Terry calistegia e seu cultivo
Graças à tecnologia moderna, hoje podemos cultivar muitas flores e várias safras que antes eram inacessíveis ou inadequadas para o cultivo. Uma dessas grandes categorias são as vinhas. Estas plantas têm uma vitalidade e taxa de crescimento surpreendentes, enquanto admiram uma abundância de flores brilhantes e bonitas. Um desses exemplos é a calistegia. Vamos falar sobre que tipo de planta se esconde atrás de um nome incomum, como cuidar dela, sobre as nuances da floração e muito mais em nosso artigo.
Descrição
Terry calistegia é uma trepadeira. Esta flor vem da família da trepadeira. Acredita-se que a planta seja nativa do Leste Asiático (Norte da China).
Por se tratar de uma planta de videira, apresenta uma raiz altamente desenvolvida, que cresce de forma violenta e rápida.
O loach pode crescer até 4 metros de comprimento, embora tenha uma espessura de caule de 4 mm. O tamanho do rizoma de uma planta jovem tem um metro e meio de diâmetro, embora esteja aumentando ativamente. Suas folhas são em vários tons de verde, em forma de triângulo ou coração, muito semelhantes às folhas de uva em menor escala. As folhas são "terry" ao toque, onduladas nas bordas.
Mas a parte principal da característica diz respeito principalmente às flores desta planta - os botões são rosa, tom poeirento, transformando-se em branco. As flores são exuberantes, as pétalas são mais livres do que as rosas. Com os devidos cuidados, as flores resultantes são muito semelhantes às das rosas. Seu diâmetro chega a 12 cm, mas geralmente as flores são um pouco menores. Após o término da floração, “frutos” são amarrados no lugar das flores - pequenas caixas com sementes dentro. No inverno, como a maioria das plantas, a calistegia hiberna.
Das 25 variedades cultivadas em território nacional, apenas três variedades são decorativas. Outro nome para a flor é rosa siberiana. Algumas lojas chamam a planta simplesmente - trepadeira perene.
Características de pouso
Esta flor não tolera transplante, então você precisa escolher um local imediatamente, levando em consideração que a planta fica confortável aqui pelos próximos 20 anos. É melhor plantar a videira na parte mais ensolarada do local (geralmente no lado sul). Lianas crescem melhor em altitudes mais altas do que em ravinas.
Além disso, você não precisa plantar a planta em um pântano ou em uma área onde a água se acumula - portanto, as raízes da planta começarão a apodrecer rapidamente. Edifícios (cercas, muros, etc.) que criam uma sombra que a videira não tolera são considerados maus vizinhos para uma flor. Uma condição relativamente ideal para calistegia a esse respeito é a sombra parcial clara. Porém, quanto mais iluminada a área, mais verde e flores haverá na planta.
Isso também afetará o crescimento em geral - a videira crescerá violentamente com luz solar suficiente.
No local onde a videira crescerá, o solo deve ser solto e fértil. É aconselhável pré-misturar a areia com argila e colocar na cova de plantio.
Uma muda comprada em loja é a mais fácil de plantar. O plantio é feito na primavera, mas o solo deve ser preparado com antecedência, mesmo no outono. Você precisa misturar 10 kg de húmus, 2 xícaras de cinzas de madeira, 2 colheres de sopa. eu. aditivo mineral, 1 copo de farinha de dolomita e adicione ao local de crescimento futuro. Antes do plantio, o solo deve ser desenterrado e também, se possível, livrar-se de todas as ervas daninhas.
As sementes para o plantio, via de regra, não são utilizadas - a preferência é dada às mudas. Antes de plantar, você deve primeiro cavar um buraco com cerca de 40-50 cm de profundidade. Depois disso, é necessário despejar ali (além de areia e argila) fertilizantes minerais, cinzas, húmus e colocar a própria muda.
O esquema de assentamento é bastante simples - a calistegia é assentada em uma fileira a uma distância de pelo menos 25 cm. Não é necessário plantar trepadeiras mais perto - podem estrangular-se durante o crescimento.
Ao redor da planta plantada, é necessário cavar em ardósia ou tábuas com algumas dezenas de centímetros de profundidade para que a videira não cresça. Alguns jardineiros plantam a planta em um barril sem fundo pelo mesmo motivo. Se você não impedir o crescimento das raízes da planta, ela rapidamente se transformará em uma erva daninha, da qual será difícil se livrar.
Não é recomendável plantar a planta ao lado de outras flores. A calistegia geralmente impede que outras flores cresçam nas proximidades.
As nuances do cuidado
Para que a videira cresça, não são necessários esforços especiais em termos de cuidado. Bastará instalar um suporte de não mais de 10 cm de largura para cada videira, e ela crescerá, enrolando-se nela. No entanto, para que floresça, você precisa seguir uma série de recomendações.
Regar e alimentar
A planta é resistente à seca. Praticamente não precisa de rega - o cipó tem precipitação e lençol freático suficientes. A exceção é o clima muito quente e árido, bem como a seca prolongada. Os primeiros anos precisam ser regados - eles precisam ser regados à medida que a terra seca. Uma planta adulta, a este respeito, pode fazer por conta própria. Regar com muita frequência pode causar o apodrecimento das raízes das plantas. O mesmo se aplica ao caso se a água frequentemente estagnar no local de crescimento.
Ao contrário da rega, a fertilização para calistegia é obrigatória. A razão para isso é a floração abundante, que consome muita energia. Recomenda-se alimentar as plantas uma vez por mês com fertilizantes minerais e uma vez por mês com fertilizantes orgânicos. Com o início do outono, até a hibernação da planta, a cada 8 a 10 dias é necessário regá-la com uma solução preparada a partir de 1 colher de sopa. eu. fertilizante e baldes de água. De vez em quando, você precisa borrifar cinzas no círculo do tronco.
Poda
O cultivo de videiras requer poda. As flores de Calistegia florescem por pouco mais de uma semana. Assim, os botões murchados devem ser cortados. É aconselhável cortar as flores semanalmente. Ao que parece, você precisa cortar os brotos secos ou outras partes da videira. As raízes também devem ser removidas regularmente para que a videira não cresça muito. Alguns jardineiros acreditam que podar flores mortas é desnecessário e que é apenas uma questão de estética.
Vale lembrar que isso só se aplica a flores.
Preparando-se para o inverno
As vantagens da planta incluem sua resistência à geada. A preparação para o inverno deve ser realizada apenas em regiões frias ou na véspera de um inverno particularmente frio. Ao cultivar calistegia na Sibéria, é necessário remover toda a parte do solo da planta e polvilhar o solo neste local com serragem, folhas ou turfa. As exceções também são as plantas muito jovens com 1 ou 2 anos de idade. Na primavera, a planta acorda quase no início do verão.
Reprodução
O método de melhoramento mais popular para lianas é usando brotos de raiz. Basta desenterrar um da planta-mãe, plantar no lugar certo e regar. Primeiro, você precisa tratar a futura muda com anti-sépticos. Após o plantio, as mudas são cobertas com garrafas de plástico cortadas para criar um efeito estufa.
A propagação de sementes, como já observado, geralmente não é praticada. Este método de melhoramento é usado apenas para variedades selvagens. Vale lembrar que variedades híbridas costumam apresentar sementes estéreis.
A reprodução por estacas é permitida na primavera.Para fazer isso, um galho é cortado do caule materno, que tem 3 ou 4 botões vivos. Todas as folhas devem ser cortadas, deixando apenas as 2 ou 3 folhas do topo. O corte deve ser tratado com um anti-séptico e revestido com "Kornevin". Em seguida, o galho é seco por cerca de 30 minutos e colocado em água. Depois que o corte criar raízes, você pode plantá-lo no solo.
Em geral, Kalistegia pode ser propagada em todas as estações quentes e quentes - da primavera ao outono.
Para o plantio de outono, você precisa isolar o solo ao redor da planta para que não congele na primavera. Também é melhor cobri-lo com qualquer tecido não tecido.
Doenças e pragas
Como já ficou claro, a calistegia é uma planta bastante tenaz. Isso é possível devido à sua forte imunidade. Na maioria dos casos, a videira permanece resistente a pragas e doenças. Mas, em períodos de chuva, pode pegar doenças fúngicas: oídio, podridão das raízes. Nesse caso, o tratamento pode ser feito com Fitosporina ou outros fungicidas. Para prevenir doenças fúngicas, as plantas são pulverizadas com várias soluções fungicidas na primavera.
Os principais inimigos das folhas da videira são os caracóis e as lesmas. Se eles estiverem disponíveis, você precisa tratar a planta com Karbofos ou polvilhar cascas de ovo esmagadas ao redor do tronco. E você também pode combater as pragas com cal borrifando-o ao redor do círculo do tronco.
Se a calistegia for atingida por um ácaro, ela deve ser tratada com Aktara.
Aplicação em paisagismo
Cipós são botias e por isso se tornam a melhor decoração para arcos de jardim. Calistegia é frequentemente plantada perto da cerca, que mais tarde ela enrola, bem como ao lado de vários edifícios.
Freqüentemente, a planta decora as paredes feias de casas particulares, galpões ou outros edifícios com flores espalhadas.
O cipó também é plantado como futura "tela" viva, bem como para decorar varandas com folhagens e flores.
O perímetro do local, decorado com uma cerca viva feita de cipó, parece muito bonito. A planta pode servir de decoração para um gazebo. Em casos raros, a planta é plantada em vaso, que posteriormente é colocada na varanda ou trazida para dentro de casa. Calistegia pode trançar uma varanda ou parapeito da janela de uma casa.
Liana e qualquer árvore com poucas folhas são consideradas um bom conjunto. Às vezes usado para esconder várias irregularidades na paisagem.
O comentário foi enviado com sucesso.