Kosmeya: descrição, plantio e cuidados

Contente
  1. Descrição
  2. Tipos e variedades
  3. Como plantar?
  4. Como cuidar bem dele?
  5. Reprodução
  6. Doenças e pragas
  7. Uso em paisagismo

Kosmeya é uma flor ideal para jardineiros que desejam cultivar uma flor exuberante, brilhante, alta e despretensiosa em seu terreno. Neste material, você conhecerá a descrição do cosmos, bem como as peculiaridades do plantio e do cuidado dessa horta.

Descrição

Kosmeya (nome popular - "Cosmos") - refere-se ao gênero de plantações herbáceas anuais e perenes da família Astrovye. No ambiente natural, é onipresente na América do Sul (menos frequentemente do Norte).

Até o momento, os pesquisadores distinguem cerca de 40 variedades distintas de cosmos, entre as quais apenas duas são ativamente cultivadas por jardineiros: o cosmos com penas duplas e amarelo-enxofre.

Kosmeya é representada por numerosos rebentos verdes com veios avermelhados. Dependendo da variedade e do tipo de flor, os brotos individuais podem crescer até 1,5 metros de altura. O crescimento verde do cosmos tem uma estrutura extensa, razão pela qual a planta é freqüentemente confundida com um arbusto.

A floração do Cosmos dura cerca de 3 meses - começa em junho ou julho e termina com o início das primeiras geadas. As inflorescências de Cosmea são grandes, do tipo paniculada, geralmente não ultrapassando 12 cm de diâmetro.Os botões são tubulares, rosados, azuis, vermelhos, marrons ou lilases com anteras amarelas.

Tipos e variedades

Como já mencionado, existem cerca de 40 espécies de cosmos, mas apenas 2 delas são cultivadas ativamente em jardins. Além dessas espécies, existe um grande número de variedades de cosme, que também serão apresentadas a seguir.

  • Com duas penas. Kosmeya desta espécie inclui variedades anuais com folhas finas de oliveira que lembram endro, pedúnculos frágeis, bem como inflorescências vermelhas, brancas e rosa. Essas plantas atingem 150 cm de altura. As variedades mais populares de tal cosme são “Radiance” - pétalas onduladas com manchas contrastantes perto do núcleo, “Puriti” - pétalas brancas, triangulares e largas, “Sensation” é uma das variedades de floração mais longa com numerosas inflorescências lilases.
  • Sulphur yellow. Também tem uma aparência alta - essas flores podem crescer até 1,2-1,5 m de altura, embora tenham hastes com ramificações exuberantes. As inflorescências são predominantemente amarelas ou laranja até 5 cm de diâmetro e com contorno recortado. Variedades famosas: "Bilbo" - kosmeya subdimensionado até 0,5 m de altura com botões de pêssego semi-duplos, "Diablo" - grandes flores amarelo-vermelhas, "Crest Lemon" - uma variedade anã com inflorescências amarelas em hastes curtas (até 0,5 m).
  • Sangue vermelho. É caracterizada por grandes inflorescências castanhas ou bordô com núcleo escuro e pétalas aveludadas.

Este tipo de cosme também é popular por seu aroma de café.

  • Chocolate. Uma variedade perene vinda diretamente do México - tem grandes botões cor de vinho ou pretos de até 4 cm de diâmetro, um cheiro adocicado de café e uma altura de até 1,5 m.

Como plantar?

O processo de plantio de mudas de cosmea em campo aberto inclui várias etapas: escolha do local, preparação do substrato e plantio direto das mudas. Em cada etapa, certas sutilezas devem ser levadas em consideração, as quais serão discutidas a seguir.

Seleção de assento

Para plantar o cosmos, você precisa escolher um local aberto e ensolarado no lado norte do jardim. Kosmeya adora a luz do sol, que se reflete na abundância da cultura de flores.Além disso, o local deve ser suficientemente seco e sem vento - terras baixas, onde a umidade se acumula após a chuva, ou colinas com rajadas de vento forte e frio, não são adequadas para isso.

Na sombra parcial ou perto de outros arbustos, essas flores não devem ser plantadas. - nessas condições, o kosmeya irá deliciá-lo com o mínimo de botões, mas o verde da flor crescerá muito.

A abundância de luz solar natural é especialmente importante para variedades perenes do cosmos e, portanto, canteiros de flores com tais flores são geralmente construídos em áreas abertas.

Preparação do solo

Kosmeya não difere em requisitos específicos para a qualidade do solo no local - pode crescer até mesmo em argila ou argila arenosa esgotada, mas o solo em qualquer caso deve ser leve e respirável. Além do mais, em um canteiro de flores com cosmos, o solo deve passar bem a umidade - caso contrário, uma camada de drenagem é organizada nos buracos com mudas.

Quanto à composição do solo, solos neutros ou com baixo fator de acidez são os mais adequados para o cosme.

Plantar mudas

Mudas de kosmeya preparadas são plantadas em campo aberto na primeira quinzena de junho ou em meados de maio (se estivermos falando das regiões do sul). O processo de plantio é o seguinte.

  • Antes do plantio, o solo do canteiro de flores é desenterrado, enquanto todas as ervas daninhas e raízes de arbustos e árvores antigos são removidos. Em seguida, buracos largos de até 35 cm de profundidade são cavados no canteiro de flores.
  • Os poços são abundantemente regados com água sedimentada, após o que o jardineiro espera até que seja absorvida pelo solo.
  • No fundo do buraco, uma camada de drenagem de tijolo quebrado, argila expandida, seixos ou areia de rio é colocada.
  • Uma muda é colocada em cada buraco junto com um caroço do recipiente onde as mudas cresceram. Todos os buracos livres são preenchidos com uma mistura de solo de prado, turfa e areia (se o solo estiver esgotado ou pesado). Depois disso, a planta é regada novamente em abundância.
  • Assim que a muda criar raízes em um novo local e atingir 50 cm de altura, deve-se pinçá-la para provocar o crescimento dos brotos laterais - isso deixará a flor mais viçosa.

No caso de plantio de mudas de cosmos em terreno aberto, os primeiros botões devem aparecer no mesmo verão (cerca de 1-1,5 meses após o plantio).

Como cuidar bem dele?

Kosmeya é considerada uma flor despretensiosa quando se trata de cuidados - ela tem excelente imunidade, o que permite que a planta floresça mesmo em solo empobrecido sem os cuidados regulares do jardineiro. Todo o processo de cuidar das flores do cosmos é reduzido à rega, alimentação, afrouxamento e poda decorativa.

Rega

    Kosmeya pertence a plantações de jardim que retêm pouca umidade nas raízes e, portanto, regar esta planta deve ser não apenas abundante, mas também frequente. Mudas jovens são regadas a cada 2-3 dias, arbustos mais maduros - uma vez por semana ou quando a crosta terrestre seca no círculo próximo ao caule da flor.

    Regar um arbusto adulto do cosmos deve exigir cerca de 4 baldes de dez litros de água sedimentada. A água deve ser aplicada exclusivamente por baixo das raízes, pois ao regar com regador existe a possibilidade de apodrecimento dos rebentos das flores e queimaduras solares. O procedimento de rega em si é melhor realizado de manhã cedo ou à noite.

    Na estação seca, o kosmeya precisa de mais rega - neste caso, a formação de uma crosta seca no círculo próximo ao caule próximo à flor não deve ser permitida. Por falta de umidade, o número de botões do cosmos diminui drasticamente, a própria flor murcha e enfraquece.

    Top curativo

    Os curativos vitamínicos são introduzidos no solo, no espaço, 3 vezes por temporada. A primeira alimentação é realizada 14-15 dias após o plantio das mudas em um local permanente - fertilizantes minerais complexos são mais adequados aqui. A segunda alimentação é realizada durante o período de formação dos botões. O terceiro e último curativo deve ser realizado durante o período de floração do cosmos - para uma cor mais rica dos botões e prolongamento da floração.

    Se falamos de certos fertilizantes, então o Bud é o mais adequado para estimular a floração e a formação de botões exuberantes, mas Agricola tem se mostrado uma alimentação mineral ideal para toda a estação. Kosmeya também é bom para fertilizantes orgânicos, mas não deve ser aplicado fresco no solo - isso se aplica a composto ou esterco.

    Os fertilizantes orgânicos são geralmente aplicados no solo para o espaço ou servem como uma camada de cobertura morta, mas os fertilizantes minerais são geralmente misturados com água para regar a planta e podem ser aplicados sob as raízes da flor ou pulverizados sobre seus brotos.

    Com os fertilizantes, o principal é não exagerar: o excesso de vitaminas no solo pode levar ao murchamento da flor ou à diminuição do número de botões.

    A cobertura é geralmente aplicada apenas em solo empobrecido, onde crescem arbustos cosme; em solos férteis e ricos em vitaminas, não é necessária alimentação adicional com essas flores.

    Poda e soltura

    Para que os arbustos do cosmos mantenham sua aparência decorativa por um período mais longo, seus botões secos e desbotados devem ser removidos imediatamente - isso irá estimular o crescimento de outros botões e prolongar o período de floração.

    Algumas variedades de cosme são distinguidas por arbustos excessivos e, portanto, brotos jovens de cosme às vezes são beliscados mesmo antes do período de crescimento ativo - em variedades perenes, isso geralmente é feito no início da primavera. A aparência decorativa da flor ajudará a manter um corte de cabelo regular. Durante este procedimento, é aconselhável remover no máximo 30 cm dos brotos jovens e adultos.

    Se o arbusto do cosmos cresceu muito, os jardineiros são aconselhados a organizar um suporte sólido para que os ramos altos da flor não se quebrem com o vento ou com o seu próprio peso.

    Outro passo importante para cuidar do cosmos é afrouxar a terra no círculo do tronco perto da flor. Isso não apenas ilumina o solo, mas também o torna mais arejado, permitindo que o oxigênio e a umidade cheguem às raízes da flor sem obstáculos.

    Além disso, o afrouxamento no verão e na primavera livrará o solo perto da flor de ervas daninhas, mas o afrouxamento antes da geada removerá do solo as larvas de pragas que se esconderam ali durante o inverno.

    Wintering

    Se você pretende cultivar um kosmeya perene em seu jardim, no outono, antes do início da primeira geada, a flor deve estar devidamente preparada para o inverno. Jardineiros experientes cortam todos os brotos e botões do cosmos a um nível de 10-15 cm acima do solo e, em seguida, cobrem-nos com uma camada de ramos de abeto, que protegem a flor da geada e da neve pesada. É melhor não usar a folhagem caída como abrigo - as larvas de muitas pragas de jardim preferem passar o inverno nela. Para evitar que as raízes da flor congelem, uma camada de palha feita de palha, turfa, estrume podre, serragem ou casca de árvore deve ser organizada no círculo próximo ao tronco.

    Com o início dos primeiros dias quentes de primavera, o abrigo do cosmos é removido para que a flor não arrepie sob os raios do sol.

    Se kosmeya perene for cultivada nas regiões do sul com invernos longos e rigorosos, é melhor desenterrar a flor para o período de inverno e transplantá-la junto com um torrão de terra para um vaso temporário, onde será armazenada até o início do calor .

    Reprodução

    Jardineiros experientes preferem cultivar kosmeya pelo método de sementes - este é um processo bastante trabalhoso e difícil para um iniciante, mas com a abordagem certa, permite que você economize até 90% de todas as sementes plantadas para mudas. A propagação de sementes também é popular devido à longa vida útil das sementes - elas são capazes de manter as propriedades de plantio por 3-5 anos. Ao escolher um método de semente, lembre-se de que kosmeya pertence a plantações de jardim de polinização cruzada e, portanto, as sementes dessa flor colhidas manualmente podem perder suas características varietais.

    Além disso, o cultivo de mudas de cosme a partir de sementes adiará o período de floração da safra em cerca de um mês - de junho a julho.

    A reprodução das sementes compreende 2 etapas: coleta de sementes e preparação do material de plantio, bem como semeadura direta em campo aberto ou em recipientes preparados.

    Aproximadamente 2-4 semanas após o final do período de floração, os frutos do cosmos começam a escurecer ativamente e ficar amarelos - este é um sinal claro de que é chegado o momento de colher material de plantio. Para que as sementes não se desintegrem prematuramente, após a floração, os botões são amarrados com sacos de gaze - isto permite conservar a maior parte das sementes maduras, que no seu ambiente natural simplesmente caem no solo do círculo do tronco da flor.

    De acordo com o estado das sementes, é necessário monitorar os frutos desamarrados - assim que o material de plantio escurecer, as sementes coletadas são colocadas em ambiente aquecido e com boa ventilação e secas em casa até o plantio em recipientes próprios ou em campo aberto.

    Se você decidir cultivar mudas de cosme a partir de sementes em casa, a segunda quinzena de março é considerada a melhor época para o plantio de material de plantio. Para o plantio, é melhor selecionar recipientes grandes com orifícios de drenagem.

    No fundo dos tanques, uma camada de drenagem de argila expandida, seixos ou espuma é obrigatoriamente organizada. Qualquer solo pode ser selecionado (mesmo para plantas de interior), mas deve ser respirável. Em uma sala com material de plantio, um nível de temperatura estável de 18-20 graus deve ser mantido. As sementes de flores são levemente pressionadas no solo e regadas com água em temperatura ambiente.

    Em tais condições, os primeiros brotos do cosmos aparecerão dentro de 1,5 semanas após o plantio. Assim que as mudas tiverem 3 folhas cheias, uma colheita pode ser realizada - o transplante das mudas em copos separados, nos quais a planta crescerá antes do plantio em campo aberto.

    Para que as mudas fiquem confortáveis ​​em um local permanente no jardim, cerca de um mês antes do plantio, as mudas são retiradas na loggia ou na varanda. Este endurecimento é feito todos os dias, devendo o tempo de permanência na varanda aumentar gradativamente.

    Alguns jardineiros preferem semear sementes de cosme diretamente em terreno aberto. Este é um método bastante radical que economiza não mais do que 60% de todo o material de plantio.

    Para para que as sementes de cosme possam crescer em um canteiro de flores, elas devem ser plantadas no início de maioquando as noites frias já passaram e uma temperatura diurna estável de 12-15 graus é estabelecida. Para que as sementes germinem mais rápido, elas devem ser plantadas em áreas abertas e ensolaradas, onde o solo é regularmente aquecido.

    As sementes são plantadas em canteiros ou ranhuras previamente preparadas, 2 peças por ranhura. No futuro, mudas fracas podem ser desbastadas. As sementes são levemente pressionadas no solo ou simplesmente batidas e regadas com um regador.

    Em condições favoráveis, os primeiros brotos do cosmos devem aparecer dentro de 2 semanas após o plantio. Após o aparecimento de 4-5 folhas, as mudas podem ser transplantadas para um local permanente.

    Doenças e pragas

    Entre outras culturas hortícolas ornamentais, kosmeya é considerada a mais estável e saudável - não tem medo de pragas ou doenças fúngicas. A única praga que pode realmente causar danos são os caramujos e lesmas comuns do jardim. NSEssas pragas aparecem em alta umidade e são capazes de destruir todo o crescimento verde de uma flor em um tempo muito curto.

    Os caracóis e lesmas podem ser removidos manualmente ou usando armadilhas de cerveja - para isso, recipientes com cerveja comum são instalados ao redor da circunferência do canteiro de flores. A bebida de cerveja atua como uma isca, após a qual os caracóis podem ser facilmente colhidos à mão.

    Em casos raros, os jardineiros enfrentam alguns problemas ao cultivar cosmos de jardim. O mais comum é a ausência de floração ou poucos botões. Pode haver vários motivos pelos quais cosmeya não floresce.

    • Embarque tardio ou tardio. Algumas variedades de cosmeas diferem em requisitos individuais para a época de plantio e, portanto, podem simplesmente não ter tempo para florescer antes da geada quando plantar na época errada.
    • Excesso de fertilizante no solo. Deve-se entender que a maioria dos nutrientes do solo onde o kosmeya cresce vai justamente para a formação de brotos e folhagens, enquanto o número de botões diminui e sua cor se torna menos saturada. Na alimentação, não apenas a oportunidade é importante, mas também as doses. Normalmente, não mais do que 15-20 gramas de fertilizante mineral, diluído em 10 litros de água, é aplicado a 1 metro quadrado de um canteiro de flores com cosmos.
    • Cultura varietal. Algumas variedades de kosmea distinguem-se pela floração tardia e outras pela floração precoce. Esse ponto precisa ser esclarecido na hora da compra.
    • Cuidado impróprio. Se o problema da falta de floração não se aplicar aos pontos acima, o cuidado incorreto ou irregular da planta é foleiro. Tudo pode ser incluído aqui - desde a falta de luz natural à rega irregular e falta de ventilação.

    Cosmea deve sua boa imunidade às condições de cultivo em sua terra natal - nas Américas do Sul e do Norte. Lá, essas flores são consideradas plantas de prado que podem crescer com sucesso mesmo nas áreas mais pobres. Tais condições endureceram a cosmea e possibilitaram o cultivo desta flor na Rússia sem problemas.

    Uso em paisagismo

    Kosmeya é uma planta versátil para o cultivo em um jardim - ela não só tem flores brilhantes frequentes, mas também uma vegetação rica e exuberante que vai decorar qualquer canteiro de flores.

    Cosmea tem vários usos em paisagismo - os jardineiros plantam essas flores perto de caminhos de jardim, na forma de uma cerca viva perto do meio-fio, ou simplesmente crescem em grupos de diferentes variedades em um canteiro de flores. Kosmeya pode ser considerada uma cultura hortícola bastante rica e, portanto, às vezes, com sua ajuda, eles podem abrigar plantações de vegetais ou estruturas e extensões de jardim indefinidas.

    Quando plantado em um grupo de plantas, kosmeya é combinado com quase todas as culturas populares de jardim. Estas flores parecem muito bonitas e harmoniosas junto com cravos, ásteres, gerânios, malvas, camomilas, malmequeres e lírios. Se você deseja criar uma flor e um canteiro de flores brilhantes de diferentes tons, é necessário certificar-se de que os períodos de flores no canteiro coincidem.

    A vantagem do cosmos perene é que, durante o período de inverno, ele pode ser movido para uma panela e armazenado sem dor em casa.

    É preciso dizer que hoje o kosmeya não é cultivado apenas graças às suas flores brilhantes - esta cultura de jardim emite um aroma ácido, agradável, embora bastante leve, que se encaixa perfeitamente no fundo floral de todo o jardim.

    Para mais informações sobre espaço, veja o próximo vídeo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário