Tudo sobre a flor do cotilédone
Cotilédones são suculentas, plantas raquíticas de países quentes. Eles são caracterizados por folhas grossas nas quais a umidade se acumula prudentemente. Você pode ler outros detalhes em nosso artigo.
Descrição
Cotilédones são pequenos arbustos perenes da família Tolstyankov; de acordo com várias fontes, eles numeram de 20 a 50 espécies. As plantas ornamentais de interior parecem exóticas. Graças ao cuidado fácil, beleza extraordinária e tamanho compacto, coleções inteiras de cotilédones podem ser encontradas nos peitoris das janelas, mesmo entre floristas novatos.
Essas suculentas na natureza são comuns na Península Arábica, Norte da África e América do Sul. E em vasos de flores, eles podem ser encontrados em todo o mundo.
Os cotilédones são arbustos com uma altura de 30 a 70 cm, em casa não crescem mais que 10-15 cm. As suculentas desenvolvem-se de forma extremamente lenta, contentam-se com um pequeno vaso, pode sempre contar com a sua compactação.
Os caules do cotilédone são ramificados e muito frágeis. Dependendo da espécie, podem apresentar tonalidade verde clara, azulada ou acastanhada. Com o tempo, o tronco fica rígido. A raiz é fibrosa, ramificada.
As folhas são formadas de forma oposta em pecíolos curtos ou sem eles. O formato da folha depende da espécie: pode ser rômbica, redonda, oval e até triangular. Além da cor monocromática, há também um visual variegado. Existem variedades com folhas púberes ou uma linha de contorno contrastante circulada nas bordas.
Algumas folhas formam rosetas, das quais surgem na primavera caules de flores com tamanhos de 10 a 30 cm, que também podem surgir do topo das plantas.
As flores têm formato tubular, lembram sinos e são formadas em inflorescências paniculadas. Dependendo do tipo, as flores podem ser amarelas, laranja, creme, rosa, vermelhas. As suculentas de interior florescem de março a agosto.
Ao comprar cotilédones, deve-se ter em mente que muitas das espécies podem ser tóxicas. Se houver animais ou crianças pequenas em casa, é melhor perguntar imediatamente - no momento da compra - sobre a segurança da planta.
Visualizações
Para uma aparência exótica incomum, diminuta e despretensiosa, os amantes de cactos e suculentas costumam colecionar uma coleção de cotilédones, muitos dos quais são conhecidos hoje. Sugerimos que você se familiarize com os mais populares deles.
Cotilédone tomentosa (feltro, cotilédone tomentosa)
O mato tem uma aparência espetacular e distinta. É chamada de "patas de urso" por suas folhas redondas e carnudas com serrilhas coloridas, semelhantes às garras de um animal. As placas foliares são dotadas de uma pubescência agradável, que deu origem ao segundo nome da flor - feltro. A planta floresce com delicados sinos laranja.
Cotilédone redondo (orbiculata, Cotyledon Orbiculata)
As folhas arredondadas da suculenta Orbiculata possuem uma bela cobertura cerosa. Em algumas variedades, a lâmina foliar é mais plana, com borda contrastante; em outras, as folhas são carnudas, volumosas, semelhantes a seixos do mar. A planta produz hastes altas com flores tubulares laranjas.
Cotilédone pendens
Uma espécie rara de ampelosa de suculenta. Os espécimes adultos contêm muitas folhas pequenas e roliças (1,5 cm) em longos galhos pendurados no vaso, de modo que a flor deve ser pendurada para não danificá-los. No momento da floração, a planta é enfeitada com maravilhosos sinos rosa-laranja. O cotilédone pendens tolera bem a luz artificial, o que torna seus brotos ainda mais longos. O arbusto se propaga por estacas, é impossível plantar folhas.
Ondulado do cotilédone
O destaque deste tipo é uma borda ondulada incomum localizada em folhas redondas ou em forma de diamante. A planta suculenta produz um pedúnculo com flores tubulares que variam do amarelo claro ao laranja profundo. Uma planta jovem pode ter uma flor aveludada.
Cotyledon Ladismithiensis
Um pequeno arbusto semelhante em aparência às espécies de feltro do Cotilédone Tomentosa. Difere em uma pilha prateada mais espessa nas folhas e grandes flores em forma de sinos maravilhosos.
Cotilédone papilar
Em condições naturais, os arbustos não crescem mais de meio metro, nos de interior podem atingir os 20 cm de diâmetro, mas raramente florescem. Eles diferem da maioria dos tipos de cotilédones em folhas longas e estreitas, pontiagudas nas extremidades. Em uma planta jovem, eles estão realmente localizados no solo. Em uma suculenta adulta, especialmente com falta de iluminação, as folhas emparelhadas crescem verticalmente em um broto para cima.
Tylecodon buchholzianus
Tilecodon é um anagrama da palavra cotilédone. Até 1978, eles formaram um grande gênero, mas então Tylecodon começou a ser distinguido em um grupo separado. A espécie Buchholz é uma das menores e mais lentas suculentas, mesmo em seu ambiente natural cresce apenas até 20 cm. A planta tem um caudex (raiz do caule maciço) de onde emergem galhos grossos. Durante todo o inverno e até a primavera, a planta contém folhas raras, e o resto do ano passa bem sem elas.
Cotilédone Jacobseniana
Na natureza, o arbusto cresce no sul da África. Na aparência, é inferior a muitas suculentas. Folhas moderadamente alongadas estão localizadas em uma haste fina e rasteira. As folhas são estreitas, em forma de barco. As flores, na maioria dos casos, são dotadas de uma tonalidade avermelhada.
Cotilédone elisae
Uma planta suculenta com folhas espatuladas aveludadas e ao mesmo tempo pegajosas de cor verde claro. Com muita luz, adquire uma bela orla vermelha e, com a falta de iluminação, estica-se fortemente e perde o seu aspecto atraente. Floresce por muito tempo e profusamente com sinos escarlates, e quando o pedúnculo seca, começa a se ramificar.
Saxifrage Cotyledon
Pequeno arbusto, contém uma roseta com folhas lanceoladas abertas em todas as direções. Em junho, a planta produz um pedúnculo com flores brancas paniculadas.
Cotyledon macrantha Berger
Em condições naturais, uma suculenta cresce em altura até 80 cm. As grandes folhas suculentas estão localizadas em caules espessados. As placas de folhas verdes escuras são decoradas com uma borda avermelhada. Sobre um pedúnculo poderoso de até 30 cm de comprimento, forma-se um pincel com flores tubulares laranja ou amarelas. A floração dura todo o inverno.
Crescente
As suculentas são usadas não apenas como plantas de peitoril - elas estão envolvidas na decoração de bonsai, bem como em composições de flores para paisagismo. Cotilédones em contêineres durante a estação quente podem complementar todos os tipos de escorregadores alpinos; no outono, eles devem ser trazidos para dentro. Não é difícil cultivar plantas exóticas em casa. Nós iremos lhe dizer com mais detalhes como fazer isso.
Localização
Em sua pátria histórica, os cotilédones crescem em um clima quente e seco. Portanto, em uma casa ou apartamento, eles precisam escolher o lugar mais quente e ensolarado. Um peitoril com uma janela voltada para o sul é o mais adequado, e a localização mais infeliz é no lado norte da casa. Por falta de luz, a suculenta perde as suas propriedades decorativas: as folhas ficam pálidas, alongadas, a forma do arbusto degrada-se, não se deve esperar floração.
O modo mais confortável para cotilédones é 20-27 graus durante o dia e pelo menos 18 graus à noite. Na estação quente, é melhor levar a planta para o ar puro: no pátio, na varanda, loggia, varanda ventilada. Se suculentas complementam um escorregador alpino em um clima do sul, onde a temperatura do ar sobe para 40 graus durante o dia, é melhor sombrear o jardim de flores durante o período mais quente do dia.
No inverno, os arbustos precisam de descanso para ganhar força antes de florescer. Eles são deixados em uma sala com uma temperatura de 12-17 graus e param de regar.
O solo
Em condições naturais, os cotilédones não "engordam", eles crescem em solos pobres. Eles precisam criar algo semelhante em casa. É mais conveniente comprar uma mistura de solo pronta para suculentas. Para a autopreparação, você precisará misturar um quilo de solo de jardim, uma mistura de argila, grama, turfa, bem como 500 g de areia e cascalho fino cada.
Rega
Suculentas acumulam umidade nas folhas. Portanto, eles não precisam de rega frequente, muito menos rega abundante. Mas você não deve esquecer completamente as cores. Em uma temperatura confortável (20-25 graus), se o solo não endurecer, você pode regar 3-4 vezes por mês em intervalos regulares.
Quanto mais alta a temperatura do ar, mais frequentemente você precisará de rega. Durante a hibernação, eles não são irrigados, mas se a planta hiberna em temperatura ambiente normal, o regime de respeito não é alterado.
Top curativo
Os cotilédones estão acostumados a solos pobres, por isso não precisam de alimentação frequente, basta aplicar fertilizantes 1 a 2 vezes durante a estação de crescimento. Você não pode fazer isso durante o congelamento da planta (no inverno). Os cotilédones são compostos prontos para o uso, adequados para o cultivo de cactos e suculentas.
Transferir
As suculentas crescem lentamente, uma planta jovem não deve ser perturbada por um transplante até que esteja totalmente madura. Um arbusto maduro é transferido para outro recipiente apenas quando suas folhas ultrapassam os limites do vaso, isso acontece uma vez a cada 3 anos.
Para não danificar a raiz fibrosa, a planta é transplantada transferindo-a de um vaso para outro junto com um pedaço de terra. O novo recipiente deve ser 2 a 3 cm maior do que o antigo e uma nova drenagem é preparada para a flor.
A mistura de solo é adquirida em lojas especializadas, utilizando substrato destinado a suculentas.
Métodos de reprodução
Os cotilédones se reproduzem por sementes e vegetativamente. Vamos considerar cada um deles separadamente.
Seminal
Sementes ornamentais perenes são compradas em lojas de varejo para produtores de flores. Deve-se prestar atenção ao prazo de validade, a cada ano a porcentagem de germinação diminui. A embalagem com material de plantio indicará o esquema de aplicação, podendo ser utilizado no cultivo de mudas.
Recipientes baixos são escolhidos para semear as sementes. Encha-os com terra de turfa com areia (2: 1) e umedeça-os uniformemente. As sementes são dispostas em etapas de 5–6 cm, polvilhadas com uma fina camada de terra (0,5–1 cm) e ligeiramente regadas novamente.
Os recipientes são cobertos com papel celofane e colocados em um local aquecido. A rega é feita à medida que o solo seca, raramente acontece sob a película. Todos os dias, a "estufa" é aberta por 10 a 20 minutos para arejar. Quando as filmagens aparecem, o filme é removido.
As mudas são plantadas quando surgem 3-4 folhas sobre elas, para isso usam um pequeno recipiente de 7 a 8 cm de diâmetro.
Nas mudas, as raízes apodrecem rapidamente - você não deve ser zeloso ao regar, uma irrigação suave com um borrifador é usada.
Vegetativo
Dependendo da espécie, os cotilédones são propagados por estacas de folhas ou cortes apicais contendo 3-4 folhas. O local do corte da flor-mãe é polvilhado com carvão e o material de plantio é deixado secar por 10-12 horas, sendo então tratado com estimulantes de crescimento.
Os topos ou folhas cortados são colocados em um substrato úmido de areia e turfa e colocados no parapeito de uma janela. As estacas são cobertas por uma cortina, protegendo-as da luz solar direta. O solo é geralmente umedecido até que as raízes apareçam.
De acordo com os cultivadores de flores, poucas pessoas conseguem propagar cotilédones por meio de estacas de folhas. Mas nos fóruns há afirmações sobre resultados positivos.
Doenças e pragas
Suculentas são resistentes a doenças e, com os devidos cuidados, não são um incômodo. Mas, em alguns casos, os seguintes problemas podem ser observados nos cotilédones.
- A rega excessiva pode causar danos ao sistema radicular de podridão. Neste caso, deve-se retirar a planta do vaso, retirar os fragmentos infectados e enxaguar a raiz fibrosa com solução de manganês.
- No caso de uma doença com crosta, manchas pegajosas amareladas se formam nas placas das folhas. Com danos graves, as folhas secam e caem, e a floração pode não ocorrer. Na luta contra a bainha, o medicamento "Actellik" é usado. Quem não quiser usar produtos químicos pode tentar tratar a planta com uma solução ensaboada com adição de álcool ou infusão de alho.
- Mealybug (feltro) É a praga mais comum que afeta as suculentas. A planta fica coberta com uma flor leitosa e para de crescer. No estágio inicial da doença, os parasitas podem ser removidos com um cotonete embebido em álcool ou tintura de tabaco, ciclâmen. Em casos avançados, você terá que recorrer a produtos químicos - borrife o arbusto com "Fitoverm".
- Pulgões também podem incomodar os cotilédones, as colônias de insetos são fáceis de detectar a olho nu. As folhas ficam pegajosas, as placas planas se enrolam e as grossas se deformam. Na luta contra os pulgões, são usados remédios populares: polvilhar as plantas com cinza de madeira, borrifar com infusões de tanásia, calêndula, tabaco. Se não houver resultados, você deve usar química: drogas "Decis", "Fitoverm".
O comentário foi enviado com sucesso.