Kalmia: descrição, plantio e cuidado
Kalmia é um arbusto ornamental que os produtores apreciam por sua aparência espetacular: uma planta exuberante repleta de flores brilhantes e vegetação delicada. Apesar disso, kalmia é uma planta venenosa - suas folhas, flores, pólen e néctar contêm toxinas perigosas. No entanto, isso não impede que os jardineiros o cultivem para decorar seus terrenos, e os paisagistas costumam usar cálcio para criar canteiros de flores.
Peculiaridades
Kalmia é uma planta lenhosa perene da família Vereskovy. Ele vem da América do Norte. Absolutamente todas as suas variedades são venenosas.
Descrição da planta:
- a altura pode ser de 50 a 300 cm, dependendo do tipo;
- folhas de 3 a 15 cm de comprimento, oblongas com ponta pontiaguda, dispostas em espiral ao longo do caule, a parte inferior da folha é leve e rugosa, a superior é verde brilhante e lisa;
- inflorescências exuberantes, flores de 1-3 cm de diâmetro, gama de cores - do branco-rosa ao vermelho e roxo, florescem no final de maio - início de junho.
As flores de Calmia são polinizadas de forma incomum: na parte interna do botão ainda fechado, os estames repousam em reentrâncias especiais nas pétalas e, ao serem abertos, cada um deles se desvia para o lado, como o eixo de uma catapulta. Se um inseto pousar em uma flor, os estames elásticos são liberados das depressões nas pétalas, banhando-a generosamente com pólen.
No final do verão, as cápsulas são formadas a partir das flores, que se abrem no outono, espalhando um grande número de sementes pelo solo. Assim, os matagais de calmias ficarão mais espessos a cada ano se não forem desbastados periodicamente.
Tipos e variedades
Existem cerca de 10 espécies de arbustos no gênero Kalmia. Os mais populares deles serão listados abaixo, aqueles que podem ser encontrados com mais frequência em jardins e chalés de verão.
Kalmia multifoliada ("louro do pântano")
A planta tem cerca de 70 cm de altura e cerca de 60 cm de largura As flores são rosa-púrpura, não crescendo em inflorescências, mas isoladas. Bloom em meados da primavera. Calmia multifoliate cresce lentamente. Os caules das plantas jovens são roxos, à medida que crescem, tornam-se cinzentos, forma-se um tronco sólido no centro do arbusto. Ama solo pantanoso ácido.
Kalmia de folhas estreitas
Arbusto selvagem até 1,5 m de altura. As variedades de seleção são muito menores do que as selvagens - não mais do que 50 cm de altura. No final dos caules retos, flores exuberantes com diâmetro de cerca de 1 cm florescem, formando inflorescências umbeladas. Floresce em junho, o período de floração é de um mês. A planta selvagem tem flores rosa e as variedades de reprodução podem combinar dois tons ao mesmo tempo.
Calmia reclinada
Uma planta em miniatura que rasteja pelo solo. Folhas de até 15 mm de comprimento e até 5 mm de largura, suculentas e com casca grossa. Ela floresce principalmente na segunda metade do verão, um grupo de uma inflorescência inclui não mais do que 5-6 flores brancas ou rosa.
É frequentemente usado por produtores de flores para criar um slide alpino ou canteiros de flores verticais.
"Duende"
Arbusto ornamental compacto com até 80 cm de altura e flores grandes que formam uma inflorescência luxuriante. Floresce no final da primavera - início do verão. Os botões são rosa brilhante. À medida que se desdobram, as flores ficam brancas com uma borda rosa e o mesmo padrão no centro. É caracterizado pela resistência ao gelo (pode suportar temperaturas de até -30 ° C).
"Kipsake"
Uma das mais belas variedades de kalmias: uma planta inclui um grupo de inflorescências exuberantes, cada uma contendo cerca de 60 flores em forma de tigela. As flores são roxas brilhantes no centro e rosa pálido nas bordas. Floresce no final de maio. A altura de um arbusto é de 50 a 160 cm.
Adequado para cultivo nos Urais e na Sibéria (resiste a geadas de até 35 ° C). Prefere uma cama com sombra sem vento.
"Baliza"
Arbusto grande com 1,5 a 3 m de altura e copa expansiva. Desenvolve-se lentamente: todos os anos, a sua altura aumenta não mais do que 3-4 cm. Uma inflorescência contém um grupo de cerca de 70 flores que variam da cor branca-rosa a roxa. Floresce de meados de maio a meados de junho. Prefere solos soltos com alta acidez. Resistente à geada.
Jens Delight
É um arbusto extenso que pode crescer até 1 m de altura. As inflorescências são exuberantes com flores bicolores - dentro há um anel cor de vinho, e as pétalas são pintadas de branco nas bordas e no meio. O diâmetro de uma flor é de até 3 cm. Ela floresce no final de maio. Resistente à geada.
"Tofka"
A variedade mais moderna. Como outras variedades, desenvolve-se de forma extremamente lenta: aos dez anos pode atingir uma altura não superior a 1,5 m As flores têm forma de taça com manchas cor de vinho. Pétalas com bordas arredondadas e textura ondulada. Sente-se bem à sombra parcial, num local calmo em solo fértil e ácido.
Como plantar?
Antes de plantar, é preciso escolher um local adequado no jardim - deve ser uma área sombreada, protegida do vento. Todos os tipos de kalmiya preferem solos soltos e férteis com alta acidez. Se o solo for pesado, argiloso, deve ser misturado com um pouco de turfa e solo folhoso. Também é importante criar uma camada de drenagem se a cama estiver em uma área baixa. Calmia não tolera bem a água estagnada.
A melhor época para plantar uma muda de arbusto é a primavera, por volta de meados de abril - início de maio. O processo passo a passo de plantio em terreno aberto é o seguinte:
- é necessário cavar um buraco - sua profundidade deve ser o dobro do comprimento do rizoma;
- se necessário, preencha uma camada de drenagem no fundo, pode-se usar seixos pequenos, areia grossa ou lascas de tijolo;
- fertilizante mineral deve ser aplicado ao solo empobrecido;
- coloque a muda no centro do buraco e cubra com terra;
- compactar completamente a terra e regar a planta.
Recomenda-se cobrir o solo com cobertura morta após o plantio, isso irá protegê-lo contra o ressecamento, prevenir o crescimento de ervas daninhas e melhorar as propriedades gerais. Casca ou serragem são adequados como cobertura morta.
Quase todos os tipos de calmaria são adequados para o cultivo na região de Moscou, mas nos Urais e na Sibéria é melhor cultivar exclusivamente cálcio de folhas estreitas, pois ele resiste melhor à geada. Em regiões extremamente frias, a planta pode precisar de abrigo adicional para o inverno.
Como cuidar bem dele?
O cuidado com a Calmia é mínimo - 3-4 vezes do meio da primavera ao final do verão, recomenda-se afrouxar o solo ao redor do arbusto, mas isso deve ser feito com extrema cautela, pois o sistema radicular da kalmia é superficial e pode ser danificado acidentalmente com uma ferramenta de jardim.
Rega
O arbusto é tolerante à seca, mas apenas se crescer em uma área sombreada. Em condições de ausência prolongada de chuva, a planta pode ser regada algumas vezes por mês. Se chover forte pelo menos uma vez a cada 1-2 semanas, você não precisa regar o cálcio.
Um arbusto adulto precisará de pelo menos 10 litros de água para reabastecer seu suprimento de umidade.
Top curativo
A fertilização com cálcio é necessária 2-3 vezes ao ano, de abril a junho. Na primavera, é melhor fertilizar o cálcio com uréia, diluindo-o na proporção de 35 gramas por balde de água (10 litros). Durante o período de floração ativa, fertilizantes orgânicos devem ser aplicados ao solo. Mais perto do outono, o fertilizante granulado pode ser espalhado sob o arbusto calmia. Para isso, qualquer meio universal de alimentação de culturas hortícolas ornamentais é adequado.
Poda
Na primavera, o arbusto deve ser examinado cuidadosamente e danificado ou os ramos secos dele removidos. Você também pode podar botões murchados após a floração, se a planta for destinada à coleta de sementes.
A poda adicional de kalmia não é necessária, uma vez que o arbusto já está crescendo muito lentamente.
Métodos de reprodução
A reprodução de Kalmia é um processo longo e problemático. É preferível adquirir mudas prontas, mas se você não tiver essa oportunidade, experimente um dos métodos propostos.
Sementes
Se você vai cultivar cálcio a partir da semente, seja paciente, pois a planta leva muito tempo para se desenvolver. Você precisa coletar sementes na segunda quinzena de outubro. Antes da semeadura, eles precisarão de estratificação - exposição a baixas temperaturas por cerca de dois meses. As sementes de Calmia são semeadas em dezembro. É melhor semear em turfa de esfagno: misture as sementes com areia e espalhe sobre a superfície do substrato.
As células com colheitas devem ficar ao ar livre até março, após o qual são transferidas para dentro de casa e cobertas com papel alumínio. As mudas não aparecerão antes de um mês. Os brotos precisam de um regime especial de temperatura: durante o dia a temperatura do ar não deve ultrapassar 25-26 ° C, e à noite - 10-15 ° C. No primeiro ano, os rebentos de Calmia podem atingir uma altura não superior a 3-4 cm. Os primeiros fertilizantes devem ser aplicados apenas um ano após a sementeira. Um transplante em campo aberto é possível em 5-6 anos.
Estacas
Para a reprodução de kalmiya por estacas, é necessário cortar um ramo semilignificado de uma planta adulta. É melhor fazer isso no início de junho. Antes do plantio no solo, o caule deve ser tratado com um estimulador de formação de raízes. Também é necessário preparar um substrato especial para isso: misture o solo com areia, turfa, composto ou solo decíduo. Ao aprofundar, o colar da raiz deve permanecer na superfície. A planta pode ser plantada em campo aberto após 3-4 anos.
Doenças e pragas
Calmia é uma planta resistente. Tem resistência não só à geada e à seca, mas também à maioria das doenças e pragas comuns entre as plantas cultivadas. No entanto, também tem seus pontos fracos.
Portanto, Kalmia não tolera climas muito úmidos, ventosos e frios. Isso pode levar à requeima. Com esta doença, as folhas secam e caem gradualmente, primeiro as inferiores, depois as superiores. Seguindo-os, os caules ficam pretos e apodrecem. Se você notar sinais de requeima na planta, será necessário remover as folhas infectadas, cortar os caules doentes e polinizar o cálcio com uma solução de uma preparação contendo cobre.
Com rega excessiva, o arbusto pode atingir doença fúngica... Neste caso, é necessário cancelar a rega até a recuperação completa, remover as partes danificadas da planta, garantir uma drenagem suficiente e tratar o arbusto com fungicidas.
Uma doença mais rara para kalmia é clorose... Quando infectado com clorose, manchas amarelas aparecem nas folhas da planta. Nessa situação, será necessário adicionar sulfato ferroso ao solo.
Quanto às pragas, eles, via de regra, tentam contornar a planta venenosa, de modo que os insetos Kalmiya não são terríveis.
Uso em paisagismo
Calmia coexiste perfeitamente com plantas amantes da sombra que preferem um solo com alta acidez. Podem ser coníferas, bem como rododendros, urzes, azáleas. Calmia parece muito incomum ao lado de thuja ou zimbro. Para criar um canteiro exuberante e florido, plante-o ao lado do alecrim.
As variedades anãs são ideais para escorregadores alpinos, jardins rochosos e canteiros de flores mistos. Freqüentemente, os cultivadores de flores plantam cálcio ao longo de caminhos ou ao longo do perímetro de edifícios.
Para informações sobre como plantar calmia, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.