vale a pena conhecer as características das opções mais populares para facilitar a escolha da melhor decoração para o seu jardim. A maioria das espécies de tricyrtis são termofílicas, mas também existem aquelas resistentes ao frio que podem suportar quedas bruscas de temperatura.

Amarelo

Esta flor tem uma cor amarela, mais frequentemente é monocromática, por vezes com manchas castanhas, quase imperceptíveis nas pétalas. As pétalas das flores são bastante largas. A altura das plantas varia de 25 a 40 cm. Os caules são geralmente retos, mas também ramificados. A flor é considerada rústica devido ao seu tamanho pequeno e cor normal. No entanto, esta espécie se distingue pela resistência à geada e despretensão, portanto, não pode ocupar o último lugar no jardim.

Você pode plantar tricyrtis amarelas em grupos em círculos próximos ao tronco sob as árvores, ficará ótimo lá.

Taiwanês

Este tipo de tricyrtis é o mais famoso e procurado entre os floricultores amadores. Trata-se de um hemerocallis alto, o comprimento do caule chega a 80 cm, sendo os caules totalmente recobertos por vilosidades, aveludadas ao toque. As folhas, por outro lado, são brilhantes e muito brilhantes. As flores também são grandes, brancas com pontos roxos. O labelo da flor é pintado em uma cor bordô brilhante e parece um vagem dividido em três ramos na extremidade. Um representante digno desta espécie terá um lugar de destaque no seu jardim de flores.

Pernas compridas

A altura desta espécie de tricyrtis não ultrapassa os 70 cm, também são encontradas plantas inferiores - até 40 cm. Os botões são manchas brancas, vermelhas e roxas. O caule é ligeiramente pubescente, cilíndrico. As folhas são ovais ou oblongas.As cores são harmoniosas e a planta parece muito atraente.

Peludo

Este representante do gênero Tricyrtis é muito incomum. O caule em si, como você pode imaginar, é coberto de pêlos e é de cor azul. Os botões também são incomuns - brancos com pontos rosa escuro, que se tornam rosa claro próximo ao meio. A singularidade da flor é complementada por um labelo verde, abaixo dele é coberto por pequenas manchas roxas. É coroado por três nectários, que aparecem antes mesmo das próprias flores.

Broadleaf

Este é um dos o mais resistente à geada espécies de tricyrtis. A altura do caule reto é de 60 cm, totalmente recoberto por folhas ovais largas. Este hemerocallis é bom para o plantio em grupo. As flores são cremosas ou amareladas, monocromáticas, quase sem manchas, coletadas em inflorescências. A tricyrtis floresce cedo - no final de maio, e a floração continua até outubro.

Cabelo curto

Outro nome para a espécie é hirta. A pátria da planta são os subtropicais japoneses. Este tipo é o mais difundido e conhecido. Difere em particular a resistência a condições climáticas difíceis. A altura das hastes ramificadas é de 60 a 80 cm. As folhas são oblongas e as flores são brancas com pontos roxos, de tamanho pequeno. Esta tricyrtis é considerada uma das mais atraentes. As folhas quase não têm fiapos.

A propósito, todas as espécies acima - taiwanesas, peludas, de pernas compridas, bem como espécies como estolíferas - têm características e aparência semelhantes às de pêlo curto. Variedades populares de tricirtis:

  • "Beleza roxa" - a variedade tem flores brancas, totalmente salpicadas de pontos vermelhos brilhantes;
  • Maravilha azul - a altura da variedade é de 60 cm, as folhas são largas o suficiente, com um cochilo curto, a planta adora sombra, muito despretensiosa, mas para o inverno é melhor cobrir um pouco, a flor fica linda em plantio em grupo, próximo a hospedeiros e samambaias, flores brancas com manchas roxas, com diâmetro de 2 a 4 cm;
  • "Beleza escura" - a variedade apresenta flores rosadas com manchas vermelhas.

Nuances de aterrissagem

Apesar de muitos tipos de tricyrtis serem resistentes, nas regiões onde as geadas precoces são frequentes, a floração não começa até meados do verão. Se você quiser estender o período de floração o máximo possível, plante essas plantas em vasos e vasos profundos. Se setembro costuma ser quente na sua região, fique à vontade para plantar tricyrtis em terreno aberto. Esses daylilies preferem sombra parcial e crescem bem sob as árvores. Tricirtis adora solo de composição semelhante ao solo da floresta - solo com folhas podres, turfoso, não tolera água estagnada. A área do jardim deve ser protegida de correntes de ar e ventos.

Recursos de cuidados

O cuidado com as plantas em campo aberto não é nada difícil. Com a escolha certa do local para o cultivo de tricyrtis, os cuidados se resumem às seguintes atividades:

  • rega atempada da planta, especialmente na seca, o solo perto da flor deve ser constantemente umedecido;
  • soltar o solo, especialmente após regar;
  • capina;
  • alimentar flores várias vezes por estação - usando húmus, fertilizantes minerais complexos;
  • remoção de flores secas.

Vamos considerar com mais detalhes as características de regar uma planta.

Embora a tricyrtis seja considerada uma cultura tolerante à seca, mas ainda adora regas oportunas e bastante frequentes. É bom se água macia for usada para irrigação, e ainda melhor - água da chuva sedimentada. Regue a planta pela raiz, evitando as folhas. Afrouxe após molhar. Para reter a umidade, você pode cobrir o solo sob a planta.

Tricirtis não é exigente com transplantes frequentes. Ela pode crescer bem em um só lugar, desde que você a alimente e regue regularmente.

A experiência mostra que essas plantas precisam ser cobertas para o inverno. Alguns jardineiros usam fibra agrícola para isso. Mas a melhor opção é cobrir os arbustos com uma boa camada de turfa. Então seus exóticos passarão bem no inverno e não congelarão.

Métodos de reprodução

A orquídea de jardim se reproduz de várias maneiras - por sementes, dividindo o arbusto e mudas. A reprodução por sementes é um processo bastante demorado, requer paciência, porque a floração só virá depois de alguns anos.

  • As sementes são colhidas no outono e imediatamente semeadas no local permanente planejado.
  • A área preparada é afrouxada, as sementes são seladas a uma profundidade de apenas 3 mm e levemente umedecidas.
  • Se você planeja semear tricyrtis na primavera, as sementes devem ser armazenadas na geladeira.
  • As plantas obtidas a partir de sementes agradarão com floração apenas por 2-3 anos.

Se houver necessidade de transplantar uma planta, os jardineiros usam a reprodução dividindo o arbusto. Melhor ainda não atrapalhar a tricyrtis sem necessidade - por causa da fragilidade do sistema radicular, ela não tolera bem o transplante.

  • Este procedimento deve ser realizado na primavera.... Pegue um instrumento afiado. Quando a planta for desenterrada, divida cuidadosamente o arbusto em várias divisões.
  • Prepare covas de plantio com antecedência, despeje húmus ou terra folhosa neles, derrame com água.
  • Plante as plantas em um novo local e despeje novamente.

Freqüentemente, os jardineiros também usam mudas.

Tricyrtis é capaz de dar novo crescimento facilmente, mesmo a partir de um pequeno fragmento de raiz. Na primavera, uma estaca basal separada é adicionada em um novo lugar, ela definitivamente criará raízes.

O Daylily se reproduz bem com a ajuda de estacas. Para isso, no verão, as estacas são cortadas dos caules deste ano e plantadas em um novo local em uma mistura de turfa e areia.

As estacas devem ser constantemente umedecidas, pulverizadas.

Doenças e pragas

A Tricyrtis é bastante resistente a doenças e pragas. O principal problema é que as plantas adoram atacar lesmas. Escolha-os manualmente ou espalhe cascas de ovo perto das plantas. Ela vai ferir pragas rastejantes e, assim, assustar.

Raramente, mas às vezes a tricyrtis infecta ácaros. Para combatê-lo, você terá que usar inseticidas.

Também é importante ter cuidado com a rega excessiva dos daylilies - pode ocorrer decomposição da raiz.... Como com tudo, atenha-se ao meio termo. Regue a planta conforme necessário, mas não encha demais.

Experimente plantar uma magnífica tricyrtis no seu jardim e, com certeza, obterá muito prazer tanto com o processo de cultivo como com a maravilhosa floração desta exótica.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário