Kandyk: variedades, seleção, cultivo, melhoramento

Contente
  1. Descrição
  2. Tipos e variedades
  3. Regras de pouso
  4. Cuidados de acompanhamento
  5. Preparando-se para o inverno
  6. Controle de doenças e pragas
  7. Reprodução
  8. Uso em paisagismo

Para deixar o jardim não só bonito, mas também deslumbrante com sua variedade de flores, jardineiros experientes recomendam escolher o kandyk ao criar uma bela paisagem. Com a ajuda desta planta, você poderá dar vida até as idéias mais ousadas. Esta planta lembra um pequeno lírio, que é capaz de agradar aos olhos no início da primavera.

Estas flores brilhantes e ao mesmo tempo delicadas estão entre as primeiras a aparecer.

Descrição

Kandyk tornou-se conhecido já no século 1 aC. Basicamente, a planta cresce dentro de florestas montanhosas. A floração ocorre do final de abril ao início de maio. Basicamente, todas as espécies e a maioria das variedades são subdimensionadas, a altura do caule não ultrapassa os 30 cm. No entanto, também existem plantas altas que podem atingir os 60 cm.

Um bulbo anual em forma de ovo, mas a folhagem pode ser de várias variedades: peciolado, oposto, alongado ou oval-lanceolado. E também pode ser liso ou com manchas brancas. Duas folhas crescem na base do caule.

Existe basicamente uma flor, mas há momentos em que várias crescem.

O pecíolo é bastante grande e é composto por 6 pétalas, que se juntam na base e formam um sino, e as mais altas divergem, dobrando-se para fora.

As folhas são bastante longas, podem crescer de 18 a 20 mm. A cor das pétalas pode ser rosa, amarela ou branca. Nas folhas internas, que estão localizadas próximo ao pecíolo, há uma dobra transversal na própria base. Abaixo desta dobra, existem pequenas covas. No total, a flor possui 6 estames, que possuem anteras lineares oblongas. Os fios da base são lineares, em forma de fuso inchados no meio, e os do topo são finos. A coluna é filiforme, aumenta de diâmetro em direção à coroa e inclui um estigma tripartido (geralmente com lobos bilaterais). O fruto é apresentado em uma caixa obovada com um pequeno número de sementes.

Tipos e variedades

No total, existem 29 tipos de kandyk, dos quais quase todos podem ser cultivados como plantas ornamentais. É importante notar que três variedades de eritronium estão listadas no Livro Vermelho da Rússia: caucasiana, japonesa e siberiana. Para entender como cada espécie difere entre si, você deve se familiarizar com cada uma delas com mais detalhes.

caucasiano

Este tipo de planta em habitat natural encontra-se muito difundido no território da Transcaucásia Ocidental, nomeadamente, nas florestas de montanha. É necessário destacar características das espécies kandyk caucasianas como:

  • a forma do bulbo pode ser de duas variedades (oblonga ou ovóide);
  • altura do caule - considerada planta de baixo crescimento, o comprimento máximo do caule é de até 25 cm;
  • a folhagem é oblonga e lembra o formato de um ovo de galinha, com pequenas manchas; abraçando pecíolo, as pétalas têm uma tonalidade pálida de amarelo ou branco;
  • as flores são cor de mel no interior e magenta na frente.

Além disso, o kandyk caucasiano tem um nível bastante baixo de resistência à geada, portanto, com a chegada do frio, as flores devem ser bem isoladas.

Siberiano

O habitat natural desta espécie fica no sul da Sibéria e na Mongólia.Além disso, as flores desta espécie podem crescer em clareiras de florestas de coníferas ou mistas em Altai. Este tipo de eritrônio possui características como:

  • uma lâmpada em forma de cilindro com uma estrutura delicada;
  • haste - arbusto subdimensionado com altura de 12 a 35 cm;
  • folhas - um par de placas opostas, que têm a forma de uma elipse (estreitadas para cima, com uma ponta afiada); a cor é marrom, lembra um revestimento de mármore;
  • as flores estão caídas, as pétalas crescem até 8 cm de flores brancas ou roxas, a base é amarela com uma mancha escura; pistilos brancos, filamentos dourados.

Variedades populares: "Lady in red", "Snow of Altai", "White Fang".

japonês

As plantas desta espécie são comuns nas Ilhas Curilas, assim como na Coréia, Sakhalin e, claro, no Japão. Como muitas outras variedades, o kandyk japonês é considerado uma planta altamente decorativa, que não difere em sua resistência à geada. Os seguintes parâmetros de flores também devem ser destacados:

  • o formato do bulbo é cilíndrico-lanceolado;
  • haste de espessura média; o comprimento máximo da planta pode chegar a 30 cm;
  • as folhas são estreitas e oblongas, crescem até 12 cm;
  • uma flor murcha; pétalas são roxas.

Tuolumni

Na natureza, as flores das espécies Kandyk Tuolumni crescem principalmente no sopé das montanhas de Sierra Nevada. As características desta variedade são as seguintes:

  • caule - a altura máxima é cerca de 30–40 cm;
  • folhagem com pecíolos longos e rica cor verde; as placas são caracterizadas por uma forma lanceolada ou anverso-lanceolada, seu comprimento pode atingir 30 cm;
  • flores - pode haver uma ou mais flores de um tom dourado brilhante com uma base verde-amarela.

É comum distinguir as duas variedades mais comuns na Rússia: "Pagode" com flores de limão e "Congo" com pétalas de flores amarelas sujas e nervuras marrom-avermelhadas.

Califórnia

O nome desta espécie fala por si. Essas flores podem ser encontradas em seu habitat natural na Califórnia. As características da variedade são as seguintes:

  • a altura do caule é de até 35 cm;
  • folhas oblongas com manchas podem crescer até 10 cm;
  • pecíolos alados;
  • várias flores podem crescer em uma haste; pétalas em tons de creme com tonalidade amarela e base laranja.

Entre os jardineiros, as seguintes variedades de kandyka são especialmente populares: "White Beauty" com flores brancas como a neve e uma faixa horizontal escura no meio, bem como "Harvington Snowgos" com grandes flores de cor creme características desta variedade e um limão base.

europeu

Flores desta variedade podem ser encontradas não só na Europa, mas também nos Alpes a uma altitude de até 2 mil metros, bem como na Ucrânia Ocidental. Para o Kandyk europeu, um clima subtropical e temperado é adequado. Possui as seguintes características:

  • o caule é rosa claro; altura máxima - 30 cm;
  • folhas de forma ampla, a placa estreita-se mais perto do pecíolo, crescem na base do caule; cor verde com salpicos roxos;
  • pecíolo ranhurado;
  • a flor, via de regra, é única e murcha; pétalas lanceoladas com afiação mais próxima nas pontas, viradas na direção oposta; cores: rosa, branco e roxo.

As flores desta variedade distinguem-se pela boa resistência ao gelo e elevado efeito decorativo.

Os jardineiros distinguem as seguintes variedades: Pink Perfection pink, Snowlake com flores brancas e Rose Queen com pétalas de rosa.

De outros

Além dos tipos de planta acima, como o kandyk, também há uma grande variedade de espécies e variedades. Por exemplo, eritrônio americano, que podem ser encontrados nos Estados Unidos ou Canadá a uma altitude de 1,5 mil metros, geralmente crescem até 20 cm de altura com flores âmbar ou roxas. Kandyk esbranquiçado em seu local de origem e em alguns parâmetros é semelhante ao eritrônio americano. As principais diferenças incluem a ausência de lâminas nas folhas do pecíolo nas variedades. A cor das flores pode ser diferente: branco, azul, rosa. E uma vista como kandyk multi-caule pode acomodar até 3 flores em uma haste. Sua cor é geralmente cremosa com uma base laranja. Com o processo de murchamento, adquire uma cor diferente - rosa claro.

Regras de pouso

O cumprimento de todas as regras de plantio é 50% do sucesso de todo o crescimento posterior da planta. Para que todas as ações sejam realizadas corretamente, você deve seguir as seguintes instruções simples passo a passo:

  1. as sementes de flores já maduras devem ser espalhadas a uma distância entre cada sementeira não inferior a 5 cm;
  2. coloque-os em covas com uma profundidade de 3 cm de forma que a distância entre eles seja de 10 cm, após o que os sulcos podem ser reparados;
  3. Regamos abundantemente o local onde as nossas plantas foram plantadas.

Com a chegada do inverno, o local deve ser embrulhado apenas se a temporada prometer ser gelada e sem neve. Os primeiros brotos podem ser vistos em meados da primavera. A altura deve ser de pelo menos 4 cm, se os brotos forem menores ou não germinarem, devem ser bem umedecidos e "alimentados" com fertilizante. Se você decidir plantar lâmpadas kandyk, deverá prestar atenção especial a alguns recursos. Por exemplo, os bulbos europeu-asiáticos devem ser submersos a uma profundidade de aproximadamente 15 cm, com espaçamento mínimo de 15 cm entre cada bulbo. As variedades americanas são plantadas com 20 cm de profundidade e espaçamento de 15 cm, como é o caso dos híbridos asiático-europeus. ...

Após o plantio, a área deve ser regada com bastante água.

Cuidados de acompanhamento

O cultivo de eritrônio ao ar livre implica a necessidade de cuidar da planta ao longo de sua vida.

Rega

Na primavera, um período de crescimento ativo começa, mas como a neve derrete, a água entra no solo, a planta é capaz de enriquecer a quantidade de umidade necessária com a água do derretimento. A rega ativa pode ser iniciada no final da primavera, se não estiver chuvoso. Após cada irrigação ou chuva, o solo deve ser solto e as ervas daninhas removidas, se houver.

Top curativo

Durante o primeiro ano após o plantio, a planta não precisa de fertilização adicional, pois toda a fertilização que foi aplicada na época do plantio será suficiente para o ano todo.

Em seguida, você precisará recorrer à cobertura morta e, como cobertura, fertilizantes de base mineral, especiais para kandyk.

Preparando-se para o inverno

Apesar de uma planta como a kandyk ser uma das primeiras a surgir com a chegada da primavera, ainda não pode ser chamada de flor com boa resistência à geada. Se você decidir plantar esta linda planta em seu jardim, é imperativo isolá-la com a chegada da primeira geada. Se o inverno não for muito frio e ao mesmo tempo nevado, a frágil planta não precisará de abrigo. Seu papel será desempenhado pela espessura da neve. Caso contrário, como isolamento, os especialistas recomendam preencher abundantemente o local onde a flor cresce com uma camada de ramos de abeto ou folhagem seca. Se estivermos falando de tais variedades de plantas ornamentais, que se distinguem mais ou menos por sua resistência à geada, então a "manta" pode ser um pouco menos espessa. A camada de isolamento não deve ser removida antes do momento em que os montes de neve derretem e o calor da primavera chega.

Controle de doenças e pragas

Em primeiro lugar, deve-se dizer que esta planta não é propensa a doenças ou pragas. Os danos só podem ser causados ​​por insetos ou roedores que vivem no próprio solo, por exemplo, toupeiras, ursos ou musaranhos. No entanto, às vezes é muito mais difícil lidar com essas pragas do que com outros insetos. Para economizar dinheiro, muitos jardineiros experientes recorrem a métodos populares e baratos de eliminação de parasitas.

Você pode destruir a alvenaria de um urso se afrouxar o solo entre as flores até uma profundidade de 15 cm. Você também pode cavar uma garrafa de plástico cortada em ambos os lados ao redor de cada lâmpada. Este hack de vida irá bloquear todos os caminhos da praga até o bulbo da planta.

Quanto às toupeiras e musaranhos, então, neste caso, você deve começar a construir dispositivos especiais feitos em casa. Para fazer isso, você precisa de barras de ferro. Seu comprimento deve ser entre 1 e 1,5 metros. Você deve enfiá-los no solo nos locais onde as pragas se acumulam, você precisa enfiá-los na metade do comprimento total. Nas pontas que permanecem livres, você deve colocar uma lata vazia.

Graças ao vento e ao contato dos metais, serão geradas vibrações que ajudarão a afastar as pragas da planta. E também pode embrulhar os bastões com tecidos, previamente umedecidos em pó para que o cheiro afaste os insetos e roedores.

Reprodução

Kandyk é considerada uma flor perene que pode crescer no mesmo local por 4–5 anos. Ao final desse período, chega a hora do transplante da planta e, ao mesmo tempo, da sua reprodução. O eritrônio é propagado pela divisão do bulbo. Jardineiros experientes recomendam engajar-se no processo de reprodução do final de julho ao início de agosto. É nessa época que a flor está em um estado adequado para reprodução.

Nesse período, as folhas do kandyk devem ficar amarelas. Os bulbos poderão se recuperar após o último período de floração da planta. Quando os bulbos são escavados, as crianças devem ser separadas deles e, em seguida, as quebras devem ser tratadas com pó de carvão. O material de plantio resultante deve ser plantado imediatamente em covas pré-preparadas com fertilizante. A exposição prolongada das lâmpadas ao ar livre danifica sua estrutura. Isso se deve ao fato de não serem cobertos por uma camada protetora de casca, por isso começam a secar instantaneamente com o vento. Se você precisar armazenar o material de plantio por algum tempo, deve colocá-lo para armazenamento de longo prazo em um recipiente com cobertura de areia úmida ou turfa.

Uso em paisagismo

Devido à grande variedade de ambas as variedades desta planta ornamental, e variedades com suas cores extraordinárias, o kandyk pode ser usado em qualquer lugar. Para criar uma bela paisagem com este tipo de planta, você pode recorrer ao plantio em um slide alpino ou em um jardim rochoso. Além disso, esta flor ficará harmoniosa em canteiros de flores, mixborders ou mesmo em canteiros de rabat. Devido à sua alta decoratividade e "habitabilidade" com outras espécies de plantas, o erythronium pode ser plantado ao lado de Arabis Caucasiana, Trillum, Iberis e Liverwort. Quanto às mesmas plantas iniciais, você pode plantar kandyk ao lado de muscari, chiondoksia, pushkinia e brandushia.

Este tipo de flor decorativa perto de um cotoneaster, zimbro ou mahonia de azevinho parecerá bastante vantajoso.

O uso de kandyk é descrito abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário