Coreopsis perene: descrição, variedades, recomendações para cultivo

Contente
  1. Descrição
  2. Variedades
  3. Aterrissagem
  4. Cuidado
  5. Reprodução
  6. Doenças e pragas
  7. Uso em paisagismo

Coreopsis (Coreopsis) perene entre jardineiros é simplesmente chamado de Lenok. Pertence à grande família Aster, que inclui cerca de 120 espécies. Existem espécies perenes e anuais. A maioria deles são gramíneas, mas também existem arbustos anões entre eles. A planta chegou até nós da América do Norte e do Sul, é possível encontrá-la na África.

Descrição

Coreopsis é um belo arbusto despretensioso, consistindo de muitos caules finos. A planta pode atingir uma altura de 1 metro. Em cada haste há muitas inflorescências amarelas, laranja ou rosa. As flores são pequenas, com 3 a 8 cm de diâmetro. Eles podem ser de uma única camada com uma ponta afiada ou multicamadas com bordas entalhadas e com um centro marrom ou amarelo.

Variedades

Flor grande

Esta coreopsia difere das demais pelo grande tamanho da flor, que chega a 8 cm de diâmetro. As folhas são simples e no topo do caule são dissecadas. A flor consiste em pétalas amarelas conectadas por um centro marrom claro. A floração começa em julho e dura até o final do outono. O sistema radicular é fibroso.

3 anos após o plantio, a planta requer transplante e rejuvenescimento.

Entre as variedades de coreopsis com flores grandes, várias podem ser distinguidas.

  1. Calypso - difere em inflorescências amarelas de camada única com núcleo vermelho.
  2. Ouro de Baden - Esta variedade apresenta grandes inflorescências amarelas que se assemelham ao sol. A planta atinge 0,8-1 m de altura. A folhagem é de um verde suave, sobre o fundo do qual se destacam numerosas inflorescências amarelas. A floração precoce começa em junho.
  3. Mayfield Giant, Sunburst - variedades com arbustos semelhantes. A sua altura não ultrapassa 80 cm, as inflorescências são unilaterais, amarelas, mais perto do centro as pétalas têm o meio castanho.
  4. Raio de Sol e Madrugada - nos arbustos dessas variedades, a altura chega a meio metro. Flores de Terry, formato volumétrico.
  5. Sundancer - a menor variedade, até 30 cm de altura, com flores de laranjeira.
  6. "Bola dourada" - um arbusto que tem flores douradas, uniformemente espaçadas, enquanto o arbusto parece uma bola.

Lanceolate

Essa espécie recebeu esse nome devido ao formato de suas folhas. Reunidos na base, são ligeiramente alongados, em forma de lírio lanceolado. Uma flor está localizada em um rebento sem folhagem. As inflorescências são pequenas, cerca de 5 cm, podem ser amarelas. O arbusto atinge uma altura de cerca de 60 cm, a floração começa em julho e vai até setembro. Ao contrário das espécies de flores grandes, esta cresce mais em um lugar, se propaga facilmente por sementes e forma grandes áreas de crescimento. A pátria desta espécie são as regiões centrais da América do Norte. Também pode ser encontrado na China e no Japão.

Variedades.

  1. Rainha dourada - a altura do arbusto não ultrapassa 60 cm, floração abundante de cor amarelo-limão com centro pronunciado. Dura de meados do verão até as primeiras geadas. Os cestos têm um diâmetro de 5 a 6 cm.
  2. Rotkehlchen distingue-se por uma flor variegada com um centro vermelho e pétalas amarelas com pontas esculpidas. O diâmetro da flor não é superior a 5 cm. O arbusto em si cresce até 50 cm.
  3. Goldfink - o arbusto mais baixo da espécie, com altura máxima de 30 cm, possui lindas flores amarelas, no centro seu tom muda para vermelho.

Whorled

A visão mais pouco exigente. Em um lugar sem transferências, ele pode viver até 6 anos.Rebentos finos que se estendem desde a base formam um arbusto extenso com um diâmetro de até 60 cm. A altura do arbusto não é superior a 90 cm. A folhagem muito fina parece agulhas.

Uma combinação interessante de folhas com flores em tons de amarelo claro ou vermelho com um centro escuro torna este visual especialmente popular.

A floração começa em julho e vai até outubro. Um grande número de inflorescências, semelhantes a estrelas, têm diâmetro de 3 cm. O sudeste dos Estados Unidos é considerado a pátria dessa planta, onde ela pode ser encontrada em partes não lapidadas da floresta.

Variedades.

  1. Zagreb - esta variedade tem uma altura curta até 30 cm e floresce cor de mel.
  2. Raio de lua - arbusto subdimensionado até 30 cm, florescendo em tonalidade âmbar ou leitosa.
  3. Mercúrio subindo - esta variedade tem uma cor muito rara - as flores têm uma cor bordô com o centro amarelo. A altura do arbusto é de 40 cm.
  4. chuveiro dourado - o arbusto atinge 70 cm de altura e responde bem à formação de arbusto. A floração amarela começa em julho e dura até setembro.
  5. Ruby Frost - um arbusto híbrido de até 40 cm de altura com uma incrível cor de romã. Ao longo da borda de cada pétala há uma borda entalhada com manchas esbranquiçadas. O meio é turco com veias amarelas.

Orelhudo

Coreopsis Orelhudo (Orelhudo) - perene curto com até 30 cm de altura e caule seminu. As folhas são ovais. Após a tosquia, o arbusto cresce fortemente em diâmetro. As inflorescências amarelas com cerca de 5 cm de diâmetro lembram a flor da margarida. O corte regular de botões desbotados estimula o surgimento de novos.

A floração começa em maio e vai até junho.

    Variedades.

    • "Nana" - um pequeno arbusto com flores amarelas. Ela floresce duas vezes - no verão e no outono. A interessante estrutura das folhas assemelha-se a uma sanfona dobrada e depois esticada com uma dissecção nas dobras.
    • "Zamfir" - um pequeno arbusto com rebentos retos. As folhas são arredondadas, partidas no final. A floração começa em maio com uma cor dourada.

    Cor de rosa

    Coreopsis rosa (lat.Coreopsis rosea) - popularmente este arbusto chama-se cosmeya pelo seu esplendor, a sua altura chega a 40 cm e tem folhas alongadas e estreitas, semelhantes a agulhas. As flores são rosa com centro amarelo, a floração começa em junho e vai até setembro. Esta espécie é usada para criar variedades híbridas.

    Variedades populares.

    1. Bons sonhos- esta variedade distingue-se pelas flores cor de framboesa. Um centro amarelo desgrenhado conecta as pétalas com uma borda recortada. A variedade prefere crescer à sombra.
    2. Portão do céu - este nome é traduzido como "portão celestial". Um pequeno arbusto com uma altura de 20 a 40 cm tem flores rosas com uma cor mais rica no centro.

    Aterrissagem

    Se for plantar coreopsis em campo aberto a partir de mudas, é melhor fazer em abril, quando o ar esquenta um pouco e não vai haver geada. Para o plantio é necessário escolher um local ensolarado e protegido do vento, pois à sombra o arbusto muda de forma, seus brotos se esticam, a floração desaparece. A distância entre os brotos deve ser de cerca de 20 cm. Esta planta é muito despretensiosa, por isso o solo não deve ser fértil e supersaturado com componentes úteis. Somente nessas condições o arbusto florescerá favoravelmente. Se o solo for rico em minerais, não haverá floração. Todos os minerais serão usados ​​para o desenvolvimento de vegetação no mato. Solos leves e soltos com boa drenagem são excelentes para coreopsia. A planta requer um transplante dividindo o arbusto a cada 3-4 anos.

    Cuidado

    Rega

    Esta planta é resistente à seca, por isso a rega deve ser oportuna, pois o solo seca, sem estagnação da água.

    O solo úmido sob o arbusto deve ser afrouxado para que a camada superior não se quebre.

    Remoção de ervas daninhas

    Após o plantio da cultura, o solo sob ela é solto todos os dias durante as primeiras duas semanas. Isso dará acesso de ar ao sistema radicular e evitará o crescimento de ervas daninhas. Após este período, as raízes já começam a crescer, por isso a capina deve ser feita manualmente para não afetá-las. A opção ideal para uma planta seria cobrir o solo perto da raiz. Isso protegerá o sistema radicular do superaquecimento, manterá a umidade por mais tempo e evitará a germinação de ervas daninhas.

    Poda

    A poda é muito importante para esta planta. A remoção oportuna de botões desbotados estimula e prolonga a floração até o final do outono. Nas variedades altas, você pode podar os botões secos com uma parte do broto, nas variedades menores, você pode cortar completamente o galho. Os rebentos crescerão em um curto período de tempo.

    Top curativo

    Os fertilizantes são aplicados apenas em solos muito pobres. A cobertura é aplicada na primavera e no verão durante a floração na forma de fertilizantes minerais solúveis.

    É indesejável alimentar esta cultura com matéria orgânica e esterco.

    Liga

    Se você tiver solo fértil, os arbustos com certeza ganharão uma boa altura, portanto é necessário preparar suportes e amarrar a planta para evitar a quebra dos brotos e a manutenção da forma.

    Preparando-se para o inverno

    No outono, quando já começaram as primeiras geadas, o arbusto é cortado completamente, deixando alguns centímetros para indicar o local de seu crescimento na primavera. Para o inverno, não requer isolamento, pois é resistente ao gelo.

    A exceção são as espécies de flores grandes. Sua forte poda para o inverno pode provocar congelamento.

    Reprodução

    A reprodução desta planta é feita de três maneiras: por sementes, estacas e divisão no mato.

    Método de semente

    As sementes são colhidas de inflorescências secas maduras. Em abril, eles são semeados na superfície do solo sem aprofundar, a terra é umedecida. Cubra com papel alumínio ou vidro para criar um efeito estufa e espere duas semanas antes que as mudas surjam.

    Quando puxa para cima e fica mais forte, pode ser mergulhado pela primeira vez em recipientes a uma distância de 2-3 cm um do outro. Depois que os brotos crescerem até 10 cm, plante-os em vasos separados. Durante este período, preste atenção à rega. Para evitar a infestação da raiz com caule preto, deve ser moderada e somente em solo seco.

    Mudas com vasos devem ser periodicamente levadas para fora para o endurecimento. Quando as mudas ficam mais fortes, por volta de maio, podem ser plantadas em local permanente com intervalo de 50 a 60 cm entre os arbustos.

    A planta tende a se auto-semear, portanto, remova as inflorescências secas a tempo.

    Dividindo o mato

    Este método é recomendado para uso na primavera ou no outono. Procure um arbusto com mais de 3 anos. Desenterre a raiz e divida-a no número necessário de pedaços. Coloque cada parte no orifício preparado e despeje. A planta florescerá no primeiro ano.

    Estacas

    Para este método, é necessário tirar brotos saudáveis ​​no verão, cortá-los em 10-12 cm para que permaneçam 2-4 brotos em cada um. Em seguida, plante essas mudas em uma panela, cubra com uma jarra e água. Eles precisam ser mantidos em um local escuro até que as raízes apareçam e novas folhas se formem.

    Doenças e pragas

    Coreopsis tem imunidade muito boa, mas às vezes a planta é exposta a algumas doenças fúngicas, infecções virais e ataques de pragas. De doenças fúngicas, pode-se distinguir a infecção por ferrugem nas folhas e no fusarium. Para combater essa enfermidade, é necessário retirar as folhas infectadas e tratar o arbusto com fungicida.

    Se a planta sofreu uma infecção em grande escala e o tratamento não ajudar, então é melhor destruí-la para que a infecção não se espalhe para outras culturas.

    Com infecções virais, seu arbusto pode parar de crescer, suas folhas começam a enrolar e as flores caem. O tratamento não é aplicado, pois é inútil neste caso. O vírus convive com a planta, é transmitido por meio de sementes e mudas. Melhor se livrar do arbusto imediatamente.

    Das pragas, a coreopsia pode ser afetada por pulgões e vários besouros. Esses insetos se prestam bem à destruição. Para isso, é necessário tratar o arbusto com algum inseticida.

    Uso em paisagismo

    Devido ao fato de que a coreopsis é despretensiosa e floresce durante todo o verão, ela adorna qualquer canteiro de flores e jardim. Se a sua área tiver muito gramado, você pode destacar essa área plantando uma coreopsis de baixo crescimento ao longo da borda. Em plantios em grupo, você pode plantar variedades altas desta planta no fundo e, na frente delas, plantar plantas baixas, como hosta anã, zimbro, flox.

    Variedades de baixo crescimento vão decorar perfeitamente meios-fios ou um escorregador alpino.

    Se você tem um mirante ou varanda, pode decorá-lo com uma coreopsia rosa plantada em vasos suspensos. Com seu brilho e floração abundante, esta planta conquistou o amor dos jardineiros.

    Cultivo e cuidados com a coreopsia perene no vídeo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário