Kolkvitsiya: características, variedades, cultivo e reprodução

Contente
  1. Descrição
  2. Tipos e variedades
  3. Aterrissagem
  4. Cuidados de acompanhamento
  5. Preparando-se para o inverno
  6. Controle de doenças e pragas
  7. Reprodução
  8. Belos exemplos em paisagismo

Kolkvitsiya adorável (agradável) justifica plenamente o seu nome. Esta planta ornamental incomum pode ser uma decoração para qualquer jardim. No entanto, em nosso país, este arbusto ainda não é muito popular. Por isso, sugerimos que você descubra melhor o que é uma colquícia, como cuidar bem dela e quais são as características de seu uso na jardinagem.

Descrição

A kolkvitsia agradável é um arbusto monocromático perene. Em seu ambiente natural, a cultura é comum na China Ocidental. A cultura foi levada aos países do Velho Mundo há mais de 100 anos, mas nunca se espalhou no design de jardins e paisagismo.

A copa da planta é esférica, os brotos próximos às raízes são abundantes. Na natureza, a altura chega a 3 m, e a largura da copa chega a 4 m. As variedades cultivadas são mais compactas - seu tamanho não ultrapassa 1-2 m.

Os ramos novos são inicialmente retos, mas à medida que crescem, dobram-se em forma de arco, curvando-se para baixo sob o peso das flores. A casca é vermelho-acastanhada e, no processo de crescimento da planta, estratifica-se em placas.

As folhas são bastante largas, ovais, ligeiramente pontiagudas em direção ao ápice, desgrenhadas nas bordas... A metade superior do prato é geralmente pintada de cor bordô escura, mais perto da base a sombra torna-se mais clara, com o início do outono a folhagem adquire uma coloração vermelha ou amarela rica.

As flores em forma de sino de cinco lóbulos são coletadas em inflorescências. A cor é geralmente rosa pálido, as flores exalam um aroma agradável. Frutos no início de setembro; os frutos são de semente única, secos, cobertos de cerdas leves.

A colquitia pode crescer em qualquer solo. A cultura prefere áreas ensolaradas, mas em sombras claras pode dar uma floração exuberante.

A planta começa a florescer quando atinge os 4-5 anos de idade. Isso acontece na primavera ou no verão, dependendo das condições naturais e climáticas da região. Por exemplo, na parte central da Rússia, a floração ocorre no início de julho e dura cerca de 3-4 semanas.

Tipos e variedades

A diversidade varietal da cultura é pequena; variedades como Pink Cloud, bem como Rosea e Dreamcatcher.

  • Nuvem Rosa. Popularmente conhecido como "Nuvens Rosa". A floração é rosa pálido, mais abundante do que todas as outras variedades. Ao mesmo tempo, o arbusto se distingue pelo menor tamanho: na idade adulta, sua altura atinge apenas 80 cm, e o diâmetro máximo da copa é de 2 m. Os brotos crescem no sentido vertical. A variedade é caracterizada pela resistência à seca e geadas.
  • Rosea ou Rosea. Logo no início da floração, “Rosea” produz sinos de cor rosa escuro profundo. No entanto, à medida que florescem, tornam-se mais claros, mudando gradualmente de cor para rosa pálido, quase branco. A planta responde bem à poda, então os cultivadores formam bolas uniformes espetaculares com ela, cuja superfície está repleta de flores. Os rebentos de cultura também podem ser decorados na forma de uma fonte florida.

Com o início do outono, a "Rosea" não perde o seu aspecto decorativo - neste período as folhas mudam de cor para um laranja claro.

  • Dream Catcher Beauty Bush. Esta planta, ao contrário de todas as outras variedades, não floresce abundantemente.A folhagem tem uma tonalidade dourada pronunciada. É caracterizada por resistência a doenças.

