Chocolate Kosmeya: descrição, plantio e cuidados

Contente
  1. Descrição
  2. Plantar e sair
  3. Pragas e doenças
  4. Aplicação em paisagismo

O chocolate Kosmeya é uma planta nativa incrível do ensolarado México. Por que é tão atraente para os jardineiros?

Descrição

Cosmos atrosanguineus (kosmeya de chocolate, kosmeya preto, cosmos de chocolate) é uma planta perene que cresce até 1,5 metros de altura. As flores do cosmos são de tamanho médio - apenas 4,5 cm de diâmetro, as pétalas são aveludadas, com uma orla levemente perfurada, podendo ter 6, 8 ou 10 delas.

A cor do cosme chocolate, ao contrário do nome, não é nada marrom, mas profundamente bordô. O nome foi dado a ela pelo aroma - baunilha-chocolate, muito pronunciado. Por causa dele, a planta quase desapareceu da face da Terra - as pessoas rasgavam cosmea para buquês, não se importando com seu cultivo. Aqui você precisa observar que, na natureza, o material da semente do cosmos negro fornece uma porcentagem muito pequena de germinação. Portanto, a fábrica só sobreviveu graças ao trabalho de seleção de especialistas que restauraram sua população em casa.

O chocolate kosmeya requer bastante luz, é resistente ao frio e pouco exigente para o solo, mas cria raízes mais facilmente em locais enriquecidos com nutrientes e com uma estrutura de solo solta.

Os invernos rigorosos de algumas regiões de nosso país ditam suas próprias condições, e o kosmeya, embora seja resistente ao inverno, muitas vezes congela. No entanto, isso não significa de forma alguma que não possa ser cultivada, por exemplo, na Sibéria. Basta escolher um dos seguintes métodos de plantio: em vasilha, que deverá ser levada ao calor para o inverno, ou cultivada em campo aberto como planta anual, sem se preocupar em como vai hibernar.

Plantar e sair

O chocolate Kosmeya é uma dádiva de Deus para um jardineiro amador. Pode crescer em áreas secas e frescas, em áreas sombreadas e ao sol. No entanto, é importante lembrar que a vegetação cresce à sombra e as flores à luz. É necessário estar atento à frequência de plantação: plante uma cosmea densa - ela vai deliciar-se com a floração, raramente com folhagem.

O solo ideal para o plantio de chocolate cosme é solto, drenado, aromatizado com fertilizantes minerais e orgânicos. Mas aqui você deve ter cuidado para não saturar excessivamente o solo. Caso contrário, uma tampa verde exuberante aparecerá, mas as flores não serão suficientes.

Vamos falar sobre a reprodução desta flor maravilhosa. A melhor maneira de fazer isso é plantando sementes.

  • Na primavera, a partir de março, a semente é semeada em campo aberto ou em estufa fresca. Isso deve ser feito assim: coloque as sementes na superfície da terra, afunde um pouco, mas não as cubra, pois elas precisam de luz para germinar.
  • A temperatura do ar deve ser mantida dentro de mais 15-19 graus - então as sementes eclodirão em algumas semanas.
  • Quando os brotos atingirem a altura de 10 cm, desbaste o plantio.
  • Em maio, você pode plantar mudas em terreno aberto com um intervalo de 30-35 cm entre elas.

Há uma opinião de que o material da semente enraíza-se bem e brota durante o plantio de outono - bem, se os invernos em seu clima forem suficientemente amenos e o solo não congelar, experimente esta opção.

Você pode armazenar sementes por 3 anos, após este período elas perdem a germinação.

Agora vamos falar sobre as nuances de cuidar do cosme de chocolate. Eles são os seguintes.

  • Após o plantio da planta em terreno aberto, ela deve ser bem regada. Além disso, o procedimento de irrigação do solo deve ser repetido no máximo uma vez por semana, despejando 3-4 litros de água morna assentada sob cada planta. Regue o cosme à noite, não deixe cair gotas nas folhas e botões.
  • Periodicamente, retire as ervas daninhas das plantações e afrouxe o solo ao redor - esta será a chave para obter arbustos cosmos saudáveis ​​e viçosos.
  • Quanto aos fertilizantes: se o solo em seu local já não for ruim, você não precisará alimentar adicionalmente a cosmeya de chocolate. Se houver falta de nutrientes no solo, adicione superfosfato duplo durante a brotação da planta e despeje-o com solução de verbasco.
  • Se suas plantações cresceram até um metro e meio, é recomendável amarrá-las para evitar danos por rajadas de vento ou chuvas fortes.
  • Quando o botão está florescendo, deve ser cortado para estimular o aparecimento de flores jovens e dar ao cosme uma aparência cuidada. No outono, também é recomendável encurtar os caules, deixando cerca de 15 cm acima do solo.
  • Para obter sementes, deixe os maiores botões desbotados e deixe as sementes amadurecerem ali.

Pragas e doenças

A vantagem indiscutível do cosme de chocolate é que praticamente não é suscetível a quaisquer doenças. Os insetos nocivos também contornam a planta. As únicas exceções são lesmas e caracóis que parasitam mudas jovens. Devem ser colhidos mecanicamente (manualmente), ou borrifar o solo sob as plantações com qualquer preparação para combatê-los.

O chocolate kosmeya, por ser uma “noz dura”, também protege as plantas vizinhas do ataque de pragas. O fato é que suas flores atraem muito o crisopídeo, inseto cujas larvas se alimentam de ovos de pulgões, mariposas, carrapatos e vermes.

Então, se você plantar o seu lindo chocolate ao lado das plantações do seu jardim, você não só poderá desfrutar de sua beleza e aroma, mas também proteger o resto das plantações das invasões dos vilões.

Aplicação em paisagismo

O chocolate Kosmeya é uma planta muito atraente, frequentemente usada para decorar a paisagem de um terreno pessoal. E aqui está como você pode fazer isso:

  • plante em recipientes, vasos, caixas de madeira e use-os para decorar a varanda, o peitoril da janela;
  • crie um plantio abundante ao longo da sebe, escondendo possíveis falhas de projeto;
  • você também pode plantar uma planta perto de casa, especialmente se as paredes na parte inferior não forem muito atraentes e precisarem de máscara;
  • muitas vezes você pode ver kosmeya crescendo perto de arbustos ou árvores: com seus botões brilhantes, vai criar um contraste com o verde de plantas maiores, reviver o jardim;
  • recomenda-se escolher tagetes, phlox, camomila, ageratum, equinácea, calêndula, verbena, capuchinha, amaranto, cravo como "parceiros" para o cosme de chocolate - eles podem ser plantados em uma fileira, formando uma borda viva, ou em grupo, por exemplo, em um escorregador de pedra ou canteiro de jardim;
  • muitas vezes você pode ver kosmeya em canteiros de flores perto de várias instituições - via de regra, ela cresce em um gramado no estilo de um jardim natural.

Uma planta perene, perfumada e despretensiosa, que pode agradar a qualquer jardineiro, é o chocolate cosmeya. Você nunca se arrependerá se decidir decorar seu enredo pessoal com ele.

Sobre o cosme do chocolate, veja abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário