Clarkia graceful: descrição e cultivo
Crescimento rápido e sem problemas, flores exuberantes, aparência elegante - essas são as palavras que os produtores descrevem clarkia. Essa cultura foi trazida da Califórnia para a Europa, e como o capitão inglês que trouxe a planta para outro continente se chamava William Clark, seu sobrenome passou a ser o nome da planta.
Peculiaridades
Clarkia graciosa (ou calêndula) pertence à família Cipriana. Este é um pequeno arbusto que não chega a um metro, sua altura varia de 30 a 90 cm. A América do Norte é considerada sua pátria. Este é um belo arbusto exuberante, as hastes do ramo de clarke são densamente ramificadas. Os caules ramificados da flor são finos, bastante densos, eretos, abaixo deles lenhosos. Eles têm pubescência leve. As folhas de Clarkia são alternadas, oblongas com alongamento, de um verde rico. Neles são visíveis estrias e inclusões avermelhadas.
As flores de Clarkia têm o formato correto, medem cerca de 4 cm de diâmetro, duplas ou simples. As flores estão localizadas nas axilas das folhas. Suas cores são brilhantes - vermelho e laranja, carmesim e rosa pálido, lilás profundo, lilás. Existem também as bicolores, decoradas com pontos e inclusões. Flores coletadas em inflorescências racemosas ou pontiagudas.
A cápsula da semente de Clarkia é uma fruta alongada com um grande cacho de sementes marrons. Quando a caixa amadurece, fica com a cor marrom, os frutos se abrem, as sementes caem - é assim que ocorre a autossemeadura.
Variedades
Os botânicos contaram mais de três dúzias de espécies de clarkia, mas esses são os tipos que ocorrem na natureza. Os jardineiros estão interessados em apenas três variedades cultivadas. Eles se tornaram a base para a criação de um número considerável de formas varietais.
Variedades graciosas de Clarkia:
- "Albatroz" - flores brancas terry, crescendo até 55-75 cm;
- "Sol" - flores únicas axilares de cor salmão;
- "Salmão Perfeição" - uma variedade com flores muito altas, não inferior a 80 cm, com flores duplas rosa suave;
- "Laranja" - a altura da planta é de cerca de meio metro, tem flores de laranja brilhantes;
- "Rubi" - flores vermelhas pronunciadas não em um arbusto de altura média;
- "Mistura de cores" - uma variedade espetacular, porque em um arbusto você pode ver uma mistura dos tons mais brilhantes.
Clarkia é interessante porque até seus mono-buquês são exuberantes, expressivos, elegantes. Às vezes, não requer nenhuma adição e decoração desnecessária.
Como cultivar mudas a partir de sementes?
Plantar uma planta é possível de duas maneiras. O primeiro envolve o plantio de sementes no solo, o outro envolve o cultivo de mudas. Se você deseja criar um jardim de flores abundante, deve escolher o primeiro método. Embora também seja possível cultivar mudas em casa.
O solo Clarke deve ser nutritivo e solto, com uma reação ligeiramente ácida. Em solo pesado, será difícil para uma planta se desenvolver normalmente. A melhor opção pode ser considerada um substrato onde haja terra folhosa, areia, turfa e húmus podre em quantidades iguais. Vapor ou calcinar o solo no forno, para que você possa prevenir possíveis doenças das plantas com antecedência.
Preparação de sementes
Mesmo durante a floração, você precisa selecionar 3-4 das flores mais saudáveis e exuberantes. Após a polinização e o isolamento, quando a cápsula já começou a se formar, procede-se ao seu isolamento. A fruta deve ser bem amarrada com gaze limpa. O arreio é preso à haste, mas não muito apertado. A cápsula da semente amadurece, a liga de gaze não permite que as sementes se espalhem, o que exclui a auto-semeadura.
O amadurecimento completo das sementes deve ser esperado um mês após a secura da clarkia. As sementes ficam marrom-escuras, indicando que estão maduras. Em seguida, as caixas são cortadas, as sementes são cuidadosamente retiradas e secas sobre uma superfície lisa. É conveniente armazená-los em caixas de fósforos ou envelopes de papel.
Antes do plantio, as sementes devem ser embebidas por 3 horas em uma solução fraca de manganês. Eles são envolvidos em uma esponja de algodão e mergulhados em uma solução. Isso permitirá que eles se saturem de maneira adequada, mas não flutuem para cima. Em seguida, as sementes são espalhadas em uma folha de papel branco, secas. A semente está pronta.
Semeadura
Você precisa encontrar um recipiente adequado (recipientes de plástico ou caixas). O solo nele deve ser preparado, fertilizado. É necessário fazer ranhuras não muito profundas nele (máximo - 2 cm) com um intervalo de 4,5-5 cm. Seja com papel, ou, o que for mais conveniente, a semente é colocada nas ranhuras com um palito, coberta com terra e umedecida.
As colheitas, então, precisam de um abrigo de estufa. Você pode simplesmente cobrir o recipiente com papel alumínio e colocá-lo em um local ensolarado, por exemplo, no parapeito de uma janela. Deve ser ventilado de vez em quando e umedecido por pulverização.
Você pode esperar filmagens por 10-12 dias. Quando 2 folhas aparecem no broto, as mudas precisam ser plantadas em recipientes separados. Os potes de turfa são perfeitos para esse propósito. São eles que são plantados em terreno aberto. É necessário transplantar mudas para um jardim em um canteiro de flores na terceira década de maio. Durante este período, as geadas são raras, por isso o desembarque costuma correr bem.
Pouso em terreno aberto
Se decidir semear imediatamente no solo, é melhor fazê-lo no outono - a segunda quinzena de setembro será o período ideal. Mas você pode planejar um pouso na primavera - nessa situação, você precisa fazer isso em abril.
Se você decidir plantar mudas em um canteiro de flores, então, como mencionado acima, deve ser maio. Em regiões quentes, final de abril - início de maio é possível. Na Rússia central, não vale a pena pousar antes de meados de maio.
Passo a passo do desembarque de Clarke.
- Desenterre o solo completamente 2 semanas antes do plantio, remova as raízes velhas dele. Ao mesmo tempo, adicione fertilizantes florais universais ao solo.
- Visto que os caules de um clarke adulto se ramificam de forma significativa, o intervalo entre as mudas deve ser de pelo menos 15 cm. Se já forem plantadas próximas, terão que ser desbastadas - esta é a única maneira de conseguir uma floração exuberante.
- Os poços de pouso não devem ser muito profundos. Se você estiver plantando flores em um copo, faça-o junto com um pedaço de terra. Os potes de turfa são, obviamente, mais convenientes neste sentido. Assim, a planta está protegida de lesões.
- Você não pode separar arbustos jovens, isso ameaça a morte da planta. Insira uma estaca no solo perto do arbusto.
- Para estimular o crescimento e garantir uma ramificação densa, os arbustos precisam ser pinçados. Isso deve ser feito quando as mudas crescerem até 15 cm.
Mas um pouso competente não é suficiente. O cuidado adequado com o arbusto proporcionará uma bela floração subsequente e uma aparência saudável.
Como cuidar?
Se você decidir cultivar clarke em um vaso, essa também é uma boa ideia. Você não deve esperar uma floração exuberante, mas a planta com certeza vai decorar um peitoril de janela ou uma prateleira de flores.
Rega
A rega é necessária para a planta durante um longo período de seca. Mas mesmo neste momento, duas sessões por semana são suficientes. Se não houver seca, as flores geralmente têm água da chuva suficiente. Ao regar uma plantação, lembre-se de que o líquido deve ser rapidamente absorvido pelo solo. Se ficar muito tempo na raiz, terá um efeito negativo na cultura.
Se você supersaturar o clarke com umidade, isso levará ao apodrecimento das raízes. Portanto, certifique-se de afrouxar o solo sob o arbusto após cada irrigação. A rega é feita de manhã ou à noite; durante o período do sol escaldante, a planta não deve ser regada. Tente evitar que a água entre nas flores, pois isso afetará negativamente a sua aparência.
Top curativo
Você pode fertilizar flores uma vez por mês, no máximo - duas vezes por mês.O melhor agente de alimentação são as formulações complexas. Este é nitroammofosk (15 g por 1 metro quadrado) durante a brotação, diamofosk (2 g por 1 l de água) durante o crescimento intensivo da planta, Kaliyphos-N (20-25 g por 1 metro quadrado).
Seria bom usar uma solução de esterco de galinha na proporção de 1 para 15. Adicione-o no início da estação de crescimento. A planta deve ser pulverizada com fertilizantes à noite, em clima seco e calmo. Para estimular o crescimento e a formação de botões grandes, você pode usar o medicamento "Bud": a mistura seca da bolsa é dissolvida em 2 litros de água, filtrada e vertida em um borrifador.
Depois da floração
Não se esqueça de desbastar as flores em tempo hábil, para que os arbustos tenham espaço suficiente para o desenvolvimento e a clarkia cresça em arbustos exuberantes. Mas não abuse: também não deve haver nenhum vazio entre os arbustos. Quando a clarkia murcha, os caules precisam ser cortados até o solo.
Os restos das raízes devem ser removidos durante a escavação planejada do local. Recomenda-se a queima desses resíduos para não causar o desenvolvimento de patógenos, que serão repassados para a próxima geração de plantas. Decida com antecedência quais pedúnculos você deixará para o amadurecimento das sementes - você não deve retirá-los.
Doenças e pragas
Clarkia é uma planta com boa imunidade. É relativamente raramente exposto a doenças e pragas. Mas às vezes as infecções fúngicas são muito agressivas e uma bela flor não consegue resistir a elas.
Embora seja possível prevenir o ataque de fungos: infecções fúngicas infectam clarkia, que sofre com o excesso de umidade. Isso significa que você está regando a planta com frequência ou com muita vigor e não afrouxa o solo depois de regar. Remova as flores danificadas pelo fungo imediatamente para que não infectem as vizinhas.
Pragas que infectam clarkia.
- Mealybug. As pessoas chamam essas pragas de "piolhos peludos". Eles sugam parasitas que se alimentam da seiva celular. Isso leva primeiro a uma diminuição na taxa de crescimento da planta e, em seguida, à cessação da clarkia. Mealybugs também produzem melada (orvalho de urso). Por sua vez, é considerado um ambiente propício para o desenvolvimento de doenças fúngicas. A cochonilha afeta todas as partes da planta e rapidamente consegue se deslocar para os vizinhos. Significa que "Aktara", "Mospilan", "Tanrek", "Bankol" funcionam bem contra ele.
- Pulga de jardim. Com um grande número dessas pragas, elas são capazes de destruir a lavoura em pouco tempo. Remédios naturais funcionam bem com eles, por exemplo, uma decocção de tanásia. As pulgas de jardim também não toleram a decocção de topos de tomate. Dos produtos químicos, "Decis" é usado com mais freqüência.
Eles também lidam bem com os parasitas "Karbofos", "Kondifor", "Fitoverm".
Com uma infecção fúngica, você notará manchas nas folhas que lembram ferrugem. Uma borda marrom escura também é inerente a essas doenças. O fungicida "Oxyhom" ou líquido bordalês ajuda a combater o fungo.
Mas, em geral, clarkia não se incomoda com doenças frequentes. Ela cria combinações de sucesso com lírios, floxes, ásteres, rosas vermelhas e margaridas brancas. Parece ótimo em um canteiro de flores e dá um excelente resultado quando cortado - esses buquês alegres de verão animarão o interior e se tornarão um sinal gentil de atenção para uma pessoa amada.
Tudo sobre como crescer e cuidar da graça de Clarke, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.