Aterrissagem

O plantio e o cultivo de kolkviktsia não são difíceis, mesmo para cultivadores de flores inexperientes. A planta é plantada em campo aberto com a chegada da primavera, quando a ameaça de volta das geadas já passou, e o solo está completamente aquecido. Para as regiões do sul, a primeira década de abril é considerada a época ideal para o transplante; para a região de Moscou e outros territórios localizados um pouco mais ao norte, é melhor realizar o trabalho no início de maio.

O plantio de outono não é recomendado, especialmente em regiões com invernos rigorosos.

O local ideal para o plantio de kolkvitsia deve atender a vários requisitos.

  • Esteja bem iluminado, sombra parcial com aberturas leves é permitida... Se o escurecimento for significativo, a planta simplesmente não dará hastes de flores.
  • Esteja protegido de forma confiável de fortes correntes de ar e rajadas de vento. É melhor plantar plantas perto de uma cerca ou perto de qualquer estrutura.
  • A água subterrânea não deve correr muito alto... O plantio em uma área baixa não é recomendado, onde a estagnação da água da chuva e neve derretida é possível.
  • E o melhor de tudo é que o arbusto cresce e floresce em solo solto e nutritivo, sem ervas daninhas. Misture o substrato com areia de rio, estrume podre e composto.
  • O solo no qual o plantio da kolkvitsia é planejado deve apresentar uma reação alcalina ou neutra. Se o solo for ácido, aplique cal ou um pouco de cinza de madeira triturada.

    Para o plantio de arbustos, as mudas saudáveis ​​são geralmente selecionadas com um ou dois anos de idade com um sistema radicular desenvolvido. Ao realizar trabalhos de plantio de uma cultura, é necessário aderir a certo algoritmo de ações.

    1. Prepare um orifício de aterragem de 60x60 cm de tamanho com uma profundidade de 40-50 cm. Se você planeja plantar várias plantas ao mesmo tempo, a distância entre os arbustos deve ser de pelo menos 1,5 m.
    2. A cova preparada deve ser coberta com uma mistura de terra sod, areia de rio e húmus, obtido na proporção de 2: 1: 1.
    3. A colação é cuidadosamente colocada no buraco, endireite as raízes e, em seguida, adicione a mistura de solo em porções. O colar da raiz não deve ser enterrado.
    4. O círculo do tronco precisa ser socado um pouco e bem regado, após o que o solo ao redor da muda é coberto com cobertura morta (para isso você pode usar palha, agulhas de pinheiro, turfa ou composto podre). A cobertura morta ajuda a reter a umidade no solo, protegendo assim as raízes do superaquecimento

    Cuidados de acompanhamento

    Após o plantio, é necessário cuidar adequadamente da planta.

    Rega

    Para regar kolkvitsiya use água morna, necessariamente resolvida ou filtrada. A intensidade da irrigação depende diretamente da temperatura média do ar: no tempo quente a irrigação é feita com mais frequência, no tempo chuvoso é limitada. A rega é desejável à noite.

    É necessário garantir que a massa de terra não seque, mas, ao mesmo tempo, a umidade excessiva também não deve ser permitida - com a umidade em excesso, as raízes começam a apodrecer, a planta torna-se suscetível a infecções fúngicas e morre rapidamente.

    Top curativo

    Kolkvitsiya responde muito bem ao curativo superior. No entanto, neste caso, você deve seguir a regra: é melhor subalimentar a planta do que superalimentar. O fato é que o excesso de nutrientes estimula os processos de crescimento, que muitas vezes levam à diminuição do efeito decorativo dos arbustos em flor.

    É melhor aplicar fertilizantes regularmente. Ao longo da estação de crescimento, 2-3 vezes pode ser alimentado com compostos inorgânicos, bem como suplementos minerais. Se o arbusto se desenvolver muito fracamente, você pode usar formulações líquidas, por exemplo, superfosfato ou infusão de verbasco.

    O consumo de qualquer composição de nutrientes é um balde por planta.

    Poda

    A adorável kolkvitsiya precisa ser moldada. Para isso, é realizada uma poda suave. Os brotos apicais e laterais geralmente não são tocados, pois isso pode prejudicar o florescimento da cultura. Normalmente, os topos dos brotos jovens são encurtados, estimulando o fortalecimento das bases e dando ao arbusto a forma desejada. As obras são realizadas no verão.

    Depois de a colquícia estar totalmente florida, necessita de poda anti-envelhecimento. Para fazer isso, todos os brotos antigos são cortados completamente sob a base. No início da primavera, ao acordar, a planta direciona toda sua vitalidade para a formação de novos ramos, e um ano depois eles florescem.

    Com o início da primavera, a poda rejuvenescedora também será necessária, durante este período, todos os brotos secos e danificados pelo frio devem ser cortados.

    Preparando-se para o inverno

    Apesar da boa resistência à geada, o inverno bem-sucedido de kolkvitsiya só é possível se estiver devidamente preparado para a estação fria. Você precisa começar a trabalhar no outono, sem esperar o início da geada. O primeiro passo é reduzir a quantidade e a frequência da rega. Imediatamente após a floração, os nutrientes são interrompidos.

    Perto de novembro, o solo ao redor do arbusto deve ser coberto com cobertura morta com uma camada de 7-15 cm - para isso pode-se usar composto misturado com turfa ou serragem, além de casca picada. Chamamos a atenção para o fato de que o raio da cobertura morta ao redor da colação deve ser aproximadamente igual ao diâmetro da projeção de sua copa. É imprescindível proteger da geada a copa das mudas, para isso é recoberta com agrofibra ou qualquer outro material de cobertura não tecido.

    Com o início dos dias quentes, é necessário retirar o abrigo, caso contrário a planta apodrecerá.

    Controle de doenças e pragas

    Em caso de não conformidade com tecnologia agrícola A adorável colônia tem alguns problemas.

    • Flor fraca - suas razões podem ser reduzidas à falta de iluminação ou ao uso excessivo de fertilizantes. Freqüentemente, o cultivo em um substrato insuficientemente fértil leva à falta de floração.
    • Morte de rebentos jovens - isso acontece se o arbusto congelar no inverno.
    • Raízes podres - há apenas uma razão para este fenômeno desagradável: estagnação da umidade no solo. Via de regra, isso é consequência da rega excessiva ou de um local escolhido sem sucesso para o plantio, por exemplo, em uma várzea ou em áreas com alto nível de água subterrânea.

    A colquitia é altamente resistente a infecções fúngicas e bacterianas, no entanto, em climas secos, a planta freqüentemente se torna alvo de um ataque. pulgões, lagartas, tripes e ácaros-aranha.

    Em caso de danos, as áreas danificadas são cortadas e a copa é borrifada com uma solução de inseticidas para plantas ornamentais.

    Reprodução

    Como a maioria das outras culturas perenes, a colação pode ser propagada de várias maneiras: sementes, camadas, bem como estacas e divisão do arbusto... Vamos nos deter em cada um deles com mais detalhes.

    Sementes

    De imediato, notamos que as sementes desta planta têm uma taxa de germinação bastante baixa - não mais do que 25-30% e isso deve ser levado em consideração na escolha deste método de reprodução.

    Ao cultivar colquitsia a partir de sementes, atenção especial deve ser dada à fertilidade e ao valor nutricional do solo. É aconselhável compor a partir de uma mistura de turfa e areia de rio, tomadas em quantidades iguais. O crescimento das sementes começa no início de abril. As sementes são estratificadas preliminarmente - por 2-3 meses são mantidas em local fresco a uma temperatura de 0 a +5 graus Celsius. Você precisa armazenar as sementes em um saco hermeticamente fechado com a adição de vermiculita umedecida.

    Antes de plantar, é aconselhável deixar as sementes de molho em solução de ácido sulfúrico por 10 minutos. As sementes preparadas são aprofundadas na mistura de solo em 5 mm, após o que são regadas abundantemente. No ano seguinte após o plantio, na primavera, as mudas mergulham e seguem para um local de crescimento permanente.

    Observe que a resistência às geadas das sementes é extremamente baixa, portanto, o plantio de outono em terreno aberto não é recomendado para esta cultura.

    Camadas

    Este método é considerado um dos mais eficazes. Para a reprodução da colquitsia, é necessário escolher um broto saudável, cavar um pequeno sulco embaixo dele, dobrar o galho, colocá-lo cuidadosamente no sulco e fixá-lo no chão. Na zona de contato entre a capa e o solo, deve ser levemente incisada e tratada com algum estimulante de crescimento, por exemplo, "Epin". Polvilhe o rebento com terra para que a parte superior permaneça aberta.

    As mudas são mantidas no solo por cerca de um ano, mantendo-o úmido. Na próxima primavera, ele já criará raízes, então pode ser separado do arbusto-mãe e movido para um local permanente.

    Estacas

    A reprodução da kolkvitsia por estacas é permitida apenas em regiões com invernos quentes, uma vez que este material vegetativo é caracterizado por uma resistência reduzida à geada.

    Os cortes são realizados usando um de dois métodos.

    • Estacas lignificadas. Nesse caso, em novembro, um broto lignificado é retirado do mato e cuidadosamente adicionado em local ligeiramente sombreado. Antes do início do tempo frio, as mudas são cobertas com folhagem podre, composto ou feno e polvilhadas abundantemente com neve. No próximo ano, a planta jovem dará raízes e será possível transplantá-la para um sítio permanente.
    • Estacas anuais. Esses trabalhos são realizados no início da primavera: as estacas jovens de um ano são separadas do arbusto-mãe e cortadas. Em seguida, são acondicionados em recipientes com mistura de solo, cobertos com estufa e mantidos em local aquecido e bem iluminado. Com o início do verão, o material de plantio deve ser levado para fora, colocado à sombra e umedecido diariamente, evitando que o coma de barro seque.

    Assim que aparecem os rebentos, a planta pode ser transplantada para um terreno aberto. No outono, as mudas são cobertas com agrofibra ou outro material, com a chegada do calor a colação pode ser removida para um local definitivo.

    Divisão de raiz

    Outro método popular de propagação de arbustos, que é usado durante o transplante. O arbusto é escavado com cuidado, as raízes são examinadas cuidadosamente, todas as áreas secas e apodrecidas são cortadas. Em seguida, é dividido para que fique um broto saudável em cada parte, os locais de corte são tratados com carvão e plantados.

    A época ideal para dividir o arbusto é março-abril.

    Belos exemplos em paisagismo

    De acordo com as avaliações de especialistas em jardinagem, a kolkviktia fica melhor como parte de arranjos de flores. É mais frequentemente usado para criar realces em um fundo verde. Neste caso, o arbusto é plantado individualmente em uma área aparada e bem cuidada, é realizada uma moldagem decorativa, dando um aspecto esférico a toda a composição.

      Kolkvitsiya é frequentemente usado para jardins ornamentais e escorregadores alpinos, combina-se harmoniosamente com a textura da madeira escura e da pedra natural. Não parece menos impressionante arbusto, plantado como uma sebe.

      Invariavelmente atraem com sua beleza pousos em grupo - desta forma, pode sempre dar a um local de descanso alguma privacidade ou providenciar uma entrada central no território do lote pessoal.

      Graças ao uso de uma coleção de diversas variedades, é possível organizar a cor elegante transborda do rosa escuro ao leitoso. A cultura é frequentemente aplicada como parte de mixborders - neste caso, as variedades de um esquema de cores rosa claro iluminam a parte central de um grupo de arbustos mais escuro.

      Para mais informações sobre a colocação, veja o próximo vídeo.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário