Cleoma: descrição, plantio e cuidados
Com a chegada da primavera, a vida de cada pessoa torna-se muito mais variada e divertida. Após a hibernação, animais e plantas começam a acordar. Os primeiros brotos de ervas e flores aparecem nos canteiros de flores. Foi durante esse período que os jardineiros começaram a dar passos ativos para decorar seus terrenos pessoais. Graças ao trabalho árduo de criadores e botânicos, os floristas podem cultivar muitas plantas que diferem em aparência, período de floração e forma de cuidado. Jardineiros experientes recomendam a escolha de variedades despretensiosas, cujo cultivo não causará dificuldades mesmo para iniciantes. Uma dessas cores é o cleoma.
Peculiaridades
Cleoma é uma erva que pertence à família cleomaceous e é uma subespécie do repolho. Devido à estrutura incomum dos botões, essa flor costuma ser chamada de "spray de champanhe" ou "flor de aranha". Uma descrição detalhada desta planta pode ser encontrada na literatura especializada em botânica.
Dependendo do tipo de cleoma, pode ser uma flor anual ou perene. A altura máxima de uma planta adulta pode chegar a 150 cm A flor tem um sistema radicular forte e desenvolvido, assim como brotos e caules poderosos. A superfície dos brotos ramificados é coberta por vilosidades incomuns.
As placas das folhas são coloridas em um tom delicado de malaquita e são dispostas alternadamente. Dependendo da variedade, as folhas podem ser complexas ou simples, sólidas ou esculpidas, longas ou arredondadas. O número de folhas no broto pode ser de até 7 peças. As placas de folha no topo são pequenas e sólidas.
Os biólogos recomendam prestar atenção às variedades em que a parte inferior da folha é coberta por pequenos espinhos.
A planta apresenta pedúnculos muito altos, em cujas extremidades se formam inflorescências em forma de pincel a partir de pequenas flores. No meio dos botões, você pode ver longos estames que lembram tentáculos de insetos. A gama de cores das cores é muito diversa e consiste nas seguintes tonalidades:
- Branco;
- roxa;
- amarelo;
- Laranja;
- roxa.
O período de floração começa no início do verão e vai até o outono. Uma característica distintiva da planta é a presença de um aroma específico, que em alta concentração pode causar sensações desagradáveis. Devido a este cheiro, uma baixa concentração de parasitas e insetos perigosos é observada na área de crescimento da flor.
Depois que as flores murcham, começam a se formar caixas de sementes de vagem em seu lugar, cujo tamanho não ultrapassa 0,5 cm.
Tipos e variedades
Mais de 100 tipos de cleoma podem ser encontrados em seu habitat natural, mas apenas algumas variedades de plantas anuais e perenes, amplamente utilizadas em projetos paisagísticos, crescem em condições artificiais. Os especialistas recomendam prestar atenção às seguintes variedades:
- espinhoso (Spinosa);
- Hassler (Hassleriana).
As variedades mais populares de cleoma espinhoso e suas cores:
- "Rainha cereja" - roxo, lilás;
- Helen Campbell - Branca de Neve;
- Rosenkonigin - pêssego;
- "Rainha Rosa" - cor de rosa;
- "Rainha Rosa" - luz rosa;
- "Rainha Violeta" - lilás, azul escuro;
- "Matilda" - multicolorido;
- Espumante dourado - limão, ouro;
- "Kyusen rosa gigante" - Rosa escuro;
- "Fonte colorida" - multicolorido;
- "Sparkler Lavender" - roxo pálido.
Variedades de cleoma de Hassler e suas cores:
- "Salpicos de champanhe" - pérola, lilás claro;
- Kelly Rose - rosa, lilás.
A série Queen merece atenção especial, que inclui variedades como Cherry Queen, Pink Queen, White Queen e Violet Queen.
Mudas em crescimento
Cleoma é uma daquelas plantas ornamentais que só pode ser propagada com sementes. O material das sementes colhidas ou compradas pode ser semeado diretamente no solo ou usado para obter mudas.
Semeadura
Para cultivar mudas saudáveis e fortes, é necessário iniciar o trabalho agrotécnico no final do inverno. As sementes podem ser plantadas em recipientes de plantio especiais cheios de mistura de nutrientes ou em recipientes de turfa. Você pode usar solo pronto para o plantio ou preparar uma mistura de solo em casa. Para a autopreparação do substrato, é necessário misturar húmus, solo de turfa e areia de rio em proporções iguais. Antes de semear as sementes, elas devem ser embebidas em um acelerador de crescimento, que não só aumentará a porcentagem de germinação, mas também protegerá as plantas de diversas doenças.
O processo de plantio das sementes consiste na sua distribuição uniforme sobre a superfície do solo, seguida do despejo de uma mistura de nutrientes com altura de 15 mm. Os recipientes acabados devem ser abundantemente umedecidos com um borrifador e toda a superfície coberta com vidro ou filme plástico.
Para evitar o apodrecimento do material de plantio, é necessário ventilar os recipientes várias vezes por semana e, se necessário, umedecer o solo. Em condições favoráveis, os primeiros brotos podem aparecer 2 semanas após a semeadura.
Conteúdo de mudas
Após o surgimento dos primeiros brotos, é imprescindível retirar a tampa protetora e colocar os recipientes em ambiente aquecido e bem iluminado. Se a luz solar ainda não é suficiente para o pleno desenvolvimento dos brotos, os especialistas recomendam a instalação de lâmpadas de iluminação artificial.
Para para que as plantas possam se desenvolver plenamente, é imprescindível regá-las regularmente, sem esperar que a camada superficial do solo seque.... Depois que as plantas crescerem um pouco, elas devem ser regadas com uma solução fraca de permanganato de potássio, que ajudará a desinfetar o solo e proteger as plantas jovens de doenças virais e fúngicas. Durante este período, você pode remover a iluminação artificial e aumentar a frequência de rega.
Na fase de aparecimento de 2-3 folhas verdadeiras, você pode começar o processo de colheita de plantas em pequenos recipientes de flores cheios de solo nutritivo. É necessário transplantar os brotos com o máximo de cuidado, tentando não danificar o sistema radicular. 2 semanas após a colheita, as flores devem ser fertilizadas com fertilizantes minerais especiais.
Recipientes com flores devem ser colocados o mais confortavelmente possível em peitoris de janela bem iluminados e regularmente girados em relação ao sol. Essa atividade evitará torcer e esticar as mudas.
Como plantar em terreno aberto?
Para que as mudas cultivadas se iniciem e se desenvolvam bem, atenção especial deve ser dada ao cumprimento das regras de plantio na horta, à escolha do local e aos meandros do cuidado.
Tempo ideal
Jardineiros experientes recomendam não se apressar para plantar mudas em terreno aberto e esperar até que a ameaça de geadas noturnas tenha passado completamente. A época mais favorável para o plantio é o final da primavera. Duas semanas antes do início do plantio, os especialistas recomendam que as plantas sejam endurecidas. Para que as mudas suportem facilmente a queda noturna de temperatura, elas devem ser levadas ao ar livre todos os dias por 7 dias e deixadas lá por 40-50 minutos.
Se não for possível cultivar mudas, você pode semear as sementes diretamente no solo. Este evento pode ser realizado na primavera e antes do inverno.
A semeadura na primavera deve ser realizada no período de aquecimento do solo até a profundidade de 6 cm, sendo a época ideal para essas obras no final de abril ou início de maio. O plantio de outono não deve ser realizado antes de meados de novembro. Plantar sementes antes do inverno é menos problemático porque não há necessidade de estratificação adicional.
A semeadura em campo aberto deve ser realizada em ranhuras com profundidade de 15 mm. O espaçamento ideal entre linhas é de 35 cm.O procedimento de cuidado consiste em um conjunto de atividades clássicas semelhantes ao cultivo de mudas. As sementes plantadas antes do inverno precisam de abrigo adicional. Como material de cobertura, você pode usar folhagem seca, galhos de abeto, serragem e casca de árvore triturada. Esse abrigo criará o microclima mais favorável e evitará o congelamento das sementes.
Seleção de assento
Cleoma é uma planta que adora o sol e deve ser plantada em áreas bem iluminadas. A flor não gosta de lugares com vento, por isso o canteiro deve ser protegido das correntes de ar frio. Cleoma prefere crescer em solos ricos em nutrientes com acidez baixa ou neutra.
Se o solo da área selecionada for pobre, então no início da primavera é necessário enriquecê-lo com fertilizantes minerais e orgânicos e fazer uma escavação completa.
Regras fundamentais
O cumprimento das regras de plantio é a chave para obter belas composições verdes. Para para obter o número máximo de plantas aceitas, jardineiros experientes recomendam seguir as seguintes regras de plantio.
- Tratamento de plantas com preparações especiais para acelerar o crescimento do sistema radicular.
- Colocação de mudas em covas de plantio. Se as mudas foram plantadas em recipientes de turfa, então as flores devem ser enraizadas com elas.
- Preenchendo cavidades com mistura de nutrientes enquanto compacta o solo.
Para evitar a formação de matagais densos, que podem provocar o aparecimento de insetos perigosos e doenças, é necessário plantar cleomas a uma distância de 50 cm entre si.
Como cuidar bem dele?
Cleoma pertence a plantas despretensiosas que precisam de um mínimo de cuidado e atenção. Apesar dessa característica, jardineiros experientes recomendam aderir a certas regras.
Rega
Esta flor não necessita de muita umidade, cujo excesso pode provocar o apodrecimento do sistema radicular. Apenas mudas jovens precisam de rega frequente, mas o solo próximo às plantas adultas deve ser umedecido apenas em caso de seca prolongada. Para evitar que o solo seque, os especialistas recomendam aplicar cobertura morta em toda a zona da raiz.
Para evitar a formação de uma crosta terrestre perto das flores, floristas experientes recomendam afrouxar o solo após cada rega. Este procedimento fornecerá acesso irrestrito de oxigênio às raízes, o que terá um efeito benéfico sobre o estado geral das flores.
Top curativo
Para obter grande quantidade de massa verde e inflorescências coloridas, a planta precisa de nutrientes. As flores respondem positivamente à alimentação regular de raízes com complexos minerais especiais. A pulverização na primavera com preparações orgânicas adequadas ajudará a aumentar o número de botões.
Para restaurar a energia vital de plantas enfraquecidas, os especialistas recomendam realizar não apenas a alimentação das raízes, mas também a alimentação foliar.
Coleta de sementes
Devido ao fato de que novas plantas só podem ser obtidas semeando sementes, os especialistas recomendam uma atenção especial para a coleta de outono do material das sementes, que deve ser realizada após as inflorescências murcharem. No final do outono, em vez de flores brilhantes, começam a se formar nos arbustos as caixas de sementes, cuja maturação é indicada pela tonalidade marrom de sua superfície. O comprimento máximo de um único pod pode ser de 2 cm.
Muitos jardineiros novatos muitas vezes deixam de coletar sementes devido à abertura espontânea e descontrolada da caixa de sementes. Para simplificar esse processo, é necessário formar pequenos sacos de tecido ao redor das vagens, que ajudarão na coleta de todo o material da semente.
As sementes utilizadas para o plantio na primavera devem passar por um processo de estratificação., que prevê a exposição a baixas temperaturas por vários meses.
Jardineiros experientes recomendam colocar as sementes coletadas em um saco de linho e enterrá-las em uma profundidade rasa no início do inverno. Depois que a neve derreter, você pode pegar as sementes e plantá-las com segurança no local planejado.
Wintering
O método de preparação de uma planta para o inverno depende da região de crescimento da cultura. Em latitudes com clima quente, a planta pode ser cultivada em um lugar por vários anos. Para isso, no final do outono, é necessário cortar a massa verde superior e cobrir o sistema radicular com material não tecido.
Em regiões com condições climáticas adversas, o cleoma é cultivado apenas como uma flor anual., que no final do outono você só precisa arrancar junto com a raiz e colocar perto das árvores frutíferas. O cheiro específico da flor ajudará a afastar as pragas perigosas das árvores. A área desocupada deve ser limpa de ervas daninhas e totalmente desenterrada.
Doenças e pragas
Por emitir um aroma específico, a planta praticamente não é afetada por parasitas e doenças fúngicas. Apenas flores enfraquecidas podem se tornar o objeto de infestações de insetos. O não cumprimento das regras de cuidado, colocação de canteiros de flores em áreas pantanosas, aplicação irregular de fertilizantes minerais, entre outros fatores negativos, podem reduzir a imunidade de uma planta.
O inseto mais perigoso para o cleoma são os pulgões, cujas colônias podem não só prejudicar a aparência da planta, mas também levá-la à morte. Os seguintes sinais externos nas folhas ajudarão a detectar esses parasitas:
- filme pegajoso na superfície;
- pequenos furos;
- manchas amarelas;
- bordas enroladas.
Um sinal negativo também é o murchamento e queda de botões e inflorescências, bem como a completa ausência de novos ovários de flores.
Para se livrar dessas pragas, você pode tratar os espaços verdes com produtos químicos especiais, mas não menos eficazes são os seguintes remédios populares ecológicos:
- solução de sabão em pó;
- infusão de alho e pimenta.
Para se livrar de pragas perigosas, é necessário atrair insetos como joaninha e crisopídeos para o local.
Em áreas com alta umidade, as plantas freqüentemente sofrem de podridão radicular, cuja aparência é indicada pelos seguintes sinais:
- murcha dos caules;
- secagem de placas de folha;
- o aparecimento de manchas marrons e pretas;
- retardando o processo de crescimento.
Em caso de danos massivos às plantas por esta doença, não será possível salvar os arbustos, os especialistas recomendam simplesmente arrancá-los e queimá-los. Uma doença incipiente pode ser interrompida com produtos químicos especiais que devem ser usados para tratar todas as plantações.
Uso em paisagismo
Cleoma é uma planta muito bonita que pode ser tanto um objeto independente quanto parte de uma grande composição verde. A flor pode frequentemente ser vista em muitos projetos de paisagistas devido à sua combinação única com plantas como ervilhas-de-cheiro, alfazema, lírio, malmequeres e muitas outras flores anuais.
Como a altura da planta pode chegar a 1,5 metro, muitos jardineiros a utilizam para fazer sebes, bem como para zoneamento interno da área próxima à casa. Uma cerca viva não só irá deliciar-se com uma vegetação luxuriante, mas também decorará o território com belas flores do final da primavera ao final do outono.
Asters, tulipas, prímula, zínia, nemesia, gatsania, ageratum, beldroegas, orelha de urso e nemophila podem ser cultivadas no mesmo canteiro de flores com cleoma. As composições com equinácea, salva da floresta, liatrix e verbena parecem espetaculares. A flor também combina com todos os tipos de coníferas e hospedeiras.
Para cultivar e cuidar da cola, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.