Coreopsis: descrição, tipos e variedades, plantio e cuidados

Coreopsis: descrição, tipos e variedades, plantio e cuidados
  1. Descrição
  2. Tipos e variedades
  3. Como plantar?
  4. Como cuidar bem dele?
  5. Métodos de reprodução
  6. Doenças e pragas
  7. Uso em paisagismo

Coreopsis é uma planta ativamente utilizada em paisagismo. Com uma abordagem habilidosa, a flor pode ocupar seu devido lugar entre outros espécimes ou tornar-se parte da composição central do seu jardim. Porém, antes de escolher esta planta para o melhoramento caseiro, deve-se ler atentamente sua descrição, características, espécies e variedades, plantio e cuidados, bem como as opções de cultivo.

Descrição

Se você deseja diversificar o paisagismo do seu site, deve prestar atenção especial à coreopsis. Esta planta pertence ao gênero com flores e à família Asteraceae.

Apesar de, do ponto de vista científico, a flor descrita se chamar coreopsis (o nome vem da língua grega), existem outros nomes para esta planta entre as pessoas. Você pode encontrar nomes como kaliopsis ou streak.

Coreopsis desempenha não só um papel decorativo, sendo uma verdadeira decoração de qualquer terreno de jardim, mas também tem um valor funcional. Por exemplo, é uma cultura de forragem para lagartas e lepidópteros. Além do mais, as sementes da planta servem de alimento para os pássaros.

É importante notar que a coreopsis inclui várias variedades e espécies. Todas elas são flores silvestres da Flórida - um dos estados dos Estados Unidos. Como tal, foram registrados em 1991.

Se falamos sobre a descrição botânica de uma planta, deve-se notar imediatamente que a aparência de uma flor pode variar significativamente. Por exemplo, a altura padrão da planta varia de 40 a 120 centímetros. Ao mesmo tempo, a coreopsis cresce na forma de arbustos densos, também dá frutos.

Hoje, a flor é cultivada ativamente e cultivada em casa, mas a coreopsis também pode ser encontrada na natureza. Então, no território das Américas do Norte, Central e do Sul, cientistas registraram 28 espécies de plantas.

As flores de coreopsis têm uma chamada terminação serrilhada. Ao mesmo tempo, as próprias flores são emolduradas por oito pétalas.

Se você é novo na jardinagem, compará-la com as margaridas do campo o ajudará a imaginar a aparência dessa planta. Os botânicos comparam essas flores por seus caules altos e flores.

Tipos e variedades

Hoje há um grande número de diferentes variedades e tipos de coreopsis: terry, amarela, anual, variegada, de folhas pequenas, jardim, rosa, laranja, etc. Vamos considerar os principais.

  • Roleta. Possui flores duplas na estrutura e na cor escarlate, que apresentam pequenas manchas amarelas e laranja. Esta variedade é frequentemente cultivada em vários canteiros de flores, bem como em vasos de flores em apartamentos. Eles devem ser plantados em solo ensolarado e bem drenado.
  • Earley Sunrise. Early Sunrise tem um grande número de flores amarelas douradas. A planta pode atingir uma altura de 0,4 metros.
  • Bloomsation Dragon. Bloomsation Dragon prefere rega moderada e solos de jardim. Difere em qualidades resistentes ao inverno pronunciadas, podendo atingir 35 cm de altura.
  • Ruby Frost. Ruby Frost pode ter flores amarelas ou rosa. A variedade é bastante despretensiosa no cuidado.
  • "Bebê de ouro". É uma variedade que forma arbustos densos que não ultrapassam os 0,4 metros de altura. As flores têm textura dupla e tonalidade amarela, que no meio da flor se transforma em um rico laranja. O período de floração é de cerca de três meses.
  • "Amuleto". As flores têm uma tonalidade marrom-avermelhada. Na maioria das vezes, eles são plantados ao longo de meios-fios ou caminhos, bem como em encostas rochosas.
  • Madras Magic. Madras Magic tem flores brilhantes rosa-vinho. Ama áreas soalheiras.
  • Drummond. Esta variedade é um arbusto cuja altura pode ultrapassar 0,5 metros.

Além disso, variedades de coreopsis como "Zateya", "Lanslivd", "Incrível", "Bola de ouro", "Fogo solar", Tigre de Bengala, "Curió", "Presto", "Raio do Sol", "Camaleão de Bloomsation". ..

Além das variedades, diferentes tipos de plantas também se distinguem.

Tingimento

Esta espécie é caracterizada por ser bastante delgada, mas ao mesmo tempo, possuindo um grande número de ramos, o caule, que pode atingir 1 metro de altura. A planta tem flores amarelas com uma cor bordô no meio. A flor em si pode ter até 50 mm de diâmetro. Ela floresce no verão e no outono.

Flor grande

O nome da espécie fala por si - a planta tem flores bastante grandes. O arbusto em si tem formato esférico e pode atingir um metro de altura.

Lanceolate

Este tipo de planta na natureza é encontrada nos Estados Unidos da América e Canadá, bem como no México.

Orelhudo

A altura deste tipo de coreopsia é bastante pequena e pode atingir no máximo 30 cm. a flor tem folhas curtas e arredondadas e desabrocha bem cedo - em maio.

Grassroots

.

Este tipo de coreopsis é uma planta anual. As flores são coloridas em uma grande variedade de tons de amarelo e dourado.

Califórnia

Esta espécie pode atingir os 30 cm de altura e as folhas têm formato filiforme.

Gigante

O nome da espécie se deve ao tamanho da planta. Assim, em altura, a coreopsia pode atingir dois metros e ultrapassar o crescimento humano.

De outros

A coreopsia whorled tem uma haste ramificada que é coberta com folhas verdes que lembram agulhas na aparência. As pétalas das flores que florescem em julho têm formato estreito.

A coreopsia rosa recebe o nome de sua cor delicada. Esta planta é perene e tem folhagem verde em forma de agulha.

Assim, podemos concluir que na natureza existe uma grande variedade de espécies e variedades de coreopsis. Escolha um ou mais deles para decorar seu site.

Como plantar?

Antes de mais nada, na hora de plantar, é importante escolher o local certo. Assim, a Coreopsis prefere áreas ensolaradas e bem iluminadas, mas ao mesmo tempo protegidas do vento e das correntes de ar. Mas mesmo que essas condições não sejam atendidas, as flores vão crescer e se desenvolver na sombra... No entanto, a escolha de uma área sombreada afetará significativamente a aparência da planta: ela será alongada para cima e esgotada, provavelmente, a floração não será tão abundante e longa.

Além do mais, ao plantar em terreno aberto, deve-se prestar atenção à composição do solo... Nesse aspecto, a coreopsis não é muito exigente. Ele prefere solos leves e soltos. O terreno deve ser afrouxado com antecedência, assim como um sistema de drenagem deve ser instalado. A quantidade de nutrientes e minerais no solo deve ser moderada, com excesso observa-se um intenso acúmulo de massa verde, que pode afetar negativamente o estado geral da planta. Deve-se ter em mente que a coreopsis não tolera solos ácidos.

O plantio direto é recomendado no outono ou primavera. Você precisa plantar plantas a uma distância de 50-60 cm uma da outra.

Como cuidar bem dele?

Se você decidir começar a cultivar coreopsis, é importante seguir todas as regras para cuidar da planta. Só no caso de, se você seguir todas as recomendações de especialistas, suas plantas serão saudáveis ​​e bonitas, e também crescerá por muitos anos em seu site, encantando famílias, vizinhos e até mesmo transeuntes.

Rega

Todas as espécies e variedades de coreopsis pertencem à categoria de plantas resistentes à seca. Consequentemente, as flores não precisam de regas abundantes e frequentes. Também é importante garantir que não haja quantidade excessiva de umidade (isso é especialmente verdadeiro para regiões com precipitação ativa: chuvas, neve, etc.). A quantidade e regularidade da rega da coreopsia depende em grande medida do tipo específico de planta. Portanto, por exemplo, se flores pintadas em tons de rosa e vermelho crescerem em seu local, lembre-se de que essas plantas precisam de mais umidade do que quaisquer outras variedades.

Após concluir o procedimento de irrigação, o solo ao redor dos arbustos deve ser afrouxado. Essa ação é para evitar rachaduras na camada superficial do solo.

Top curativo

Os fertilizantes e a alimentação não são um elemento necessário do cuidado da coreopsia. No entanto, deve-se ter em mente que se o solo em que a planta cresce é bastante pobre em nutrientes, deve-se cuidar de sua introdução adicional. Recomenda-se escolher fertilizantes minerais complexos como fertilizantes. Por outro lado, estrume e quaisquer outros elementos orgânicos devem ser descartados.

Transferir

Por ser a coreopsis uma planta de crescimento bastante rápido, é necessário garantir a divisão e o transplante de adultos maduros. Tradicionalmente, esse procedimento não é recomendado mais do que uma vez a cada três anos. Por esta a planta é cuidadosamente retirada do solo, dividida em partes com uma faca afiada, de forma que cada uma tenha raízes e brotos... Todas as plantas são plantadas em áreas preparadas.

Wintering

De modo geral, a flor não precisa de abrigo para o inverno se a temperatura não cair abaixo de 20 graus negativos. Mas se você mora em uma área com clima rigoroso, terá que cobrir suas plantações de coreopsis para o inverno com uma pequena camada de agulhas e folhagem. Se o inverno foi com neve, os arbustos devem ser retirados da neve na primavera. A planta não gosta de umidade abundante, que se forma devido ao derretimento da neve na primavera.

Apoio, suporte

Como mencionado acima, a coreopsis é uma planta que pode atingir mais de 2 metros de altura. Por esta razão, algumas variedades (que são altas) são recomendadas para serem amarradas a suportes estáveis. Este procedimento é especialmente necessário se você estiver cultivando uma flor em um solo pesado e nutritivo.

Poda

Enquanto a coreopsis está florescendo, é importante ficar de olho nas flores murchas e podá-las a tempo. Este procedimento irá estimular o surgimento de brotos novos e jovens. Também é recomendável cortar os caules no outono (isso se aplica a plantas perenes).

Esteja ciente, no entanto, de que há exceções a essa regra. Portanto, em nenhum caso você deve cortar a coreopsia com flores grandes. O fato é que isso pode levar ao seu congelamento total.

Métodos de reprodução

Se você decidir plantar coreopsis em seu site e estiver satisfeito com o resultado, então a questão surge naturalmente antes de você sobre como propagar adequadamente uma flor e quais métodos existem.

A maneira mais fácil de propagar a planta é por sementes. No entanto, deve-se ter em mente que este método exigirá uma quantidade suficiente não apenas de seus esforços, mas também de tempo. Portanto, a época mais adequada para o plantio de coreopsis com sementes é a primavera ou o outono. O mês de primavera mais favorável é abril, e no caso de plantio de plantas no outono, eles usam a chamada semeadura podwinter. Deve-se ter em mente que as variedades de plantas perenes com reprodução de sementes só começarão a florescer após um ano.

Se você quiser que a flor desabroche no primeiro ano após o plantio, você deve usar outro método - semear mudas. Este procedimento é mais frequentemente realizado no início da primavera, em março. Para sua implementação, é necessário preparar com antecedência recipientes especiais que precisam ser preenchidos com uma mistura de nutrientes do solo. As sementes devem ser colocadas nesses recipientes (superficialmente, não é recomendável enterrá-las). Em seguida, os recipientes são cobertos com papel alumínio ou vidro. Isso vai criar o chamado efeito estufa, respectivamente, acelerar o processo de germinação. Se você fez tudo corretamente, os primeiros brotos de coreopsis aparecerão no 10º dia.

Quando as mudas aparecerem, é imperativo remover o filme ou vidro existente.

Depois disso, você precisa esperar as primeiras folhas aparecerem. Quando isso aconteceu, você precisa mergulhar as mudas. Lembre-se que você precisa plantar plantas a uma curta distância umas das outras (pelo menos 2 cm). A caixa de transferência é a primeira, mas não a única. Em seguida, faz-se uma segunda colheita (no momento em que a flor atinge a altura de 10-12 cm), mas desta vez o procedimento deve ser realizado colocando os rebentos em vasos separados.

Jardineiros experientes, bem como cientistas botânicos, alertam que as mudas têm tendência a ter a perna preta (uma das doenças). Para evitar doenças, atenção especial deve ser dada ao procedimento de irrigação. Portanto, em nenhum caso você deve umedecer demais a coreopsia.

Antes de plantar mudas cultivadas em terreno aberto, é importante realizar mais um procedimento, que é o endurecimento. Para fazer isso, vasos com mudas devem ser periodicamente levados para o ar fresco, aumentando gradualmente o tempo que a flor fica fora da sala. Coreopsis é plantada em local permanente em campo aberto no final da primavera, em maio. Deve-se ter em mente que a distância entre as plantas deve ser de cerca de 0,5-0,6 metros. O plantio de coreopsis com mudas é mais frequentemente realizado para o plantio de uma planta em um clima desfavorável (por exemplo, no norte da Rússia).

Além da propagação por sementes, você pode plantar uma flor por divisão, é desejável no outono ou na primavera. Para isso, desenterra-se um adulto e um arbusto desenvolvido, dividido em partes, cada uma delas assentada em orifícios pré-preparados.

Outra forma é o enxerto. Para isso, as estacas são cortadas, colocadas no solo e cobertas com uma tampa transparente na parte superior. Portanto, o enraizamento acontecerá mais rápido. Depois de um tempo, as raízes aparecerão, a planta se desenvolverá. Então você pode remover o abrigo.

Doenças e pragas

Entre as doenças mais perigosas às quais a coreopsis é mais frequentemente exposta, o seguinte pode ser distinguido:

  • fusarium;
  • ferrugem;
  • manchas;
  • fungo.

Além disso, os pulgões podem afetar adversamente a flor.

Se forem encontrados sinais de alguma das doenças, é necessário tratar a planta. Para isso, as áreas afetadas da coreopsia devem ser removidas imediatamente, e toda a planta deve ser tratada com fungicidas (com danos intensos, esse procedimento é repetido várias vezes).

Uso em paisagismo

Por ser a coreopsis uma planta que pode florescer de forma bastante ativa, com grande intensidade e por um longo período de tempo, é frequentemente escolhida pelos paisagistas para a decoração de jardins. A flor ficará muito bem em um canteiro de flores ou em um jardim de flores.

Para tornar a composição mais brilhante e incomum, a coreopsia pode ser combinada com outras plantas ornamentais: rosas, íris, dálias, etc. Além disso, você pode plantar coreopsis de diferentes espécies, variedades e tons próximos, criando assim composições originais e únicas .

Se você mora em um apartamento, não há razão para se recusar a plantar uma flor incomum. Assim, por exemplo, plantando coreopsis em um recipiente ou caixa, você pode iluminar sua varanda ou loggia.

    Uma planta excelente para plantar ao redor de gazebos, ao longo de meios-fios e passarelas. Coreopsis pode ser usado para decorar áreas públicas e privadas.

    Mais detalhes sobre o Coreoptis podem ser encontrados no vídeo abaixo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário